Victor Fischer Mancini Postado 23 de janeiro de 2020 Denunciar Compartilhar Postado 23 de janeiro de 2020 Boa noite a todos, Tenho um Macbook 12' Retina comprado em março 2018, o qual anunciei para venda há uns 10 dias aqui no Brasil. Vendi para um amigo que foi roubado e precisa do computador para trabalhar, vou pegar o dinheiro e trocar de iPhone, pois tenho também um iMac em casa que uso no dia a dia. Tive alguns problemas para "zerar" o mac antes de vender, e preciso de ajuda o mais rápido possível, pois meu amigo está me pressionando que precisa do computador para trabalhar. 1) Tentei Inicializar o Mac usando o Utilitário de disco, colocando para reinstalar o Mac OS a fim de zerar todos os dados do computador, porém recebi uma mensagem de erro. 2) Optei por abrir o SSD e resetá-lo pelo utilitário de disco, o que ocasionou no boot do mac com uma pasta contendo um simbolo de interrogação dentro. Até ai OK. 3) Inicializei o Mac utilizando os comandos CMD + R e Option, ambos me levaram ao "Internet Recovery". Conectei no Wifi de casa e após alguns minutos recebi a mensagem de erro app;e.com/support -2002F. Procurei na internet e falaram que pode ser algo relacionado a DNS, então tentei fazer o mesmo procedimento conectando no acesso pessoal do meu iPhone, o que ocasionou no mesmo erro. 4) Baixei na internet o OS novo para instalar no meu mac, OS Catalina.dmg. Criei um pen drive bootavel em meu computador Windows utilizando o programa "Etcher". Porém não consigo iniciar o mac selecionando o Pen Drive bootável, todo e qualquer comando que tento ao inicializar o Mac me leva para a tela do Internet Recovery. Obs: Meu Mac possui apenas uma entrada USB-C, portanto estou utilizando um adaptador adquirido na própria apple para conectar o pen drive ao computador. O Pen drive é novo, foi comprado hoje (Multilaser 16GB) e foi reconhecido normalmente pelo Windows. Alguém pode me ajudar com isso? Não quero prejudicar meu amigo que precisa do computador para trabalhar e também não quero perder a venda, pois sabemos que esse tipo de produto não é tão fácil de se vender. Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Victor Fischer Mancini Postado 23 de janeiro de 2020 Autor Denunciar Compartilhar Postado 23 de janeiro de 2020 Atualização: Liguei o iMac, baixei o High Sierra pela App Store (Só por garantia) junto com o programa "Install Disk Creator". Estou criando o pen drive bootável por lá, talvez por ser criado no Mac para um Mac funcione. Fiquei com o pé atrás de ter baixado o Catalina e ter feito o bootável no Windows, talvez seja por isso que o Mac não esteja reconhecendo ao ligar segunrando Option. Assim que testar esse pen drive atualizo aqui. De qualquer forma, agendei serviço por telefone na Apple pra daqui 9 horinhas (12:00). Vamos ver se eles conseguem me ajudar com algo também. Obrigado a todos que estão acompanhando e tentando ajudar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Victor Fischer Mancini Postado 23 de janeiro de 2020 Autor Denunciar Compartilhar Postado 23 de janeiro de 2020 Consegui finalizar o download do High Sierra e criei o pen drive bootável pelo iMac. Iniciei o Macbook apertando Option e ele encontrou o pen drive bootavel, porém na hora de instalar aparecer um simbolo de proibição na tela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Victor Fischer Mancini Postado 23 de janeiro de 2020 Autor Denunciar Compartilhar Postado 23 de janeiro de 2020 Entrei em contato com o suporte da Apple por telefone e me sugeriram comprar um adaptador UBS-C > Ethernet para fazer o Internet Recovery (Cmd + R, se não me engano) de forma correta, pois o erro -2002F é um erro de rede (Talvez por não ter drivers de wifi instalados na máquina após zerar o SSD). Como esse horário já não consigo comprar o adaptador, estou baixando o Mac OS Catalina de uma fonte externa porém confiável e vou tentar fazer o pen drive bootável através desse download. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Junior Arteiro Postado 25 de janeiro de 2020 Denunciar Compartilhar Postado 25 de janeiro de 2020 Olá, vi o seu problema, e já passei pro problemas parecidos em algumas situações isoladas e conheço todos eles. Vou resumir para ser breve: Evite instalar pela rede... qualquer falha dar erro de instalação, até mesmo com o download completo, pode um arquivo de instalação está "mal baixado" e conrompido. Mesmo com internet excelente. Criar pendriver de boot, tbm dar problema e pode ter uma parte dele também conrompido, já fiz instalação que tive que fazer o pendriver 3x. Como contornar isso? Primeiro que faça o boot sem nenhuma atividade no mac, feche todos os programas e deixe ele dedicado pra isso, deixe até o inslador dele aberto, somente, já vi recomendações, acho maluco isso, mas deixo por garantia. Quando for fazer o pendriver, faça pelo menos em dois ou tres diferentes, porque se um der problema vc tem o outro. Eu faço em 3... mas depois que parei de usar o mac quando o botável está sendo criado, o problema desapereceu. Tem um último detalhe, veja se a data e hora está correto e deixe ele ajustado automáticamente, conecte ao wifi para esse ajuste, se a data estiver incorreta as vezes a instalção não acontece. Instalador novo com data de retrocesso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 27 de janeiro de 2020 Denunciar Compartilhar Postado 27 de janeiro de 2020 Amigo, crie um pendrive inicializável com esse procedimento aqui, do suporte da própria Apple: https://support.apple.com/pt-br/HT201372 Depois de iniciar o sistema com esse pendrive, verifique a data e hora do sistema. Precisam estar coerentes para que a instalação funcione. Se a hora da máquina não estiver coerente com a data e hora registrados nos arquivos de instalação, ela vai falhar. O procedimento que você usou para cirar um pendrive inicializável pelo Windows não foi o correto, por isso ele não foi reconhecido pelo EFI do Macbook. Se nada disso funcionar, sugiro executar o Apple Hardware Test e verificar se há algum problema no hardware do computador, com as instruções do suporte da Apple: https://support.apple.com/pt-br/guide/mac-help/mh35727/mac Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.