UnderEu Postado 11 de abril de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 11 de abril de 2019 (editado) Senta que lá vem um pouquinho de história. Desde que atualizei meu MacBook para o macOS 10.14.4 (Build 18E226), notei o seguinte comportamento: - Você usa o notebook normalmente durante um certo período. Daí vc precisa sair de perto do notebook, fecha a tampa, resolve a vida, abre a tampa, digita a senha e segue o jogo; - Você repete esse processo umas 2 ou 3x, sempre na normalidade... até que na 4ª vez vc abre a tampa do notebook e a sessão carrega SEM PEDIR TUA SENHA! E exatamente após isso: - O processo loginwindow está travado no Monitor de Atividade (e não dá pra matar o processo, nem mesmo forçando); - As teclas de função (brilho da tela, brilho do teclado, controle de volume, controles multimídia) param de funcionar; - O app FaceTime não abre (anulando a possibilidade de atender ligações até no próprio iPhone); - Vc não consegue desligar/reiniciar/fazer logoff no menu da maçã (Pop-up de confirmação não aparece). Só com "dedoff" (vulgo Desligar no botão, de qualquer jeito) pra restaurar o comportamento correto até que o ciclo se repita. E eis a parte assustadora do negócio: * FileVault está LIGADO; * Sistema está configurado p/ pedir minha senha IMEDIATAMENTE após o repouso; * E tudo isso foi somente após a atualização do macOS para a versão 10.14.4 (18E226). Reportei pra Apple no chat de suporte e tbm. por DM no Twitter @AppleSupport e essa foi a conversa (em resumo): - "Vocêr já tentou atualizar pra última versão?" -_-' - "Você já tentou reiniciar a máquina?" -_-' -_-' - "Você já tentou resetar o SMC?" - Já - "Você já tentou resetar a NVRAM?" - Já - "Você já fez o teste com outro usuário logado na máquina?" - Já - "Então, vou te pedir pra vc agendar um horário numa assistência pois tua máquina tá com defeito!" - Não, Apple... minha máquina não tá com defeito. Hardware dela tá funcionando perfeitamente e tudo isso passou a acotecer somente após essa atualização. - "Então, não podemos fazer nada se você não agendar um horário em uma assistência para verificar tua máquina! Teu case está cancelado!". E já que a Apple faz de tudo para inibir que o pessoal faça downgrade dos softwares dela (e também porque meu backup do Time Machine já foi atualizado com essa versão), tive q forçosamente baixar o Beta público do 10.14.5 (18F108f) e me livrar dessa brecha - até o momento, tudo normal - mas fica o alerta para quem estiver usando o macOS Mojave e por algum milagre não tiver atualizado pro 10.14.4 (18E226)... evitem! E pra quem já atualizou, queria saber se já notaram o mesmo ou algo parecido? É extremamente preocupante saber que o sistema não está protegendo a sessão do usuário devidamente, mesmo com criptografia de disco ativada, mesmo com as configurações forçando para que isso aconteça instantaneamente e a Apple, uma empresa do tamamho que é do valor que adquiriu, se faz de desentendida... bota a culpa no usuário... não admite que o software dela tá bichado... fala que "não tem nada que possa ser feito!", que "você está usando o teu equipamento errado!". E mesmo que haja Radar pra reportar esses bugs, ou eles caem num limbo temporal infinito para alguém dar qualquer resposta daqui uns 10 anos ou simplesmente fecham alegando que o problema já tá sendo tratado (famoso "Duplicate" - o que eu duvido MUITO que realmente esteja). Só porque eu tava contente com o Mojave, até agora... 😕 Saudades, macOS Sierra Editado 11 de abril de 2019 por UnderEu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
UnderEu Postado 12 de abril de 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado 12 de abril de 2019 Atualização: O mesmo problema acontece no 10.14.5 Public Beta 2 (18F108f) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Rincawesky Postado 12 de abril de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 12 de abril de 2019 O meu ainda esta na versão Mojave 10.14.3 mas pede todo dia para atualizar, estou teimando em fazer a atualização justo por medo de algum bug no sistema, como esta rodando liso tudo e tranquilo não vou cair nesta besteira. Obrigado pelo aviso UnderEU Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
webg3brasil Postado 24 de abril de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 24 de abril de 2019 Aqui não tenho problemas ref a isso, beta 3 10.14.5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
UnderEu Postado 11 de maio de 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado 11 de maio de 2019 (editado) Problemas continuam no Developer Beta 5 (18F131a) Desconfio de q seja algo relacionado esse processo aqui, q por acaso ele apareceu travado na última vez q precisei reiniciar forçadamente a máquina (vulgo há uma hora atrás): https://eclecticlight.co/2019/04/01/back-to-school-studentd-and-classroom-in-mojave-10-14-4 Bom, como é algo que eu nunca vou usar, destruí ele do meu sistema e vamo ver o q acontece. Editado 11 de maio de 2019 por UnderEu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
UnderEu Postado 15 de maio de 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado 15 de maio de 2019 Atualização sobre o caso: Depois de 40 e tantos dias passando raiva, testando e retestando tudo quanto é software instalado na minha máquina, reportando tudo quanto é dado de diagnóstico possível para a Apple num radar aberto (e eles não responderam, até agora)... fui investigar a fundo os arquivos de logs na esperança de q eu conseguisse entender alguma coisa em meio às mensagens guardadas. Problema: o processo loginwindow ia crescendo o número de threads numa taxa de 1 a cada 10s até chegar no limite de 4096; daí o processo travava e iniciava-se os problemas que eu vinha enfrentando - confirmando a média de tempo que ele vinha travando: entre 2 ou 3 dias (que, por coincidência, era a mesma média de vezes que eu abro e fecho a tampa do MacBook). Normalmente, o loginwindow não consome mais que 2 threads. Daí, lendo o arquivo /var/log/status.log , a seguinte mensagem estava se repetindo exatamente na mesma taxa que o número de threads do loginwindow crescia: May 12 22:57:27 Unders-Macbook com.apple.xpc.launchd[1] (com.w0lf.dblockinjector): Service only ran for 0 seconds. Pushing respawn out by 10 seconds. O processo relacionado (com.w0lf.dblockinjector) faz parte de um programa chamado Dark Boot, que troca a cor da tela de boot e personaliza os wallpapers da tela de bloqueio (coisa que o macOS não permite acesso por padrão). Aí, fui pesquisar a Internet afora até chegar nos issues do programa no GitHub e cheguei nesse link, onde a pessoa reportava o exatíssimo mesmo problema q eu tinha mas de uma data bem anterior a atualmente. Mas aí, comecei a ler e vi que o cidadão reportou que o problema não era o Dark Boot mas sim outro programa chamado gfxCardStatus, cujo objetivo desse é controlar qual GPU está sendo usada nos Macs com opção de GPU dedicada (tipo, a minha máquina) - e eu também uso esse. Alguma considerações: o gfxCardStatus já não é atualizado há alguns anos mas continuou funcionando pra mim normalmente na sua função principal, inclusive no macOS 10.14.4 e betas da 10.14.5 que usei - daí, me surgiu a pulga atrás da orelha, resolvei fazer o teste desinstalando esse por completo (tirando os arquivos no /Library, /System etc. ) e monitorando o comportamento. E adivinha... desde esse domingo (12/05/2019), minha máquina tá perfeita; o processo loginwindow tá lá quietinho com seus 2 threads e não tem mais nenhuma ocorrência recorrente nos arquivos de logs. Tudo me leva a crer que, realmente, o problema é o gfxCardStatus - por desencargo, fui conferir as issues dele, não tem nada relacionado nem mesmo sinal de que vai sair alguma atualização e o fork mais atualizado teve o último release no ano passado (pré-Mojave). Bom, se não travar mais até o final dessa semana, vou declarar meu problema como resolvido e já encontrei uma alternativa com suporte atualizado chamada gSwitch. Depois eu volto aqui, pra confirmar se tá resolvido em definitivo. P.S.: E eu realmente achando que foi cagada da Apple, pela infeliz coincidência com a atualização 10.14.4 ... mas ainda mantenho minha crítica, achando q o problema tava no meu hardware e me fazendo marcar horário em assistência pra inventar um problema e me fazer deixar 2 costelas pra arcar com o custo =P Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.