Igor Augusto Postado 12 de setembro de 2020 Denunciar Postado 12 de setembro de 2020 Olá, Comprei um Macbook Pro 2011 recentemente para trabalho, na máquina estavam instaladas alguns programas portanto resolvi formata-lo. Após algumas pesquisas tentei formatar utilizando o método de acessar o utilitário de disco, formatar o SSD e instalar o MacOS El Capitan pelo próprio utilitário. Como não consegui instalar o MacOS usando esse método resolvi utilizar um pendrive para a instalação. Não tenho nenhum outro Mac de fácil acesso portanto segui alguns tutoriais e baixei a imagem do sistema MacOS El Capitan no windows e utilizei a ferramenta TransMac para "instalar" a imagem no meu pendrive de 16GB. Após a instalação da imagem no pendrive conectei o mesmo no meu Macbook e inciei o sistema pressionando Options para acessar a tela de boot, selecionei o meu pendrive e inciei a instalação. Logo após iniciar a instalação aparece o erro "Nenhum pacote adequado para instalação encontrado". Novamente pesquisando encontrei uma possível solução: Verificar se a data do sistema está correta. Abrindo o terminal executei o comando date e realmente a hora estava errada, ajustei a hora utilizando o comando date novamente, agora com a hora certa reiniciei a instalação e novamente o mesmo erro, ao verificar a data estava novamente com o horário errado. Outra solução que encontrei foi configurar a data para o lançamento do OS, portando setei a data para 30 de setembro de 2015. Agora ele nem mesmo reconhece mais o pendrive com a imagem na tela de boot. Existe alguma forma de resolver esse problema? Desde já agradeço.
Igor Augusto Postado 12 de setembro de 2020 Autor Denunciar Postado 12 de setembro de 2020 Detalhe: Quando tento instalar o MacOS El Capitan pelos utilitários é necessário logar com o ID Apple, após logar recebo o erro: "Esse item está temporariamente indisponível".
BetoGaleazzo Postado 12 de setembro de 2020 Denunciar Postado 12 de setembro de 2020 (editado) Realmente, para instalar estes sistemas mais antigos com certificados expirados precisa alterar a data pelo Terminal, porém não precisa reiniciar, apenas fechar o Terminal e tentar instalar novamente. Você também precisa desconectar do WiFi (canto superior direito do instalador), pois a instalação tenta verificar a validade dos certificados junto ao servidor da Apple quando existe conexão com a internet. Eu sempre coloco data e horário corretos, porém com anos diferentes. Se não rolar com o ano do lançamento tento o ano anterior, ou seguinte, e vou tentando outros anos. Se não está dando certo mesmo assim, pode ser a instalação mesmo. Não há garantia de que a instalação criada pelo Windows irá funcionar. Por exemplo, não é culpa dos seus ajustes de data e horário que ele deixou de ser reconhecido no boot! Sinal que essa instalação USB não está correta. Aliás, não tem porque instalar o El Capitan. Seu aparelho é compatível com o High Sierra, que é por sinal uma das versões mais estáveis até hoje. O mais indicado é usar outro Mac mesmo, baixando a DMG do macOS e fazendo com o método createinstallmedia. https://themacgo.com/macos-high-sierra-10-13-6-dmg-mac-free-download-iso/ https://support.apple.com/pt-br/HT201372 EDIT: com o High Sierra também precisa desconectar o WiFi e atrasar data. Editado 12 de setembro de 2020 por BetoGaleazzo Igor Augusto 1
Igor Augusto Postado 12 de setembro de 2020 Autor Denunciar Postado 12 de setembro de 2020 1 minuto atrás, BetoGaleazzo disse: Realmente, para instalar estes sistemas mais antigos com certificados expirados precisa alterar a data pelo Terminal, porém não precisa reiniciar, apenas fechar o Terminal e tentar instalar novamente. Você também precisa desconectar do WiFi (canto superior direito do instalador), pois a instalação tenta verificar a validade dos certificados junto ao servidor da Apple quando existe conexão com a internet. Eu sempre coloco data e horário corretos, porém com anos diferentes. Se não rolar com o ano do lançamento tento o ano anterior, ou seguinte, e vou tentando outros anos. Se não está dando certo mesmo assim, pode ser a instalação mesmo. Não há garantia de que a instalação criada pelo Windows irá funcionar. Por exemplo, não é culpa dos seus ajustes de data e horário que ele deixou de ser reconhecido no boot! Sinal que essa instalação USB não está correta. Aliás, não tem porque instalar o El Capitan. O mais indicado é usar outro Mac mesmo, baixando a DMG do macOS e fazendo com o método createinstallmedia. https://themacgo.com/macos-high-sierra-10-13-6-dmg-mac-free-download-iso/ https://support.apple.com/pt-br/HT201372 Olá, Obrigado pelas informações! Você comentou que não é necessário instalar o El Capitan, como meu Macbook é antigo imaginei que ele não suportasse as versões mais recentes como High Sierra, vou tentar instalar com uma versão mais recente utilizando o windows, caso não consiga vou enviar a uma assistência apple, já que não possuo acesso a nenhum outro mac para instalar a imagem. De qualquer forma muito obrigado! BetoGaleazzo 1
BetoGaleazzo Postado 12 de setembro de 2020 Denunciar Postado 12 de setembro de 2020 Agora, Igor Augusto disse: Olá, Obrigado pelas informações! Você comentou que não é necessário instalar o El Capitan, como meu Macbook é antigo imaginei que ele não suportasse as versões mais recentes como High Sierra, vou tentar instalar com uma versão mais recente utilizando o windows, caso não consiga vou enviar a uma assistência apple, já que não possuo acesso a nenhum outro mac para instalar a imagem. De qualquer forma muito obrigado! O MacBook Pro 2011 aceita sim o High Sierra oficialmente, e é um ótimo OS. A ideia da assistência técnica é uma boa ideia, abrir o Mac e verificar se já foi feito algum procedimento anterior caso você não conheça o histórico dele (geralmente Macs desse ano já foram abertos por algum motivo pelo menos uma vez). Aproveitar e fazer uma limpeza interna para remover a sujeira da placa, saídas de ar, dissipadores, e também fazer a troca da pasta térmica. Também para instalar o OS, caso não consiga com o Windows. Não sei de onde é, mas caso queira me enviar seu aparelho, entre em contato e dou uma geral nele. Abrs. Igor Augusto 1
beatrizbraz Postado 12 de maio de 2021 Denunciar Postado 12 de maio de 2021 Em 12/09/2020 at 18:23, Igor Augusto disse: Olá, Comprei um Macbook Pro 2011 recentemente para trabalho, na máquina estavam instaladas alguns programas portanto resolvi formata-lo. Após algumas pesquisas tentei formatar utilizando o método de acessar o utilitário de disco, formatar o SSD e instalar o MacOS El Capitan pelo próprio utilitário. Como não consegui instalar o MacOS usando esse método resolvi utilizar um pendrive para a instalação. Não tenho nenhum outro Mac de fácil acesso portanto segui alguns tutoriais e baixei a imagem do sistema MacOS El Capitan no windows e utilizei a ferramenta TransMac para "instalar" a imagem no meu pendrive de 16GB. Após a instalação da imagem no pendrive conectei o mesmo no meu Macbook e inciei o sistema pressionando Options para acessar a tela de boot, selecionei o meu pendrive e inciei a instalação. Logo após iniciar a instalação aparece o erro "Nenhum pacote adequado para instalação encontrado". Novamente pesquisando encontrei uma possível solução: Verificar se a data do sistema está correta. Abrindo o terminal executei o comando date e realmente a hora estava errada, ajustei a hora utilizando o comando date novamente, agora com a hora certa reiniciei a instalação e novamente o mesmo erro, ao verificar a data estava novamente com o horário errado. Outra solução que encontrei foi configurar a data para o lançamento do OS, portando setei a data para 30 de setembro de 2015. Agora ele nem mesmo reconhece mais o pendrive com a imagem na tela de boot. Existe alguma forma de resolver esse problema? Desde já agradeço. Oi Igor, tudo bem? Estou com um problema parecido, conseguiu resolver?
ricardoviniciusbr Postado 12 de maio de 2021 Denunciar Postado 12 de maio de 2021 Em 12/09/2020 at 18:23, Igor Augusto disse: Olá, Comprei um Macbook Pro 2011 recentemente para trabalho, na máquina estavam instaladas alguns programas portanto resolvi formata-lo. Após algumas pesquisas tentei formatar utilizando o método de acessar o utilitário de disco, formatar o SSD e instalar o MacOS El Capitan pelo próprio utilitário. Como não consegui instalar o MacOS usando esse método resolvi utilizar um pendrive para a instalação. Não tenho nenhum outro Mac de fácil acesso portanto segui alguns tutoriais e baixei a imagem do sistema MacOS El Capitan no windows e utilizei a ferramenta TransMac para "instalar" a imagem no meu pendrive de 16GB. Após a instalação da imagem no pendrive conectei o mesmo no meu Macbook e inciei o sistema pressionando Options para acessar a tela de boot, selecionei o meu pendrive e inciei a instalação. Logo após iniciar a instalação aparece o erro "Nenhum pacote adequado para instalação encontrado". Novamente pesquisando encontrei uma possível solução: Verificar se a data do sistema está correta. Abrindo o terminal executei o comando date e realmente a hora estava errada, ajustei a hora utilizando o comando date novamente, agora com a hora certa reiniciei a instalação e novamente o mesmo erro, ao verificar a data estava novamente com o horário errado. Outra solução que encontrei foi configurar a data para o lançamento do OS, portando setei a data para 30 de setembro de 2015. Agora ele nem mesmo reconhece mais o pendrive com a imagem na tela de boot. Existe alguma forma de resolver esse problema? Desde já agradeço. Altera a data do mac pelo terminal, eu sempre coloco alguma data lá por 2016 ... não lembro como faz o comando mas pode pesquisar no google ... acho que se fizer isso vai funcionar ...
ricardoviniciusbr Postado 12 de maio de 2021 Denunciar Postado 12 de maio de 2021 3 horas atrás, ricardoviniciusbr disse: Altera a data do mac pelo terminal, eu sempre coloco alguma data lá por 2016 ... não lembro como faz o comando mas pode pesquisar no google ... acho que se fizer isso vai funcionar ... Na verdade eu falei sobre a data e agora que vi que vc ja fez isso, o engraçado é que eu estava instalando mojave em uma máquina 2011 e deu o mesmo erro que vc relatou, aí atrasei a data para 2016 e a instalação foi normal, por isso comentei.
Wagner Ferreira Postado 17 de agosto de 2022 Denunciar Postado 17 de agosto de 2022 Estou com um MacbookPro 5,5 - 2009, estou com o mesmo problema para instalar o El Capitan, alguma dica? infelimente não tenho outro mac para fazer o pen drive de boot
marcosfisica Postado 18 de outubro de 2022 Denunciar Postado 18 de outubro de 2022 (editado) ressuscitando o tópico, porque pode ser útil pra muita gente. esse lance da data tá meio bizarro. só alterar a data do sistema pra uma data mais próxima do lançamento do El Capitan parece não funcionar mais. nesse momento estou instalando o El Capitan em um MacBook 2008. estou ha uma meia hora brincando com datas, já botei datas de 2015, 2016, 2018, etc....aleatoriamente, nada. sempre dando erro. tudo isso com o wifi desligado claro. agora coloquei a data de hoje, data e hora correta, mantive o wifi desligado, e funcionou. não me pergunte porque. 🤷♂️ as vezes acho que o instalador do Mac OS está apenas trolando a gente e quer que a gente fique brincando de mudar a data no terminal. alguém me explica porque esse problema/erro só acontece com o El Capitan, Sierra, High Sierra, etc? vivo instalando Tiger, Leopard, Snow Leopard nos meus macs velhos e nunca tive esse problema. Editado 18 de outubro de 2022 por marcosfisica
Wallace García Postado 27 de novembro de 2022 Denunciar Postado 27 de novembro de 2022 Bom dia gente, preciso da ajuda de vocês pois estou desesperado rs Fui tentar atualizar meu mac mid 2009 que estava com o El Capitan para o Catalina seguindo um tutorial no YouTube... Baixei o patcher tudo ok, transferi para um pen drive, e pediu para eu iniciar o mac segurando a tecla option, para inciair com o pendrive e seguir a instação do catalina, porém, nada aconteceu e ele ligou normal, depois tentei com as teclas comand e R e deu, porém nenhuma opção de inciar com o pendrive, dai o burro aqui resolveu apagar todo o hd do mac, conclusão, agora o mac não liga, liga na tela que aparece as opções de ultilitário, reinstalar o macos (o el capitan) porém quando tento instalar, fala que não está mais disponivel, e quando desligo o wifi, ai pede pra ligar pra seguir com a instalação... Estou sem saber o qe fazer, me ajudem pelo amor de Deus, nãoo quero perder minha máquina, nem que seja pra instalar o windows nela...
marcosfisica Postado 27 de novembro de 2022 Denunciar Postado 27 de novembro de 2022 Criou o pendrive seguindo qual tutorial? Liga o mac com o pendrive conectado no usb e mantem a tecla option apertada até aparecer as opções de boot na tela. Aí seleciona o pendrive e aperta enter.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora