Saulo Lotif Postado 27 de junho de 2023 Denunciar Compartilhar Postado 27 de junho de 2023 Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Estou com uma dúvida, estou com a intenção de comprar uma nova GPU para o meu Mac Pro 5.1 (mid 2010), So que essa nova GPU será necessário utilizar alimentação adicional para funcionar... E de tanto pesquisar fiquei com mais dúvida ainda. Tem sites que falaram sobre essas portas PCIE AUX e sites que ditam ligar o cabo diretamente na fonte... Aí para ter certeza estou aqui hoje com essa dúvida! Qual a informação que uso? O uso das portas (PCIE AUX A/B) ou (ligação direta na Fonte)? Antonio_M_A_S 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
pollaris Postado 29 de junho de 2023 Denunciar Compartilhar Postado 29 de junho de 2023 Em 27/06/2023 at 11:55, Saulo Lotif disse: Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Estou com uma dúvida, estou com a intenção de comprar uma nova GPU para o meu Mac Pro 5.1 (mid 2010), So que essa nova GPU será necessário utilizar alimentação adicional para funcionar... E de tanto pesquisar fiquei com mais dúvida ainda. Tem sites que falaram sobre essas portas PCIE AUX e sites que ditam ligar o cabo diretamente na fonte... Aí para ter certeza estou aqui hoje com essa dúvida! Qual a informação que uso? O uso das portas (PCIE AUX A/B) ou (ligação direta na Fonte)? Fala Saulo ! NOTA: Cara eu tive um Mac Pro 5.1 com tudo no talo, 12 núcleos, 128GB de RAM, RX 580 8GB, SSD PCIe, etc. mas vendi e com o dinheiro peguei um MacBook Pro 13" M1 e vou dizer, melhor coisa que fiz na vida, só me arrependi de não ter feito isso antes de gastar um bom dinheiro com upgrades que no fundo nunca tornariam essa máquina párea às atuais. Mas indo ao seu ponto, tudo vai depender da GPU que você quer instalar. O Mac Pro 4.1/5.1 possui capacidade nominal para uma GPU de até 225W, são 75W do Slot PCIe + 75W do PCIe AUX1 + 75W do PCIe AUX2, essa é a margem segura e dentro das especificações técnicas do equipamento. Se quiser "estressar" um pouco as condições operacionais da máquina, os conectores mini 6 pinos PCIe AUX podem fornecer (cada) no limite máximo teórico do Mac Pro 120W antes do sistema colapsar e executar o shutdown por segurança, considerando esses parâmetros você poderia instalar uma GPU que consuma no máximo 300W, já vi casos onde essa margem "extrema" funcionou sem maiores problemas e também já vi casos onde os shutdowns eram constantes. Neste caso eu consideraria também usar um EVGA PowerLink para balancear a alimentação. Acima desse limiar de potência a recomendação mais segura é fazer sim o Pixlas mod (alimentação da GPU através de cabos conectados diretamente da fonte de alimentação sem passar pela logic board). Há ainda outras formas de extrair alimentação, por exemplo, o uso das portas SATA (cada uma fornece 54W), usar uma fonte de alimentação externa, etc...etc.... Como anunciei na NOTA, eu não acho que hoje em dia compense investir dinheiro num Mac Pro 5.1 e falo por minha própria experiência, ao longo dos anos que tive meu Mac Pro 2010 investi uma boa grana em upgrades e melhorias, até que a Apple com o macOS Mojave encerrou oficialmente o suporte a ele. Depois de quase 6 meses anunciado, finalmente consegui vendê-lo por 1/3 do que efetivamente valia, foi mais negócio vendê-lo barato do que mantê-lo parado ! Hoje estou feliz da vida com um setup minimalista e portátil tão potente e responsivo quanto o Mac Pro mesmo em seus dias mais gloriosos ! Antonio_M_A_S 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Antonio_M_A_S Postado 30 de junho de 2023 Denunciar Compartilhar Postado 30 de junho de 2023 (editado) Em 27/06/2023 at 11:55, Saulo Lotif disse: Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Estou com uma dúvida, estou com a intenção de comprar uma nova GPU para o meu Mac Pro 5.1 (mid 2010), So que essa nova GPU será necessário utilizar alimentação adicional para funcionar... E de tanto pesquisar fiquei com mais dúvida ainda. Tem sites que falaram sobre essas portas PCIE AUX e sites que ditam ligar o cabo diretamente na fonte... Aí para ter certeza estou aqui hoje com essa dúvida! Qual a informação que uso? O uso das portas (PCIE AUX A/B) ou (ligação direta na Fonte)? Recomendo M1 ou posterior etc, como já disse tudo nosso amigo @pollaris Editado 30 de junho de 2023 por Antonio_M_A_S Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Saulo Lotif Postado 30 de junho de 2023 Autor Denunciar Compartilhar Postado 30 de junho de 2023 15 horas atrás, pollaris disse: Fala Saulo ! NOTA: Cara eu tive um Mac Pro 5.1 com tudo no talo, 12 núcleos, 128GB de RAM, RX 580 8GB, SSD PCIe, etc. mas vendi e com o dinheiro peguei um MacBook Pro 13" M1 e vou dizer, melhor coisa que fiz na vida, só me arrependi de não ter feito isso antes de gastar um bom dinheiro com upgrades que no fundo nunca tornariam essa máquina párea às atuais. Mas indo ao seu ponto, tudo vai depender da GPU que você quer instalar. O Mac Pro 4.1/5.1 possui capacidade nominal para uma GPU de até 225W, são 75W do Slot PCIe + 75W do PCIe AUX1 + 75W do PCIe AUX2, essa é a margem segura e dentro das especificações técnicas do equipamento. Se quiser "estressar" um pouco as condições operacionais da máquina, os conectores mini 6 pinos PCIe AUX podem fornecer (cada) no limite máximo teórico do Mac Pro 120W antes do sistema colapsar e executar o shutdown por segurança, considerando esses parâmetros você poderia instalar uma GPU que consuma no máximo 300W, já vi casos onde essa margem "extrema" funcionou sem maiores problemas e também já vi casos onde os shutdowns eram constantes. Neste caso eu consideraria também usar um EVGA PowerLink para balancear a alimentação. Acima desse limiar de potência a recomendação mais segura é fazer sim o Pixlas mod (alimentação da GPU através de cabos conectados diretamente da fonte de alimentação sem passar pela logic board). Há ainda outras formas de extrair alimentação, por exemplo, o uso das portas SATA (cada uma fornece 54W), usar uma fonte de alimentação externa, etc...etc.... Como anunciei na NOTA, eu não acho que hoje em dia compense investir dinheiro num Mac Pro 5.1 e falo por minha própria experiência, ao longo dos anos que tive meu Mac Pro 2010 investi uma boa grana em upgrades e melhorias, até que a Apple com o macOS Mojave encerrou oficialmente o suporte a ele. Depois de quase 6 meses anunciado, finalmente consegui vendê-lo por 1/3 do que efetivamente valia, foi mais negócio vendê-lo barato do que mantê-lo parado ! Hoje estou feliz da vida com um setup minimalista e portátil tão potente e responsivo quanto o Mac Pro mesmo em seus dias mais gloriosos ! Que legal! Parabéns👏 No caso eu já tenho um MacBook Air para portabilidade. Esse Mac Pro eu uso para várias coisas como jogos e edição... Para não ter limitação de sistema já não uso o Mac OS, consegui instalar e fazer o Windows 10 funciona perfeitamente nele e não tenho nada que reclamar.. até agora kk Tenho a intenção de usar a GTX 1060 de 6 GB. Pelo o que venho pesquisando ela tem um baixo consumo de energia e atende a carga de trabalho que vou exercer nele... Acho que não será necessário exceder o limite. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.