Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teste: iMac com boot via SSD externo USB 3.0 x HD interno 5400rpm


kidleo

Posts Recomendados

Em 05/02/2021 at 08:54, rom_lin disse:

@sigma7, é que pelos testes que vi no tópico, todos ficaram abaixo dessa taxa de transferência que eu consegui de 788/1116mb/s. Estive pensando em atualizar somente o ssd interno do Fusion, alguém sabe se isso é possível?

Os testes que vc viu ficaram abaixo pois todos usaram SSD de forma externa, espetando ele em uma porta USB 3.0; ou usando case USB-C, não-thunderbolt. A maioria usou SSD 2.5 tbm, que tem taxa máxima de 530mb/s.

Se o seu mac tiver a nova thunderbolt 3, que tem taxa de tranferencia de 40Ghz, vc vai conseguir velocidade maior que a sua se comprar um SSD do tipo NVMe, com taxa maior (tem uns gamers que atingem 3500mb/s mas são mais caros), vai precisar tambem de uma case que tenha saída thunderbolt 3.

Vai encarecer? vai.

Talvez no seu caso, que tem o HDD Fusion, saia mais barato levar na autorizada e botar um SSD padrão mac nele, porém desconheço a velocidade que ele chega.

Precisa procurar tópicos sobre o SSD no Fusion e comparar.

Editado por Erica Suguimoto
adicionando mais infos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alyneé mais barato comprar uma case Thunderbolt e um SSD NVME a parte. Tenho o SX8200, que atinge taxas de leitura/escrita superiores a esse, mas a case é USB-C. Agora aqui nunca surgiu nenhum engasgo, sendo que edito vídeos 4k, embora edição seja bem simples. Não vejo necessidade de uma case Thunderbolt, mas quase comprei uma da OWC. Acho que vi alguma no AliExpress. 

Lembrando que atualmente já existe o Thundebolt 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pretendo fazer uma instalação do SO em um ssd m2 nvme usando em um case usb 3.1 type-c 2 gen, pesquisei bastante e me parece uma boa, alguém já fez com nvme?

Uma dúvida que estou tendo muita dificuldade para responder é: Cases que possuem auto sleep mode como o "orico M2PV-C3", são um problema para stand by do imac, tela bloqueada ou falta de uso por muito tempo (entra em sleep mode em 10 minutos)?

Não encontro modo de desabilitar esse recurso e tá meio difícil achar um case com bons recursos no Brasil, preciso pra ontem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/08/2020 at 13:32, Hudson Alves Ribeiro Tan disse:

Fala pessoal! Tenho um iMac 21,5" Final de 2013 com aquele sofrível HD "carroça"! Então resolvi comprar um SSD de 480GB da Crucial e uma case que tem até USB-C... instalei o MacOs Catalina nele através de um pendrive de boot. Eis que a máquina ficou absurdamente melhor... mas com um porém: 

Sempre que a máquina entra em repouso, e eu vou acessar a tela fica escura como se não conseguisse encontrar o SSD externo com o sistema... Já mexi em várias configurações, já formatei e reinstalei o sistema no SSD e nada! Alguém poderia me dar uma luz? 

Conseguiu resolver esse problema? Acredito que isso seja consequência do case ter como recurso o modo auto sleep, até agora só vi software para alterar o firmware nos cases da ugreen, porém, estou querendo fazer isso com um nvme da orico e não acho solução nem mesmo quem tenha feito o mesmo para ajudar quanto a dúvida que tenho sobre isso ser um problema ou não

Editado por RempelOliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

boa tarde

eu possuo um iMac 21 2019 e comprei um sandisk extreme ssd para usar de disco de inicialização , coloquei em formato AFPS, mas ele não apareceu como opção, realizei o procedimento com o  carbon Copy , e persiste não aparecendo como opção, alguém sabe onde posso estar errado ou dar uma ajuda?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RempelOliveiraeu uso case da ugreen aqui. Quando o macOS entra em repouso ele retorna normalmente. Mas já aconteceu certa vez um problema dele não reconhecer senhas, daí precisei reiniciar, mas foi uma única vez, acho que por ter deixado o Mac ligado por muito temp sem usar. Trata-se aqui de uma case NVME com acabamento em alumínio, a fininha da imagem abaixo.

spacer.png

Em breve vou atualizar as duas coisinhas aí com cases NVME e Sata 3 com função hub.

spacer.pngspacer.pngspacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 19/02/2018 at 15:16, kidleo disse:

Galera aproveitando o tópico do Drigobarreto resolvi abrir um tópico novo para ajudar pessoas que como eu compraram um iMac super caro e tinham que sofrer com o circulo do arco-iris o tempo todo, sem falar nos ícones saltitantes que davam vontade de socar a parede.

Eu sei que poderia fazer uma troca do HD interno mas eu não tenho coragem de descolar a tela e nenhuma autorizada queria mexer no meu iMac pois o mesmo estava em garantia ainda (comprado em Dezembro de 2017).

Usei para o teste:

- iMac 2017 4k 3.0ghz 8Gb de Ram

- Case USB 3.0 que na caixa diz alcançar até 5Gbps

- HD interno 1TB 5400rpm original

- SDD externo 240gb kingston modelo A400 Sata 3 (6Gb/s)

------------------------------------------------------------------

1º teste = Boot:

HD interno = 1 minuto e 56 segundos

SSD externo = 39 segundos

2º teste = Abrir excel:

HD interno = 10,55 segundos

SSD externo = 3,05 segundos

------------------------------------------------------------------

1 - Testei apenas o excel porque era o que mais me incomodava, mas vou testar também com o Photoshop e outros, não testei logo por causa da minha animação em vir aqui postar o resultado. rsrsrsrs

1 - Os testes foram feitos clonando meu HD interno original ao invés de fazer uma instalação limpa no SSD e assim testar melhor.

2 - Provavelmente essa semana chega a case USB 3.1 Geração 2 que teoricamente alcança até 10Gbps e vou adicionar informações no teste.

Link do tópico do Drigobarreto:

 

Oi, pessoal! tenho o mesmo problema, caí no mesmo golpe da apple! Mas fiz o upgrade para um SSd de 1TB , Ramtenho 16Gb (ja comprei na apple com 16gb) e segue lento. Nao roda chrome com dez abas ebloco de notas junto sem ficar lentoooooo).

O que faço? estou pensando no upgrade da CPU, tava vendo videos no youtube sobre upgrade do core i3 para i7 ou i9. alguem fez? alguem sabe algo sobre isso? sera que melhora? ja gastei uma grana no upgrade de SSD... nao queria gastar de novo e nao ter performance. alguem tem uma luz pra me salvar? valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2018 at 07:51, FabianoAguilar disse:

tbm estou querendo colocar um SSD, mas vou abrir o iMac visto que ele é de 2011 é eh mais facil

uma duvida, o HD do iMac 2011 é aqueles de notebook ou normal? porque iria usar o HD como backup externo

fabiano, vc fez? porque o meu fiz assim, o tecnico abriu e trocou o ssd, nao fiz via usb. mas ficou lento ..melhorou um pouquinho mas segue lento demais. sera que via usb ficaria mais rapido? queria saber como ficou no seu caso....

o meu had coloquei num case e guardei, nao uso de hd externo porque e muito lento...

Tenho o mesmo problema, caí no mesmo golpe da apple! Mas fiz o upgrade para um SSd de 1TB , Ramtenho 16Gb (ja comprei na apple com 16gb) e segue lento. Nao roda chrome com dez abas ebloco de notas junto sem ficar lentoooooo).

O que faço? estou pensando no upgrade da CPU, tava vendo videos no youtube sobre upgrade do core i3 para i7 ou i9. alguem fez? alguem sabe algo sobre isso? sera que melhora? ja gastei uma grana no upgrade de SSD... nao queria gastar de novo e nao ter performance. alguem tem uma luz pra me salvar? valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala pessoal. 
 

por aqui tenho um iMac 27 2017 com Fusion Drive de 1tb

 

ja vinha a um tempo querendo mas sem coragem pra desmontar tudo e trocar o HD pelo SSD , acabei optando por um

sansumg X5 Thunderbolt 500gb , apesar do custo mais elevado, pulei de 700/1200mb ocilantes,  do fusion, pra incríveis 1.900/2400mbs do SSD . Recomendo a todos esse up.

 

trabalho com tratamento de imagens em alta resolução  para saída em impressão Fineart , e apesar do iMac já está com 64GB de ram estava começando a sentir alguma lentidão em alguns processos ,  o up foi por enquanto resolveu a lentidão que percebia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica para quem for buscar solução Thunderbolt, é pegar a versão 4 ou USB 4, pois também é compatível com USB C de 10 Gbps. Para quem não sabe, as cases Thunderbolt 3 são compatíveis apenas com portas Thunderbolt 3. Mesmo tendo conector USB C não será reconhecido em computadores apenas com a função USB C, o que restringe o universo de conexões. Vai que você troque de Mac e não tenha mais nenhum dispositivo com Thunderbolt 3... a case se tornará um peso de papel. Melhor gastar mais e pegar uma Thunderbolt 4 ou USB 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...