Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Direção em São Paulo: qual é o melhor navegador? Waze ou Google maps?


Thiago Oliveira

Posts Recomendados

Caros amigos:

Naturalmente conheço as diferenças entre os apps Waze e Google Maps e sei que eles têm propostas e características distintas. Eu sei que, por exemplo, o Waze indica radares, buracos, perigos e tem uma interação mais de rede social. Mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre a funcionalidade mais básica desses apps: a navegação. Qual deles se sai melhor?

Testei os dois apps e achei que a navegação do Google Maps se mostrou mais clara nas direções, principalmente em rotatórias e na indicação de faixas, o que, em São Paulo, com as suas vias expressas, aparentemente se mostra bastante útil, principalmente para pessoas como eu que não conheço tão bem as vias da cidade. O app até mesmo pede para olhar placas existentes no trânsito e dá algumas orientações baseadas em estabelecimentos comerciais (isso, às vezes, também pode confundir um pouco). O app também permite você checar antes toda a rota, inclusive tirando dúvidas com imagens do street view. Por outro lado, percebi que, às vezes, o app tem dificuldade em interpretar algumas conversões e, em outras, ele simplesmente deixou de narrar uma orientação.  

Já o mapa do Waze me pareceu mais claro e objetivo, mas as indicações são mais simples. Apesar da funcionalidade de indicar faixas ter sido anunciada (https://macmagazine.com.br/post/2020/04/30/waze-ganhara-indicacao-de-mudanca-de-faixa/amp/), aqui não apareceu. Gostei que as narrações são feitas repetidas vezes, inclusive quando bem perto da conversão, algo que o Maps nem sempre faz. Nas rotatórias, o Waze apenas diz o número da saída a seguir, não esclarecendo, por exemplo, que bastaria fazer a rotatória e seguir em frente. Dizem que o Waze, para fugir de trânsito, às vezes pode indicar rotas mais alternativas e nem sempre mais seguras, mas, nos meus testes aqui, ele sempre indicou rotas semelhantes ao Maps. O que mais me fez falta na navegação do Waze foi, justamente, a indicação de faixas. Têm funcionado por aí?

Aparentemente, o Maps se saiu melhor em termos de navegação, sendo mais útil para quando você não conhece tão bem a cidade ou o caminho. E qual é a experiência de vocês? Qual navegador vocês tem usado mais? 

Grande abraço a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, para quem não conhece a cidade indico o Google Maps pela clareza das informações, troca de faixa e etc. Principalmente quando pega a Marginal pela primeira vez ou vai para áreas periféricas como Cotia. Como o Waze funciona pelo colaborativo, em áreas com pouco trânsito de usuários as informações do Waze são ruins ou ele pode te colocar em rotas estranhas. Já o Google Maps é excelente neste aspecto.

Já, para quem tem alguma noção da cidade e quer fugir do trânsito ou de áreas alagadas em dias de chuva como agora no Verão, eu indico o Waze. As notificações dos outros usuários é muito interessante para saber o que está acontecendo no caminho.

Mas ambos são ótimos e vai da pessoa ver com qual terá mais afinidade, afinal o mapa deve ajudar e não distrair ainda mais a atenção ao trânsito. Pelo menos são muito melhores que os navegadores GPS de antigamente, uma vez um IGO me mandou dirigir pela rodovia por 1h para depois pedir para fazer retorno e voltar essa 1h pq simplesmente estava perdido (!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho usado ambos, mas de forma diferente. Pra deixar em aberto e ao ver velocidade, ser avisado de radares, trânsito e etc eu uso o Waze no Car Play (fica na visão compacta com o Spotify rodando música)… agora pra navegação em si uso o Google Maps… não tem jeito

Eu até já tentei usar o Waze de fato pra ir para os lugares… e SEMPRE ele me fazia me perder… principalmente pq muitas vezes ele indicava que eu tinha que entrar mas o indicador estava um pouco atrás da rua em si… daí quando eu ia perceber mesmo já tinha passado a rua e ele tava recalculando… já com o Maps isso nunca me aconteceu… então pra navegação prefiro ele mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, para quem não conhece a cidade indico o Google Maps pela clareza das informações, troca de faixa e etc. Principalmente quando pega a Marginal pela primeira vez ou vai para áreas periféricas como Cotia. Como o Waze funciona pelo colaborativo, em áreas com pouco trânsito de usuários as informações do Waze são ruins ou ele pode te colocar em rotas estranhas. Já o Google Maps é excelente neste aspecto.

Já, para quem tem alguma noção da cidade e quer fugir do trânsito ou de áreas alagadas em dias de chuva como agora no Verão, eu indico o Waze. As notificações dos outros usuários é muito interessante para saber o que está acontecendo no caminho.

Mas ambos são ótimos e vai da pessoa ver com qual terá mais afinidade, afinal o mapa deve ajudar e não distrair ainda mais a atenção ao trânsito. Pelo menos são muito melhores que os navegadores GPS de antigamente, uma vez um IGO me mandou dirigir pela rodovia por 1h para depois pedir para fazer retorno e voltar essa 1h pq simplesmente estava perdido (!).

Engraçado que já foi anunciada, faz tempinho, a funcionalidade de indicação de faixas no Waze, mas aqui não apareceu.

Será que não foi disponibilizada ainda?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...