Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação MacBook em 2023


ferrari

Posts Recomendados

Olá, pessoal 

tenho um MacMini Intel 2020 e gostaria de um computador portátil. 
 

Sou professor e meu uso é essencialmente de escritório: suíte Google pelo navegador, suíte Office, reuniões em Meet e Zoom e textos em LaTEX. 

o que faço mais pesado no computador é rodar o Chrome rs! Como preciso de espaço para trabalhar, um muito um monitor 4k 27” rodando o intermediário entre 4k e 1440p. 
 

Tenho a sensação de que um Air m1 daria com sobra para o meu uso. Meu receio é, apenas, ter que trocar de computador rápido demais. Meu iMac 98 e iMac 08 ficaram comigo por 10 anos.

Vi o Air M2 e tem aquele SSD “lento”, não sei se vale a pena. E o Pro M1 é caro demais para o que uso. 
 

o que vcs recomendam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ferrari disse:

Vi o Air M2 e tem aquele SSD “lento”, não sei se vale a pena.

Não se deixe levar por números e pela galera do "benchmark é tudo". Não é nem de perto lento, e a maioria esmagadora dos usuários contemplados pela proposta do Air jamais notariam qualquer diferença na prática pra um M1 ou qualquer outro modelo. Pro uso que você descreveu, qualquer Mac com chip Apple vai ser a Ferrari que só vai até a padaria e volta, então realmente qualquer modelo vai te servir e te atender. O que resta definir é em termos de "bom negócio". O Air M1 é um ótimo computador, falo por experiência prática, mas se você tiver oportunidade de pegar um modelo mais recente e por um bom preço, pegue, porque aí entra na questão de ano de lançamento, preço, desvalorização (que é baixa, mas ainda existe) etc etc. Eu iria de Air M2, mas se você encontrar uma boa promoção do Air M1, pode comprar tranquilo. Volta e meia esse modelo aparece no Buscapé por 5000 e alguma coisa e ainda com cashback disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ferrari disse:

o que vcs recomendam ?

Eu recomendo o Air M1 básico, melhor compra que já fiz e hoje compraria de novo, assino AC+ anual (69), estou até pensando em não pagar mais, de tão confiável que a máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Air M1, tem desempenho de sobra e hoje em dia da pra encontrar por um preço excelente. No mesmo lugar que comprei os vendedores já estavam fazendo promoção por cerca de R$ 5.500 no pix do aparelho lacrado, notebook nenhum tem a mesma portabilidade e desempenho por este preço.

Tenho o meu há um ano e posso falar que não uso 50% do desempenho da máquina, sempre trabalho em ilustrações com folga e nunca me deixou na mão em tarefa alguma, e olha que utilizo a versão de 8 GB de Ram. Quem comprou no lançamento em 2020 e cuida bem com certeza terá um dispositivo que irá durar por 10 anos. Agora, se dinheiro não for problema, com certeza o M2 terá mais folga visando o futuro, vendo que a sua média de desempenho é 20% a mais do que o M1 na maioria das tarefas.

Como vai trabalhar com monitores externos 4k, já coloque na conta um hub USB que possibilita a passagem de 4k 60 fps pela porta Thunderbolt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o Air M1 vai suprir sua necessidade com folga, mas lembre-se para usar monitor externo terá que desembolsar na compra de um cabo usb-c/hdmi para conseguir os frame sem delay e sem precisar de hub. 

Possuo o Pro M1 e atende todas as necessidades, nem cogitei comprar o M2 por que ele aguenta ainda muitos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a resposta dos foristas. 
 

Meu monitor LG já recebe o sinal do meu MacMini pelo cabo USB-C. Então, eu nem precisaria de adaptador. 
 

Quanto aos preços, vou postar aqui o que tenho visto:

AirM1 R$5400 

Air M2 R$7600 

Não vou nem colocar o preço do Pro porque foge totalmente do que eu preciso/busco.

Aqui, galera, fico pensando se vale a pena os R$2200 extras… é bacana a ideia de comprar o último modelo e tal. Mas será que compensa? Fico pensando em gastar mais grana pra escrever texto no LaTEX e no Google DOCs 😄

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, ferrari disse:

Aqui, galera, fico pensando se vale a pena os R$2200 extras… é bacana a ideia de comprar o último modelo e tal. Mas será que compensa? Fico pensando em gastar mais grana pra escrever texto no LaTEX e no Google DOCs

Também fico coçando pra sempre comprar o último modelo, mas optei por economizar, como te disse, o M1 supre sem sombra de dúvida, se vc não tiver 2 mil sobrando, pode ir de M1 que vc vai ficar feliz por anos e anos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ferrari disse:

A garantia do MacBook começa a contar quando ativa ele, como dos iPhones e iPads? 

SIM, todo dispositivo inicia na data da ativação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ferrari disse:

Meu MacMini eu tive que mandar a nota. Pq a garantia tava uma semana antes de eu ter comprado. E olha que veio lacrado da fast shop 

Sim, aconteceu comigo duas vezes, é inconsistência do sistema mesmo; a gente tem que ligar pra corrigir a data e conseguir assinar AC+, nas duas vezes resolveram durante um telefone só, me enviaram o link, mandei a nota e corrigiu, uma hora depois estava tudo ok!

Sobre a data da compra ou data de validade do plano AppleCare - Suporte da Apple (BR)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2023 at 10:35, Antonio_M_A_S disse:

Sim, aconteceu comigo duas vezes, é inconsistência do sistema mesmo; a gente tem que ligar pra corrigir a data e conseguir assinar AC+, nas duas vezes resolveram durante um telefone só, me enviaram o link, mandei a nota e corrigiu, uma hora depois estava tudo ok!

Sobre a data da compra ou data de validade do plano AppleCare - Suporte da Apple (BR)

Então, mas quando a gente compra os computadores nesses importadores não vem com nota, né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ferrari disse:

Então, mas quando a gente compra os computadores nesses importadores não vem com nota, né ?

Sim, recibo resolve. Em outros países também tem um recibo equivalente a nota brasileira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2023 at 03:48, ferrari disse:

Vi o Air M2 e tem aquele SSD “lento”, não sei se vale a pena. E o Pro M1 é caro demais para o que uso. 

O SSD lento é melhor que o teu atual kkkkkk

Pq junta o “conjunto da obra”. Vc tem um SSD único e não dois (o que sim, traz mais velocidade), mas isso pra que, renderiza filmes, cria casas, processa milhares de imagens de 48MP, etc. pra vc, confie, não fará absolutamente nenhuma diferença. 
 

Se tiver disponibilidade econômica, pode ir de air M2. Embora um M1 já vá te suprir com maestria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2023 at 14:36, Stow disse:

O SSD lento é melhor que o teu atual kkkkkk

Pq junta o “conjunto da obra”. Vc tem um SSD único e não dois (o que sim, traz mais velocidade), mas isso pra que, renderiza filmes, cria casas, processa milhares de imagens de 48MP, etc. pra vc, confie, não fará absolutamente nenhuma diferença. 
 

Se tiver disponibilidade econômica, pode ir de air M2. Embora um M1 já vá te suprir com maestria.

Dizem que o ssd do air m2 é ruim… 

qual seria melhor opção?

air m2 16/256

air m2 8/512 

 

?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel.S disse:

Dizem que o ssd do air m2 é ruim… 
qual seria melhor opção?
air m2 16/256
air m2 8/512 ?

Na verdade, o SSD do de 256Gb é "ruim" e do de 512Gb é "bom". Coloquei entre aspas pois esse ruim/bom se refere só ao fato de ser mais lento/rápido, mas eu estou com um Air M2 25Gb aqui (que por sinal já está batendo o recorde de tempo de permanência) e não tenho nada mesmo do que me queixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2023 at 13:34, ferrari disse:

Agradeço a resposta dos foristas. 
 

Meu monitor LG já recebe o sinal do meu MacMini pelo cabo USB-C. Então, eu nem precisaria de adaptador. 
 

Quanto aos preços, vou postar aqui o que tenho visto:

AirM1 R$5400 

Air M2 R$7600 

Não vou nem colocar o preço do Pro porque foge totalmente do que eu preciso/busco.

Aqui, galera, fico pensando se vale a pena os R$2200 extras… é bacana a ideia de comprar o último modelo e tal. Mas será que compensa? Fico pensando em gastar mais grana pra escrever texto no LaTEX e no Google DOCs 😄

 

Se tiveres como gastar esses 2 mil a mais, se considerares aceitável gastar R$7600 no Air M2 vai fundo. É uma máquina espetacular, e, pra quem precisa de tela, mesmo sendo pouca diferença de tamanho, no Air M2 a tela um pouco maior faz TODA diferença. Falo por experiência própria. Só não recomendo pegar o azul porque marca dedos demais. Eu troquei o meu só por causa da cor que marcava os dedos. Complicado. Primeira semana é tranquilo, mas, a partir da segunda semana se torna chato ficar limpando. Recomendo o Silver (minha cor favorita). Lembra os Macs das antigas e acho muito mais bonito que Space Gray.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2023 at 03:48, ferrari disse:

o que vcs recomendam ?

pare de usar LaTeX! só matemático e físico teórico nerd insistem nessa porcaria! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

to zoando, to zoando....rsrsrs...minha mulher é matemática e só usa LaTeX. eu tentei aprender muitos anos atrás e desisti.

já que é algo importante pra ti, checou se tudo funda direitinho no apple silicon? mactex, compiladores, etc... eu imagino que sim, deve estar tudo redondinho já, mas não custa nada verificar.

vai de air M2 se a grana permitir. além da vantagem de ser um pouco mais novo, o design é muito mais bonito que os M1. 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...