Olha, fiz um texto de todo tamanho mas resolvi resumir para você, porque a historia era grande compro todos meus produtos apple no Paraguai, mas nunca trago dentro das caixas dou fim nelas no hotel mesmo. Faço todas as instalações e atualizações no hotel, até levo fotos e outros arquivos em pendrive para carregar no mac, iPhone etc. Para mim é a única forma de ter quase 100% certeza que não irei me incomodar no aeroporto, nunca tive problemas com o fisco, passo sempre tranquilo.
Peça para seu amigo colocar o Mac em uma mochila nas costas para caracterizar como uso próprio, bom mesmo seria se ele pudesse já ligar e habilitar o Mac, porque caso eles queiram ver o aparelho ele já estaria habilitado, sei que é trabalhoso ainda mais para quem não é dono do aparelho, mas se ele for seu amigão e não se incomodar, e certeza que você vai receber seu produto em casa.
Não esquecendo que são apenas $300 dólares permitidos por isto todo este trabalho.
Infelizmente sei de várias pessoas que tiveram seus bens confiscados justamente por querer trazer tudo dentro das caixas, mesmo que para uso próprio, o problema é que você passa da cota e eles não perdoam é um risco muito grande para quem faz um investimento destes, prefiro não me arriscar. Depois quando querer vender o aparelho e o cidadão (comprador) quiser a caixa, compro no mercado livre, tem em caminhão de caixas no mercado Livre, deixo claro para ele que não é a caixa original do produto, então não é bom correr risco no Paraguai.
Acho muito, muito arriscado ainda mais sendo para uso próprio queres trazer a caixa destes produtos que são muito visados.
Infelizmente é assim, se você quer pagar bem mais barato e ter seu produto seguro temos que abrir mão de algumas coisas.