Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macOS Sonoma Beta - alguém testando?


GeekSauro

Posts Recomendados

Em 13/06/2023 at 16:03, Bruno Régis Duarte disse:

O engraçado é que acho o Windows mais performático, é mais rápido em tarefas simples, a interface tem mais desenvoltura.

O problema é o quanto tempo isso dura. Sinto que o Windows vai ficando lento ao longo do tempo, enquanto o macOS se mantém mais estável nesse sentido. Eu uso Windows no dia a dia porque desenvolvo e dou manutenção em sistemas que são chumbados no Windows, como aplicações Windows Forms (.NET Framework), e a cada 6 meses eu sinto que eu preciso simplesmente limpar a máquina e instalar tudo de novo, e olha que eu sou CHATO com computador, não costumo instalar coisas que eu realmente não vou utilizar, também sou organizado e não mantenho porcariada armazenada. Já no macOS a impressão que eu tenho é que o sistema é mais resiliente e que pra perceber lentidão, glitches etc tem que estar REALMENTE cagado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

O problema é o quanto tempo isso dura. Sinto que o Windows vai ficando lento ao longo do tempo, enquanto o macOS se mantém mais estável nesse sentido. Eu uso Windows no dia a dia porque desenvolvo e dou manutenção em sistemas que são chumbados no Windows, como aplicações Windows Forms (.NET Framework), e a cada 6 meses eu sinto que eu preciso simplesmente limpar a máquina e instalar tudo de novo, e olha que eu sou CHATO com computador, não costumo instalar coisas que eu realmente não vou utilizar, também sou organizado e não mantenho porcariada armazenada. Já no macOS a impressão que eu tenho é que o sistema é mais resiliente e que pra perceber lentidão, glitches etc tem que estar REALMENTE cagado.

Eu tinha essa experiência também. Formatava o PC a cada ano por conta do que você citou. Mas sinto que no Windows 11 isso mudou de maneira muito positiva. Já estou no segundo ano e a máquina funciona como recém formatada. Estamos falando de um note com configurações topo de linha. Mas fato é que, no mundo Windows, o limite de uso de uma máquina em alta performance é de 2 ou 3 gerações de processadores. Então se comprou um Core i7 hoje, ele vai se manter bem resiliente até se passarem 2 ou 3 anos/gerações, quando, de fato, vai se tornando defasado.

Em máquinas finas como os Dell Vostro e concorrentes não vejo milagre, inimigo nº 1 dessas máquinas é a temperatura, e, cada mês que passa, com atualizações e softwares cada vez mais pesados e integrados, não tem o que fazer. É limpar a cada 6, 12 meses. Já nos notebooks mais parrudos como Dell G15 (o que uso), Alienware e enfim, com um sistema de resfriamento ainda capado, mas, muito melhor, eu não tenho visto necessidade de limpa.

Fato é que o MacOS sempre fez um uso muito extraordinário de energia e memória. Sabe utilizar bem. Trabalhei por mais de 1 ano com um MBAir 2020 i3 com 8GB desenvolvendo em Java com ambientes muito complexos e pesados. Deu conta. Se não fosse a oportunidade de um M1 na época, teria continuado utilizando ele até cansar. Ao mesmo tempo usava um Vostro 5510 para outras tarefas também pesadas, e, a cada 6-8 meses tive de formatá-lo. No G15 já não estou vendo essa necessidade (desde o Windows 11).

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sei que vcs estão falando do MAC OS Sonoma, mas estou pensando em fazer um downgrade aqui para o BigSur.
Posso ter problemas de compatibilidade com o iPad OS16, IOS16 e WatchOs9 ?

@GeekSauro Se agora caso eu queira usar o Sonoma, como ficará a compatibilidade com meus outros dispositivos que não estão em beta?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Rodando Sonoma 14.0 RC aqui no MacBook Air 2012 da assinatura, precisei baixar o OCLP 0.6.9n (único compatível), estava no macOS Ventura 13.6 RC , depois de algumas reinicializações agora está redondinho, problema conhecido (desde o Ventura): Widget Calendário (Intel HD Graphics 4000), não solucionado, necessário baixar algum outro widget para substituir (tente o app Calendar na AppStore).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2023 at 08:40, Antonio_M_A_S disse:

Sim, quando o usuário já tem prática e não acabou de chegar do Windows, os gestos suprem muita coisa!

No Windows eu costumo usar atalho para desktop, gerenciador de pastas, etc no teclado.

No Mac eu gosto de utilizar mouse com botões extras, assim eu sempre deixo configurado um deles para acessar o desktop, outro o Mission Control (alternar entre aplicativos) e por fim, mostrar janelas de um mesmo aplicativo (Application windows). Isso ajuda muito no meu dia a dia pois uso diversos desktops para me organizar.

Sei que o Windows possui algo semelhante, mas por não usar muito, não tenho tanta prática.

Obs: O MacOS agora tem o Stage Manager, mas é algo que não consegui me acostumar. Ainda prefiro os atalhos no mouse. Quem sabe no futuro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/09/2023 at 09:28, manondedge disse:

O MacOS agora tem o Stage Manager, mas é algo que não consegui me acostumar. Ainda prefiro os atalhos no mouse. Quem sabe no futuro?

Também não acostumei com isso nem no iPad e nem no Mac... estranho né? talvez seja resistência contra novidades rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, GeekSauro disse:

Eu acho que o Stage Manager foi mal implementado. A ideia é boa, mas a sensação é que ele não se comporta como deveria, complicando mais do que ajudando.

Será? Pode ser... quem sabe não é um erro de projeto, mas sim um erro do marketing para uso dele rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Será? Pode ser... quem sabe não é um erro de projeto, mas sim um erro do marketing para uso dele rs

Capaz, mas não consigo ver muito dessa forma não. E parece que foi algo esquecido... não ajustaram nada desde a criação, daqui a pouco, a depender do Feedback e da falta de uso dele tiram ele em um futuro update rss

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, GeekSauro disse:

Capaz, mas não consigo ver muito dessa forma não. E parece que foi algo esquecido... não ajustaram nada desde a criação, daqui a pouco, a depender do Feedback e da falta de uso dele tiram ele em um futuro update rss

 

Acho que veio pra ficar, vamos ver se o sistema novo deixa a coisa mais funcional!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, GeekSauro disse:

Capaz, mas não consigo ver muito dessa forma não. E parece que foi algo esquecido... não ajustaram nada desde a criação, daqui a pouco, a depender do Feedback e da falta de uso dele tiram ele em um futuro update rss

 

Olha, agradeço que existe a opção de deixá-lo escondido. Então não me ajuda, mas também não atrapalha! 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, manondedge disse:

Olha, agradeço que existe a opção de deixá-lo escondido. Então não me ajuda, mas também não atrapalha! 😂

O problema é que, pra mim, o conceito, como eu achei que deveria ser, prometia ajudar bastante a trabalhar em uma tela só, tanto no Mac quanto no iPad. Tanto em funcionamento quanto em aparência eu acho que merecia alguns ajustes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2023 at 11:15, Bruno Régis Duarte disse:

Eu tinha essa experiência também. Formatava o PC a cada ano por conta do que você citou. Mas sinto que no Windows 11 isso mudou de maneira muito positiva. Já estou no segundo ano e a máquina funciona como recém formatada. Estamos falando de um note com configurações topo de linha. Mas fato é que, no mundo Windows, o limite de uso de uma máquina em alta performance é de 2 ou 3 gerações de processadores. Então se comprou um Core i7 hoje, ele vai se manter bem resiliente até se passarem 2 ou 3 anos/gerações, quando, de fato, vai se tornando defasado.

Em máquinas finas como os Dell Vostro e concorrentes não vejo milagre, inimigo nº 1 dessas máquinas é a temperatura, e, cada mês que passa, com atualizações e softwares cada vez mais pesados e integrados, não tem o que fazer. É limpar a cada 6, 12 meses. Já nos notebooks mais parrudos como Dell G15 (o que uso), Alienware e enfim, com um sistema de resfriamento ainda capado, mas, muito melhor, eu não tenho visto necessidade de limpa.

Fato é que o MacOS sempre fez um uso muito extraordinário de energia e memória. Sabe utilizar bem. Trabalhei por mais de 1 ano com um MBAir 2020 i3 com 8GB desenvolvendo em Java com ambientes muito complexos e pesados. Deu conta. Se não fosse a oportunidade de um M1 na época, teria continuado utilizando ele até cansar. Ao mesmo tempo usava um Vostro 5510 para outras tarefas também pesadas, e, a cada 6-8 meses tive de formatá-lo. No G15 já não estou vendo essa necessidade (desde o Windows 11).

cara desculpa, mas essas informações ref ao W11 e processadores de geração X, não condiz com a realidade de hoje, eu com meu Air 2012 (Intel Core i5 3a geração), está com W11 desde o lançamento do mesmo, nunca precisei formatar, recebi todos os updates. Instalei seguindo o procedimento da própria M$ (modificando o regedit) na tela inicial do instalador, e foi sucesso. 

 

W11 roda melhor que qualquer versão do macOS (infelizmente essa é a sensação, até pra desligar e ligar), apesar que fico muito mais tempo no mac (porque é meu sistema principal e que eu gosto demais), hoje a M$ fez um excelente trabalho com a versão do Windows 11.

Voltando ao macOS, qualquer mac com API metal é capaz de rodar todos os sistemas que exigem essa API (Big Sur, Monterey, Ventura ou Sonoma) tranquilamente, ela não quis liberar por conta da obsolescência programada (fato), graças ao OpenCore conseguimos rodar em nossos macs e usufruir das "novidades".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2023 at 15:10, Antonio_M_A_S disse:

Também não acostumei com isso nem no iPad e nem no Mac... estranho né? talvez seja resistência contra novidades rs

Só uso quando conecto a monitor externo (wide), aí sim vale a pena, mas confesso que poderia ser melhor, mais intuitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2023 at 09:07, Stow disse:

Só uso quando conecto a monitor externo (wide), aí sim vale a pena, mas confesso que poderia ser melhor, mais intuitivo.

Excelente sugestão, obrigado, vou experimentar, talvez o recurso tenha sido feito para tal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...