Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

8GB de memória RAM no Chip M1


LucasLubeck

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

 

Comprei um macbook air M1 com 8GB de RAM, meu uso sao algumas planilhas do Excel aber, abas no Chrome, sistema Sankhya e mais uns 2 sistemas, PDFs abertos, entre algumas coisas que preciso ter abertos devido ao meu trabalho. O PC nao trava, mas parece que esta bem sobrecarregado.

 

E notei que os 8GB de RAM parece que estao sofrendo, vou deixar um print aqui pra vcs verem se ela esta dando conta tranquilo, ou não, esse é meu primeiro macbook, sempre usei Windows, e sai de uma maquina i5 8 geração com 16gb de RAM com placa dedicada (notebook)

Sera que eu precisaria pular para um Air de 16GB de ram, pensando em ter meu Mac por varios anos afrente:

 

Estou tentando anexar a foto mas esta dando erro, a memoria esta usando 7,10GB de 8GB e tem 3,35GB de memoria comprimida. O gráfico esta amarelo.

 

Obrigado desde ja. 

 

Editado por LucasLubeck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Lucas, tudo certo?

Por experiência própria posso te dizer que Apps Cloud que precisam de aplicação local pra rodar dão uma judiada da RAM mesmo. Eu tinha um Pro 13.3" com M1 e 8Gb e acabei vendendo e comprado do Pro de 16" com M1 Pro.

Eu sentia a mesma coisa. O Mac precisa fadigado. Aquela sensação de fluidez e velocidade tinha se perdido, e infelizmente, a culpa é realmente da RAM. Por mais que pensemos que o SWAP da memória pro SSD vá ajuda, nada serão tão rápido quanto a memória unificada (RAM dos chips M qualquer coisa). 

Pelo ano que passei com o M1 e pelo ano que passei com o M1 Pro considero que posso dizer que propriedade que a mudança é sentida de forma muito clara e eu não recomendo Mac com 8gb de memória unificada a não ser que a pessoa vá utilizar o Mac para softwares que já estão definitivamente atualizados para o Apple Silicon, como os da Adobe, os editores de vídeo famosos, etc. Qualquer coisa que não esteja otimizado vai arrebentar com o desempenho do Mac por causa da RAM.

Eu sinceramente já estou até pensando em partir pro M1 Max pra ficar sossegado de vez. 32Gb de RAM ai sim é future-proof 

Enfim, se tiver condições de ir subir pra um Pro de 14" mesmo que seja com 16gb de RAM já estará muito bem servido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ramon alterou o título para 8GB de memória RAM no Chip M1
19 horas atrás, LucasLubeck disse:

Boa tarde pessoal,

 

Comprei um macbook air M1 com 8GB de RAM, meu uso sao algumas planilhas do Excel aber, abas no Chrome, sistema Sankhya e mais uns 2 sistemas, PDFs abertos, entre algumas coisas que preciso ter abertos devido ao meu trabalho. O PC nao trava, mas parece que esta bem sobrecarregado.

 

E notei que os 8GB de RAM parece que estao sofrendo, vou deixar um print aqui pra vcs verem se ela esta dando conta tranquilo, ou não, esse é meu primeiro macbook, sempre usei Windows, e sai de uma maquina i5 8 geração com 16gb de RAM com placa dedicada (notebook)

Sera que eu precisaria pular para um Air de 16GB de ram, pensando em ter meu Mac por varios anos afrente:

 

Estou tentando anexar a foto mas esta dando erro, a memoria esta usando 7,10GB de 8GB e tem 3,35GB de memoria comprimida. O gráfico esta amarelo.

 

Obrigado desde ja. 

 

Uso desde novembro de 2021, M1 básico e já fiz até uns usos pesados e nunca notei esse tipo de coisa, não é comum isso no tipo de uso que vc está fazendo; reseta ele e instala tudo novo, sem apps piratas de preferência, fica enxuto e não deve ter problema algum!

Eu sempre digo que, quem tem dinheiro deve pegar 16, 24 etc, quem não tem, pode ir de 8Gb, pois é o mais estável que já vi na vida (e silencioso), não vai achar um intel assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio_M_A_S disse:

Uso desde novembro de 2021, M1 básico e já fiz até uns usos pesados e nunca notei esse tipo de coisa, não é comum isso no tipo de uso que vc está fazendo; reseta ele e instala tudo novo, sem apps piratas de preferência, fica enxuto e não deve ter problema algum!

Eu sempre digo que, quem tem dinheiro deve pegar 16, 24 etc, quem não tem, pode ir de 8Gb, pois é o mais estável que já vi na vida (e silencioso), não vai achar um intel assim!

Pois é, eu lido com Air de 8Gb desde que saiu o M1, passando entre o M1 e M2 nunca tive qualquer problema e não tenho um uso que possa ser considerado leve. E tenho um amigo em situação quase igual, com um Mini M1 básico desde o lançamento (tendo saído de um Pro 15" 16/512).

Quando se fala em ir logo de 16Gb, tem que pensar que esse upgrade muitas vezes quase dobra o preço do Mac, então não é tão simples assim. Eu mesmo penso, por segurança, em pegar um com 16Gb quando pegar um Air de 15", mas isso porque estou sossegado no meu de 13 então posso ficar com ele até ter $ pra um de 15" com 16/512, ainda que isso leve um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GeekSauro disse:

esse upgrade muitas vezes quase dobra o preço do Mac, então não é tão simples assim.

Se eu tivesse dinheiro sobrando pegaria o melhor e mais longevo, mas com os preços praticados pela Apple, isso fica difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, esses preços da Apple distorcem um pouco a realidade. Perto do todo, alguns mil parecem pouco rsss. Eu mesmo esses dias estava pensando se pegava um iPhone 12 Pro ou um 14 Pro e me peguei pensando - são só 2500$ - só?! é dinheiro à beça por praticamente nada a mais rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, GeekSauro disse:

são só 2500$ - só?! é dinheiro à beça por praticamente nada a mais rss.

Sim, a gente vai perdendo a sensibilidade com os valores praticados, literalmente acostuma! Eu recomendo 13 comum pra todo mundo, detestei a linha 14, fiquei um tempo sem ele, achei que a terceira câmera nem me fez falta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um Air de entrada e, pra mim, os 8GB de ram performam surpreendentemente bem.. Uso pra navegação e as vezes pra emular uns jogos de PS2 via PCS2x e ele dá conta com um pé nas costas.

Como o pessoal falou acima, infelizmente os modelos de 16gb são muito caros e, caso você necessite dessa RAM extra, melhor ir logo pro Pro 14' de entrada e esquecer os Airs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é coisa do próprio sistema macos. 
Ele não é igual ao Windows, que só consome o que usa, ele já reserva uma quantidade de ram p os aplicativos funcionarem melhor. 
No Air de 8 gb o meu uso ocupava fácil os 7gb. 
No Pro de 16gb, meu uso tá ocupando 14gb. 
Tô usando mais coisa? Não, é só a forma que o sistema usa a memória. Como tem mais agora, ele usa mais para o cachê. 
O importante mesmo é ver se não tá sofrendo muita troca de memória em excesso (uso exorbitante do SSD como memória) e a “cor” da atividade. Se chegar direto à vermelha, é preocupante e realmente não está sendo suficiente. Mas no amarelo está ok ainda, se o uso do SSD não tá alto.

Se vc for pela ideia de administração de memória do Windows, você vai trocar por um com mais memória a cada mês e vai surtar. Às vezes nem tá dando sinais de lentidão, é só a sua cabeça preocupada com o uso que o sistema mostra de ram.  


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Isso é coisa do próprio sistema macos. 
Ele não é igual ao Windows, que só consome o que usa, ele já reserva uma quantidade de ram p os aplicativos funcionarem melhor. 
No Air de 8 gb o meu uso ocupava fácil os 7gb. 
No Pro de 16gb, meu uso tá ocupando 14gb. 
Tô usando mais coisa? Não, é só a forma que o sistema usa a memória. Como tem mais agora, ele usa mais para o cachê. 
O importante mesmo é ver se não tá sofrendo muita troca de memória em excesso (uso exorbitante do SSD como memória) e a “cor” da atividade. Se chegar direto à vermelha, é preocupante e realmente não está sendo suficiente. Mas no amarelo está ok ainda, se o uso do SSD não tá alto.

Se vc for pela ideia de administração de memória do Windows, você vai trocar por um com mais memória a cada mês e vai surtar. Às vezes nem tá dando sinais de lentidão, é só a sua cabeça preocupada com o uso que o sistema mostra de ram.  


 

Boa explicação! Passei a usar o Clean My Mac e percebo a máquina rodando suave mas o app toda hora apitando e mostrando uso excessivo de RAM rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um MBP M1 de 8gb e sentia que o Mac meio pesado durante meu trabalho que envolve planilhas gigantes de Excel. 
Aproveitei uma oportunidade e peguei um Air M1 com 16gb e posso te dizer que, no meu caso, a experiência foi outra. Mais responsivo, mais leve e com a mesma fluidez de sistema o tempo todo. 
 
Mas pelo preço dos M1 e M2 air/pro com 16gb, hoje eu iria de MBP 14” básico que lhe atenderia muito bem com a tela e o chip M1 superiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de trocar a máquina, sugiro que verifiques quais são os aplicativos que mais estão usando RAM. 

Prefira sempre usar aplicativos nativos para ARM, pois os que rodam via Rosetta acabam pesando mais em relação ao uso de memória. 
 

Se for possível, evite o Google Chrome, que historicamente é um browser muito pesado para Mac. O Brave e o MS Edge também usam o Chromium, mas são mais leves. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, CNunes disse:

Antes de trocar a máquina, sugiro que verifiques quais são os aplicativos que mais estão usando RAM. 

Prefira sempre usar aplicativos nativos para ARM, pois os que rodam via Rosetta acabam pesando mais em relação ao uso de memória. 
 

Se for possível, evite o Google Chrome, que historicamente é um browser muito pesado para Mac. O Brave e o MS Edge também usam o Chromium, mas são mais leves. 

Ainda tem o mais comilão de todos: WhatsAppWeb. Uma bomba kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Boa explicação! Passei a usar o Clean My Mac e percebo a máquina rodando suave mas o app toda hora apitando e mostrando uso excessivo de RAM rs

Eu desativei a notificação de ram cheia era um saco .

1 hora atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Ainda tem o mais comilão de todos: WhatsAppWeb. Uma bomba kkkk

Eu uso Safari e Firefox .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram acima, o gerenciamento de memória do MacOS é diferente. Eu tenho o M1 básico e eu me guio mais pelo Swap (se tiver fazendo muito, eu dou uma olhada se tem algum app consumindo demais). Recentemente, eu detectei um. Eu desinstalei. Reiniciei o Mac e está tudo certo. Eu tb geralmente uso os apps nativos, com o Safari.

 

Agora, é óbvio que o modelo com 16 gb de ram é o mais adequado pensando em longevidade. Irei fazer que nem o GeekSauro: manterei o meu, enquanto vou guardando dinheiro tranquilamente para trocar por um de 16 GB. Sinto necessidade disso agora? Não! E talvez nem sinta tão cedo, ainda mais que o próximo MacOS, pelo menos na Beta, tá parecendo mais leve. Mas um pouco mais de RAM me dará mais tranquilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, independente de ser Windows ou Mac, ARM ou não, RAM é RAM e se tiver disponível, o sistema vai usar.

RAM sem uso é RAM desperdiçada. O próprio sistema vai analisando o padrão de uso e se a pessoa fechar um programa que ela usa com frequência, e tiver RAM disponível, o sistema vai deixar os arquivos lá, para que se o usuário o abra novamente, vai ser ligeiramente mais rápido pois os arquivos já estarão carregados na RAM. 

Por mais que 8GB possa dar conta para muitos, é uma quantidade muito pouca de RAM. E RAM quando acaba, o sistema vai ter que lidar para liberar mais espaço, seja jogando os arquivos para o SSD, comprimindo, etc... RAM nunca é demais e quando ela falta, acaba influenciando em todo o desempenho geral da máquina. 

Pensando em um uso de no mínimo 5 anos de qualquer notebook, seja ele Windows ou Mac, o mínimo do mínimo atualmente são 16GB recomendados para não ter que se preocupar muito com RAM nos próximos anos. Se fizer uso intenso de PS, Premiere, Final Cut e outros, 16GB dá conta, mas pensando na longevidade, 32GB seria o ideal. 

Pode parecer exagerado, mas basta ver o que a Adobe recomenda para o Premiere hoje. Se puder pegar o recomendado atualmente para um programa bem pesado como o Premiere, seu Mac vai ter um bom desempenho nos próximos anos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...