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"Review" de Macbook Pro


Spif

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Vocês já viram esse "Review" feito por um programador sobre o Macbook Pro: http://is.gd/Qb1rRoDa0pRA3le

Pequenos trechos pra chamar a sua atenção:

Eu até estou conseguindo realizar meu trabalho, mas com um rendimento bem abaixo do que eu costumo ter quando uso um computador normal, com Windows ou Linux. Não devido a “mudar a cor do pasto”, porque eu costumo me adaptar bem a alterações de interface, como quando eu passei a usar o Gnome no lugar do KDE como ambiente gráfico do Linux e quando testei outros ambientes gráficos e sistemas operacionais, mas devido a vários problemas de usabilidade que encontrei.
apesar do MacOS X instalado no equipamento ser em português do Brasil, os dois teclados (...) não possuíam teclas de acentuação e a tecla C cedilha, fazendo com que, quando eu precisasse acentuar as palavras, eu tinha que recorrer ao corretor ortográfico (quando tinha no programa em questão) e torcer para que o corretor corrigisse corretamente, quando não corrigia corretamente, ou quando não tinha corretor ortográfico, eu jogava a palavra no Google para ver se aparecia resultado escrito com acentuação correta ou copiava e colava o caractere acentuado de outro lugar, ou escrevia sem acento mesmo. Na verdade, até tinha alguns acentos no teclado, como o acento circunflexo na tecla 6, ativado em conjunto com a tecla Shift (nos teclados tradicionais, padrão ABNT2, a tecla 6 possui o trema), mas quando pressionadas as teclas com acentos, tanto antes quanto depois da letra a acentuar, o acento não ficava sobre a letra, ou seja, não servia para nada.
Com relação ao hardware, o touchpad (área onde o usuário movimenta o mouse deslizando o dedo, presente na grande maioria dos notebooks) não possuía os dois botões relativos ao clique com os botões esquerdo e direito. O teclado presente no notebook possuía teclas com iluminação embaixo (não vi vantagem nenhuma nisso, a não ser se eu fosse usar o MacBook no escuro). O mesmo teclado possuía um botão que sugere que, ao ser pressionado, o drive de CD abriria (como ocorre nos outros notebooks que possuem essa tecla), apesar disso, aquele MacBook não possuía drive de CD e aquele botão não tinha efeito algum.

Ah, agora você acha que isso é um post de algum desses blogs de pegadinha né? Errado. O "review" é sério.

Confiram no Link.

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  • Respostas 18
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Top Postadores Neste Tópico

O teclado eu uso sem problemas, todos acentos existem, só que de forma diferente do teclado BR. É só questão de costume.

Os botões do touchpad também funcionam normal, apenas não tem os botões propriamente ditos. Diga-se de passagem, touchpad com botões são bem feios.

Acho que o cara não soube usar direito o MBP...

Editado por paulolimad
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Review é algo pessoal da experiencia que o usuario teve, pode variar e muito.

So acho que o cara explicou aquela pergunta: Porque as empresas estao sempre copiando umas as outras sem inovaçoes?

Ai esta. Por causa desse tipo de povo que quer tudo igual, nao aceita inovacoes. Por isso que todos os notebooks do mercado sao iguais e de baixa qualidade. Assim como os smartphones.

E na minha opiniao: o cara parece ser um pouco tapado pra nao saber navegar no safari. Nao falo isso por ser um usuario de Mac, ate porque nao gosto do safari por achar pesado, mas o cara conseguiu ser pior que minha vó tentando usar internet.

Eu nao ligo muito para o OS, comprei o Mac ja sabendo da alta qualidade e durabilidade do produto, alem de inovacoes como o Touchpad (alias o cara prefere um touchpad de 2x2 do que um grande? Ok oO). Pra mim tanto faz se o OS viesse com Mac ou Windows. Mesmo no bootcamp eu acho o desempenho bem superior dos outros notebook. A qualidade da tela é algo superior tambem, é possivel reparar isso ja na loja.

A maioria dos Usuarios de linux sao engracados, eles odeiam e se recusam a usar windows (por isso que ta cheio de programadores desempregados), mas querem as interfaces do linux cada vez mais parecidas com windows, e quando muda (OS X), algo diferente do usual, reclamam. Os X tem suas falhas na interface tambem, mas muita coisa muda.

É um review valido, apesar de ter achado bem exagerado.

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É cada um que me aparece, viu!!!

Simplesmente, este camarada não saca NADA de tecnologia!!! Não é porquê se trata de um Mac não, mas, vamos combinar né, o camarada reclamar que o trackpad não tem botões e o Mac não tem aquela bandeja horrenda de CD/DVD??? Isso só pode ser brincadeira!!!

Isso realmente é um "review", com letra minúscula mesmo!

Ele deve usar até hoje um 386 de tela verde, o famoso incrível Rulk!!!

Editado por Deusdará
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Eu vou comprar esse MacBook Pro Retina Display. Pra mim ele é a mistura da beleza do Air com a potência do Pro e com a tela maravilhosa do iPhone e do iPad. Reclamar que não tem DRIVE de DVD é ridículo, eu diminui bastante o uso de DVD's, aliás, faz tempo que não uso uma mídia do tipo CD ou DVD.

Esse tipo de mídia está caindo em desuso. Pra quê Blu-Ray, CD, DVD? Se existem pendrives de 8, 16, 32, 64 e até 256GB? Sem falar que posso regravar muito mais vezes do que um disco regravável? E hoje está ficando cada dia mais raro achar dispositivos que não tenham suporte para essas mídias digitais como pendrives e cartões SD, até aqueles rádios baratos da Phillips tem suporte...

Hoje em dia você passa vídeos e pode assistir em qualquer lugar, passa seus dados e pode editar quando quiser, com portabilidade. Quem diabos grava tudo em um DVD? Pra mim o uso do DVD e do CD está ficando cada vez mais desnecessário.

A Apple foi feliz em tirar o drive de DVD do MBP Retina, acho que essa vai ser uma tendência a ser seguida nas outras linhas, até nos iMacs que ficariam mais finos se removesse o drive de DVD. É uma vantagem, vai-se tecnologias, vem outras, pra mim esse tipo de mídia está com fim declarado.

"O mesmo teclado possuía um botão que sugere que, ao ser pressionado, o drive de CD abriria (como ocorre nos outros notebooks que possuem essa tecla), apesar disso, aquele MacBook não possuía drive de CD e aquele botão não tinha efeito algum."

Esse cara nunca viu um MBP Retina, pra mim é falso. Ele está reclamando que o botão de ejetar no MBP Retina o botão de ejetar não tem função alguma.... Mas o MBP Retina NÃO TEM BOTÃO DE EJETAR!

keyboard_unlit.jpg

Quando eu li isso já fiquei com o pé atrás nesse review, ou foi um erro, ou esse cara está só tentando aparecer

Editado por Visitante
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Eu vou comprar esse MacBook Pro Retina Display. Pra mim ele é a mistura da beleza do Air com a potência do Pro e com a tela maravilhosa do iPhone e do iPad. Reclamar que não tem DRIVE de DVD é ridículo, eu diminui bastante o uso de DVD's, aliás, faz tempo que não uso uma mídia do tipo CD ou DVD.

Esse tipo de mídia está caindo em desuso. Pra quê Blu-Ray, CD, DVD? Se existem pendrives de 8, 16, 32, 64 e até 256GB? Sem falar que posso regravar muito mais vezes do que um disco regravável? E hoje está ficando cada dia mais raro achar dispositivos que não tenham suporte para essas mídias digitais como pendrives e cartões SD, até aqueles rádios baratos da Phillips tem suporte...

Hoje em dia você passa vídeos e pode assistir em qualquer lugar, passa seus dados e pode editar quando quiser, com portabilidade. Quem diabos grava tudo em um DVD? Pra mim o uso do DVD e do CD está ficando cada vez mais desnecessário.

A Apple foi feliz em tirar o drive de DVD do MBP Retina, acho que essa vai ser uma tendência a ser seguida nas outras linhas, até nos iMacs que ficariam mais finos se removesse o drive de DVD. É uma vantagem, vai-se tecnologias, vem outras, pra mim esse tipo de mídia está com fim declarado.

"O mesmo teclado possuía um botão que sugere que, ao ser pressionado, o drive de CD abriria (como ocorre nos outros notebooks que possuem essa tecla), apesar disso, aquele MacBook não possuía drive de CD e aquele botão não tinha efeito algum."

Esse cara nunca viu um MBP Retina, pra mim é falso. Ele está reclamando que o botão de ejetar no MBP Retina o botão de ejetar não tem função alguma.... Mas o MBP Retina NÃO TEM BOTÃO DE EJETAR!

keyboard_unlit.jpg

Quando eu li isso já fiquei com o pé atrás nesse review, ou foi um erro, ou esse cara está só tentando aparecer

Mas ele não falou do retina e sim do Pro "padrão", se é que se pode se referir a uma máquina dessas como padrão! :P

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Bem, na primeira vez que usei um Mac (um iMac, ano passado) tive problemas para achar o botão ON/OFF hahhaha

Um Mac pode parecer "difícil" para quem nunca o utilizou, mas isso é pura falta de prática, depois de uns dias "brincando".. a interface é muito boa e muito mais simples (na minha opinião) que o Windows. Sair de sua zona de conforto é difícil, mas isso não quer dizer, necessariamente, que a plataforma foi mal escrita, apenas que você não sabe utilizar.

E quanto ao teclado, não preciso nem comentar, né? Putz cara, copiar e colar no Google?

Editado por Francisco Duvoisin
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O camarada não sabe nem como encerrar um aplicativo no iPad!!! :huh: A minha sobrinha de 3 (três) anos faz isto que olho fechado e com as duas mãos nas costas!!!! :lol:

O camarada não sabe nem o quê e sobre o quê está falando!!!

Editado por Deusdará
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Não entendo essa dificuldade toda que ele falou. Primeiro vale começar dizendo que coisas como comportamento de teclas como home e end, ctrl e etc varia com o sistema e não é algo que torne melhor ou pior, somente diferente.

Quanto ao iPad, não sei como ele achou o fechamento de programas complicados e achou tutoriais complexos. Tudo se resume a apertar o botão home ou fazer o gesto de 'fechar os dedos' na tela. Se ele estiver falando a respeito de encerrar o aplicativo, é só apertar o botão home duas vezes ou 'arrastar' a tela pra cima com quatro dedos, clicar e segurar em algum dos ícones até ele começar a tremer e em seguida apertar o negócio vermelho a cima do ícone. O que há de tão complicado nisso?

A respeito das acentuações, era só ter buscado rapidamente no google que ele teria visto que o layout usado era o US-International e que tinham alguns atalhos para acentuar. Nada que tome mais de cinco minutos.

O que ele tanto reclama no alt+tab pode ser resolvido fechando o programa com cmd+Q, clicando no nome do programa na barra e encerrando no menu, além de clicando com o botão direito no ícone e encerrando. Não tão fácil como no windows, mas não é algo que tome tempo. A alternância entre aplicativos também pode ser feita pelo Mission Control. O dock exibe tanto os programas abertos como fechados, porém há uma pequena luz embaixo dos abertos, sendo fácil reconhecer o que está aberto e o que está fechado.

Ele também fala a respeito de como abrir programas. Basta ir na pasta Apps que fica no dock.

No Hardware pra mim ele pega pesado demais. O Trackpad (ou touchpad) do MBP é o melhor trackpad que eu já vi (muitos reviewers profissionais afirmam isso também), porém ele critica pela falta de um botão direito (novamente, nada que uma lida a respeito das gestures, que por sinal aumentam muito a produtividade, não resolva). Ele diz que não vê vantagem em ter um teclado iluminado há não ser que fosse usar no escuro... Essa é a vantagem! O drive de DVD como uma fenda pra mim é algo genial, não é necessário ficar 'puxando' a gaveta após acionar a abertura, é bem mais fácil de colocar o DVD.

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O drive de DVD como uma fenda pra mim é algo genial, não é necessário ficar 'puxando' a gaveta após acionar a abertura, é bem mais fácil de colocar o DVD.

Sem contar que a falta de uma gaveta é algo a menos para dar defeito. No meu Dell tive por 2 vezes problemas com ela, de abrir e não fechar ou, acredite se quiser, abrir sozinha.

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O que eu acho mais engraçado é que esse tal de Spif fez o cadastro somente para abrir este tópico. Isto está me cheirando a malandragem para ter leitores no blog do sem noção!!! ;)

Editado por Deusdará
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"O teclado presente no notebook possuía teclas com iluminação embaixo (não vi vantagem nenhuma nisso, a não ser se eu fosse usar o MacBook no escuro)."

A vantagem de ter um teclado iluminado não é poder usar no escuro???? Essa foi demais e parei de ler o review

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Pra começo de conversa, o texto dele nem review é. Ele só está contando sobre a experiência dele com um produto que não conhece.

Não vi nada de tão errado nisso. É o que muita gente que usa Windows e muda para o Mac vivencia.

Sim, não é um review. O que me chamou a atenção nesse texto é que o cara fez questão de complicar tudo que foi possível. Jogar a palavra no google e depois dar cmd+c / cmd+v porque não conseguiu acentuar, nunca tinha visto tamanha genialidade, isso que se trata de alguém que se diz adaptável. Fiz um teste agora mesmo, em menos de 20s eu pesquisei e encontrei a solução do layout. Não consigo imaginar o que ele diria se estivéssemos na época do Leopard, quando tinha que baixar e instalar o layout US International.

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Sim, não é um review. O que me chamou a atenção nesse texto é que o cara fez questão de complicar tudo que foi possível. Jogar a palavra no google e depois dar cmd+c / cmd+v porque não conseguiu acentuar, nunca tinha visto tamanha genialidade, isso que se trata de alguém que se diz adaptável. Fiz um teste agora mesmo, em menos de 20s eu pesquisei e encontrei a solução do layout. Não consigo imaginar o que ele diria se estivéssemos na época do Leopard, quando tinha que baixar e instalar o layout US International.

Que o cara foi "talentoso" não dá pra discutir. O negocio é que tem muita gente que não sabe o que é um Mac e não faz idéia de como funciona ou até mesmo que dá pra buscar solução no google.

Vale lembrar que existe usuário de Linux extremamente bitolado e sem noção nenhuma que existe um mundo além do que ele conhece (se esse mundo é melhor ou pior não vem ao caso).

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Impressionante... mas convenhamos que para escrever um review de um produto a título de "jornalismo" o cara deveria pelo menos fazer um dever de casa, e estudar o equipamento antes.

Não saber que o botão de EJECT só vai funcionar SE, E SOMENTE SE, tiver um DVD dentro do drive, é o cúmulo... :-)

Abraço

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      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

    • Por Marcelo Juliao
      Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!
      Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!
      Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).
      Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!
      Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!
      Alguém com um problema semelhante?
    • Por Guilherme Zapparoli
      Tenho um Macbook Pro Late 2013 (eu sei, eu sei, tá bem velhinho, mas ainda tá dando pro gasto, rs).
      Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.
      Eu resetei o SMC mas mesmo assim ela só funciona quando o Mac Fans está aberto.
      Alguém tem ideia do que seja? Como ela pode voltar a funcionar pelo sistema (sem ser por um app de 3º)?
       
      P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.
      P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?
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