Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

UnderEu

Membros
  • Total de itens

    167
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    7

Tudo que UnderEu postou

  1. Pensando em durabilidade? Qualquer um EXCETO Apple. Pessoalmente, tenho usado cabos da UGREEN pra tudo quanto é coisa por aqui e tem me servido muito bem. Compro no AliExpress pela loja oficial da marca, chega relativamente rápido no meu endereço e náo custa tuas tripas.
  2. Qual é o teu objetivo: backup de máquina completa ou apenas dados armazenados "de forma avulsa"? Dados novos serão incrementados ao backup atual ou sobrescreverão os dados existentes? Vocë quer acessar dados salvos anteriormente - e, se sim, por quanto tempo? Qual o volume de dados (em GBs) da tua base de dados atual? Se vc é usuário de macOS, solução mais rápida e descomplicada pra configurar é o Time Machine. Pra este, vc precisa apenas de um disco de igual ou maior capacidade que o disco interno de teu computador - quanto maior o disco, maior é a quantidade de dados que vc poderá acessar "no passado" (daí, o nome da ferramenta). Pode ser uma unidade conectada diretamente ao computador (USB, Thunderbolt ou FireWire) ou unidade conectada na tua rede local (NAS, SAN ou outro computador com armazenamento compartilhado). Backup em nuvem? A única dica que eu deixo é: Dropbox, OneDrive, Google Drive, MEGA, Box, RapidShare... esses não são serviços de backup. Se teus dados sumirem de lá (o que é difícil mas pode vir a acontecer), já era! Use serviços que são dedicados para este fim: BackBlaze, CrashPlan, Amazon S3 Glacier... enfim, use sua ferramenta de pesquisa favorita e descubra alternativas. E certifique-se de que teu link de Internet seja estável, sempre ativo e possua uma banda de upload decente. Se quiser o "ultimate plan", pesquise pela estratégia 3-2-1. Resumindo bastante aqui, ela consiste em: - Um mesmo dado deve ser amazenado em 3 locais diferentes; - Sendo que, dentre esses, o mínimo de 2 tecnologias de armazenamento diferentes deve ser empregado (HDD e SSD, SSD e Fita magnética, etc.); - E, ao menos 1 dessas cópias, deve ser armazenada em local diferente do equipamento de origem (Ex.: 1 HDD em casa e outro no escritório ou backup local e backup em nuvem dedicada para tal). Pessoalmente, tenho 1 HDD de 1TB dedicado para Time Machine e um NAS caseiro (estação Dell PowerEdge T310 com TrueNAS CORE) para backup constante e sempre ativo do meu e de todos os computadores de casa - e ainda estou avaliando a possibilidade de contratar uma nuvem dedicada para backup do servidor como um todo. Já faz alguns bons anos q eu náo sei o q é perder dados e pretendo continuar náo sabendo
  3. Prezados, Como o próprio título indica, o Bluetooth do meu MacBook Pro 15" (Mid-2012) (Modelo A1286 - MacBookPro9,1) simplesmente partiu dessa pra melhor. Já vinha de tempos em que o mesmo já funcionava intermitente, ora aparecia, ora sumia, ora travava a conexão com meus periféricos até que, hoje, ele resolveu parar completamente. Fiz uma limpeza completa na parte interna do meu equipamento, refiz todas as conexões, fiz reset de SMC e PRAM, testei Live USB de Linux e... nada! O curioso dessa história toda é que Wi-Fi e Bluetooth são uma placa só, ligada pelo mesmo cabo na placa lógica, e o Wi-Fi funciona perfeitamente ¯\_(ツ)_/¯ A pergunta é: que eu vou precisar trocar o componente interno eu já sei; agora: eu preciso trocar a placa Wi-Fi+Bluetooth, a antena Bluetooth ou as duas coisas? Especialistas e pessoas mais inteligentes do que eu, se puderem me ajudar eu agradeço. Obg.
  4. Particularmente, uso o Tuxera NTFS desde que me tornei usuário de macOS (já faz alguns bons anos) e ZERO problemas. Já testei todas as outras soluções (gratuitas e pagas) e nenhuma delas me funcionou tão bem quanto essa. É caro? É, mas quando se trata de performance, estabilidade, segurança e integridade de dados... essa é a única que coloco as duas mãos no fogo e digo "Use sem medo". Há quem diga "formate teus discos em exFAT", mas esse não conta com mecanismo de journaling e, numa ocasião de perda de conexão súbita, não existe garantia nenhuma de que teus dados estarão seguros. Ao menos, em NTFS, existe tais mecanismos e os SOs mais modernos da atualidade conseguem interoperar numa boa com esse (Windows é nativo, dã; Linux tem drivers muito bons pra NTFS; e macOS conta com tais drivers de terceiros).
  5. Náo dá pra trocar a roda do carro com ele andando, muito menos a 120 por hora. Ou para e faz o conserto que precisa ou conviva com esse problema pro resto da vida. Desculpa o "excesso de sinceridade" mas a realidade é essa.
  6. Nas config. do Time Machine, Vc pode retirar teu drive externo da lista de diretórios excluídos do backup DESDE QUE ele utilize um sistema de arquivos do macOS: HFS+ ou APFS. Logo, teu Time Machine incluiria teu drive externo mas isso não é uma config. padrão - tenha isso em mente. De qq maneira, eu trataria esse disco externo de forma dedicada e usaria uma ferramenta dedicada para backup DELE, como replicar conteúdo para outro drive ou um NAS, de repente. Montar um NAS pra ser tua matriz de armazenamento principal tbm. é uma excelente ideia. Vc contaria com redundância e backup dedicado dessa estrutura, fora poder acessar tudo de qq equipamento em qq lugar (a depender de como vc montar e configurar teu setup).
  7. Abre o assistente de recuperação do macOS e nele tem a opção "Restaurar a partir do Time Machine"
  8. Bastava restaurar teu sistema a partir do backup do Time Machine.
  9. Funciona, sim. O sistema carregará normalmente e, na primeira vez, ele vai pedir pra confirmar diversas vezes teus dados de Apple ID e várias autenticações de administrador pra validar a mudança de hardware. Fiz isso saindo de um MacBook Pro 2007 para um 2012 (minha máquina atual). A única recomendação q eu deixo é: aplicar os últimos patches no teu SO atualmente instalado (certificando-se de que ambas as máquinas suportem tal sistema) e, se possível, checar por erros de disco e permissões antes de migrar para o novo equipamento.
  10. Poupe seu tempo e dor de cabeça e simplesmente se desfaça dessa bomba.
  11. Leia isso aqui: https://forum.macmagazine.uol.com.br/topic/176270-second-display-2560x1600pix-com-cabo-hdmi-é-possível/?tab=comments#comment-1225515
  12. Pessoal, Estou a procura de alguém (pessoa ou empresa) que faça manutenção em iPod classic e possa trocar a bateria do meu modelo (120GB). Depois de tantos anos usando e funcionando perfeitamente, a bateria do mesmo começou a estufar dentro do case, fazendo pressão nos demais componentes e o tempo de uso com uma carga completa já tá bem baixo - e como esse é um item de "valor sentimental", não quero me desfazer dele, muito menos arriscar fazer a troca eu mesmo e estragar alguma coisa a ponto de parar de funcionar (fora o trabalho de achar peça com alguma qualidade nos MercadoLivre da vida) 😰 Moro em SP com acesso fácil para a capital. Grato.
  13. UnderEu

    Mojave ou Catalina?

    Fique onde está! Passe longe dessa bomba chamada macOS Cataclisma! A última (10.14.6)
  14. É exatamente por isso que tais empresas fazem tudo isso porque, na real, quem REALMENTE se importa com privacidade (nós aqui) somos, o que.... 1% dessa galera?
  15. Reconstrói tua instalação do macOS com um "Fusion Drive caseiro" - tem diversos tutoriais espalhados na web sobre como fazer isso, deixe que o sistema gerencie isso pra vc.
  16. Veja a resposta que eu dei aqui, se aplica para o teu caso.
  17. Execute um reset de SMC e NVRAM/PRAM imediatamente antes de carregar o instalador do macOS - e use o instalador do macOS Vai e se Ferra (10.13.6), ao invés de usar o OS X El Capiroto (10.11.6).
  18. Deixa eu adivinhar: macOS Cataclisma?
  19. Tenha sempre backup dos teus dados! Ative a criptograia de disco e tenha em mente que teu computador pode ou vai voltar completamente zerado, ainda mais se vc mandar para um Autorizado Apple.
  20. Experimente fazer da seguinte forma: 1. Selecione o disco inteiro (não somente 1 partição do mesmo) e clique em Apagar 2. Selecione, num primeiro momento, sistema de arquivos MS-DOS (FAT) e tabela de partição MBR 3. Depois que ele apagar, refaça o processo selecionando sistema de arquivos MacOS Estendido (Journaling) e tabela de partição GUID Se mesmo assim ele não deixar, pode haver problemas nesse HDD que vc tem aí. Coloque em outro computador e faça um teste de S.M.A.R.T. no mesmo.
  21. Primeira coisa: cadê o backup? Segundo: procure algum serviço especializado com boas avaliações e peçam para fazer a recuperação do teu equipamento - eu não falei "Autorizado", qualquer autorizado Apple vai simplesmente jogar teu notebook fora (com teus dados junto) e te dar outro no lugar, na melhor das hipóteses.
×
×
  • Criar Novo...