Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

MacBook não inicia, problemas no Boot

Featured Replies

Postado
1 hora atrás, Bené disse:

Bom dia. Meu MBP fica só na maçã já no final do carregamento mas não inicializa. Já usei o comand + R e não aparece o disco de inicialização que é um SSD. O QUE FAÇO?

Primeiro reset SMC https://support.apple.com/pt-br/HT201295
Depois NVRAM https://support.apple.com/pt-br/HT204063
Em seguida desligue o Mac, ligue novamente e imediatamente segure a tecla Shift para dar boot em Modo de Segurança. O Safe Mode tem um boot mais longo pois o macOS da uma recauchutada nas suas entranhas e o simples fato de entrar neste modo pode resolver uma série de problemas.

Uma vez em Modo de Segurança, antes de sair dele, tente criar um disco de boot com o instalador do macOS https://support.apple.com/pt-br/HT201372
**** Não sei se funciona esta função de criar pendrive quando em SM.
Bem, estando logado em SM, apenas reinicie normalmente o Mac e veja se ele completa o boot normal.
(Pode também criar um pendrive de instalação em um PC com Windows usando um app chamado Transmac (as vezes precisa criar mais de uma vez, meio mehhhh esse app))

Bem, em não funcionando os resets e o Safe Mode, precisará reinstalar o sistema.
Para tentar salvar seus dados caso não tenha backup, faça apenas uma reinstalação por cima, sem apagar o disco. isto deve preservar os seus dados (tenha em mente que está reinstalando o sistema básico da máquina e, por isso, mesmo o macOS tentando proteger seus dados durante a reinstalação, você ainda pode perdê-los).

Você também pode tentar iniciar a recuperação pela internet, ligando o Mac e segurando Command Option R. Desta forma o Recovery Mode buscará a versão mais atual para seu Mac na internet.
Procure fazer este procedimento conectado por cabo de rede e saiba que ele é bem chatinho, qualquer oscilação ou queda na conexão acaba te fazendo ter que começar o download do zero, e estamos falando de um OS de quase 9GB, é chato quando perde a conexão.

Veja aqui os procedimentos https://support.apple.com/pt-br/HT204904

 

  • Respostas 31
  • Visualizações 54.7k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Posts Mais Populares

  • Cara, parece que o buraco é um pouco mais embaixo aí. Command R inicia o modo Recovery, normalmente de uma partição no HD mesmo, ou então o Internet Recovery, que baixa o macOS da internet. Mas, 

  • Primeiro reset SMC https://support.apple.com/pt-br/HT201295 Depois NVRAM https://support.apple.com/pt-br/HT204063 Em seguida desligue o Mac, ligue novamente e imediatamente segure a tecla Shift pa

  • Calma... se eu entendi bem, você conseguiu dar boot nele na versão do macOS que você tinha instalada antes? Outro disco é o que, uma partição nesse seu próprio SSD ou um disco externo que você colocou

Imagens Postadas

Postado

Obrigado irmão!!! Vou fazer aqui. Desde já agradecido!

Rafael, no caso não tenho uma Internet boa aqui, em casa terei mais condições de fazer na segunda, eu consegui ligá-lo, porém, ele puxou uma versão mais antiga no outro disco, não aparece o SSD onde estava o sistema que estava usando, eu fazendo esse procedimentos na segunda ainda posso recuperar os outros dados? Não sei se fui claro. 

Postado
2 horas atrás, Bené disse:

Obrigado irmão!!! Vou fazer aqui. Desde já agradecido!

Rafael, no caso não tenho uma Internet boa aqui, em casa terei mais condições de fazer na segunda, eu consegui ligá-lo, porém, ele puxou uma versão mais antiga no outro disco, não aparece o SSD onde estava o sistema que estava usando, eu fazendo esse procedimentos na segunda ainda posso recuperar os outros dados? Não sei se fui claro. 

Calma... se eu entendi bem, você conseguiu dar boot nele na versão do macOS que você tinha instalada antes? Outro disco é o que, uma partição nesse seu próprio SSD ou um disco externo que você colocou na USB e conseguiu subir? Se foi um disco externo, qual versão do macOS está nela?

Se consegue entrar em alguma função, seja o macOS antigo ou o Recovery Mode, entre no utilitário de disco, aí no botão visualizar selecione a opção Mostrar todos os dispositivos, tire print dessa tela e nos mande aqui.

Tava pra achar que seu SSD morreu, mas quando vc fala que o boot vai até um ponto e não avança parece que não morreu... estranho... enfim, vamos ver a tela do Disk Utility aí o que acontece.

A propósito, qual o ano e modelo exatos do seu Mac, isso também vai ajudar a gente a saber qual seu hardware e especificar melhor os testes e soluções.

Editado por Rafael Scheid

Postado
Em 17/10/2020 at 17:34, Rafael Scheid disse:

Calma... se eu entendi bem, você conseguiu dar boot nele na versão do macOS que você tinha instalada antes? Outro disco é o que, uma partição nesse seu próprio SSD ou um disco externo que você colocou na USB e conseguiu subir? Se foi um disco externo, qual versão do macOS está nela?

Se consegue entrar em alguma função, seja o macOS antigo ou o Recovery Mode, entre no utilitário de disco, aí no botão visualizar selecione a opção Mostrar todos os dispositivos, tire print dessa tela e nos mande aqui.

Tava pra achar que seu SSD morreu, mas quando vc fala que o boot vai até um ponto e não avança parece que não morreu... estranho... enfim, vamos ver a tela do Disk Utility aí o que acontece.

A propósito, qual o ano e modelo exatos do seu Mac, isso também vai ajudar a gente a saber qual seu hardware e especificar melhor os testes e soluções.

C06C5AA4-F84C-4A5D-A2E9-71B4481EBA6E.jpeg

É um Macbook Pro 2011, i7 16Gb RAM

Postado
3 horas atrás, Bené disse:

C06C5AA4-F84C-4A5D-A2E9-71B4481EBA6E.jpeg

É um Macbook Pro 2011, i7 16Gb RAM

Antes você falou de subir outro HD, de uma versão do macOS antiga. Que disco é esse? que versão é essa?

Esse relatório de kernel da imagem acima parece estar ligado ao sistema de arquivos APFS. Será difícil escapar da reinstalação do macOS.

Pra encurtar tudo, consiga uma instalação do macOS. Acho que o High Sierra é o último OS suportado por essa máquina, se não me engano.
Se tiver acesso a um Mac, use o seguinte procedimento para criar o pendrive com instalação. https://support.apple.com/pt-br/HT201372
Se tiver um PC com Windows, baixe o app Transmac, baixe a instalação do macOS e crie o pendrive através do Transmac.
Boot o Mac pelo pendrive e execute a instalação.
Esse processo é melhor que o Command Option R pela internet.

Como o problema aparentemente está no disco, no sistema de arquivos APFS, há grande chance de você ter perdido os dados que lá estão. E realmente existe até a possiblidade de o SSD do Mac ter morrido e seja necessário trocá-lo.

  • 9 meses depois...
Postado
Em 17/10/2020 at 10:34, Bené disse:

Bom dia. Meu MBP fica só na maçã já no final do carregamento mas não inicializa. Já usei o comand + R e não aparece o disco de inicialização que é um SSD. O QUE FAÇO?

O meu tbm fica assim, eu desligo o mac, pressiono o option e aparece o instalador, eu clico e aparece a foto da maçã e o carramento em baixo, tá a horas a barra completa e não aparece o utilitário de disco pra eu apagar o hd e instalar novamente, 

alguém sabe resolver?

Postado
8 horas atrás, Caliel Octavio disse:

O meu tbm fica assim, eu desligo o mac, pressiono o option e aparece o instalador, eu clico e aparece a foto da maçã e o carramento em baixo, tá a horas a barra completa e não aparece o utilitário de disco pra eu apagar o hd e instalar novamente, 

alguém sabe resolver?

Primeiro veja se alguma destas orientações lhe ajuda https://support.apple.com/pt-br/HT204156

Depois, tem acesso a outro Mac? Aconselho criar um disco de instalação inicializável https://support.apple.com/pt-br/HT201372 para fazer o processo de verificação do disco. Este processo substitui o Command R, que tenta dar boot pela partição de recuperação dentro do disco.
Há o Command Option R para carregar a partir da internet, mas desaconselho ele ainda mais. Qualquer oscilação na internet te joga para o início do processo.

Bem, como pendrive de boot em mãos, inicie o Mac segurando Option e escolha o pendrive para carregar o Recovery Mode.
Prossiga com a formatação.

  • 1 ano depois...
Postado
Em 17/10/2020 at 10:34, Bené disse:

Bom dia. Meu MBP fica só na maçã já no final do carregamento mas não inicializa. Já usei o comand + R e não aparece o disco de inicialização que é um SSD. O QUE FAÇO?

Estou com o mesmo problema, vc teve alguma solução? 

Postado
Em 21/07/2021 at 12:15, Rafael Scheid disse:

Primeiro veja se alguma destas orientações lhe ajuda https://support.apple.com/pt-br/HT204156

Depois, tem acesso a outro Mac? Aconselho criar um disco de instalação inicializável https://support.apple.com/pt-br/HT201372 para fazer o processo de verificação do disco. Este processo substitui o Command R, que tenta dar boot pela partição de recuperação dentro do disco.
Há o Command Option R para carregar a partir da internet, mas desaconselho ele ainda mais. Qualquer oscilação na internet te joga para o início do processo.

Bem, como pendrive de boot em mãos, inicie o Mac segurando Option e escolha o pendrive para carregar o Recovery Mode.
Prossiga com a formatação.

Estou com o mesmo problema, já fiz essas indicações acima citada, o osx instala novamente, mas na hora de dar boot, a barra enche quase quase 100%, mas depois não arranca disso 

Postado
20 horas atrás, Dorivan Arcangelo disse:

Estou com o mesmo problema, vc teve alguma solução? 

Ainda não amigo, acho que no meu caso é bateria. Aguardando pra conseguir trocar pra testar.

Postado
Em 26/09/2022 at 18:35, Dorivan Arcangelo disse:

Estou com o mesmo problema, já fiz essas indicações acima citada, o osx instala novamente, mas na hora de dar boot, a barra enche quase quase 100%, mas depois não arranca disso 

Reinicia segurando Shift pra entrar em modo de segurança, veja se inicia.

Qual o ano/modelo to teu Mac?

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.