Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air 2017 Não Reconhece Novo SSD Nvme


mappemaq

Posts Recomendados

Tenho um MacBook Air 2017 (A1466 - MQD32), que veio originalmente com SSD 128Gb.

Resolvi dar um upgrade com um SSD 512Gb conforme este modelo https://www.kabum.com.br/produto/353682/ssd-512-gb-magix-x-pro-m-2-2280-pcie-gen3x4-nvme-leitura-3100-mb-s-e-gravacao-2200-mb-s-preto-xpro512-gb

Comprei também um adaptador de SSD padrão como neste link https://www.amazon.com.br/gp/product/B07YSPPPSP/ref=ox_sc_act_title_1?smid=A1KAG23Q41SOLJ&psc=1

Porém, ao iniciar o Mac no modo de restauração > Gerenciamento de Disco, ele não reconhece o SSD novo.

Tentei o modo recuperação iniciado pela internet e também com um Pen Drive contendo o Catalina usando o Install Disk Creator (https://macdaddy.io/install-disk-creator/), em ambos o SSD não aparece na lista do Gerenciamento de Disco.

Alguém poderia dar uma ideia por que não é reconhecido, ou se estou fazendo algo errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser defeito no adaptador ou o problemas de incompatibilidade com o firmware do SSD. Aí não tem jeito, só testando mesmo com outro adaptador e/ou outro SSD.

No AliExpress existem opções que dispensam o uso de adaptador, como por exemplo este. Geralmente é a melhor opção, evitar o uso de adaptador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Pode ser defeito no adaptador ou o problemas de incompatibilidade com o firmware do SSD. Aí não tem jeito, só testando mesmo com outro adaptador e/ou outro SSD.

No AliExpress existem opções que dispensam o uso de adaptador, como por exemplo este. Geralmente é a melhor opção, evitar o uso de adaptador.

 

Vou tentar o teste o mais rápido possível. Fiquei na dúvida com relação ao tamanho. O SSD é de 512Gb e o máximo que o meu Mac suporta é exatamente 512Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mappemaq disse:

Tenho um MacBook Air 2017 (A1466 - MQD32), que veio originalmente com SSD 128Gb.

Resolvi dar um upgrade com um SSD 512Gb conforme este modelo https://www.kabum.com.br/produto/353682/ssd-512-gb-magix-x-pro-m-2-2280-pcie-gen3x4-nvme-leitura-3100-mb-s-e-gravacao-2200-mb-s-preto-xpro512-gb

Comprei também um adaptador de SSD padrão como neste link https://www.amazon.com.br/gp/product/B07YSPPPSP/ref=ox_sc_act_title_1?smid=A1KAG23Q41SOLJ&psc=1

Porém, ao iniciar o Mac no modo de restauração > Gerenciamento de Disco, ele não reconhece o SSD novo.

Tentei o modo recuperação iniciado pela internet e também com um Pen Drive contendo o Catalina usando o Install Disk Creator (https://macdaddy.io/install-disk-creator/), em ambos o SSD não aparece na lista do Gerenciamento de Disco.

Alguém poderia dar uma ideia por que não é reconhecido, ou se estou fazendo algo errado?

Já tentou formatar o NVME em outro dispositivo e depois colocá-lo no seu MacBook Air para ver se ele é reconhecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, LeBaldi disse:

Acho que a pergunta principal é: Esse conector ele REALMENTE aceita NVMe ou é Sata? Se for Sata jamais vai reconhecer esse SSD NVMe

Pela descrição do adaptador indica que é compatível com Nvme M.2. Mas é uma boa pergunta. Não tenho nenhum outro Mac pra testar.

1 hora atrás, juliochok disse:

Já tentou formatar o NVME em outro dispositivo e depois colocá-lo no seu MacBook Air para ver se ele é reconhecido?

Qual tipo de partição poderia ser? No caso só conseguirei testar em um PC ou notebook com windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, mappemaq disse:

Pela descrição do adaptador indica que é compatível com Nvme M.2. Mas é uma boa pergunta. Não tenho nenhum outro Mac pra testar.

Qual tipo de partição poderia ser? No caso só conseguirei testar em um PC ou notebook com windows.

Então mas ai o seguinte... o adaptador pode ser para M.2... porém esse padrão comporta tanto para NVMe quanto para Sata... mas a questão é se o conector original da sua placa mãe aceita entrada de dados de NVMe entendeu? Pq acredito que ele faça uma simples conversão de linhas de comunicação pro padrão Apple... mas ele não é um adaptador de NVMe para Sata por exemplo... entendeu mais ou menos? Vc consegue descobrir isso pelas velocidades... se o SSD antigo comporta no máximo 500 e poucos de velocidade ele é Sata... acima disso ele aceita NVMe... mas sinceramente eu acho que esse seu Macbook é Sata viu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, LeBaldi disse:

Então mas ai o seguinte... o adaptador pode ser para M.2... porém esse padrão comporta tanto para NVMe quanto para Sata... mas a questão é se o conector original da sua placa mãe aceita entrada de dados de NVMe entendeu? Pq acredito que ele faça uma simples conversão de linhas de comunicação pro padrão Apple... mas ele não é um adaptador de NVMe para Sata por exemplo... entendeu mais ou menos? Vc consegue descobrir isso pelas velocidades... se o SSD antigo comporta no máximo 500 e poucos de velocidade ele é Sata... acima disso ele aceita NVMe... mas sinceramente eu acho que esse seu Macbook é Sata viu

Acho que entendi sim. Ontem tirei o SSD original e nem parei pra olhar com calma. Mais tarde chego em casa e confirmo isso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, mappemaq disse:

Vou tentar o teste o mais rápido possível. Fiquei na dúvida com relação ao tamanho. O SSD é de 512Gb e o máximo que o meu Mac suporta é exatamente 512Gb.

Essa informação não confere. Esse aparelho poderia vir de fábrica com até 512GB, mas suporta sim mais do que isso. Eu mesmo já instalei SSD de 1TB em MacBook Air 2017 para clientes meus e salvo engano, é possível até 2TB.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD novo funciona no computador pelo menos. Coloquei ele em um PC windows e formatei, usando a ferramenta do windows, em exFat, mas nada de reconhecer no Mac. Depois formatei de novo em NTFS e ainda sem reconhecer.

O único teste que faltou fazer é com um outro SSD, pra saber se o problema talvez seja no adaptador.

OBS 1: este SSD novo tem um led de atividade, que no computador pisca normalmente, mas no Mac não acende em nenhum momento.

OBS 2: O SSD original é um MZ-JPV128S/0A2 PCIe 3x4, 1300-1600MB/s, 12+16 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que a máquina reconheça seu ssd com adaptador, o firmware dela precisa ter sido previamente atualizado, instalando no ssd original (sem adaptador) ao menos a versão High Sierra. Você também pode tentar com o pendrive de instalação do Catalina, mas antes precisa fazer um reset de SMC.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, sssbbb disse:

Para que a máquina reconheça seu ssd com adaptador, o firmware dela precisa ter sido previamente atualizado, instalando no ssd original (sem adaptador) ao menos a versão High Sierra. Você também pode tentar com o pendrive de instalação do Catalina, mas antes precisa fazer um reset de SMC.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

No caso eu fiz a instalação em Pen Drive contendo o Catalina usando o Install Disk Creator (https://macdaddy.io/install-disk-creator/), mas não fiz esse reset do SMC. É a primeira vez que vejo essa recomendação, vou dar uma pesquisada aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um pitaco: SSD NVME é basicamente um SSD PCI-Express, ponto. M.2 é basicamente um M.SATA redesenhado, ou seja, continua sendo SATA.

Um SSD NVME só será reconhecido em uma interface PCI-Express, e você usar conversor de NVME pra M.2 não vai resolver, pois a interface M.2 é basicamente uma controladora SATA, não PCI-Express.

Se não me engano, MacBook dessa geração o SSD é mSATA e o conversor aí é de M.2 para mSATA, por isso não reconhece o disco (partições o sistema cria de novo, ele tem que reconhecer o disco, não as partições).

Se coloquei algo errado, me corrijam, estou aqui principalmente para aprender.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, arthur.bernardes disse:

Só um pitaco: SSD NVME é basicamente um SSD PCI-Express, ponto. M.2 é basicamente um M.SATA redesenhado, ou seja, continua sendo SATA.

Um SSD NVME só será reconhecido em uma interface PCI-Express, e você usar conversor de NVME pra M.2 não vai resolver, pois a interface M.2 é basicamente uma controladora SATA, não PCI-Express.

Se não me engano, MacBook dessa geração o SSD é mSATA e o conversor aí é de M.2 para mSATA, por isso não reconhece o disco (partições o sistema cria de novo, ele tem que reconhecer o disco, não as partições).

Se coloquei algo errado, me corrijam, estou aqui principalmente para aprender.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

M.2 é o formato físico. SATA e PCIe referem-se à interface de armazenamento. O formato pequeno M.2 aplica-se a muitos tipos de cartão como Wi-Fi, Bluetooth, navegação por satélite, NFC, rádio digital, WAN Wireless... e SSDs (unidades de estado sólido). A M.2 possui um subconjunto de formatos específicos exclusivamente para SSDs.

Existem M.2 SATA e M.2 NVME (PCIe). Os modelos de Macbook que aceitam upgrade de SSD são com interface M.2 PCI-e 3.0 x4. O que os adaptadores fazem é simplesmente possibilitar que os SSDs M.2 NVME PCIe "padrão" sejam utilizados na pinagem do MacBook (12+16 pinos). Tanto o adaptador quanto o SSD que ele comprou deveriam funcionar corretamente neste MacBook Air de 2017, pois não procede que este adaptador converta de NVME para SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive exatamente o mesmo problema há 3 meses. Resolvi colocando o novo SSD em um leitor externo (tipo um pendrive ou hd externo) e fazendo dele um pendrive de instalação do Catalina. Depois, coloquei o SSD no Mac e fiz a inicialização e instalação por ele. Deu certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive esse problema e apanhei para resolver. Tente o que o lucianobatuka disse. Com o SSD original no lugar (dentro da máquina), instalei  o SSD novo (nVME) em um adaptador externo e baixei e instalei o MacOS no SSD Externo. Daí, sim, coloquei o nVME dentro da máquina e pronto. Resolveu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...