Se voce está em Portugal e seguir o tutorial do MacMagazine deve ser o mesmo caso do Rafael...
Não sei como está agora mas no passado aqui no Brasil, com AppleID registrado para um endereço brasileiro, alguns até conseguiam num primeiro momento mas depois recebiam um email de que foi negado (eu tive isso com um iPhone8), cancelado.
Sobre usar o seu AppleID original, mudar para um AppleID americano (só trocar o endereço para algum lá dos USA), contratar o AppleCare+ e depois voltar para o AppleID original (endereço fora dos USA), isso não vai funcionar....um amigo fez isso e perdeu o AppleCare+.
Pode ter sido um caso isolado? Pode, como pode não ter sido.
O que muitos, como eu, tem feito é criar um outro AppleID agora americano (acho que funciona no pais onde existe a oferta de AppleCare+, aqui no Brasil não tem a oferta então pode ser por isso que um AppleID brasileiro não funciona...pode ser), usar no seu iGadget (iPhone, iPad, AppleWatch, etc..), contratar o AppleCare+, receber o email para "Setup" (algo como validar o AppleCare+ ao seu AppleID e pode gerenciar os pagamentos por lá...tipo no AppleID voce pode colocar mais de uma forma de pagamento e aí se uma delas falhar, vai para a próxima..p ex, a 1a forma é via Gift Cards, a 2a via seu cartão de crédito, a 3a via PayPal, etc..). E depois disso é só ficar monitorando esse AppleID (que tem um email diferente do seu AppleID original) pra certificar que os pagamentos estão sendo feitos...se um pagamento falhar voce pode ligar no 0800 e pedir para mudar.
Agora, se não fizer o "Setup" fica mais difícil de mudar a forma de pagamento...talvez até impossível de mudar...hehe
É isso, tem vários posts sobre este assunto aqui no forum do MM, dê um search e vai encontrar...é muita informação! Tem casos de sucesso e de insucesso, alguns conseguimos explicar outros não...rs..