Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TRIM em SSD de terceiro no High Sierra


AdrianoGH

Posts Recomendados

4 horas atrás, rafarmoreira disse:

MacBook Pro mid 2012

UAI! ?

O meu é Final de 2013 e leva 17s. Quando veio com Mavericks levava 12s. Sabe me dizer como isso é possível pelo seu modelo ser mais antigo? ?

 

Detalhe: bateria, teclado e top case trocados no início do ano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

UAI! ?

O meu é Final de 2013 e leva 17s. Quando veio com Mavericks levava 12s. Sabe me dizer como isso é possível pelo seu modelo ser mais antigo? ?

 

Detalhe: bateria, teclado e top case trocados no início do ano

Depois que instalei o SSD de 500gb da Samsung+ 8gb de ram da Corsair, fiz instalação limpa do High Sierra. Até então dificilmente reinício ou desligo como falei. Quando reinício é mais por conta da atualização do sistema. Última vez de fato que reiniciei sem ser por atualização, gastou uns 10s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2018 at 13:10, rafarmoreira disse:

Depois que instalei o SSD de 500gb da Samsung+ 8gb de ram da Corsair, fiz instalação limpa do High Sierra. Até então dificilmente reinício ou desligo como falei. Quando reinício é mais por conta da atualização do sistema. Última vez de fato que reiniciei sem ser por atualização, gastou uns 10s.

Seu SSD é o padrão 2,5” de notebooks ou usa aquela plaquinha PCI igual ao meu e os mais recentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Seu SSD é o padrão 2,5” de notebooks ou usa aquela plaquinha PCI igual ao meu e os mais recentes?

Sim tamanho padrão. Eu usei o adaptador que já veio no HD original de 500gb do Mac. Só tirei o disco mecânico e coloquei o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2018 at 14:56, rafarmoreira disse:

Sim tamanho padrão. Eu usei o adaptador que já veio no HD original de 500gb do Mac. Só tirei o disco mecânico e coloquei o SSD.

Instalei o Mojave essa semana. Inicialização está bugada, com o logo da maçã desaparecendo e aparecendo de novo. O tempo subiu para 20 segundos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Bom dia.

Não consigo usar o terminal. Já criei senha de utilizador root, mas quando digito sudo trimforce enable e dou enter, na próxima linha de comando aparece a mensagem para entrar com a senha, ao lado de uma chavinha e não é possível digitar a senha ou qualquer outra coisa. Meu iMac usa o SanDisk SDSSDA240G.

Após a atualização pra o hig sierra 10.13.6 o computador não desliga mais, nem de modo normal e nem usando teclas de atalho; também não reinicia, fica com tela preta e com o cursor livre para se mover sem atuar. No relatório do sistema aparece trim não habilitado, embora eu tenha habilitado o trim quando instalei o sistema no ssd.

Gostaria de receber alguma orientação, para, pelo menos reiniciar e desligar o computador normalmente, sem ter que desligar a fonte de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2019 at 09:27, Ademir Moreira disse:

Bom dia.

Não consigo usar o terminal. Já criei senha de utilizador root, mas quando digito sudo trimforce enable e dou enter, na próxima linha de comando aparece a mensagem para entrar com a senha, ao lado de uma chavinha e não é possível digitar a senha ou qualquer outra coisa. Meu iMac usa o SanDisk SDSSDA240G.

Após a atualização pra o hig sierra 10.13.6 o computador não desliga mais, nem de modo normal e nem usando teclas de atalho; também não reinicia, fica com tela preta e com o cursor livre para se mover sem atuar. No relatório do sistema aparece trim não habilitado, embora eu tenha habilitado o trim quando instalei o sistema no ssd.

Gostaria de receber alguma orientação, para, pelo menos reiniciar e desligar o computador normalmente, sem ter que desligar a fonte de alimentação.

Crie um pendrive de boot e reinstale o sistema por cima (não irá perder os arquivos), deve resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 05/02/2018 at 14:33, rafarmoreira disse:

Que eu saiba o TRIM é habilitado automaticamente a parti da versão Sierra. Não precisa usar terminal nem outras ferramentas. 

Fiz upgrade pro mojave e nao ativou automatico! e quando ativo realmente o boot fica bem lento!
Eu estava no EL CAPITAN sem trim e vou manter sem! maior lentidao no boot! :S

Em 16/04/2018 at 07:49, rafarmoreira disse:

@Carlos Alberto de Mendonça eu ativei o trim após instala o SSD Samsung e o macOS High Sierra. Ativei via terminal mesmo. Fiz um teste de leitura e escrita antes e depois de ativar a função, não perde desempenho. Algumas pessoas relataram atraso de boot ao reiniciar ou ligar o Mac quando o trim é habilitado. Mais isso só ocorre com algumas marcas de SSD. Comigo não ocorreu esse problema.

Comigo ocorreu essa lentidao! Uso um SSD Hyperx Fury 240gb! acho que ele nao se da bem com TRIM entao decidi ficar sem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodolfo.rribeiro disse:

Fiz upgrade pro mojave e nao ativou automatico! e quando ativo realmente o boot fica bem lento!
Eu estava no EL CAPITAN sem trim e vou manter sem! maior lentidao no boot! :S

Comigo ocorreu essa lentidao! Uso um SSD Hyperx Fury 240gb! acho que ele nao se da bem com TRIM entao decidi ficar sem!

Eu uso o Trim habilitado via terminal, o boot apresenta a  mesma rapidez. Meu SSD é Samsung 850 Evo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde a todos, tenho um Mac mini (Late 2012) e recentemente comprei um Samsung Evo 860 de 500GB, e somente para fixar mais uma informação aqui, no macOS Catalina, com o TRIM ativado via terminal, leva 4 segundos a mais pra iniciar, ou seja com o TRIM desativado ele inicia em 19 segundos, com o TRIM ativado, inicia em 23 segundos. O Catalina foi instalado utilizando APFS, depois de pesquisar muito e não encontrar nada concreto eu resolvi deixar o TRIM desativado kkkk.

Outra coisa que percebi, no meu mac quando inicia, após fazer login e tudo mais, eu tenho alguns scripts de automação que são iniciados utilizando o iTerm2, e com o TRIM ativado, este processo de inicialização do iTerm2 demora 3 segundos a mais.

Como sou desenvolvedor web e apps (android e ios), utilizo máquinas virtualizadas, múltiplos navegadores, etc... Com base nisso entrei em uma paranóia de colocar tudo no HD externo (1TB 7200RPM), cache do Google Chrome, Firefox, Spotify, também instalei todas as minhas VMs no HD externo, além de diversas outras configurações. Minha experiência? Não façam isso kkkk!! No começo estava legal, mas depois o Chrome ficou lento chegando a nem carregar mais vídeos, as minhas máquinas virtuais começaram a dar problemas com lentidão chegando até a travarem e por ai vai.

No fim, deixei somente o cache do Spotify e a pasta Downloads salvas no HD externo, o restante deixei tudo dentro do SSD sem medo de ser feliz e com tudo mais rápido. É aquele negócio, vamos trabalhar pra quando esse SSD acabar, podemos comprar outro, certo? rs!

No Firefox, após entrar nas configurações about:config a única coisa que fiz foi mudar a opção browser.sessionstore.interval para 600000.

No Chrome, limitei o tamanho do cache, mas também não recomendo, mesmo com internet fibra ótica de 300MB, alguns vídeos travam depois de um tempo, exatamente por causa da limitação do Cache.

Bom, agora não sei o quanto isso vai influenciar na vida útil do meu SSD né, mas tudo bem, vamos descobrir! rs

Ta ai o meu depoimento, feliz 2020 a todos.

PS: para quem utiliza o Hombrew e deseja um app de terminal para ver informações do SSD, recomendo o uso do smartmontools:

brew install smartmontools

para ver informações use:

smartctl -a disk0s3

no caso, substitua o "disk0s3" pelo seu disco. Para ver o seu disco no próprio terminal, digite:

diskutil list

\o/

Editado por Gercil Junio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O trim é exatamente para não ter que se preocupar com o SSD, visto que com ele ativo, ele não escreve duas vezes no mesmo lugar, já com ela desativado, pode escrever várias e várias vezes no mesmo cluster, e isso é um perigo para SSDs, por essa razão temos SSDs morrendo com poucos anos de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...