Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clonar SSD do Mac para um SSD maior


Carlos_Alberto

Posts Recomendados

Pessoal, adquiri um SSD de 1tb para substituir o SSD original de meu mac pro de 256 gb.
Mas, não quero ter de reinstalar tudo que funciona muito bem e, também, não quero ter de registrar todos os programas novamente, etc.
Gostaria de simplesmente clonar o ssd atual para o novo com tudo, o programa CarbonCopy dá conta dessa tarefa?
Ele copiará tudo, sem que necessite reinstalar registros de programas como a suite Office, Parallels, Lightroon e tudo mais que uso com frequência ou após a clonagem terei de procurar os registros e fazer tudo novamente?
Se esse programa não for indicado, conhecem outro?
Devo formatar o SSD de alguma forma especial antes da clonagem?
Depois é só tirar o original, colocar o novo e pronto?
Gostaria de dicas e ajuda de quem já fez isso e como ficou o resultado.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra fazer sim, e eu entendo o tédio de ter que fazer tudo de novo, mas a melhor opção sempre será uma instalação limpa. Quando você copia um disco inteiro para o outro, você acaba copiando também arquivos temporários, caches, arquivos inúteis de instalações e updates anteriores etc e isso pode inclusive causar erros de permissões aqui e ali.

Pode ser que alguns aplicativos peçam novamente o registro, sim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal.

Gostei muito da sugestão do Valterhi, vou testar assim e depois resolvo se farei uma instalação limpa.

Beto, depois, provavelmente farei a instalação limpa.

Abração, ainda aberto a receber relato dos que já fizeram isso.

 

 

 

 

Estou aguardando a chegada do case do ssd m2 para poder testar, como vem da China, deve demorar um pouco.
O Ssd já chegou ontem.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal.
Gostei muito da sugestão do Valterhi, vou testar assim e depois resolvo se farei uma instalação limpa.
Beto, depois, provavelmente farei a instalação limpa.
Abração, ainda aberto a receber relato dos que já fizeram isso.
 
 
 
 
Estou aguardando a chegada do case do ssd m2 para poder testar, como vem da China, deve demorar um pouco.
O Ssd já chegou ontem.
 

Eu tenho uns iMacs assim com SSD num case usb3... não quis gastar abrindo pra trocar o hd pelo SSD, são iMacs “finos” com a tela/vidro colado...


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usa o time machine pode fazer de boa por ele que da conta também. Foi como eu fiz quando migrei minha instalação de hdd para ssd. 

Bootei o Mac com o ssd vazio e com a combinação de tecla de instalação de sistema. E então continuei com a opção de usar um backup do time machine. Com isso ainda tinha o hdd intacto pra tentar de novo, caso algo não saísse como eu queria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usa o time machine pode fazer de boa por ele que da conta também. Foi como eu fiz quando migrei minha instalação de hdd para ssd. 
Bootei o Mac com o ssd vazio e com a combinação de tecla de instalação de sistema. E então continuei com a opção de usar um backup do time machine. Com isso ainda tinha o hdd intacto pra tentar de novo, caso algo não saísse como eu queria. 

Também funciona, já fiz umas vezes mas o legal de app como o superdupper ou CarbonCopyCloner é que você pode fazer a cópia on-the-fly ou seja pode fazer a cópia enquanto usa o equipamento...


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Dando sequência, chegou meu novo SSD de 1TB e um case externo para fazer o clone.
Fiz o clone de meu ssd original de 256 gb para o ssd de 1tb, usando o CarbonCopyCloner, foi extremamente simples, qualquer criança faz.
O boot funcionou perfeitamente e pelo que vi a maioria dos programas não perderam o registro.
Contudo, quando clico nas informações do novo SSD em que fiz o boot, aparece exatamente o tamanho do ssd original de 256 gb que foi clonado.
Alguém sabe porque?
Então eu perco todo o espaço remanescente que terei de formatar como se fosse outro SSD?
Aí perco todo o objetivo de fazer a troca.
Quem puder esclarecer e me orientar, agradeço desde já.
Em tempo: Só para tirar dúvidas, nomeei com outro nome o novo SSD depois de ver o "problema" para ter certeza que o boot se deu com ele,

Editado por Carlos_Alberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Valterhi disse:

Se você não fez, experimenta formatar o SSD no Mac (Disk Utility) para a capacidade máxima antes de clonar com o CCC.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Fiz isso, depois clonei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso, depois clonei.

Tem uns artigos na internet sobre aumentar a partição do disco do OS X sem perder os dados pelo Diskutil do próprio OSX, de uma olhada neste artigo que encontrei:

https://www.lifewire.com/resize-mac-disk-utility-volume-os-x-el-capital-later-3573395

Mas teste o SuperDupper, estou desconfiado que ele consegue clonar de um disco menor para um maior...a diferença entre o CCC e o SuperDupper é que o SuperDupper não copia aquela partição de restore/recuperação do OS X (mas existem receitas de como criá-la posteriormente).


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Valterhi disse:


Tem uns artigos na internet sobre aumentar a partição do disco do OS X sem perder os dados pelo Diskutil do próprio OSX, de uma olhada neste artigo que encontrei:

https://www.lifewire.com/resize-mac-disk-utility-volume-os-x-el-capital-later-3573395

Mas teste o SuperDupper, estou desconfiado que ele consegue clonar de um disco menor para um maior...a diferença entre o CCC e o SuperDupper é que o SuperDupper não copia aquela partição de restore/recuperação do OS X (mas existem receitas de como criá-la posteriormente).


Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigado, vou tentar.
Depois falo se deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, vou tentar.
Depois falo se deu certo.

Acabei de achar o bkp/clone do hd do meu Mac mini (estava bem guardado...) e vi que ele é de 1TB mas o HDS do mini é um SSD de 500GB (instalado logo depois da compra do mini)...foi feito com o CCC e enxergo os 1TB de capacidade no clone. Não me lembro exatamente como fiz (as datas estão aparecendo como de 2015, pra você ver como ele estava bem guardado) mas tem como fazer sim, não me lembro se era algo pra ser configurado no CCC ou se fiz no diskutil.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

Como disse o colega "claudinhoo" o Time Machine faz muito bem esse serviço, sem precisar utilizar nenhum Software externo.
 

Então também recomendo o Uso do Time Machine que é Perfeito, fácil e livre de erros.

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...