Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macOS Sonoma Beta - alguém testando?


GeekSauro

Posts Recomendados

Justamente por ter tido pouquíssimas novidades, resolvi encarar logo o primeiro beta e até agora zero problemas. O que me animou a testar logo foram os tais WebApps que pra mim pareceram que seriam uma alternativa para visualizar no dock os principais sites que tenho abertos e uso no meu dia a dia.

Sobre os WebApps:
👍🏼achei que agilizou muito meu uso do Mac, principalmente em telas pequenas quando preciso alternar entre janelas com agilidade; gostei de a Apple já implementou logo de partida a possibilidade de customizar o ícone do site adicionado a dock que, além da estética, facilita bastante a identificação.
👎🏼apesar do conceito ser de um WebApp, acho que eles deveriam ter mantido a navegação em abas dentro desses WebApps. Se não vierem a implementar isso, vai limitar um pouco meu uso.

Sobre Aspectos Gerais:
👎🏼não testei basicamente nenhuma outra novidade, mas a tela de bloqueio eu achei que ficou mais feia com o usuário aparecendo apenas na parte de baixo da tela e pequeno... a menos que venham a permitir widgets nessa tela de bloqueio, não vejo sentido pra isso.

Widgets na Mesa:
👎🏼não consegui testar a fundo, mas pelo pouco que brinquei, fiquei com a impressão de que, no meu uso, vou acabar utilizando eles onde costumavam ficar pela facilidade de acessar independente da tela que eu estiver.

Editado por GeekSauro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GeekSauro disse:

Justamente por ter tido pouquíssimas novidades, resolvi encarar logo o primeiro beta e até agora zero problemas. O que me animou a testar logo foram os tais WebApps que pra mim pareceram que seriam uma alternativa para visualizar no dock os principais sites que tenho abertos e uso no meu dia a dia.

Sobre os WebApps:
👍🏼achei que agilizou muito meu uso do Mac, principalmente em telas pequenas quando preciso alternar entre janelas com agilidade; gostei de a Apple já implementou logo de partida a possibilidade de customizar o ícone do site adicionado a dock que, além da estética, facilita bastante a identificação.
👎🏼apesar do conceito ser de um WebApp, acho que eles deveriam ter mantido a navegação em abas dentro desses WebApps. Se não vierem a implementar isso, vai limitar um pouco meu uso.

Sobre Aspectos Gerais:
👎🏼não testei basicamente nenhuma outra novidade, mas a tela de bloqueio eu achei que ficou mais feia com o usuário aparecendo apenas na parte de baixo da tela e pequeno... a menos que venham a permitir widgets nessa tela de bloqueio, não vejo sentido pra isso.

Widgets na Mesa:
👎🏼não consegui testar a fundo, mas pelo pouco que brinquei, fiquei com a impressão de que, no meu uso, vou acabar utilizando eles onde costumavam ficar pela facilidade de acessar independente da tela que eu estiver.

Obrigado pelo relato, ainda não animei testar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, cristianovianna disse:

Olá, GeekSauro! Saberia me dizer se o Rosetta 2 continua funcionando nessa versão? Vc utiliza algum aplicativo que ainda não foi portado para o Apple Silicon?

Não uso nada pesado, mas está funcionando sim. O WhatsApp está rodando via Rosetta aqui pelo que vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou testando no meu M1, e instalei em cima do Ventura ao invés de instalar a limpo como costumo fazer. Em questão de "novidades", este meu tópico ilustra bem o que eu acho. Eu coloquei dois widgets na desktop pra ver como me sentiria, e por enquanto a sensação é neutra... Coloquei o Tempo e Calendário. Como uso pouco o Calendário (mas uso), não fez muita diferença pra mim. Acho que essa novidade pode ficar legal se os desenvolvedores conseguirem fazer widgets interessantes dos seus apps ou widgets standalone que realmente sirvam pra algo no dia a dia.

Eu até gostei da tela nova de login porque estou usando os live wallpapers da Apple pra testar, achei bonito.

Em termos de desempenho, achei bom. Tenho várias ferramentas de desenvolvimento na máquina e não tive nenhum problema, nem mesmo glitches gráficos, NADA. Nem parece um beta. Eu não sei se fico feliz pelo beta já apresentar uma maturidade nesse sentido OU se fico triste ao perceber que tem tanta pouca mudança que é basicamente um "Ventura + widgets + live wallpapers".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Obrigado pelo relato, ainda não animei testar!

Pra mim, desde que vi a apresentação os WebApps prometiam "solucionar" o problema que eu tinha com a interface do Mac. Não solucionou 100%, mas ajudou bastante.

Captura de Tela 2023-06-12 às 16.40.45.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, GeekSauro disse:

Não solucionou 100%, mas ajudou bastante.

Bom saber, estou bem animado com isso, vou ver se final de semana eu tiro um tempo pra testar🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GeekSauro disse:

Pra mim, desde que vi a apresentação os WebApps prometiam "solucionar" o problema que eu tinha com a interface do Mac. Não solucionou 100%, mas ajudou bastante.

Captura de Tela 2023-06-12 às 16.40.45.png

Esqueci de comentar sobre essa função. Eu achei útil e estou usando. A página realmente se comporta como um app em todos os sentidos. Não há como saber que é a instância de um navegador.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou testando há uma semana na minha maquina principal. No geral sinto o sistema mais leve que o Ventura num Air M1, cheguei a testar todos os betas do Ventura na mesma maquina e a diferença de estabilidade está gigantesca, principalmente sabendo que ainda é a primeira versão, realmente só precisa de um pouco mais de polimento para ser comparável a uma versão final, mas os betas são imprevisíveis, lembro bem como foi sofrível do beta 7 ao 9 no Ventura que estavam piores que as versões anteriores haha.

Por ora no meu uso encontrei somente uma incompatibilidade de programa. O aplicativo CrossOver que roda programas do Windows no Mac parou de funcionar, abro um programa já instalado e nem sinal do Mac tentar abri-lo, provavelmente deve ter haver com as novas APIs de porte de jogos para o Mac. Os outros dois problemas são de animações, quando coloco um app para tela cheia ele da uma piscada no monitor antes de preencher a tela, o outro problema são pequenos lags nas animações ao mudar para outras mesas.

No geral não estou utilizando nenhuma novidade anunciada. Me forcei a utilizar os widgets na área de trabalho por um dia, mas achei poluído e não vantajoso para o meu tipo de uso. Me acostumei a usar a área de trabalho sem nada desde a época do Windows 7, vai ser difícil eu mudar esse comportamento kk.

Outra coisa que testei foram os wallpapers animados, só gostei da aparência do Yosemite e da Greenland. O de Londres achei o sol muito estourado, Dubai muito poluído visualmente, enfim, também tentei usa-los mas como gosto de algo mais único e pessoal voltei para meus wallpapers de anime.

Os webapps também não vão fazer diferença no meu uso, instalei alguns e percebi que me organizo melhor com as abas do próprio Safari.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio_M_A_S, to olhando aos poucos o clique no papel de parede para ver a mesa pode ser algo que vai tornar os widgets e demais itens na mesa mais fáceis de acessar.

Primeiro problema aqui foi na transição MacBook - Monitor, no monitor os WebApps acabam sendo menos úteis no meu uso e as vezes até atrapalham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, GeekSauro disse:

@Antonio_M_A_S, to olhando aos poucos o clique no papel de parede para ver a mesa pode ser algo que vai tornar os widgets e demais itens na mesa mais fáceis de acessar.

Primeiro problema aqui foi na transição MacBook - Monitor, no monitor os WebApps acabam sendo menos úteis no meu uso e as vezes até atrapalham.

Quando migrei do Windows em 2021, eu me vi diversas vezes do dia tentando visualizar a Mesa e com certa dificuldade, pois no Windows é fácil demais clicar no desktop, tem mil atalhos pra isso, Win+E, vc abre o Explorer e clica na área de trabalho, ou Win+M minimiza tudo etc... achei legal o lance de clicar em qualquer canto da Mesa e as janelas se recolherem e vc ter total visão da Mesa onde estiver manipulando arquivos!

Acho que tem muita coisa legal nessa versão, fiquei mais animado depois de ver o vídeo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GeekSauro disse:

o gesto do trackpad supre essa questão de forma até mais prática.

Sim, quando o usuário já tem prática e não acabou de chegar do Windows, os gestos suprem muita coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão pra mim nem é tanto ansia por novidade, mas alguns detalhezinhos que fazem falta e ajudam a não afastar de vez o fantasma do Windows.
Isso no MacOS, no iPadOS e iOS tem coisas que não consigo acreditar no porque não terem sido implementadas ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GeekSauro disse:

A questão pra mim nem é tanto ansia por novidade, mas alguns detalhezinhos que fazem falta e ajudam a não afastar de vez o fantasma do Windows.
Isso no MacOS, no iPadOS e iOS tem coisas que não consigo acreditar no porque não terem sido implementadas ainda.

Eu particularmente achei a tela de bloqueio e os WebApps sensacionais. Eu uso o Mac pra trabalho, mas, gosto de ter a sensação de ele ser algo mais prático que um notebook. Da forma que a interface tem sido aprimorada, a sensação que eu tenho é de estar mexendo em algo entre um iPad e um Mac, e não apenas um notebook rodando o sistema da maçã. Tem ficado mais "simpático" e ainda mais produtivo, por assim dizer.

O engraçado é que acho o Windows mais performático, é mais rápido em tarefas simples, a interface tem mais desenvoltura. Mas o Mac me atrai nesses detalhes sórdidos, que impacta no uso. Um atalho no Windows pra uma página da Web pra mim soa mais como um remendo. No Mac já ficou "nativo", original, ficou show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...