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Olá Pessoal tudo bem? 

Possuo um MBP 2012 com 16gb de ram e 2 hds, sendo: 1 SSD - 256gb para OS e apps e 1 secundaria que esta no lugar do cd room com 2TB para minhas musicas, filmes etc. Meu OS é o Catalina versao 10.15.6

Ha cerca de 1 semana, toda vez que eu desligo o note e tento religa-lo seja em seguida ou no outro dia, a HD secundaria (2tb) nao esta montando. Entao, tenho de ir no Disk Utility e monta-la manualmente. 

Percebi que, quando eu ouço as musicas em algum programa um pouco mais pesado (Virtual Dj ou Serato) por exemplo, elas começam a dar algumas "picotadas" na sua execução. 

Alguem saberia me dizer o que pode ser?

Muito obrigado,

 

 

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Top Postadores Neste Tópico

Postado
1 hora atrás, Cristiano Rizo disse:

Olá Pessoal tudo bem? 

Possuo um MBP 2012 com 16gb de ram e 2 hds, sendo: 1 SSD - 256gb para OS e apps e 1 secundaria que esta no lugar do cd room com 2TB para minhas musicas, filmes etc. Meu OS é o Catalina versao 10.15.6

Ha cerca de 1 semana, toda vez que eu desligo o note e tento religa-lo seja em seguida ou no outro dia, a HD secundaria (2tb) nao esta montando. Entao, tenho de ir no Disk Utility e monta-la manualmente. 

Percebi que, quando eu ouço as musicas em algum programa um pouco mais pesado (Virtual Dj ou Serato) por exemplo, elas começam a dar algumas "picotadas" na sua execução. 

Alguem saberia me dizer o que pode ser?

Muito obrigado,

 

 

Se não me engano o MBP 2012 é um que tem os flat cables encrenqueiros.

Tem como testar seu HD em outra máquina, ou talvez num case externo USB na sua máquina mesmo pra ver se tem algum problema no disco em si? Depois da uma olhada na questão dos flat cables.

Da pra rodar o Apple Diagnostics/Apple Hardware Test segurando D ao ligar o Mac e ver se ele encontra alguma coisa fora de ordem aí.

Postado
Em 01/09/2020 at 18:23, BetoGaleazzo disse:

Funcionava e parou. Básico do básico: reset de SMC.

https://support.apple.com/pt-br/HT201295 <-- segue o guia (seu Mac não tem o chip T2)

Tente e diga se resolveu.

EDIT: um reset de NVRAM é bem vindo também:

https://support.apple.com/pt-br/HT204063

Obrigado Beto..
Infelizmente nao deu certo.. 
Fiz os 2 procedimentos.. 
Sera que pode ser o flat do cabo? Ou nao tem nada a ver?

Em 01/09/2020 at 10:50, Rafael Scheid disse:

Se não me engano o MBP 2012 é um que tem os flat cables encrenqueiros.

Tem como testar seu HD em outra máquina, ou talvez num case externo USB na sua máquina mesmo pra ver se tem algum problema no disco em si? Depois da uma olhada na questão dos flat cables.

Da pra rodar o Apple Diagnostics/Apple Hardware Test segurando D ao ligar o Mac e ver se ele encontra alguma coisa fora de ordem aí.

Fiz todos os testes.. Graças a deus nao tem problema com a Hd.. 
Deve ser algo relacionado ao OS mesmo.. 

Postado
12 minutos atrás, Cristiano Rizo disse:

Obrigado Beto..
Infelizmente nao deu certo.. 
Fiz os 2 procedimentos.. 
Sera que pode ser o flat do cabo? Ou nao tem nada a ver?

Fiz todos os testes.. Graças a deus nao tem problema com a Hd.. 
Deve ser algo relacionado ao OS mesmo.. 

Testou com o HD no case externo na USB? O que deu? Se funcionou normal, deve ser o flat cable. Se deu o mesmo problema, ainda pode ser o HD, e também o macOS.

Se tiver backup dos seus dados, formata ele completamente, apaga partições e tudo, cria tudo zeradinho.
Se não tiver, arranja um HD externo, coloca na case, instala o macOS nele, copia seus dados do HD atual. Não use migration assistant nem Time Machine, faça a cópia por etapas, manualmente, garantindo que tudo seja copiado sem erros e que arquivos e configurações velhos e corrompidos não voltem pra sua nova instalação. Além disso, esse procedimento já elimina também a dúvida se é macOS ou HD.

Postado

Você já tentou reparar esse HD pelo Disk Utility?

https://support.apple.com/pt-br/guide/disk-utility/dskutl1040/mac

O fato dele ser reconhecido mas não ser montado automaticamente não parece muito com problema de cabo flexível, porque os sintomas geralmente são piores. Ele reconhece o dispositivo mas não monta. Não parece problema de hardware.

Eu se fosse você já tinha criado um app com o utilitário Automator pra forçar o macOS a montar esse HD toda vez que o sistema subisse, rs.

  • 1 mês depois...
Postado
Em 04/09/2020 at 11:25, BetoGaleazzo disse:

Você já tentou reparar esse HD pelo Disk Utility?

https://support.apple.com/pt-br/guide/disk-utility/dskutl1040/mac

O fato dele ser reconhecido mas não ser montado automaticamente não parece muito com problema de cabo flexível, porque os sintomas geralmente são piores. Ele reconhece o dispositivo mas não monta. Não parece problema de hardware.

Eu se fosse você já tinha criado um app com o utilitário Automator pra forçar o macOS a montar esse HD toda vez que o sistema subisse, rs.

Otima ideia ! Vou fazer isso. Obrigado

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