Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de Escolha: Retina 13" vs Monitor FullHD 23" e mais...


Israel Fonseca

Posts Recomendados

Boa tarde Pessoal, essa é minha primeira pergunta no fórum (e quem sabe a primeira de muitas).

 

Primeiro resumindo minha história, gosto MUITO de ambiente Linux, porém sempre dou de cara com problemas de configuração, já tive N notebooks e volta e meia sempre tenho problema de incompatibilidade de hardware (principalmente com placas de vídeo) e tenho a visão de que um Mac me daria um Unix que funciona sempre, afinal já to meio de saco cheio de ficar configurando arquivo e formatando notebook.

 

Sou desenvolvedor "hardcore", então trabalho bastante com Java/Web/Eclipse/SGBDs e espero um desempenho bacana pra essas atividades. Sou um gamer hardcore também mas tenho um desktop parrudo com Windows instalado para esses fins, e é minha intenção transformar nele num videogame deixando o dia-a-dia e trabalhos para o Mac.

 

Contextualizados? Primeiro minhas premissas:

 

- Vou escolher ou o Macbook Air 13 ou o Retina 13. Esse é o tamanho ideal para portabilidade/usabilidade ao meu ver.

- Realmente me sinto mal pagando os 5k++ pelo MacBookPro, então to tentando manter o orçamento enxuto em função as minhas necessidades (afinal to escrevendo um livro aqui. :P)

- Referente a bateria / peso, isso é irrelevante, só cogito o Air por ser mais barato.

 

Agora vamos as dúvidas:

 

1- Retina vs Monitor

 

Desenvolvedores precisam de espaço, ter vários arquivos de códigos aberto simultaneamente com espaço para o terminal de brinde é algo muito desejável. Hoje meu monitor de 24" Full HD atende bem este quesito então vem a questão:

 

A retina é tão boa que vou preferir trabalhar na tela de 13" (que tem o "espaço efetivo" de uma resolução de 1400x900 conforme vídeos do Youtube) ou ainda assim acabaria usando o Pro engatado no monitor? Bom, se eu acabar conectando no monitor de qualquer forma, a retina não seria um diferencial pra mim. Então pessoal, quanto a isso o que me dizem? O fato da tela ficar lisa, perfeita, compensa a falta de espaço na tela? Sei que o Mac tem varios recursor com o trackpad para facilitar a gestão com multiplas janelas, mas isso compensa (afinal também poderia fazer isso no monitor)?

 

2 - Trackpad e Teclado interno vs Teclado barato e mouse gamer

 

Ouço falarem muito bem do teclado dos macs, e principalmente do lendário trackpad. Pelo que meus amigos contam realmente chega a ser mais produtivo usar o trackpad à um mouse. Considerando que seja realmente vantagem usar o monitor, vou precisar comprar um teclado e trackpad externo para atender este ponto, minha escrivaninha é daquelas que puxa o teclado então ia ficar ruim usar o próprio teclado/trackpad do notebook. Então pergunto, realmente com um mac se deve abandonar o mouse?

 

3 - 4gb RAM vs 8gb

 

Eu tinha claro na minha cabeça que 4gb seria mais que o suficiente pra mim (na empresa onde trabalho usamos 4gb, no meu note uso 4gb), isso aliado á um SSD que nunca tive o prazer de usar, pra mim era certeiro que era o bastante. Mas todo lugar que leio recomendam 8gb, sei que o Mac tem histórico com designers que realmente precisam de muito mais memória que programadores, então fiquei na dúvida. Acho bem salgado 450 reais a mais por 8gb. O que você me dizem? Eu realmente acho que isso é um julgamento errado da maioria dos usuários, até porque até onde sei o Mavericks faz um excelente uso da memória mantendo ela sempre ocupada para otimizar o desempenho (o que eu acho que acaba gerando muitos comentários errados sobre o Mac usar muita memória).

 

4- i5 4250u vs i5 4258

 

A questão da CPU do Air ao Pro, acredito veentemente assim como a questão da memória que mesmo o Air atenderia (embora não com folga), queria saber a opinião de alguém que ja trabalhou com algo na área para saber se faz muita diferença. Sei que há a questão do vídeo integrado do Pro ser 20% melhor, o que é desejável já que vou instalar o DOTA2 no dito. Fato. E realmente acho legal a idéia de jogar alguns jogos da Steam no Mac (mesmo tendo o PC parrudo para isso). Mas o foco realmente é o desempenho para trabalho.

 

5 - Care Plan

 

Vale a pena os 600 pila da garantia estendida de 3 anos? É muito dinheiro, e os macs supostamente são conhecidos pela sua qualidade. O que dizem?

 

6 - Descontos

 

Posso ganhar o desconto por ser professor (o que é verdade) na store educacional e mais os 10% de pagar a vista?

 

 

Então galera, é isso! Como podem ver pensei bastante e pesquisei bastante até, mas to precisando de umas dúvidas do pessoal que usa no dia a dia mesmo. O ponto mais crítico mesmo é essa questão do monitor, porque acho que se ele for melhor que a retina para o meu uso, acabaria indo de Air mesmo por ser 1000 reais mais barato o que pra mim é bem significativo.

 

Valeu!

 

:)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, vai de retina com 2,4ghz 8gb de ram e  256gb de ssd,sai por uns 6.000 com desconto educacional e desconto de 10 %, e vale sim o plano apple care, porque se voce derrubar acidentalmente e quebrar algo voce vai se f....errar,ainda mais com o preço abusivo e descaso das assistências com nós consumidores

Se no dia em que comprei tivesse essa opção parruda não teria comprado meu retina de 15.

O Air tem uma duração de bateria legal, mas ano que vem,(muito) provavelmente lançarão um novo macbook air e assim o mac air desse ano ficara como fora de linha.

E na questão do mouse, o trackpad da apple é tão legal, que você nem vai querer saber de mouse,porque ele realmente funciona.

Lembre-se de calibrar 1 vez por mês a bateria do seu macbook,descarregando a bateria e deixando desligado durante 5 horas.

Instale o istat pro, ele te dá todos os dados sobre temperatura, memória ram, uso da cpu, saúde da bateria.

FLW

Editado por Haaze
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li todo o seu tópico e vou responder de acordo com o meu uso pois o meu perfil é bem parecido com o seu.
Não vou sugerir nada, é melhor que você tire a suas próprias conclusões.
 
 
No meu dia a dia de desenvolvedor uso um MacBook Pro (13-inch, Mid 2010) originalmente a configuração dele era 13.3"/C2D 2.4/2x2GB/250-5400, entretanto fiz upgrade para 13.3"/C2D 2.4/2x4GB/240-SSD, diga-se de passagem que tecnologicamente ele já é antigo mas continua me atendendo muito bem, e esse é um diferencial importantíssimo: o investimento foi alto, mas é uma máquina que já tem três anos de uso e continua dando conta do recado.

Considerei fazer o upgrade de memória pois uso máquinas virtuais que pesam bastante e o SSD faz uma diferença incrível!

 

 

A tela é pequena! Apesar da resolução ser 1280x800 e dos múltiplos desktops ajudarem, não é muito confortável trabalhar em uma tela de 13-inch. Resolvi isso com um Cinema Display 27", que tem resolução de 2560x1440. Cabe muita coisa em um único desktop, é comum eu estar rodando o Backtrack, Debian e Windows virtualizados no mesmo Desktop e Firefox, iTunes, Mail, Reeder em outros (e o meu MBP aguenta tranquilo!). O CD 27" foi um investimento de R$2.500,00 em uma promoção da FastShop e o AppleCare foram módicos R$29,00 em outra promoção na FNAC.

 

Vale ressaltar que o MacBook 13-inch Retina tem resolução de 2560x1600 (mais do que o meu CD 27"). É considerado uma heresia usá-lo conectado num monitor externo. Ok! É uma contradição com a tela pequena. Sinceramente não sei o que fazer.

 

 

Me abstenho de falar dos teclados do Mac: são perfeitos, tanto o interno dos Macbooks quanto o externo. Já tive Microsoft e Logitech (são excelentes, não perfeitos).

O trackpad ajuda mas não dispenso um Mouse, por falar nisso uso um Magic Mouse. Vejo isso é questão de constume e só você vai conseguir decidir o que te atende melhor. Cuidado: muita gente não consegue adaptar-se ao Magic Mouse.

 

 

Não jogo no meu Mac. Já rodei um ou outro joguinho, mas pra isso tenho um console dedicado: PS3.

 

 

 

Finalmente, como tenho o super-power-blaster-kit CD 27", Wireless Keyboard, Magic Mouse, Magic Trackpad e Remote uso o meu MacBook em Clamshell. Usei a própria caixa para fazer o suporte.

 

2nlcxnd.jpg

 

Se eu puder te ajudar com alguma dúvida específica, agora que você conhece o meu ambiente. Fique à vontade para perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Vlw pelas dicas Cristiano! Então te pergunto, se tu tivesse um retina tu ia acabar usando o monitor de qualquer forma? Tu sentia engasgadas quando era só 4gb de RAM? Provavelmente raramente vou recorrer a virtualização pelo meu trabalho.

 

 

Cara quanto a tela ser retina, acho que eu usaria o monitor externo mesmo assim, porque como você sabe, para desenvolver espaço é fundamental. Apesar da tela retina ter uma resolução bem alta, você pode colocar um monitor externo full HD que fica bom também. Eu uso um macbook pro 2011 13" pra desenvolve também, dai eu coloquei um monitor 21" 1920x1080, e ficou maneiro. 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente de qual for sua opção, não deixe de investir em 8GB de RAM. Lembre-se que não será possível fazer esse upgrade no futuro. Meu MAC da assinatura tem 8GB default e me arrependo de não tê-lo configurado com 16GB - pelo simples fato de que não poderei fazê-lo no futuro. Hoje me atende bem mas e amanhã? E quando for revender, será que o comprador irá se interessar por uma máquina com 4GB de RAM? Mínimo hoje, insuficiente amanhã ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, vai de retina com 2,4ghz 8gb de ram e  256gb de ssd,sai por uns 6.000 com desconto educacional e desconto de 10 %, e vale sim o plano apple care, porque se voce derrubar acidentalmente e quebrar algo voce vai se f....errar,ainda mais com o preço abusivo e descaso das assistências com nós consumidores

Se no dia em que comprei tivesse essa opção parruda não teria comprado meu retina de 15.

O Air tem uma duração de bateria legal, mas ano que vem,(muito) provavelmente lançarão um novo macbook air e assim o mac air desse ano ficara como fora de linha.

E na questão do mouse, o trackpad da apple é tão legal, que você nem vai querer saber de mouse,porque ele realmente funciona.

Lembre-se de calibrar 1 vez por mês a bateria do seu macbook,descarregando a bateria e deixando desligado durante 5 horas.

Instale o istat pro, ele te dá todos os dados sobre temperatura, memória ram, uso da cpu, saúde da bateria.

FLW

 

AppleCare não cobre danos acidentais.

Sim, um MBA novo será lançado e o de agora vai sair de linha. Depois sairá outro, e outro, e outro, assim como qualquer outro mac.

Quanto a calibrar bateria hoje em dia: http://support.apple.com/kb/HT1490?viewlocale=pt_PT

 

Independente de qual for sua opção, não deixe de investir em 8GB de RAM. Lembre-se que não será possível fazer esse upgrade no futuro. Meu MAC da assinatura tem 8GB default e me arrependo de não tê-lo configurado com 16GB - pelo simples fato de que não poderei fazê-lo no futuro. Hoje me atende bem mas e amanhã? E quando for revender, será que o comprador irá se interessar por uma máquina com 4GB de RAM? Mínimo hoje, insuficiente amanhã ? 

 

Tu ainda pode aumentar a RAM. Dá um trabalhão, mas não deixa de ser possível. Já no caso dos MBA/MBP retina, não tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...