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Iphone 13 Pro com Apple Care+ tem reparo/substituição negado no Brasil.


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Em 16/01/2023 at 13:40, Tiago Bogea disse:

Liga pra Apple americana, no 0800 de lá, chamada internacional mesmo.

Segue um caso meu:

Consegui uma exceção via atendimento americano do AppleCare+ para ficar com o meu telefone iPhone XR, há uns 4 meses atrás aproximadamente, com tela quebrada e entregar somente após chegada do novo aparelho na autorizada que procurei em minha cidade, já que eles não oferecem o Express Replacement fora de suas lojas oficiais aqui no BR (essa explicação recebi do atendimento avançado americano). Pra mim funcionou muito bem, foi mais ou menos assim, falei como são as características do serviço assinado e eles me falaram suas dificuldades como loja, eu entendi e disse que ligaria para Apple americana pq isso era um absurdo e eu não poderia ficar sem meu telefone pois trabalho com ele. E o fiz, liguei ali mesmo, falei a loja em que estava e eles receberam um ofício da Apple no dia seguinte, salvo engano, autorizando eu ficar com o telefone até que chegasse a unidade nova. Pediram somente para desativar o Find pois como  era um exceção a loja precisava disso (?) mas ok, fiz e depois de 5 dias uteis chegou a unidade nova. A loja me notificou por email e eu fui buscar, deixando o meu la que formatei la mesmo no próprio telefone. Após algum dia a Apple americana entrou em contato perguntando se foi tudo certo e se fiquei satisfeito com a experiência. Sinceramente, após essa experiência tenho AC+ para todos meus aparelhos (MBA, Watch, iPhone). Pode até ter sido um caso atípico, mas foi muito bom o atendimento prestado (tanto na loja, apesar das limitações que são impostas pela Apple Brasil, quando pela Apple americana, não lidei com a Apple Brasil - call center, emails ou afins...)

desenrolou no português ou teve que ser em inglês mesmo?  qual número ligou?

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14 horas atrás, Jonathan Nunes disse:

desenrolou no português ou teve que ser em inglês mesmo?  qual número ligou?

Comigo foi em inglês no início, depois escalaram atendente que fala português (mais ou menos), mas depois eu soube que vc pode solicitar isso no primeiro contato, caso seu inglês não seja muito vasto @Jonathan Nunes, como o meu!

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Pessoal, caminho é consumidor.gov.br+procon do seu estado e em seguida JEC (e tenha paciencia).

Isso vale pra qualquer coisa que envolva a Apple e outras empresas, mas em especial a Apple, principalmente pra esses casos como telefone que molhou, Apple Care, etc.

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Em 04/11/2022 at 11:36, varzeanos disse:

atualizando...

Acabei de falar com o pessoal do 0800 aqui do Brasil novamente e realmente meu aparelho NÃO TERÁ reparo autorizado no Brasil, somente no país de origem da compra.

O atendente veio com o mesmo papo de que essa informação deveria ter sido falado pelo vendedor no momento da compra lá nos EUA e tals. Questionei o atendente de que, em Dezembro/2021, tive o meu aparelho 11 PRO MAX reparado aqui no Brasil pelo Apple Care+ na iPlace sem nenhum problema (mesmo comprando o aparelho fora do país). Claro que ele tentou enrolar, enrolar, enrolar e não conseguiu responder.

Enfim, disse que não tem o que fazer e que para ter o reparo preciso levar em alguma Apple dos EUA (país de origem).

Para quem já tem Apple Care+ ou pretende comprar essa "garantia extra", fiquem atentos. Não sei se foi um caso isolado ou se pode ser alguma nova "política da Apple" para garantia somente no país de origem da compra.

Boa sorte a todos

Boa tarde pessoal, apenas para informar o desfecho do meu caso:

Por sorte um conhecido meu foi para os EUA agora no final do ano e levou o aparelho para a minha tia que mora em Orlando. 

Fiz o agendamento para ela na Apple do Florida Mall e o atendimento foi rápido e sem dor de cabeça, foi feito o pagamento da taxa de reparo( SERVICE FEE IPHONE FRONT & BACK GLASS --> U$58,00 + 6.5% tax) e o aparelho foi trocado por um novo na hora.

Espero que o meu caso tenha sido algo isolado e que o APPLE CARE+ siga funcionando normalmente aqui no Brasil para reparos de aparelhos comprados no exterior conforme relatado pelo colega aqui do grupo.

Abraços 

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Em 18/01/2023 at 17:53, Jonathan Nunes disse:

desenrolou no português ou teve que ser em inglês mesmo?  qual número ligou?

cara, comigo foi tudo em inglês, infelizmente. Mas eles tem boa vontade normalmente. O número foi o 1-800-275-2273

Editado por Tiago Bogea
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Oi Ricardo, uma pergunta boba aqui, você usa ele totalmente sem capinha e película?

Uso sem nada. Nem película nem case. Isso há uns bons anos. Ás vezes uso uma capa quando ele esta muito novo e eu vou a praia, por exemplo. Mas 99,9% não utilizo nada. Justamente por isso eu pago o Apple Care+. Nunca tive dor de cabeça alguma com a Apple, até aparelho fora da garantia já me foi trocado (sem Apple Care+ nesse caso).


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1 minuto atrás, Ricardo Tavares disse:


Uso sem nada. Nem película nem case. Isso há uns bons anos. Ás vezes uso uma capa quando ele esta muito novo e eu vou a praia, por exemplo. Mas 99,9% não utilizo nada. Justamente por isso eu pago o Apple Care+. Nunca tive dor de cabeça alguma com a Apple, até aparelho fora da garantia já me foi trocado (sem Apple Care+ nesse caso).


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Pode jogar na mega sem medo de ser feliz!

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Amigão. Seu modelo era o Americano?
Podes confirmar o modelo original do iphone que vc trocou?

Sempre americano, nunca comprei iPhone no Brasil pra mim. Viajo e pego nos lançamentos lá.

E sempre tive os aparelhos substituídos numa boa na Apple do Shopping Morumbi. Sempre. Zero dor de cabeça. Atendimento excelente.

Pode comprar iPhone na Coreia do Norte que o trato aqui será igual. Não importa de onde ele vem. Essa mentira que postaram aqui do iPhone 14 Pro ter a troca negada por não ter bandeja de chip eu provei ser mentira. Troquei o meu duas vezes e só não levei lá a terceira vez porque estou com preguiça (meu moleque caiu com ele na virada do ano e zuou um pouco a parte debaixo da tela).

E não, não faço propaganda, não sou contratado, não sou influencer digital, nada disso. Se quiserem eu posto as notas das trocas aqui no tópico.


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Pode jogar na mega sem medo de ser feliz!

Eu tenho certeza que de cada 100 casos com aparelhos com Apple Care + nem 5 devem dar problema como deu esse seu. Infelizmente seu caso foi atípico, Antonio.


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2 minutos atrás, Ricardo Tavares disse:


Sempre americano, nunca comprei iPhone no Brasil pra mim. Viajo e pego nos lançamentos lá.

E sempre tive os aparelhos substituídos numa boa na Apple do Shopping Morumbi. Sempre. Zero dor de cabeça. Atendimento excelente.

Pode comprar iPhone na Coreia do Norte que o trato aqui será igual. Não importa de onde ele vem. Essa mentira que postaram aqui do iPhone 14 Pro ter a troca negada por não ter bandeja de chip eu provei ser mentira. Troquei o meu duas vezes e só não levei lá a terceira vez porque estou com preguiça (meu moleque caiu com ele na virada do ano e zuou um pouco a parte debaixo da tela).

E não, não faço propaganda, não sou contratado, não sou influencer digital, nada disso. Se quiserem eu posto as notas das trocas aqui no tópico.


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Eu tenho certeza que de cada 100 casos com aparelhos com Apple Care + nem 5 devem dar problema como deu esse seu. Infelizmente seu caso foi atípico, Antonio.


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Tomar que tenha sido atípico mesmo, pois tenho AC+ de tudo e foi a primeira e única vez que já usei rs

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  • 3 meses depois...

Tenho um 13PM com Apple Care e a comodidade de andar sem capa, do jeito que eu gosto, nao tem preço. Queria trocar para o 14 mas como já comentaram aqui(ou li em outro lugar que nao estou lembrando) a questão de que só estão cobrindo apenas o modelo com chip igual o que é vendido em território nacional, procede?

 

Alguém já teve o 14 pro max substituído recentemente? Ou posso comprar o 14 sem medo e colocar AP+?

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Tenho um 13PM com Apple Care e a comodidade de andar sem capa, do jeito que eu gosto, nao tem preço. Queria trocar para o 14 mas como já comentaram aqui(ou li em outro lugar que nao estou lembrando) a questão de que só estão cobrindo apenas o modelo com chip igual o que é vendido em território nacional, procede?
 
Alguém já teve o 14 pro max substituído recentemente? Ou posso comprar o 14 sem medo e colocar AP+?

Não procede. Eu tava na Apple do Morumbi uma vez por semana resolvendo alguns b.os (dentre eles, trocando Apple Watch com AC+).

Realmente eu não troquei meu 14pm. Mas perguntei PRA VÁRIOS ATENDENTES da Genius em dias diferentes. Pelo menos 5.

TOODDOS, categoricamente, unanimemente, disseram que atendem pelo AC+ o modelo sem chip normal.

Meu irmão foi lá perguntar TAMBÉM, pois ele estava indo viajar e jogou a real. Se ele poderia comprar lá fora e confiar no serviço.

Sim, sim, sim e sim.

Espero que ajude.


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2 horas atrás, Remarx disse:


Não procede. Eu tava na Apple do Morumbi uma vez por semana resolvendo alguns b.os (dentre eles, trocando Apple Watch com AC+).

Realmente eu não troquei meu 14pm. Mas perguntei PRA VÁRIOS ATENDENTES da Genius em dias diferentes. Pelo menos 5.

TOODDOS, categoricamente, unanimemente, disseram que atendem pelo AC+ o modelo sem chip normal.

Meu irmão foi lá perguntar TAMBÉM, pois ele estava indo viajar e jogou a real. Se ele poderia comprar lá fora e confiar no serviço.

Sim, sim, sim e sim.

Espero que ajude.


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Para mim sempre disseram a mesma coisa e estou prestes a entrar na justiça, porque Apple do Brasil anda atendendo tão mal que já passa de 30 dias e não me substituem MEU DISPOSITIVO COMPRADO NO BRASIL (AirPods 3gen)! 

Ano passado passei por isso com um iPhone e só fui atendido quando reclamei na Apple amerciana...

Ando questionando o quanto vale a pena ser cliente da Apple e, principalmente, assinar AC+ no Brasil...

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  • 2 meses depois...

Li esse tópico antes de trazer meu celular na assistência então compartilho aqui meu caso:

IPhone 14 pro comprado nos EUA com AppleCare+ mensal (ativo e com setup finalizado), modelo americano sem chip. Trincou uma das lentes da câmera quando deixei ele cair. Marquei horário no Genius Bar da Apple Morumbi (São Paulo) e consertaram em cerca de 2h (não me deram um novo). O atendente reiterou várias vezes que eu tinha AppleCare+, que não era cobrado pelo reparo ou substituição aqui no Brasil (ainda) e que não teria problema nenhum meu celular não ser o modelo vendido no Brasil. 
 

Sendo assim, vou continuar adquirindo o AppleCare+ porque pelo jeito está funcionando direitinho aqui sim.

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Mas a pergunta que não cala: se aqui no Brasil oficialmente não se pode contratar o AC+, porque eles reconhecem e fazem o serviço aqui? Não faz nenhum sentido. Ou não reconhece e não da disponibilidade de contratar no Brasil, ou reconhece e disponibiliza o mesmo plano que é feito nos USA. Isso é muito confuso, pois se der B.O de justiça e mesmo que reconheçam de forma off label, o que vale é reconhecimento oficial, se ele não vende o serviço aqui da mesma forma que é feita nos USA, gera uma insegurança jurídica pesada, visto que toda AT da Apple sabe muito bem que o brasileiro aqui precisou fazer uma gambiarra pra contratar o serviço, na verdade isso é uma grande irresponsabilidade da Apple.

Editado por Mastodon92
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18 horas atrás, vitorcruzeiro disse:

Genius Bar da Apple Morumbi (São Paulo)

Sim, os reparos / substituições são penosos pra quem mora no interior... vc não faz ideia da péssima experiência que tive...

8 horas atrás, Mastodon92 disse:

Brasil oficialmente não se pode contratar o AC+, porque eles reconhecem e fazem o serviço aqui?

Nós contratamos quando a gente vai passear nos EUA rs 

Na verdade o serviço é atendido no mundo todo, no brasil no momento não está regulamentado para venda, por isso não pagamos franquia ao acionar o "seguro", mas isso deve mudar...

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  • 2 semanas depois...
Em 02/01/2023 at 14:41, Antonio_M_A_S disse:

@pmacedosouza1 graças a Deus me enviaram um 14 Pro e a novela de meses teve fim! O mais chato disso foi ter que reclamar na Apple Americana, para que um representante AppleCare+ me ligasse  e eu explicasse toda a situação e os longos meses em que a Apple do Brasil ficou sem solucionar meu caso! Claro que pediram um milhão de desculpas, mas remeteram imediatamente o aparelho! O MAIS CHATO DISSO É QUE EU TIVE QUE COMPRAR UM APARELHO NOVO, afinal, não tem como ficar sem celular, comprei um 13 numa promo da Black, agora devo colocar a venda depois que testar o novo e transferir meus dados... sinceramente, já usei Samsung e Motorola e nunca tive que comprar outro celular enquanto aguardava atendimento, isso me chateou bastante e me balançou quanto a marca... a desculpa final foi de que "não há 13 Pro no estoque", tudo bem quanto a isso, mas "enrolar" o cliente, deixar sem resposta, jogo de empurra do suporte avançado etc... isso nunca vi ocorrer, pedi pra atendente americana formular uma reclamação disso e ela registrou e me passou protocolo!

Espero de todo coração que haja mudanças em 2023 e o atendimento volte a ser VIP aqui, como em todo o mundo, pois o valor que investimos na marca paga isso!

Abraços

 

Qual era a cor do seu iPhone 13 Pro quando você enviou para reparo? 

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Oii Pessoal!
Passando por aqui para adicionar informações mais recentes ao tópico.
Segui as dicas do @Antonio_M_A_S e tentei contato com a Apple USA para me ajudar, Uma via Direct no Twitter do Suporte Apple USA e mencionando a @ (Não fui respondido), então fiz duas ligações via Skype para a Apple US em dias diferentes. Fui atendido as duas vezes por pessoas muito solicitas e simpáticas, mas que infelizmente a resposta foi que não poderiam me ajudar já que eu estava no Brasil. E não poderia enviar um dispositivo para cá ou cobrar a Apple BR para me ajudar.
Isso acima aconteceu ainda no mês de Maio deste ano.

Restou então tentar na Apple Store em SP.

Eu tinha uma viagem marcada somente agora no mês de Julho, semana passada, para SP e então sem pensar duas vezes inclui a Apple Store no roteiro.
( Deixo a dica de ir com bastante antecedência e deixar reservado o dia só para a Apple Store, Estava hospedado no Anhmebi e gastei 1h30min para ir e 1h30 para voltar de lá. )

Chegando na Apple, fui sem agendamento e então passei por uma triagem ao chegar no local.
Comentei com o atendente que queria realizar a troca ou reparo do meu aparelho e que ele tinha Apple Care+. Em consulta no sistema, o primeiro atendente me informou que não teria o mesmo modelo do meu em estoque, 13 pro 128 gold, e que eu deveria esperar uma semana para a peça da substituição ( Um novo IPhone) chegar.

(Até ai nem tinha mencionado que nenhuma autorizada pode resolver minha situação). Solicitei então a possibilidade de eu deixar meu aparelho lá e eles me enviarem o novo por correio/transportadora o que foi prontamente negado pela Apple Store. O atendente me passou que a política da loja é: Se não tiver a peça em estoque vc tem que ficar com o aparelho com defeito e aguardar a chegada do novo.

Isso era um problema para mim pq moro muito longe de SP e não tinha ninguém para levar/buscar para mim. (Ele me falou que outra pessoa pode levar e/ou buscar o aparelho para vc. O que apesar de não me ajudar, sei que já ajuda muitas outras pessoas aqui.) Outro ponto importante foi que ele me disse que não poderiam passar as informações sobre o estoque por telefone. Sempre eu teria que ir presencialmente verificar. (Lembrando que se tem em estoque, vc é atendido no mesmo dia).  E para finalizar,  para quem é de longe de SP/Rio ele me falou também que após formalizar o pedido da substituição, quando chegasse, a peça poderia ficar vários dias me esperando e que aguardariam mais de mês se for preciso. até eu programar outra viagem e retirar). Com as opções que o primeiro atendente me deu, resolvi formalizar o pedido da substituição o que me fez ser encaminhado para o próximo atendente.

Ao ser atendido por essa nova pessoa ela me informou que teria também a possibilidade de fazer a manutenção dele, trocando o display e a parte traseira e que eles tinham as peças em estoque. O que faria eu sair com o telefone restaurado no mesmo dia. Sem pensar duas vezes, fiz a escolha por essa opção. Isso ainda eram 10:00 e ficou agendado a minha entrega paras as 16:00. O que fez eu ficar preso para resolver o problema do Iphone o dia todo. Sem mais delongas, as 16:00 cheguei e o Iphone estava pronto. Realizaram a substituição e sai sem gastar nada.

Ficou longo o post pq tentei compartilhar o máximo de informações possíveis. São todas valiosas, já que recebidas diretamente da loja da Apple.
Outro info que ficou faltando, foi que ao realizar a troca, conversei um pouco mais com o atendente e ele me disse que as vezes acontece de as autorizadas não conseguirem fazer a manutenção e que isso não tem nem relação com o Apple Care, mas que alguns e poucos modelos importados e não homologados aqui tem essas restrições no sistema das autorizadas e que na Apple Store a solução é mais fácil.
É importante ressaltar que ele me disse que MESMO NA APPLE STORE, ainda existe alguns modelos que não são atendidos, mas que a lista é MUITO MENOR que no sistema de autorizadas e que ele mesmo já teve casos de não conseguir atender por conta de bloqueio no sistema.
Tirando o perrengue de ter que ir em SP para fazer a troca e o primeiro susto de  fiquei super satisfeito com o atendimento, Apple Store Morumbi me surpreendeu.

 

 

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Segui as dicas do [mention=120463]Antonio_M_A_S[/mention] e tentei contato com a Apple USA para me ajudar, Uma via Direct no Twitter do Suporte Apple USA e mencionando a @ (Não fui respondido), então fiz duas ligações via Skype para a Apple US em dias diferentes. Fui atendido as duas vezes por pessoas muito solicitas e simpáticas, mas que infelizmente a resposta foi que não poderiam me ajudar já que eu estava no Brasil. E não poderia enviar um dispositivo para cá ou cobrar a Apple BR para me ajudar.
Isso acima aconteceu ainda no mês de Maio deste ano.
Restou então tentar na Apple Store em SP.
Eu tinha uma viagem marcada somente agora no mês de Julho, semana passada, para SP e então sem pensar duas vezes inclui a Apple Store no roteiro.
( Deixo a dica de ir com bastante antecedência e deixar reservado o dia só para a Apple Store, Estava hospedado no Anhmebi e gastei 1h30min para ir e 1h30 para voltar de lá. )
Chegando na Apple, fui sem agendamento e então passei por uma triagem ao chegar no local.
Comentei com o atendente que queria realizar a troca ou reparo do meu aparelho e que ele tinha Apple Care+. Em consulta no sistema, o primeiro atendente me informou que não teria o mesmo modelo do meu em estoque, 13 pro 128 gold, e que eu deveria esperar uma semana para a peça da substituição ( Um novo IPhone) chegar.
(Até ai nem tinha mencionado que nenhuma autorizada pode resolver minha situação). Solicitei então a possibilidade de eu deixar meu aparelho lá e eles me enviarem o novo por correio/transportadora o que foi prontamente negado pela Apple Store. O atendente me passou que a política da loja é: Se não tiver a peça em estoque vc tem que ficar com o aparelho com defeito e aguardar a chegada do novo.
Isso era um problema para mim pq moro muito longe de SP e não tinha ninguém para levar/buscar para mim. (Ele me falou que outra pessoa pode levar e/ou buscar o aparelho para vc. O que apesar de não me ajudar, sei que já ajuda muitas outras pessoas aqui.) Outro ponto importante foi que ele me disse que não poderiam passar as informações sobre o estoque por telefone. Sempre eu teria que ir presencialmente verificar. (Lembrando que se tem em estoque, vc é atendido no mesmo dia).  E para finalizar,  para quem é de longe de SP/Rio ele me falou também que após formalizar o pedido da substituição, quando chegasse, a peça poderia ficar vários dias me esperando e que aguardariam mais de mês se for preciso. até eu programar outra viagem e retirar). Com as opções que o primeiro atendente me deu, resolvi formalizar o pedido da substituição o que me fez ser encaminhado para o próximo atendente.

Ao ser atendido por essa nova pessoa ela me informou que teria também a possibilidade de fazer a manutenção dele, trocando o display e a parte traseira e que eles tinham as peças em estoque. O que faria eu sair com o telefone restaurado no mesmo dia. Sem pensar duas vezes, fiz a escolha por essa opção. Isso ainda eram 10:00 e ficou agendado a minha entrega paras as 16:00. O que fez eu ficar preso para resolver o problema do Iphone o dia todo. Sem mais delongas, as 16:00 cheguei e o Iphone estava pronto. Realizaram a substituição e sai sem gastar nada.

Ficou longo o post pq tentei compartilhar o máximo de informações possíveis. São todas valiosas, já que recebidas diretamente da loja da Apple.
Outro info que ficou faltando, foi que ao realizar a troca, conversei um pouco mais com o atendente e ele me disse que as vezes acontece de as autorizadas não conseguirem fazer a manutenção e que isso não tem nem relação com o Apple Care, mas que alguns e poucos modelos importados e não homologados aqui tem essas restrições no sistema das autorizadas e que na Apple Store a solução é mais fácil.
É importante ressaltar que ele me disse que MESMO NA APPLE STORE, ainda existe alguns modelos que não são atendidos, mas que a lista é MUITO MENOR que no sistema de autorizadas e que ele mesmo já teve casos de não conseguir atender por conta de bloqueio no sistema.
Tirando o perrengue de ter que ir em SP para fazer a troca e o primeiro susto de  fiquei super satisfeito com o atendimento, Apple Store Morumbi me surpreendeu.
 
 

Pô cara, moro a 35min de lá. Que pena não ser assim fácil em confiar seu iPhone na mão de um desconhecido kkkkk que bom que resolveu…


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