Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

marcosfisica

Membros
  • Total de itens

    667
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    43

Tudo que marcosfisica postou

  1. pelo createinstallmedia é literalmente só copiar e colar no terminal o comando que está no link que eu postei. só tem que substituir o nome do volume (pendrive). baixa o High Sierra pela App Store e usa o createinstallmedia.
  2. Boa noite galera; como já postei várias vezes por aqui, eu tenho uma pequena coleção de macs antigos e curto mexer neles de vez em quando. Não sou técnico, mas conheço um pouco de eletrônica e as vezes me meto a tentar consertar alguma coisa. Porém, enfrento um pouco de dificuldade pra encontrar os diagramas esquemáticos das logic boards. Alguém sabe onde se pode baixar essas coisas? Entendo que para macs atuais há um mercado pra esse tipo de coisa, e quem ganha a vida como técnico não queira compartilhar isso pra não perder um possível cliente. Mas eu estou procurando esses diagramas pra macs antigos, powerpc. Acredito que nenhum técnico hoje ganhe dinheiro consertando esses macs. Então será que consigo achar esses schematics pra baixar em algum lugar? No momento estou procurando o da logic board de um iBook G4 14", logic board é a 820-1646-A. Algum técnico aí que saiba me dar uma luz? @BetoGaleazzo? Abraço
  3. no link que eu postei do Dosdude tem todas as instruções. se nao me engano tem que instalar uma atualização de firmware pra poder instalar o Catalina. porém, se voce instalar o High Sierra não precisa, porque ele já instala essa atualizacao de firmware. cara, não sei que erro tá dando. posta algum print aí. mas gerar o usb de boot nessas versões mais novas é extremamente simples com o createinstallmedia. confere se voce não tá fazendo nada errado aí, digitando o comando errado, algo do tipo.
  4. fala Mauro; eu consegui resolver. achei um cara vendendo um teclado desse no mercado livre. paguei acho que 50 pila. tá funcionando de boa. to com o teclado antigo original dele aqui guardado. tem interesse? funciona perfeito mas é um layout estranho ingles/japones.
  5. opa. funcionou entao? instalou o mac os? pelo serial, seu mac é esse aqui: https://everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-2-duo-2.66-aluminum-13-mid-2010-unibody-specs.html nativamente vai até o 10.13 - High Sierra (excelente sistema. eu recomendaria usar esse). mas pelo que vi dá pra rodar até o Catalina com o patch do Dosdude: http://dosdude1.com/catalina/ Eu testaria o High Sierra. Se voce já conseguiu instalar e tá rodando o Lion, criar o pendrive do High Sierra é molezinha: https://support.apple.com/pt-br/HT201372
  6. o SSD tá instalado na maquina né? boota pelo usb, quando chegar na tela de "os x utilities" vai em utilitário de disco. ali deve aparecer teu ssd. aí formata ele como mac os expandido. quando terminar a formatação encerra o utilitario de disco. vai voltar pra tela inicial de "os x utilities". aí vai em "reinstalar mac os x". deveria aparecer teu ssd.
  7. qual processo? de criar um pendrive de boot? com o pendrive de boot voce só precisa ligar o mac segurando option e selecionar o boot no pendrive. a partir daí seguir o processo de instalação. se o usb nao aparece como boot segurando option é porque deu algum erro com o processo de criação do pendrive de boot. pela minha experiência, 99,9999999999999% das vezes é problema do pendrive. tenta com outro pendrive. voce tá tentando criar o pendrive de boot com o Lion baixado de onde? direto da apple ou dessa pagina que eu coloquei o link? voce tá tentando criar o pendrive de boot em que computador? outro mac ou pc? existe maneiras de diminuir o tamanho da instalação do os x pra caber num dvd comum de 4 GB, mas é algo meio trabalhoso. eu particularmente nunca fiz. encontra dvd dual layer fácil no ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1810686356-10-midia-virgem-dual-layer-maxprint-logo-dvdr-_JM#position=1&search_layout=grid&type=item&tracking_id=6098a1a0-26ef-4f4a-a358-b4f1902ef08f outra coisa, que mac é o seu? é um A1279 mesmo? é um XServer?
  8. baixa o Lion daqui: https://macinstallers.tech/#downloads atente que pros arquivos zipados ele sugere usar o Unarchiver pra descompactar. e segue esse procedimento aqui (no video o cara faz pro snow leopard, mas pro lion é a mesma coisa: Se tiver um mac com drive optico, vou te falar que pra esses sistemas mais antigos é mais fácil gravar um CD/DVD. A instalação vai ser um pouco mais lenta mas vai dar menos problema. agora que vi o código que voce colocou, A1279. Tem certeza que é isso mesmo? voce comprou um Xserver?
  9. voce instalou na pasta aplicativos certo? arrastou lá pra dentro o firefox e o bittorrent. agora essas imagens que ficaram montadas ou arquivos de instalacao na area de trabalho é so desmontar e deletar.
  10. Bom, eu acho que isso aqui pode ter te causado sérios problemas. Infelizmente tem a chance de ter queimado alguma coisa na placa. Há alguns testes que você pode fazer antes de levar em um técnico. Alguns o pessoal já sugeriu aqui: 1) Tenta ligar sem memória nenhuma. O cooler tem que ligar e o mac tem que fazer uns "beeps": https://support.apple.com/pt-br/HT202768 2) Reseta a SMC: https://macmagazine.com.br/post/2021/04/15/como-resetar-o-smc-de-macs/ Em notebooks com baterias não removíveis O processo a seguir vale para MacBooks Pro lançados no período entre meados de 2009 e 2017, MacBooks Air lançados em 2017 ou anteriormente e todos os modelos de MacBooks, excluindo o modelo de 13″ de meados de 2009. Dito isso, desligue o Mac e pressione essa combinação de teclas: ⇧ ⌃ ⌥. Enquanto estiver fazendo isso, mantenha o botão de energia igualmente pressionado. As quatro teclas devem permanecer assim por dez segundos. Depois, solte-as e ligue o Mac normalmente. 3) Testa individualmente cada pente de memória em cada slot. 1 pente no slot 1, depois o mesmo pente no slot 2. Depois com o outro pente, etc. Com isso você descobre se há algum problema com algum pente de memória ou com algum slot. Faz isso com as memórias antigas que você sabe que funcionam e com as novas. 4) Leva em um bom técnico que possa dar uma olhada na placa. As vezes deu algum curto e queimou algum componente relativamente simples e barato de trocar. Não custa tentar. PS: uma dica meio boba, mas vai que né? Dá uma conferida se por acidente não tem nenhum cabo desconectado/desplugado na placa. Desconecta e conecta a bateria de novo (usa algo de plástico pelo amor de deus!), esse tipo de coisas. Parece bobagem mas as vezes ao desmontar voce sem querer desconectou alguma outra coisa. Algum sensor de temperatura por exemplo, coisas do tipo.
  11. esse mac não roda o Mojave. se não estou enganado a última versão que ele consegue rodar é o Lion (10.7). o MacBook 2006 é 32 bits, não consegue dar boot em sistemas 64. portanto só vai até o Lion mesmo. te recomendo fortemente ficar no Snow Leopard (10.6), muito mais leve e estável que o Lion. abraço
  12. dá ma pesquisada no ML quanto o pessoal anda pedindo nesse modelo. Aí vê quanto custa uma tela no ML mesmo e a troca em uma assistência. Assim você tem uma idéia de quanto abater do preço médio pedido por esse seu modelo. Acho que é o melhor jeito.
  13. ué, o hdd não tem o sistema instalado. então não vai dar boot mesmo. você precisa dar boot em um disco ou pendrive de instalação do Mac OS, formatar o disco novo no utilitário de disco e reinstalar o sistema.
  14. Um off-topic aqui... que coisa mais linda essa tua resposta @BetoGaleazzo! Esse tipo de coisa é o que faz os fóruns de internet como esse tão valiosos! O cara fez uma pergunta, voce se deu ao trabalho de dar uma resposta elaborada. Pensou no que escrever, como escrever, "organizou os pensamentos" e baseado em seu conhecimento e experiência forneceu informações que serão valiosíssimas para o interessado (e futuros que irão procurar por isso e achar essa resposta). Enfim, por isso precisamos manter esses espaços. Eu tenho medo que a gente esteja perdendo esse tipo de coisa. As gerações mais novas estão imersas em uma cultura do imediatismo. Não tem paciência pra ler nada, não assiste vídeo de mais de 10 min no Youtube (vide o sucesso do Tiktok e seus vídeos de alguns segundos), se acostumaram a postar coisas rápidas e superficiais em Twitter e Facebook. Enfim, vida longa aos fóruns como este e aos usuários que se dedicam a contribuir com estes espaços! Abc
  15. bora juntos amanha @NoAlarms? Vai rolar uma "Live da Velharia" no meu canal! https://www.youtube.com/watch?v=AM7NDXQNVIg&feature=emb_title
  16. 10300 não é a frequência não. se não me engano essas memorias 10600 sao as de 1333 MHz. em teoria, se voce colocar duas memorias de frequências diferentes o computador vai reconhecer e fazer ambas funcionarem na frequências menor. poreeeeeemmmmm, macs são chatos com memoria. e as vezes duas memorias diferentes dá pau. mas, se voce comprou uma de 8 GB esquece essas de 2GB. coloca só a de 8 gb. vc tem apenas 2 shots disponíveis né? colocar 10 gb (a nova de 8 e uma dessas 2) não vai dar diferença nenhuma de desempenho em relação a ter só 8GB, e é capaz de dar problema. eu vou mexer no meu mini amanha a noite. fazer uma livezinha. acompanha e vamos mexendo juntos.
  17. e ae @NoAlarms, meteu a mão no bichinho? deu certo?
  18. eu só consigo testar isso semana que vem. mas se voce está com todos equipamentos aí pode testar isso fácil. deixa teu time capsule ligado e roteando, mas conecta teu mac no wifi do teu roteador novo e vê se o time machine ainda funciona. abraço. não sei se entendi. voce está dizendo que o time machine no mac reconhece e faz backup em outro roteador com armazenamento que não seja o time capsule? não sabia disso não. achei que o time machine só via o time capsule. abraço
  19. eu acho que pra fazer o backup o mac tem que conectar na rede do time capsule. mas não tenho certeza. posso testar isso em casa semana que vem.
  20. honestamente, eu uso iPhone e na minha opinião o que pesa a favor dele é a integração no ecossistema da apple. a combinação iPhone-mac-ipad é espetacular através do iCloud. em termos de hardware, não acho que o iPhone seja muito melhor que outros celulares. tem aparelhos Android muito bons por aí, no mesmo nível que iPhone. mas eu acho que a experiência do ecossistema apple voce não tem em outro lugar. e isso conta muito. mas falando em termos de hardware mesmo, acho que atualmente o iPhone não tem nada de especial que outros aparelhos não tenham. não é como o iPad por exemplo. o iPad é um baita produto, melhor que qualquer outro tablet do mercado. mas se voce comparar um iPhone com um celular top de linha da samsung, Xiaomi, Asus, etc, que grande diferença tem em termos de hardware? nenhuma, ou ao menos nada que justifique o valor exorbitante do iPhone.
  21. eitcha...que coisa bizarra! no iCloud nas preferencias do sistema não tem nada da conta do cara certo? eu ia dizer que era algum problema com a formatação, sugerir de fazer uma formatação "segura" , aquela que escreve zeros no disco, mas se tá aparecendo no teu iPhone é algo relacionado ao iCloud. que troço bizarro bicho, nunca vi isso. deu uma jogada no google pra ver se acha algo?
  22. qualquer hora vou testar esse Pop OS. vi um vídeo do Diolinux se derretendo por ele! hehehe
  23. tem outro tópico com essa discussão aqui no forum: é preciso diferenciar choque com descarga estática. se voce fica constantemente sentindo choque quando está em contato com a carcaça isso não é normal. tenta inverter o plug na tomada, as vezes resolve. enfim, dá uma lida nesse tópico que postei aí porque tem coisa muito interessante lá e vai te ajudar a esclarecer as dúvidas.
  24. cara, eu tb tenho problema de carcaça energizada com um velho MacBook Pro 2008. se eu usar essa ponta de pino chato e estiver descalço sinto choque na carcaça. porém se eu usar a ponta com 3 pinos no padrão americano, ai não tenho esse problema. eu acredito que é algum problema com aterramento. tua rede elétrica aí tem terra? se puder faz o teste usando o plug com 3 pinos americano original dele. compra um adaptador que também tenha saída de 3 pinos mas pro padrão brasileiro.
  25. tem ainda um Linux "com cara" de Mac OS. o Elementary OS. É extremamente bonito e muito rápido. Recomendo também pra quem quer testar. https://elementary.io/pt_BR/
×
×
  • Criar Novo...