rafaelvjb Postado 21 de março de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 21 de março de 2013 Para os que estão com o 10.8.3 e irão fazer uma instalação limpa para o Fusion Drive. O correto é usar 100% no lugar de informar o tamanho em GB ou TB. No caso do exemplo feito o correto é diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 100% Não que a outra forma não funcione, mas essa é a correta. Abs JBM, existe algum comando que complete então o pouco espaço que foi "deixado" ao utilizar GB quando informado o tamanho do HD? Valeu pela informação! =D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
tmfonseca Postado 21 de março de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 21 de março de 2013 Comparação com minhas experiências com o SSD puro e usando o Fusion drive: Equipamento: Mac Mini mid 2011 (i5 2,5GHz AMD) RAM: 16GB (Corsair) SSD: 128GB OCZ Vertex 4 HDD: 500GB Padrão do MacMini Data Doubler: OWC (instalado por mim) Teste usando o SSD como principal, sem fusion drive: Escrita: 247MB Leitura: 473MB Teste com o Fusion Drive: Escrita: 210MB Leitura: 446MB Na prática, não senti diferença alguma na abertura de programas ou mesmo jogando (Civ5 e CS). A facilidade que se tem não tendo de deixar pastas de usuário em outro HD ( ou ficar movendo arquivos pra o outro HD) pra mim compensa a imperceptível (para mim) perda de desempenho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Julio O Postado 30 de maio de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 30 de maio de 2013 Por algum motivo a apple coloca esse recovery ai em todos os discos, então eu nunca mexi nisso. Sobre o passo a passo, eu postei tudo que você precisa fazer com o passo a passo. Mas vamos lá: Com os 2 hds instalados corretamente no seu mac, faça o boot com o ML 10.8.2. Quando carregar, clique no menu Utilidades / Terminal. Agora você precisa descobri qual são os seus discos, para isso use: diskutil list No meu caso o SSD é o disk0 e o HDD é o disk1, então agora basta criar a partição Fusion Drive dizendo quais os discos que vão participar dessa partição, no caso disk0 e disk1. Você pode escolher um nome que quiser, eu usei fitinge. diskutil cs create fitinge disk0 disk1 Agora você precisa pegar o logical volume group, ele aparece quando vc executa o comando anterior, mas caso precisar, basta usar: diskutil cs list Agora basta criar o volume, como eu gosto de deixar tudo no padrão original, criei o volume com o nome padrão de Macintosh HD. Unica coisa que você precisa altera seria o nome do seu volume logico e o tamanho do espaço desse volume. No meu caso tenho um hd de 120gb e outro de 750gb. No print mostra que o espaço livre é de 865.8gb, então criei um volume de 860gb: diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 860GB E pronto!Só encerrar o terminal e instalar o ML. fitinge, preciso formatar o HDD? ou criando o volume, ele já limpa e faz tudo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
faustompc Postado 31 de maio de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 31 de maio de 2013 Ainda quero montar um. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Anderson Siqueira Postado 3 de junho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 3 de junho de 2013 Eu montei o FUSION DRIVE e utilizei por 2 meses sem problemas, mas do nada começou a corromper arquivos e não permitia mais copiar nenhum arquivo para fora do Mac. Precisei desmontar e remontar o FUSION, formatar e reinstalar o OS e por enquanto está tudo bem, vamos ver por quanto tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Shagahod Postado 12 de junho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 12 de junho de 2013 Tem por 15 no Dealextreme. Comprei o meu lá e recomendo. http://dx.com/p/designer-s-2-5-sata-to-sata-hdd-caddy-for-apple-macbook-pro-more-121002 Guilherme queria comprar essa gaveta para encaixar o HDD no lugar do super drive, porém esse modelo do link que você passou serve para os macbooks pro de 13,3 early 2011? Poderia me ajudar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Devout Postado 16 de junho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 16 de junho de 2013 Pessoal tenho um iMac Mid 2010 no qual instalei um SSD no lugar do HD. Como preciso do drive de DVD queria fazer o Fusion Drive utilizando um HD externo via USB, seria possível? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Fellipe Postado 24 de junho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 24 de junho de 2013 Alguém conseguiu fazer o bootcamp funcionar com o fusion drive? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
André Bezerra Postado 28 de junho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 28 de junho de 2013 Da uma olhada nesse video ocara fez RAID 0 com 2 SSDs de 128gb no mac mini mas o conceito é o msm pro macbook. Ficou muito mais rápido que com apenas um SSD. Sabe onde acho um tuto pra fazer RAID 0 em 2 SSD no mac? Estou com um Samsung 840 pro de 256GB e um Kingston de 128GB. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
bernaction Postado 28 de junho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 28 de junho de 2013 Sabe onde acho um tuto pra fazer RAID 0 em 2 SSD no mac? Estou com um Samsung 840 pro de 256GB e um Kingston de 128GB. Que eu saiba, RAID é só com MESMOS HDDs (no caso SSD). Mesmo modelo e capacidade, única diferença, e lógico, é o serial. []'z Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Julio O Postado 29 de junho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 29 de junho de 2013 opa, gostaria de saber se é possível fazer o seguinte: tenho um HDD de 320GB, e um SSD de 120GB... quero particionar o HDD em 160GB/160GB... fazer o fusion drive(raid 0) com 160GB do HDD + o SSD de 120GB, e deixar 160GB pro BOOTCAMP (sim, preciso de um bootcamp, pois trabalho com o mac...) é só particionar e seguir os passos do fitinge ? desde já agradeço.. abss.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Felipe Lelis Deliberador Postado 8 de julho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 8 de julho de 2013 Estou pensando em trocar o meu HD do macbook pro 13 2012 por um SSD e colocar o HD no driver de disco, ele vai funcionar como fusion?,alguem sabe se eh dificil essa operacao? e se tem algum link para ajudar e uma marca boa de SSD para eu colocar. obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Leandro Sasso Postado 8 de julho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 8 de julho de 2013 Estou pensando em trocar o meu HD do macbook pro 13 2012 por um SSD e colocar o HD no driver de disco, ele vai funcionar como fusion?,alguem sabe se eh dificil essa operacao? e se tem algum link para ajudar e uma marca boa de SSD para eu colocar. obrigado De imediato não irá funcionar como fusion drive, mas é possivel fazendo a configuração. Aqui no fórum tem um tópico tratando disso com os passos a serem feitos para ativar o fusion drive, da uma pesquisada que você acha ele. Quanto a marcas, acho que os da corsair são bons, da samsung devem ser tambem, aqui mesmo me falaram para fugir dos da kingston pois são ruins. Se você quiser aproveitar o leitor de cd/dvd no ebay vendem uma casa que voce pode instalar ele lá, e fica identico ao super drive externo vendido pela apple e não custa caro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Visitante Postado 10 de julho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 10 de julho de 2013 excelente tutorial, valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
alexandrecunha.eti Postado 25 de julho de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 25 de julho de 2013 Olá fitinge, Parabéns pelo artigo. Meu caro, gostaria de saber se vc sentiu alguma perda no desempenho da bateria, Pois com 2 disco em atividade, penso que o gasto de energia seja maior. Um abraço e obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
inox Postado 4 de agosto de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 4 de agosto de 2013 fitinge obrigado cara... Por causa deste tópico resolvi meter as caras e dar nova vida ao meu velho de guerra. Macbook Pro 15 Modelo: A1260 MB134/LL - Early 2008 (pré-unibody) Comprei SSD 128 Sandisk e o kit da iFix (lista abaixo), segui os passos de instalação e depois foi configurar tal qual o tutorial do fitinge. Phillips #00 Screwdriver Spudger T6 Torx Screwdriver 9.5 mm Optical Bay SATA Hard Drive Enclosure Na instalação pus o SSD na baia do HD e o HD (500GB) no drive. Após 24 horas de uso tô aqui instalando todos os programas - resolvi nao puxar o backup. Valeu demais!! Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Fellipe Postado 8 de agosto de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 8 de agosto de 2013 Tem como eu usar somente uma parte de um HD? Tipo.. Ao inves de informar que irei usar 100%, vou usar 100% do SSD e uns 80% do HDD... é possível isso? []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
michel hirata Postado 2 de dezembro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 2 de dezembro de 2013 Pessoal, no sábado comprei um ssd e ontem retirei meu dvd para ficar com ssd + hd, eu mesmo abri e fiz a instalação sem problemas. Fiz o procedimento do fusion drive também sem problemas. Depois instalei o Mavericks. Depois de instalado demorei 4 horas para para voltar meus arquivos do time machine. Tudo sem problemas. A máquina estava funcionando perfeitamente, até que começou a dar problema no mail, safari, lembretes, calendário e notas. Todos relacionados ao icloud, muito estranho. Fui no painel do icloud, finalizei a sessão e loguei novamente, porém ao pedir para sincronizar todos os apps relacionados acima aparece a roda do arco íris e trava. O mail abre e lista as mensagens, porém o conteúdo delas fica em branco. O safari também abre, mas não navega. O chrome abre e navega. O calendario, lembretes e notas simplesmente não abrem e apresentam mensagem de erro. Alguém já passou por isso? Liguei na apple e no momento estou reinstalando o mavericks. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
canzil Postado 6 de dezembro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 6 de dezembro de 2013 Minha experiencia com esse Fusion Drive não é muito boa, fiz e refiz o processo várias vezes até que acabei desistindo e deixando o hd e ssd separados mesmo. O problema maior do fusion drive é que quando ele acessava um conteúdo que estava no HD era perceptivel escutar o hd começar a girar e aparecer a bola boiola. E isso era constante. Depois que desfiz o FD e utilizei os hd's separados achei bem melhor, mas claro que a bola boiola aparecia ainda quando eu acessava o HD. Já no SSD tudo fluia tranquilo, inclusive o mavericks e os aplicativos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Samuel-DF Postado 15 de dezembro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 15 de dezembro de 2013 Estou um tanto quanto preocupado com relação aos meu Macbook. A cerca de 1 ano comprei um SSD e fiz o Fusion Drive com um HD de 1TB, seguindo as instruções deste post. Tudo ocorreu como planejado e ficou assim até pouco tempo. Ocorre que ao retirá-lo da mochila, no estado de hibernação, e tentar despertá-lo o mesmo não ligou, apenas ficou dando um sinal sonoro de 3 bips. Pesquisando na net vi que poderia se tratar de queima de memória RAM, retirei um pente, retirei o outro, troquei de slot e nada. Comprei um novo kit de memória da Kingston de 8GB e instalei, nada de novo. Retirei o SSD, e instalei um HD com o Mavericks e reinstalei o Superdrive, e mesmo assim ele não inicializou, ficou apenas dando os 3 bips.Não sei o que ocorreu e o levarei a assistência da Apple aqui de Brasília. O que mais me preocupou foi o fato de eu não poder acessar o conteúdo do SSD nem do HD que estavam sendo usados anteriormente, pois como o Fusion Drive foi ativado, mesmo colocando-os em uma gaveta externa, não visualizo. Caso o problema seja de memória mesmo terei que refazer o processo?! E se o fizer perderei o conteúdo armazenado?!! Ajudem por favor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.