Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

M1 Pro para jogos, alguém utiliza?


Juliano Banuth

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal, tudo bom ? 

Eu sou usuário de Windows hoje, e utilizo um Lenovo Legion 5i com uma RTX 2060, utilizo a máquina para trabalhar, editar alguns vídeos casuais e também para jogar. 
Sei que para trabalho e editar o Macbook Pro M1 Pro dará conta com sobra, porém queria saber como esta sendo o uso de games pelo Rosetta 2, Parallels e Crossover nesta máquina. 

Estou muito tentado a efetuar a venda do Legion e comprar este Macbook, mas quero ter certeza que não me arrependerei na hora da diversão tambem. hehe 

Gostaria de saber se alguém que ja tenha o M1 Pro utiliza para jogos tambem, e como é. 

Valeuu!! 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edit: Depois que vi que era M1 Pro, o meu é M1 mesmo haha

Eu tentei alguns jogos pelo Parallels, mas como ele limita metade da RAM (e o M1 já é ruinzinho com 8Gb), ficou praticamente impossível.

No Crossover preciso tentar de novo (Vou ver se faço esses dias e volto aqui), mas eu não consegui fazer a Steam instalar nada nele. 

 

Hoje uso o Game Pass pra jogar online e tô bem satisfeito, mas sou bem casual. No Mac tenho instalados alguns joguinhos que existem nativamente (considerando Rosetta também) e desses não posso reclamar

Editado por César Krentzenstein Borman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O M1 Pro não sei, mas o M1 é uma vergonha pra jogos. Fizeram tanta propaganda dos gráficos e não consegue rodar CSGO mesmo tudo no Low e baixa resolução com um fps decente que te dê alguma competitividade, tanto Rosetta quanto Parallels. Só consegui jogar jogos antigos com boa qualidade e desempenho.

Na minha opinião pessoal, pra quem gosta mesmo de jogar, não há como abrir mão de um PC Windows com GPU, só se for algo muito específico e que tenha histórico de bom desempenho no Mac, como Civilization. Eu tô jogando Dying Light 2 e esperando sair o The Day Before, títulos que eu não imagino rodando decentemente sequer no M1 Max.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2022 at 16:50, Juliano Banuth disse:

Boa tarde pessoal, tudo bom ? 

Eu sou usuário de Windows hoje, e utilizo um Lenovo Legion 5i com uma RTX 2060, utilizo a máquina para trabalhar, editar alguns vídeos casuais e também para jogar. 
Sei que para trabalho e editar o Macbook Pro M1 Pro dará conta com sobra, porém queria saber como esta sendo o uso de games pelo Rosetta 2, Parallels e Crossover nesta máquina. 

Estou muito tentado a efetuar a venda do Legion e comprar este Macbook, mas quero ter certeza que não me arrependerei na hora da diversão tambem. hehe 

Gostaria de saber se alguém que ja tenha o M1 Pro utiliza para jogos tambem, e como é. 

Valeuu!! 
 

Fala Juliano! Boa tarde.

Sobre os jogos, é como o Beto já descreveu: não é um ambiente adequado. Nem mesmo nos Apple Silicon mais parrudos (M1 Pro & Max).

Outra coisa, como vc é usuário Windows e está fazendo a migração pro Mac agora, não esqueça de analisar com calma a configuração da máquina que vai comprar pois Macs não aceitam nenhum tipo de upgrade futuro. Então tenha em mente que vc vai ficar agarrado na configuração que escolheu pra sempre.

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou lhe ser bem franco, se tu curte mesmo jogar, corre dos Mac's. Você consegue jogar World of Warcraft, League of Legends e até um CSGO casual, mas não espere nada surpreendente. Este último game, muitos esperam uma alta taxa de fps, mas a tela dos Mac's são 60hz então ter 150 como 600 não vai lhe fazer tanta diferença. Eu como sempre joguei no low e em resolução baixa, até que consigo brincar quando estou viajando, mas jogos mesmo é no console ou PC. O problema do CSGO nos Mac's é crônico e vem desde o CS: Source, infelizmente ele é MUITO mal otimizado na plataforma. Em 2012 eu comprei no lançamento um MBP 15" com i7 e GTX 650 e ele ainda rodava mal, eu tinha que instalar Windows para poder funcionar legal e a diferença é gritante. É de conhecimento público que o CSGO é mais processador do que vídeo, então nada explica o péssimo desempenho no macOS. Por outro lado, se tu curte jogos indie, eles sempre aparecem para Mac na Steam e funcionam bem. Aí vai do seu gosto, mas novamente, não recomendo Mac's para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, obrigado pelo retorno. 
Como meu uso para games é mais para jogos E-Sports, não tão pesado,

Ainda considero a troca, pois para o meu trabalho e para um projeto novo de edição de vídeos e tal, acredito que o M1 vai ajudar mais. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um MBP com M1 e eu testei nele o Shadow of Tomb Raider em 1080p, gráficos no médio, com média de 30fps. Lembrando que rodou via Rosetta 2. Levando com consideração tudo isso, eu achei honesto, mas vou te dizer uma coisa: Mac e jogos  não combinam. É melhor ficar no mundo Windows mesmo que você será mais feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu utilizo ele para jogar casualmente. Consigo rodar The Witcher 3, GTA V e BeamNG via CrossOver. Nunca tentei via Parallels mas acho que o desempenho deve ser uma decepção daí.

Vou ficar te devendo dados de FPS mas posso te dizer que são jogáveis sim, apenas não espere os gráficos em qualidade alta, geralmente deixo tudo no médio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Apenas corroborando, Mac não é pra jogar (infelizmente). Mantenha seu Lenovo pra isso caso ele rode os joges de forma satisfatória ou adquira um pc (ou um outro laptop mais parrudo). O único Mac que “da pro gasto” vendo vídeos e testes é o de 16’ intel i9 com a radeon mais nova, rodando o win em bootcamp. Os M1, ainda não. Abs!

note: não tem nenhum jogo no meu M1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

O único jogo que tenho instalado aqui é o Shadow of Tomb Raider (nativo pro Mac), e ele roda em 1080P com praticamente tudo no máximo, em uma média de 40 FPS. Fiquei positivamente surpreso com esse desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 03/04/2023 at 20:32, PedroNovak disse:

O único jogo que tenho instalado aqui é o Shadow of Tomb Raider (nativo pro Mac), e ele roda em 1080P com praticamente tudo no máximo, em uma média de 40 FPS. Fiquei positivamente surpreso com esse desempenho.

Qual Mac vou usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai chefe tudo bem?

 

Hoje tenho um Macbook Air M1 2020 e estou utilizando o Wine Crossover para jogar alguns jogos mais leves. 

To jogando Tibia, PXG e GLA, jogos bem leves que não consomem muito. Porém vejo que em diversos momentos há quedas de FPS e se o mac estiver conectado na energia, ele via esquentar que é uma desgraça. 

 

Se for jogar jogos pesados, não indico pegar um mac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Se está a considerar um computador portátil principalmente para trabalho e edição de vídeo, o MacBook Pro M1 Pro irá certamente proporcionar um excelente desempenho nessas áreas. Quanto aos jogos, existem muitos factores que afectam o desempenho, incluindo a otimização dos jogos, a emulação/virtualização utilizada e as expectativas pessoais em termos de qualidade gráfica e velocidade de fotogramas. Especialmente porque há muitos jogos https://1winn.com.br/ que funcionam num portátil mais lento. Recomendo a pesquisa em fóruns Mac e comunidades de jogos online para obter os relatórios mais actualizados e detalhados sobre o desempenho dos jogos no MacBook Pro M1 Pro utilizando estes métodos (Rosetta 2, Parallels e Crossover). Isto irá ajudá-lo a tomar uma decisão informada com base nas experiências de outros utilizadores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai Juliano, tudo certo?

Pode gráfico pra rodar os jogos o M1 Pro tem, o problema é a otimização mesmo cara.

Único jogo nativo que tentei aqui foi o World Of Warcraft e dava pra brincar em 1080p no médio cravando 60 fps. O Wow é conhecido por ser relativamente pesado principalmente nas capitais onde tem muita gente. Em local vazio ele rodava melhor.

Sobre outros jogos, que não são nativos, não recomendo. É cheio de bugs, da uma trabalheira lascada pra funcionar e os crashes são constantes.

Eu consegui rodar jogos de Windows pelo Apple Game Porting Toolkit, como o Diablo IV, e rodou em 2560x1440p em médio com 30~40 fps a depender do local e do tanto de mobs e efeitos na tela, mas a experiência não era grande coisa.

Enfim, só recomendo tentar games nativos no Mac. Nem os roseta vão bem. Acredito que no futuro possa ser uma boa, mas por enquanto é pedir pra passar raiva. 

Desisti de bater cabeça e montei um desktop custo x beneficio na China com Ryzen 5700x, B550M Aorus, 16Gb 3600Mhz e uma RX 5700XT. Saiu muito barato pelo desempenho que entrega e consigo rodar tudo numa boa sem aquela loucura que é jogar em notebook: muito calor e muito barulho. Não me arrependo nem um segundo de ter feito isso. Talvez seja a melhor saída. 

O preço do hardware desabou. Com 5k você compra um desktop muito parrudo que roda tudo. Eu consideraria esse cenário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou dar o meu pitaco considerando um MacBook Air M2, 8gb de RAM. Jogo coisas bem casuais (Euro Truck 2, American Truck 2, Cities Skylines e Stellaris).

Para todos eles, o note roda bem (a 30 fps). Como a tela é pequena (13,6'), a resolução não é um problema mesmo não estando no alto/ultra. Mas ele esquenta bastante durante os jogos, então pode ser que se você jogar por algumas horas o note vai ficar mais lent,o pois ele precisa 'resfriar`e, como ele não tem dissipação de calor, ele diminui a potência para compensar.

Editado por Maicon Antonio Rodrigues
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...