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MacBook Pro - Big Sur danificando a bateria - Big Sur Battery Service Required!


Marcelo Juliao

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Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!

Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!

Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).

Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!

Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!

Alguém com um problema semelhante?

Editado por Marcelo Juliao
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Tenho o mesmo mbp e não tive esse problema não... no caso o meu é de 15”, mesmo ano. Estou com o Big Sur desde o início do release para o público geral.


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Algo semelhante ocorreu no meu antigo MacBook Air 2017, logo depois da atualização passou a indicar o alerta de manutenção.

 

Porém o que me assusta é que o meu novo MacBook Air M1, que em teve já roda nativamente o novo sistema e arquitetura da maçã, recentemente teve a duração da carga da bateria diminuída drásticamente, logo na primeira semana em navegação da web era fácil de passar das 12 horas de uso, e agora ele mal está durando 5 na bateria.

 

 

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  • 2 semanas depois...
  • 5 mês depois...

Depois da ultima versão do big sur meu mac apagou, e não conseguia ligar novamente. Na tela só aparecia o desenho de carregando. Levei na assistência e estou aguardando o parecer deles. Um dia antes ele desligou sozinho, e ao entrar no estado da bateria, ela estava perfeita, sem danos. E agora? Vou ter q pagar a troca por uma nova? 

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Em 06/02/2021 at 23:01, Marcelo Juliao disse:

Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!

Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!

Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).

Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!

Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!

Alguém com um problema semelhante?

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

Editado por Visitante
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Em 23/07/2021 at 09:40, A. Hatsichjetztumbenennen disse:

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

A NVRAM é reiniciada ao segurar a combinação de teclas que você citou na primeira reinicialização. A PRAM (Parameter Random Access Memory) é um recurso antigo, que a Apple substituiu pela NVRAM (Non-volatile Random Access Memory), um sistema mais moderno para fazer a mesma coisa.

A NVRAM em Macs é reiniciada ao segurar a combinação de teclas e o Mac reiniciar uma vez, com excessão dos que tem chip T2. Nesse caso, a NVRAM é reiniciada quando o Mac exibe o logo da Maçã pela segunda vez.

Os procedimentos completos, incluindo instruções adicionais caso o Mac tenha senha de firmware, pode ser encontrado em https://support.apple.com/pt-br/HT204063 .

A maior questão é que a NVRAM não tem influência alguma sobre gestão de energia e bateria. O que tem influência nesse caso é o SMC (System Management Controller), que além de controlar a carga da bateria, também controla outros componentes como ventoinhas, botão liga-desliga e diversos sensores.

O procedimento para reiniciar o SMC varia de acordo com o modelo de Mac e pode ser visto em https://support.apple.com/pt-br/HT201295 . Acredito que esse seja o melhor início para tentar resolver os erros relacionados aos itens comentados no tópico.

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3 horas atrás, Alan Leitão disse:

A NVRAM é reiniciada ao segurar a combinação de teclas que você citou na primeira reinicialização. A PRAM (Parameter Random Access Memory) é um recurso antigo, que a Apple substituiu pela NVRAM (Non-volatile Random Access Memory), um sistema mais moderno para fazer a mesma coisa.

A NVRAM em Macs é reiniciada ao segurar a combinação de teclas e o Mac reiniciar uma vez, com excessão dos que tem chip T2. Nesse caso, a NVRAM é reiniciada quando o Mac exibe o logo da Maçã pela segunda vez.

Os procedimentos completos, incluindo instruções adicionais caso o Mac tenha senha de firmware, pode ser encontrado em https://support.apple.com/pt-br/HT204063 .

A maior questão é que a NVRAM não tem influência alguma sobre gestão de energia e bateria. O que tem influência nesse caso é o SMC (System Management Controller), que além de controlar a carga da bateria, também controla outros componentes como ventoinhas, botão liga-desliga e diversos sensores.

O procedimento para reiniciar o SMC varia de acordo com o modelo de Mac e pode ser visto em https://support.apple.com/pt-br/HT201295 . Acredito que esse seja o melhor início para tentar resolver os erros relacionados aos itens comentados no tópico.

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

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