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Adaptadores novo Macbook Pro / USB-C


paulo soares

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Pessoal,

Estou trocando meu Macbook 2011 por um novo 2017 e estou perdido com relação à essas novas portas Thunderbolt... 

A primeira dúvida é : essa porta Thunderbolt é a mesma coisa que USB-C ou seja, consigo usar acessórios USB-C sem precisar de adaptadores ?

Tenho um monte de periféricos, nenhum deles usa Thunderbolt. Não sei quais adaptadores vou precisar e por isso preciso de ajuda para ligar meus periféricos no novo Macbook ; podem me informar por favor quais adaptadores vou precisar para os acessórios abaixo e se possível, indicar boas opções de compra ?

1 - Monitor externo HDMI - eu já tenho o cabo HDMI que liga em uma porta do Macbook antigo, esse cabo vai servir no novo ?

2 - Placa de som firewire - aqui não faço idéia, pois o antigo tinha essa porta, o novo não tem

3 - Hub USB - atualmente uso um hub com 8 portas pra ligar uma série de acessórios como controlador MIDI, sintetizadores etc. Existe um hub USB - Thunderbolt ?

Desde já agradeço a ajuda !

 

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Cara esse novo modelo só tem portas usb-c.
Então todos os periféricos que você tem que não seja nesse formato, só funcionará com adaptadores.

Tem bastante hubs pela net (amazon se for nos EUA) que possuem as principais portas (hdmi, cartão sd, USB-A) e deve ter os específicos que você precisa.

Abs


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Pessoal,
Estou trocando meu Macbook 2011 por um novo 2017 e estou perdido com relação à essas novas portas Thunderbolt... 
A primeira dúvida é : essa porta Thunderbolt é a mesma coisa que USB-C ou seja, consigo usar acessórios USB-C sem precisar de adaptadores ?
Tenho um monte de periféricos, nenhum deles usa Thunderbolt. Não sei quais adaptadores vou precisar e por isso preciso de ajuda para ligar meus periféricos no novo Macbook ; podem me informar por favor quais adaptadores vou precisar para os acessórios abaixo e se possível, indicar boas opções de compra ?
1 - Monitor externo HDMI - eu já tenho o cabo HDMI que liga em uma porta do Macbook antigo, esse cabo vai servir no novo ?
2 - Placa de som firewire - aqui não faço idéia, pois o antigo tinha essa porta, o novo não tem
3 - Hub USB - atualmente uso um hub com 8 portas pra ligar uma série de acessórios como controlador MIDI, sintetizadores etc. Existe um hub USB - Thunderbolt ?
Desde já agradeço a ajuda !
 

Esse novo modelo só possui entrada USB-C mesmo. Se precisa de muitas entradas o ideal é compra um HUD que certamente terá as entradas q você precisa. Se for algo pontual, os próprios adaptadores da Apple fzem um serviço bom e iriam te servir bem.


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  • 2 semanas depois...

Hum, isso realmente é um problema mas minha experiencia é: vale muito a pena!

Antes de mais nada: Thunderbolt 3 = USB-C. A Apple deu um nome diferente para uma tecnologia mundial. Meu celular samsung é USB-C. Gostei dessa história de nao ter mais coisas proprietárias e específicas para meu Mac!

Se estiver nos EUA ou alguém por lá peça para trazer adaptadores confiáveis. Andei lendo q alto tráfego de dados + energia deixam os adaptadores especialmente complicados de se falsificar. Então dê preferência para originais ou de confiança.

HDMI: vc ligava monitor HDMI com HDMI no Mac? Não conhecia Mac com HDMI (sou meio novo nesse mundo). Mas no meu caso era HDMI->Thunderbolt 2 (veja aqui o que é cada porta da apple: (https://www.apple.com/br/thunderbolt/). Esse cabo eu "perdi". Comprei um adaptador que entra HDMI e vai para o meu Mac USB-C (= Thunderbolt 3). A vantagem é que agora eu uso um cabo HDMI normal (HDMI-HDMI) e vou vender meu antigo, que vale uma graninha.

Firewire: eu não usava.

Hub USB: não gosto. Não uso tanta USB ao mesmo tempo. São duas apenas. Então comprei 2 adaptadores USB->USB-C.

Por fim, se for comprar um MBP, vai ficar P da vida como eu: há modelos de 2 portas e 4 portas (lembre-se que uma delas é pra energia). Acabei sendo empurrado para 4 portas e gastei mais, claro! Mas não me arrependo. É uma P máquina!

Outra: uma pena mesmo terem acabado com a magsafe. Agora temos q ter cuidado redobrado com esbarrões no cabo de energia. Esbarrou, mac vai pro chão!

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Colega, só pra esclarecer da forma correta:
As portas desse 'DongleBook Pro' são Thunderbolt 3 e tal especificação possui suporte nativo ao USB - logo, a Intel (que é a dona do padrão Thunderbolt) resolveu adotar a mesma porta USB tipo C para facilitar as coisas e criar "uma porta só que funcione tudo".
Em suma: Tudo o que for compatível com USB tipo C vai funcionar na porta Thunderbolt, mas o contrário não; dispositivos Thunderbolt não funcionam se plugados em uma porta somente USB tipo C.

 

Eu não acompanho muito efetivamente o mercado desses adaptadores Thunderbolt 3 / USB tipo C, mas eu posso dizer que já tem muita coisa que vai te atender nesse aspecto.
Respondendo teus tópicos:
1 - Acredito que o cabo que você tenha aí seja o Mini DisplayPort -> HDMI. Com o adaptador Thunderbolt 3 -> Thunderbolt 2, vc resolve essa conexão.

2 - No caso do FireWire, você vai precisar adicionar um adaptador Thunderbolt -> FireWire (que a frutaria vende) junto ao adaptador Thunderbolt 3 -> Thunderbolt 2, pra te atender.

3 - Hubs USB tipo C -> USB tipo A já estão mais comuns, esses vc acha em qq revenda mais sofisticada ou numa Amazon da vida (claro, se vc tiver a opção de importar dos EUA).

 

 

Bom... acho q deu pra esclarecer.

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Quanto a explicação das portas acho que o assunto já está resolvido aqui, mas gostaria de dar uma sugestão, válida se você for comprar o notebook no exterior. Eu saí de um MacBook Air 11,6 late 2010 para um MacBook Pro 13 2016 non touchbar e estou me virando muito bem com as duas portas usb-c dele, mais o dongle HDMI da própria Apple, mas eu praticamente não uso periféricos. 

Seu uso, por outro lado, envolve a utilização de diversos periféricos, inclusive músicais. Se eu fosse você estudaria comprar um macbook pro da geração anterior, que tem peso somente um pouco maior que o atual e desempenho só um pouco pior, mas tem uma grande bateria e ainda usa o Magsafe. Se comprar refurbished da própria Apple poderá conseguir grandes descontos por uma máquina bem parruda. Com certeza ele vai te satisfazer em desempenho, vai ser compatível com tudo o que você já tem e terá toda a garantia da Apple, inclusive com possibilidade de aquisição do Apple Care.

Eu optei pelo novo MacBook Pro principalmente pelo peso aliado ao desempenho. Antes dele ser lançado eu iria para o MacBook de 12, já que portabilidade é primordial para mim, No seu caso, com tantos acessórios, não sei se 300 gramas de diferença no peso fariam tanta diferença assim. O MacBook Pro da versão anterior ainda é muito bonito, eficaz, e tem o teclado que todos estamos acostumados, além do magsafe, como dito.

Espero ter colaborado.

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      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
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      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

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      Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!
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      Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!
      Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!
      Alguém com um problema semelhante?
    • Por Guilherme Zapparoli
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      Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.
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      P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.
      P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?
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