pvblo Posted June 2 Report Posted June 2 Prezados, boa tarde, sou novo no fórum. Recentemente adquiri um MacBook Air M1 2020 256GB SSD 8GB RAM usado por R$ 3.800, menos de 100 ciclos e 97% de capacidade máxima. Preço foi justo? Atualmente eu estudo programação, ainda não trabalho na área, mas utilizo ferramentas como Figma, VS Code, Intellij IDEA, Cursor e outros apps dev. Vocês acham que o M1 pode desempenhar um papel ok? E é a minha primeira vez usando macOS, alguma dica ou guia pra um usuário de Windows? Quote
Mateus1320 Posted June 2 Report Posted June 2 Uso o Air M1 8GB há 3 anos e até hoje nunca me deixou na mão com relação ao desempenho Na época paguei 5 mil reais nele lacrado. Vendo os preços atuais acho que pagou um bom valor sim se estiver tudo funcionando certinho com as peças originais. Acredito que sim, ele desempenha um bom papel pra programação. Curiosamente semana passada saiu um episódio do podcast Ola Mundo do desenvolvedor Guilherme Rambo e a dúvida que ele respondeu foi justamente essa. Falou que da sim pra começar em desenvolvimento com a linha M1 8GB e ficar ainda uns 3-4 anos com o device. Recomendo escutar pois ele tem mais calibre nesse assunto do que eu. O único ponto negativo que ele ressaltou foram os 256GB pois os apps de desenvolvimento armazenam muito cache, então recomendo já ir vendo um SSD externo rsrs https://gigahertz.fm/podcasts/olamundo/72 Eu uso um SSD da Western Digital 1 TB no meu Air plugado pelo USB C com conversor SATA modelo 70610 da Ugreen. A velocidade de leitura e escrita do SSD externo ficam em torno de 350MB/s com ele, o que pro meu tipo de uso é excelente, se quiser uma recomendação. Eu também tinha vindo de mais de 20 anos usando o Windows. O que eu recomendo é ver a série "Dominando" do canal do MacMagazine no YouTube, vai tirar muitas dúvidas com relação ao uso do Finder, Monitor de Tarefas, etc. Com relação a apps, instale o que já estava acostumado no Windows, grande parte deles tem a versão pra macOS também, assim a adaptação vai ser mais natural. De apps essenciais recomendo a compra do AlDente e do BetterDisplay O AlDente gerencia a bateria do MacBook melhor do que a otimização da própria Apple, fazendo a longo prazo a saúde durar mais. O BetterDisplay caso vá usa-lo plugado a um monitor inferior a 4K. O macOS tem a lógica Retina que usa o HiDPI pra ditar a qualidade exibida em monitores externos, resumidamente, monitores abaixo de 4K ficam bem feios no macOS e esse app te da a opção de usar a resolução 1080p ou 2K em HiDPI. De outros apps gratuitos no GitHub: Kekka: extrator de RAR/ZIP Maccy: Gerenciador de area de transferencia iina: reprodutor de vídeos Quote
matheusconst Posted June 3 Report Posted June 3 17 horas atrás, pvblo disse: Prezados, boa tarde, sou novo no fórum. Recentemente adquiri um MacBook Air M1 2020 256GB SSD 8GB RAM usado por R$ 3.800, menos de 100 ciclos e 97% de capacidade máxima. Preço foi justo? Atualmente eu estudo programação, ainda não trabalho na área, mas utilizo ferramentas como Figma, VS Code, Intellij IDEA, Cursor e outros apps dev. Vocês acham que o M1 pode desempenhar um papel ok? E é a minha primeira vez usando macOS, alguma dica ou guia pra um usuário de Windows? Complicado sobre preço justo ou não... Talvez você encontraria um zero, comprando de importador nessa faixa de preço. Eu trouxe o meu dos EUA em 2023, pagando R$3500. Sobre desempenhar um papel ok.. sim. Qualquer linha M está rodando legal. Claro que por ser um 8Gb de ram, você terá limitações de abrir todos esses apps aí de uma vez, mas fora isso, é sucesso.. maquina para pelo menos mais uns 2-3 anos. Quote
Recommended Posts