UnderEu Postado 11 de abril de 2019 Denunciar Postado 11 de abril de 2019 (editado) Senta que lá vem um pouquinho de história. Desde que atualizei meu MacBook para o macOS 10.14.4 (Build 18E226), notei o seguinte comportamento: - Você usa o notebook normalmente durante um certo período. Daí vc precisa sair de perto do notebook, fecha a tampa, resolve a vida, abre a tampa, digita a senha e segue o jogo; - Você repete esse processo umas 2 ou 3x, sempre na normalidade... até que na 4ª vez vc abre a tampa do notebook e a sessão carrega SEM PEDIR TUA SENHA! E exatamente após isso: - O processo loginwindow está travado no Monitor de Atividade (e não dá pra matar o processo, nem mesmo forçando); - As teclas de função (brilho da tela, brilho do teclado, controle de volume, controles multimídia) param de funcionar; - O app FaceTime não abre (anulando a possibilidade de atender ligações até no próprio iPhone); - Vc não consegue desligar/reiniciar/fazer logoff no menu da maçã (Pop-up de confirmação não aparece). Só com "dedoff" (vulgo Desligar no botão, de qualquer jeito) pra restaurar o comportamento correto até que o ciclo se repita. E eis a parte assustadora do negócio: * FileVault está LIGADO; * Sistema está configurado p/ pedir minha senha IMEDIATAMENTE após o repouso; * E tudo isso foi somente após a atualização do macOS para a versão 10.14.4 (18E226). Reportei pra Apple no chat de suporte e tbm. por DM no Twitter @AppleSupport e essa foi a conversa (em resumo): - "Vocêr já tentou atualizar pra última versão?" -_-' - "Você já tentou reiniciar a máquina?" -_-' -_-' - "Você já tentou resetar o SMC?" - Já - "Você já tentou resetar a NVRAM?" - Já - "Você já fez o teste com outro usuário logado na máquina?" - Já - "Então, vou te pedir pra vc agendar um horário numa assistência pois tua máquina tá com defeito!" - Não, Apple... minha máquina não tá com defeito. Hardware dela tá funcionando perfeitamente e tudo isso passou a acotecer somente após essa atualização. - "Então, não podemos fazer nada se você não agendar um horário em uma assistência para verificar tua máquina! Teu case está cancelado!". E já que a Apple faz de tudo para inibir que o pessoal faça downgrade dos softwares dela (e também porque meu backup do Time Machine já foi atualizado com essa versão), tive q forçosamente baixar o Beta público do 10.14.5 (18F108f) e me livrar dessa brecha - até o momento, tudo normal - mas fica o alerta para quem estiver usando o macOS Mojave e por algum milagre não tiver atualizado pro 10.14.4 (18E226)... evitem! E pra quem já atualizou, queria saber se já notaram o mesmo ou algo parecido? É extremamente preocupante saber que o sistema não está protegendo a sessão do usuário devidamente, mesmo com criptografia de disco ativada, mesmo com as configurações forçando para que isso aconteça instantaneamente e a Apple, uma empresa do tamamho que é do valor que adquiriu, se faz de desentendida... bota a culpa no usuário... não admite que o software dela tá bichado... fala que "não tem nada que possa ser feito!", que "você está usando o teu equipamento errado!". E mesmo que haja Radar pra reportar esses bugs, ou eles caem num limbo temporal infinito para alguém dar qualquer resposta daqui uns 10 anos ou simplesmente fecham alegando que o problema já tá sendo tratado (famoso "Duplicate" - o que eu duvido MUITO que realmente esteja). Só porque eu tava contente com o Mojave, até agora... 😕 Saudades, macOS Sierra Editado 11 de abril de 2019 por UnderEu Citar
UnderEu Postado 12 de abril de 2019 Autor Denunciar Postado 12 de abril de 2019 Atualização: O mesmo problema acontece no 10.14.5 Public Beta 2 (18F108f) Citar
Rincawesky Postado 12 de abril de 2019 Denunciar Postado 12 de abril de 2019 O meu ainda esta na versão Mojave 10.14.3 mas pede todo dia para atualizar, estou teimando em fazer a atualização justo por medo de algum bug no sistema, como esta rodando liso tudo e tranquilo não vou cair nesta besteira. Obrigado pelo aviso UnderEU Citar
webg3brasil Postado 24 de abril de 2019 Denunciar Postado 24 de abril de 2019 Aqui não tenho problemas ref a isso, beta 3 10.14.5 Citar
UnderEu Postado 11 de maio de 2019 Autor Denunciar Postado 11 de maio de 2019 (editado) Problemas continuam no Developer Beta 5 (18F131a) Desconfio de q seja algo relacionado esse processo aqui, q por acaso ele apareceu travado na última vez q precisei reiniciar forçadamente a máquina (vulgo há uma hora atrás): https://eclecticlight.co/2019/04/01/back-to-school-studentd-and-classroom-in-mojave-10-14-4 Bom, como é algo que eu nunca vou usar, destruí ele do meu sistema e vamo ver o q acontece. Editado 11 de maio de 2019 por UnderEu Citar
UnderEu Postado 15 de maio de 2019 Autor Denunciar Postado 15 de maio de 2019 Atualização sobre o caso: Depois de 40 e tantos dias passando raiva, testando e retestando tudo quanto é software instalado na minha máquina, reportando tudo quanto é dado de diagnóstico possível para a Apple num radar aberto (e eles não responderam, até agora)... fui investigar a fundo os arquivos de logs na esperança de q eu conseguisse entender alguma coisa em meio às mensagens guardadas. Problema: o processo loginwindow ia crescendo o número de threads numa taxa de 1 a cada 10s até chegar no limite de 4096; daí o processo travava e iniciava-se os problemas que eu vinha enfrentando - confirmando a média de tempo que ele vinha travando: entre 2 ou 3 dias (que, por coincidência, era a mesma média de vezes que eu abro e fecho a tampa do MacBook). Normalmente, o loginwindow não consome mais que 2 threads. Daí, lendo o arquivo /var/log/status.log , a seguinte mensagem estava se repetindo exatamente na mesma taxa que o número de threads do loginwindow crescia: May 12 22:57:27 Unders-Macbook com.apple.xpc.launchd[1] (com.w0lf.dblockinjector): Service only ran for 0 seconds. Pushing respawn out by 10 seconds. O processo relacionado (com.w0lf.dblockinjector) faz parte de um programa chamado Dark Boot, que troca a cor da tela de boot e personaliza os wallpapers da tela de bloqueio (coisa que o macOS não permite acesso por padrão). Aí, fui pesquisar a Internet afora até chegar nos issues do programa no GitHub e cheguei nesse link, onde a pessoa reportava o exatíssimo mesmo problema q eu tinha mas de uma data bem anterior a atualmente. Mas aí, comecei a ler e vi que o cidadão reportou que o problema não era o Dark Boot mas sim outro programa chamado gfxCardStatus, cujo objetivo desse é controlar qual GPU está sendo usada nos Macs com opção de GPU dedicada (tipo, a minha máquina) - e eu também uso esse. Alguma considerações: o gfxCardStatus já não é atualizado há alguns anos mas continuou funcionando pra mim normalmente na sua função principal, inclusive no macOS 10.14.4 e betas da 10.14.5 que usei - daí, me surgiu a pulga atrás da orelha, resolvei fazer o teste desinstalando esse por completo (tirando os arquivos no /Library, /System etc. ) e monitorando o comportamento. E adivinha... desde esse domingo (12/05/2019), minha máquina tá perfeita; o processo loginwindow tá lá quietinho com seus 2 threads e não tem mais nenhuma ocorrência recorrente nos arquivos de logs. Tudo me leva a crer que, realmente, o problema é o gfxCardStatus - por desencargo, fui conferir as issues dele, não tem nada relacionado nem mesmo sinal de que vai sair alguma atualização e o fork mais atualizado teve o último release no ano passado (pré-Mojave). Bom, se não travar mais até o final dessa semana, vou declarar meu problema como resolvido e já encontrei uma alternativa com suporte atualizado chamada gSwitch. Depois eu volto aqui, pra confirmar se tá resolvido em definitivo. P.S.: E eu realmente achando que foi cagada da Apple, pela infeliz coincidência com a atualização 10.14.4 ... mas ainda mantenho minha crítica, achando q o problema tava no meu hardware e me fazendo marcar horário em assistência pra inventar um problema e me fazer deixar 2 costelas pra arcar com o custo =P Citar
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