Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

juniorgoncalves

Membros
  • Total de itens

    57
  • Registrou-se em

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de juniorgoncalves

  1. Fala Ferrari! Beleza? Memória RAM não tem nada ver com esse gargalo que você está sofrendo. O problema está no calcanhar de Aquiles dessa máquina: a GPU integrada dele que é fraca para essas resoluções mais altas. Tenho essa mesma máquina com 32gb de RAM. Fazia uso dela para trabalho e na época utilizava em um monitor 1440p onde a performance era bem satisfatória. Porém, hoje essa máquina acabou ficando de media center lá em casa plugada em uma TV 4K. De cara a gente percebe a penalidade de performance de video geral que ela sofre, inclusive nas animações do sistema. Para o meu caso, que utilizo apenas para ver séries e filmes, é tranquilo. Mas para quem usa para trabalho realmente é algo que vai incomodar muito. A sugestão é você fazer um downgrade de monitor mesmo. Descendo para 1440p ou 1080p.
  2. Já aconteceu comigo. O problema era que a bateria estava estufada (problema comum em Macbooks). Verifique isso.
  3. ih rapaz, a fanboyzada tiltou pq alguém disse que formatar o computador não resolve problema de ram insuficiente. kkkkkkkkkkkkkkkkk. desculpa aí galera, erro meu. to usando um m1 8gb. sensacional a máquina. equivale a 64gb no windows. 🤩🤩🤩
  4. seu iMac tem 8GB de RAM? se sim, então tá tudo certo. não adianta fazer instalação limpa e lero lero, bla bla. 8GB de RAM para 2022/2023 realmente é muito pouco e só serve para operações básicas. vai ter que lidar a lenditão mesmo. na primeira oportunidade que tiver, vende essa máquina e migre para um Mac com 16gb de RAM pra cima.
  5. A escolha vai depender exclusivamente do tipo de demanda que vc tem com essas máquinas. O M1 tem mais processamento de CPU+GPU mas peca na pouca RAM e falta de expansão futura. O i5 tem menos processamento mas RAM quase que a vontade, já que é expansível até 64gb. Eu tenho esse mesmo modelo 2018/i5 com 32gb. Sou diretor de arte e trabalha com arquivos de Photoshop e Illustrator muito pesados. Nesse meu caso o maior gargalo é a RAM. O M1 com 8gb engasga muito comigo. Por outro lado o i5, apesar de ter menos processamento bruto, tem 32gb de RAM e roda liso liso liso. Sua escolha vai depender exclusivamente dessa sua análise sobre o que é mais gargalo no seu uso: RAM? ou processador+gpu? Uma outra opção tbm seria vc vender essas 2 máquinas, interar um pouco mais de grana e pegar um Mac Studio que vem com 32gb de RAM. Você teria o melhor dos dois mundo.
  6. Maravilha Beto! Obrigado pelas informações. Que bom que o pessoal já automatizou essas correções. Hoje em dia tá muito moleza montar um Hack, né? Hahaha. Antigamente era um Deus nos acuda.
  7. Processador: Dá pra fazer no Ryzen mas vc vai ter um pouco de dor de cabeça pra aplicar uns patches e se usar Suite Adobe vai perder tempo tendo que contornar uns problemas de incompatibilidade tbm. Vai ser mais chato do que se fosse um Intel (que seria o ideal), mas dá pra fazer sim e depois que passar dessa parte chata, tudo funciona bem liso. GPU: NVidia não dá. A não ser que vc use um macOS muito antigo tipo o High Sierra que não é recomendado. Pega uma AMD, aproveita que tá rolando uns preços baratos da RX 6600 por cerca de R$1400 / R$1500. Recomendo o canal do Gabriel Luchina e a documentação oficial do OpenCore para usar como guia no seu processo: https://www.youtube.com/@UniversoHackintosh https://dortania.github.io/OpenCore-Install-Guide/ Boa sorte!
  8. Caramba, excelente dica! Uso o iStats a tempos mas não tinha me ligado nessa função de programar as fans de acordo com o escalonamento da temperatura. Fiz essa configuração e deu uma reduzida significativa nos picos de temperatura.
  9. Meu caro, bom dia! Em termos de CPU/GPU tanto o Pro ou Air vão sobrar em desempenho. Não se preocupe com isso. O gargalo nesses Macs com Apple Silicon para trabalhos mais sérios e pesados com a suite Adobe está na quantidade de RAM. Falo isso com experiência prática profissional, é o que vejo com meus próprios olhos diariamente. Muitos companheiros de trabalho que pegaram a versão com 8gb de RAM ficaram muito decepcionados com a performance da máquina. Então pegue com a maior quantidade de RAM possível. 16gb pra cima. Essa é a primeiro prioridade que vc deve ter com esses Macs novos. Pode até pegar com 256gb de armazenamento pois essa expansão vc resolve com SSD externo, já que a velocidade de escrita e leitura via USB-C não é gargalo para trampo de Photoshop e Illustrator. E CPU/GPU pode ser até do Macbook Air mais simples que vai sobrar desempenho. Agora memória RAM não, vc não consegue expandir posteriormente e vai subnutrir o desempenho do seu CPU empacando a performance geral da máquina. Espero ter ajudado. Abraço!
  10. Só pra registrar aqui pessoal, não é só no M1 que isso acontece. Tenho o MX Master 2S e o MX Master 3. Ambos dão lag no meu Mac Mini 2018 Intel (Monterey) e no Macbook Air 2020 M1 (Monterey). Por outro lado, ambos os mouses funcionam perfeitamente em um Desktop PC (Windows 11) que tbm possuo.
  11. Perfeito Marcelo! Manda brasa no de 16gb de RAM que não tem erro. Abraço e que bom que conseguimos te ajudar.
  12. Boa noite Marina! Tenho essa mesma máquina mas tive o cuidado de pegar com 512gb. A vantagem dela é que os módulos de RAM não são soldados e te permitem expandir até 64gb de RAM, porém, infelizmente, o SSD é soldado diretamente na placa e a expansão não é possível. A boa notícia é que vc consegue solucionar esse problema de espaço comprando um ssd externo e conectando via USB no seu Mac. A velocidade de escrita e leitura é bem satisfatória e ao menos que você trabalhe com arquivos imensos (que provavelmente não é o seu caso), você não terá problema.
  13. Excelente relato, Bruno. Parabéns pela aquisição.
  14. Vou te ajudar, vamos lá. Seu primeiro comentário tem 2 erros: Em um x86 atual não há acesso direto do CPU a VRAM. E sim, há. Mesmo que não de forma tão eficiente quanto em um SoC onde CPU e RAM estão encapsulados no mesmo package. Você sinalizou que o nivel de duplicação de RAM pra VRAM no x86 é em uma escala em que a unified memory alocaria o dobro de informação, e portanto valida aquela falácia de 8gb no SoC equivale a 16/32gb no PC. Isso simplesmente não ocorre dessa forma, nem nessa escala, por isso a imprecisão da sua parte. No segundo comentário você acusa as fabricantes de GPU de inflar a eficácia dos métodos de DMA no x86, porém, isso é exatamente o que fez ao falar sobre a eficiencia da unified memory. Entendeu? Literalmente vc se auto-refutou. Você acusou as fabricante de algo que vc fez no seu primeiro texto. Seu segundo comentário desqualifica o primeiro. E vamos além, no exemplo prático que vc deu de que adicionar RAM ao x86 não resolve a necessidade de VRAM é um paralelo direto aos incontáveis exemplos práticos de que 8gb de unified memory não faz milagre e só da conta de tarefas mais básicas (o Sichieri até relatou aí em cima sobre). Nisso chegamos a duas conclusões que são o óbvio ululante: Unified memory não é tão eficiente como o marketing da a Apple diz (e como vc tentou dizer que é no seu primeiro comentário). DMA/DCA não é tão eficiente no x86 quanto em um SoC como o marketing da Amd/Nvidia diz. Acho que mais desenhado do que isso é impossível.
  15. As técnicas de Direct Memory Access no x86 não são tão eficientes quanto em um SoC da mesma forma que a transferência de RAM pra VRAM não ocorre em grande escala de duplicidade a ponto de ocupar o dobro no x86 como você falou. Você foi tão impreciso e exagerado como acusou as fabricantes de GPU serem a respeito da eficiência das técnicas de DMA/DCA. E complemento exemplificando igual você fez, mas trazendo exemplo prático e real aqui da agência: se memória unificada fosse tão eficiente assim um M1 com 8gb daria conta de trabalhos pesados em uma stack simples da Adobe como Bridge + Photoshop + Illustrator. E simplesmente não dá. A máquina engasga e faz 12gb+ de Swap. O ponto desde o início é esse: há um exagero propagandista de ambas as partes e isso gera uma grande confusão no público em geral. Fazendo com que muitos usuários encarem essas soluções/otimizações como santos milagrosos e tomem decisões erradas na hora de adquirir o equipamento. A real é que não tem milagre pessoal: quer o Mac para tarefas básicas? 8gb dá conta. Trabalhos pesados? 16gb pra cima.
×
×
  • Criar Novo...