Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro: Ventoinhas só funcionam "forçadas"


Guilherme Zapparoli

Posts Recomendados

Tenho um Macbook Pro Late 2013 (eu sei, eu sei, tá bem velhinho, mas ainda tá dando pro gasto, rs).

Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.

Eu resetei o SMC mas mesmo assim ela só funciona quando o Mac Fans está aberto.

Alguém tem ideia do que seja? Como ela pode voltar a funcionar pelo sistema (sem ser por um app de 3º)?

 

P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.

P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?

Editado por Guilherme Zapparoli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

"Esquentando bastante", quanto? Porque tem gente que acha que 75 ~ 80.C é superaquecimento, mas não é, dependendo da tarefa que está sendo executada (seja por você deliberadamente, ou pelo sistema em background).

Talvez ela não esteja acionando porque não precise, e você talvez esteja encucado, rs.

Se pelo app a ventoinha liga, e se você consegue ver a temperatura do aparelho em algum lugar, é sinal que tanto a ventoinha quanto os sensores estão funcionando. Já é 99% de certeza que não se trata de um defeito de hardware. Porém também não lembro de alguma vez ter visto um problema assim causado por software!

Instale o Intel Power Gadget e diga qual temperatura está aparecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

"Esquentando bastante", quanto? Porque tem gente que acha que 75 ~ 80.C é superaquecimento, mas não é, dependendo da tarefa que está sendo executada (seja por você deliberadamente, ou pelo sistema em background).

Talvez ela não esteja acionando porque não precise, e você talvez esteja encucado, rs.

Se pelo app a ventoinha liga, e se você consegue ver a temperatura do aparelho em algum lugar, é sinal que tanto a ventoinha quanto os sensores estão funcionando. Já é 99% de certeza que não se trata de um defeito de hardware. Porém também não lembro de alguma vez ter visto um problema assim causado por software!

Instale o Intel Power Gadget e diga qual temperatura está aparecendo.

Ele passa fácil dos 90º (trabalho com edição de vídeos pelo Final Cut) a média é 97º, mas chega a passar dos 100º algumas vezes.

O problema é que mesmo passado dos 90º ela nem dá sinal de vida sozinha. Só quando abro o Mac Fans Control que ela começa a funcionar.

Editado por Guilherme Zapparoli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Guilherme Zapparoli disse:

Tenho um Macbook Pro Late 2013 (eu sei, eu sei, tá bem velhinho, mas ainda tá dando pro gasto, rs).

Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.

Eu resetei o SMC mas mesmo assim ela só funciona quando o Mac Fans está aberto.

Alguém tem ideia do que seja? Como ela pode voltar a funcionar pelo sistema (sem ser por um app de 3º)?

 

P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.

P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?

Guilherme, bom dia!

Quando você liga a ventoinha manualmente, se você setar a velocidade mínima, ela chega a ligar? Ou só quando você liga elas no talo?

Há relatos de modelos 2011-2012 em que poeira ou materiais sólidos (vai entender como a galera conseguiu...) estavam bloqueando o funcionamento dos Coolers. Isso foi diagnosticado quando um ser humano percebeu que a ventoinha não ativava em baixas rotações, apenas com RPM lá em cima. Dessa forma, a galera ativava manualmente as ventoinhas no máximo, segurava o Mac na vertical ou de cabeça pra baixo e dava algumas bordoadas "carinhosas" nele. Ouvia-se uns 2 ou 3 estalos e o problema era solucionado, por conta de o que trancar a ventoinha não estar mais lá, e os Coolers voltavam a funcionar em baixa RPM. Perceba que quando digo baixa RPM é você ativar eles em baixa e ver se liga. Se não forem acionados, quando o sistema enviar sinal positivo para eles e eles não ligarem, vai acusar falha, fazendo com que também não sejam ativados quando houver necessidade de rotações mais altas. Por isso funcionaria só manualmente. É um problema que consigo simular em linux, por exemplo, e só vi em Macs de outros colegas.

Se esse não for o seu caso (não funcionar em baixa RPM) e já zerou o SMC... acredito que só uma reinstalação limpa do MacOS pra resolver. Porque sensor está funcionando, Cooler funciona, os sinais são enviados pela placa-mãe ao Cooler quando você ativa eles manualmente. Só resta software. E sistemas baseados em Unix, mesmo sendo um Mac, se qualquer coisa baixo nível estiver fora dos conformes... zera tudo e vai na fé.

Abraço!

Editado por Bruno Régis Duarte
Falta de informações.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...