Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado layout japonês - Macbook Pro M1


JefDiogo

Posts Recomendados

Adquiri recentemente um Macbook Pro M1, com uma oportunidade de uma pessoa comprar no Japão e trazer para o Brasil.

Porém foi comprado (na AppleStore Online) o modelo com teclado layout japonês, tentei contato mas por não saber me comunicar em inglês nem em japonês, acabou que não consegui alterar. (Tentei contato com a AppleBR e me informaram que só daria para corrigir, entrando em contato direto por telefone, e não souberam me informar se eles tinham email.)

Agora com ele em mãos, estou sentindo uma enorme dificuldade, minha principal tarefa é o estudo de programação.

Cotei com uma autorizada e a teria que realizar a troca da topcase, só que fica mais da metade do valor do computador. A garantia não cobre, apesar de o procedimento  não perder a garantia.

IMG_0105.jpeg

Gostaria de saber se alguém já passou por essa situação e como fez para solucionar. Visto que encontrei poucos relatos no fórum.

Estou pensando em adquirir o MagicKeyboard, me preocupa a perca de portabilidade.

Editado por JefDiogo
Adicionar imagem corretamente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única solução é realmente trocar o topcase, porque o topcase é cortado no formato do layout do teclado, ou seja, mesmo que você trocasse o teclado todo, as teclas não encaixariam no topcase, fora a possibilidade de haver teclas a mais ou a menos dependendo do layout. Fora isso, o que você pode tentar é usar softwares pra remapear as teclas de um jeito que você se acostume a usar.

Abrs!

PS.: meu Deus, acabei de ver que o Control fica no lugar do Caps Lock. Nem o teclado russo é tão diferente.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dê uma olhada no app Karabiner-Elements. É compatível com qualquer versão do macOS e tanto Intel quanto M1. Serve pra customizar o teclado, provavelmente vai te ajudar bastante.

https://karabiner-elements.pqrs.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que não é a mesma situação, mas comprei meu MacBook com o teclado americano, então os acentos e pontuações ficavam em lugares bem incomuns, mas colocando o ABNT2 os acentos e pontuações voltavam pro lugar que eu estava acostumado em notebooks anteriores, então na hora de digitar era automático, eu já apertava sem olhar pro teclado e funcionava certinho.

 

Você pode fazer isso se o problema for só a localização dos acentos e pontuações. Agora se o problema for visual, de você ver onde tá cada acento e tal, ai você pode colocar adesivos em cada tecla (acho que seria algo bem artesanal, talvez não fique tão bom e tenha que trocar sempre) ou você pode ir atrás daquelas capas de teclado que cobrem ele por completo, se não me engano já vi delas com as teclas de acordo com o padrão que você quer (ABNT no caso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ramonenghaw disse:

Acho que não deve resolver, o layout da capa protetora é diferente do desenho das teclas do dele, o botão "Enter" por exemplo tem um formato totalmente diferente.

Eu tive o mesmo problema com um MacBook europeu onde as letras são todas trocadas.

Procura direitinho no aliexpress que você encontrará um layout BR pros formatos estranhos do Japão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...

Gente, comprem adesivos de teclado e colem tecla a tecla por cima. Fiz no meu que é modelo americano (parte dos acentos) e fica perfeito quando se configura no sistema o ABNT2. 

Paguei dez reais numa cartela de letras qualquer na shopee, na cor preta, e ficou simplesmente perfeito. Você vai perder a retroiluminação do teclado mas o custo-beneficio vale a pena. 

Como é barato, vale o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, alexotril disse:

Gente, comprem adesivos de teclado e colem tecla a tecla por cima. Fiz no meu que é modelo americano (parte dos acentos) e fica perfeito quando se configura no sistema o ABNT2. 

Paguei dez reais numa cartela de letras qualquer na shopee, na cor preta, e ficou simplesmente perfeito. Você vai perder a retroiluminação do teclado mas o custo-beneficio vale a pena. 

Como é barato, vale o teste.


Posta uma foto de como ficou o seu pra a gente ver. Achei interessante essa solução pro teclado americano/europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2022 at 08:23, JoãoLucasSilva disse:


Posta uma foto de como ficou o seu pra a gente ver. Achei interessante essa solução pro teclado americano/europeu.

 

Ignore a sujeira, por favor. Como pode ver nas fotos, do lado esquerdo eu só usei para as teclas de acento ["'], [Q] e [W] por causa do acento de interrogação e da barra (/?). Funcionava igual, mas gostei do feedback visual. E do lado direito abusei na parte dos acentos e do [Ç]. E uma foto da cartela de adesivos.
 

 

IMG_5550-min.jpg

IMG_5551-min.jpg

IMG_5552-min.jpg

Por fim uma foto do teclado no escuro. Você perde o backlight nas teclas onde colou mas não sinto falta e ainda há a luz ao redor da tecla. Agora que vou pra França tô pensando em vender meus equipamentos e comprar um lá, mesmo sabendo que o teclado francês é diferente [AZERTY]. Basta pegar um adesivo e colar, rs.

IMG_5553-min.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...