Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air 2017 Não Reconhece Novo SSD Nvme


mappemaq

Posts Recomendados

Infelizmente o SSD não foi compatível mesmo, depois de vários testes, coloquei com um técnico especializado que também fez uma série de testes, não deu certo.

O SSD funciona bem em computador normal. O adaptador funciona bem com outro SSD, inclusive SSD com chave B e M.

Mas este conjunto que montei do Mac com adaptador e SSD Magix por algum motivo não funciona.

Vou tentar devolver o SSD e comprar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o MacBook reconhecer o SSD a primeira vez, você precisa ter um macOS instalado nele (sim, chatices da Apple). Além de ter a última versão do firmware para seu notebook.
Depois que ele reconheceu, você pode até mesmo zerar o disco que ele reconhece (eu geralmente zero o disco usando wipefs -a /dev/sdx no linux).
Você tem opção de usar um adaptador nvme para usb e instalar primeiramente o sistema no ssd via usb. Depois disto você coloca o ssd no slot interno PCI-e que ele será reconhecido.
No meu caso, eu não tenho um adaptador usb, mas tenho outros PCs com suporte a NVME nativo. Então eu dei um boot com linux no meu MacBook, clonei o ssd original usando dd (dd if=/dev/sda of=/mnt/my_external/macBook_Monterey.img). Então coloquei o ssd novo no PC , fiz o boot com linux e clonei a imagem para o disco (dd if=/mnt/my_external/macBook_Monterey.img of=/dev/nvme0n1). Depois disto instalei o disco novo no MacBook e ele foi reconhecido. Eu então formatei e reinstalei o macOS usando o sistema de recuperação, pois o disco que eu tinha era menor e, o boot com sistema clonado no ssd novo fica muito lento. Eu tive também que ativar o TRIM manualmente depois que o sistema foi instalado.

Editado por oferreiro
correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@oferreiro que trabalheira hein, no meu caso, coloquei o adaptador e o SSD (no meu caso é SATA mesmo), e iniciei o Air com option e USB bootável com o Instalador do macOS Catalina (na época), em Utilitário de disco, mudei para GPT e formato APFS e segui com a instalação normalmente. Hoje uso OpenCore Legacy Patcher com macOS Big Sur (por conta da compatibilidade e estabilidade do sistema não estou no Monterey e Ventura, esse ultimo testei a versão 13.1 e está excelente no Air 2012, porém drena muito a bateria, o normal desses modelos mais antigos é de 4h30-5h no modelo 11" e de 5h-7h no modelo de 13", isso com o sistema original ou mesmo o Big Sur, com o Ventura 13.1, caiu para 3h apenas, e isso me incomodou bastante e votei para o Big Sur, está excelente aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

possuo um MacBook Air A1466 2017 e adquiri um SSD Kingston PCIe 4.0. comprei um adaptador, instalei e o Mac não reconheceu. o vendedor do adaptador me informou que este adaptador não funciona pra SSD gen 4.0. pergunto ao lucianobatuka e R_Alves, qual geração é o SSD de vocês? agora preciso saber se compro este adaptador externo ou troco o SSD por um gen 3.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 19/11/2022 at 21:36, R_Alves disse:

Já tive esse problema e apanhei para resolver. Tente o que o lucianobatuka disse. Com o SSD original no lugar (dentro da máquina), instalei  o SSD novo (nVME) em um adaptador externo e baixei e instalei o MacOS no SSD Externo. Daí, sim, coloquei o nVME dentro da máquina e pronto. Resolveu. 

Tô com o mesmo problema. Não tenho mais o SSD original, pois havia feito um upgrade e instalei o Ventura no SSD novo e vendendo o original. Acontece que depois de um tempo, o SSD Kingston começou a ficar lento, nos testes batia 300mbps de leitura apenas. 
Detalhe: esse SSD novo já tem o adaptador. 
Comprei um outro SSD da marca Kingspec PCi-E 3x4 de 512gb e agora não reconhece de jeito nenhum, mas é reconhecido em computador Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leonardo Filemon disse:

Tô com o mesmo problema. Não tenho mais o SSD original, pois havia feito um upgrade e instalei o Ventura no SSD novo e vendendo o original. Acontece que depois de um tempo, o SSD Kingston começou a ficar lento, nos testes batia 300mbps de leitura apenas. 
Detalhe: esse SSD novo já tem o adaptador. 
Comprei um outro SSD da marca Kingspec PCi-E 3x4 de 512gb e agora não reconhece de jeito nenhum, mas é reconhecido em computador Windows.

Não precisa ser necessariamente o original. Pode ser o Kingston antigo, desde que ele tenha o MacOS instalado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...