Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro Retina - Final de 2012 ou Final de 2013?


Raul Duelis

Posts Recomendados

E aí galera! Blz?

Tô pensando em comprar um MacBook Pro Retina. Dois anúncios me chamaram a atenção, sendo um Retina final de 2012 com 8gb de ram e 256gb de SSD e um final de 2013, porém com 4gb de RAM e 128gb de SSD. 

Com o lançamento o anúncio do novo MacOS 11, sei que somente os macbook pro do fim de 2013 pra frente serão atualizados. Já pensei logo no patch pro retina de 2012, mas penso já em alguma complicação pra instalar, pois o de 2012 usa a placa Onboard Intel HD Graphics 4000, com 1536Mb de memória, mesma quantidade que o de 2013, porém este último já utiliza a Intel Íris, "mesma" dos macs mais recentes (à excessão, claro, da geração).

Ambos anúncios que vi, possuem o mesmo valor, mas tenho sérias dúvidas sobre qual pegar. O que vcs me recomendam?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Qual seu uso costumeiro? Que tamanho de dados trabalha e armazena normalmente?

4GB e 128GB são complicados em 2020, mas pra um uso tipo estudos, internet, textos, planilhas, você não deve ter problemas. Muita gente está rodando até o Big Sur beta com estas configs e já vi alguns dizerem que tá OK.
Já o fato de o 2012 já estar fora do ciclo de atualizações de software considero que torna deveras desinteressante o investimento também, mas é algo que você pode dizer melhor dependendo do seu uso. Como quer instalar o Big Sur, é mais uma desvantagem nessa máquina, ficando dependente do patch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que eu iria de Late 2012, se a máquina estiver em excelente estado. Acho que a diferença de 8GB/256GB pra 4GB/128GB é bem mais significativa do que a diferença da HD Graphics 4000 pra Intel Iris 5100. Aliás, essa Intel Iris é pra bobo ver, o meu Mid 2014 tem a mesma 5100 e sinceramente não é nada demais. Eu uso Photoshop, jogo Civilization de vez em quando, funciona OK, mas não é grandes coisa. Eu sempre achei gráfico integrado de MacBook bem medíocre, mas como eu não preciso de muito processamento gráfico me contento com os prós da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rafael Scheid disse:

Qual seu uso costumeiro? Que tamanho de dados trabalha e armazena normalmente?

4GB e 128GB são complicados em 2020, mas pra um uso tipo estudos, internet, textos, planilhas, você não deve ter problemas. Muita gente está rodando até o Big Sur beta com estas configs e já vi alguns dizerem que tá OK.
Já o fato de o 2012 já estar fora do ciclo de atualizações de software considero que torna deveras desinteressante o investimento também, mas é algo que você pode dizer melhor dependendo do seu uso. Como quer instalar o Big Sur, é mais uma desvantagem nessa máquina, ficando dependente do patch.

Seria mais para uso na faculdade, navegação na internet, planilhas, office e tal. Nada de uso pesado

9 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Eu acho que eu iria de Late 2012, se a máquina estiver em excelente estado. Acho que a diferença de 8GB/256GB pra 4GB/128GB é bem mais significativa do que a diferença da HD Graphics 4000 pra Intel Iris 5100. Aliás, essa Intel Iris é pra bobo ver, o meu Mid 2014 tem a mesma 5100 e sinceramente não é nada demais. Eu uso Photoshop, jogo Civilization de vez em quando, funciona OK, mas não é grandes coisa. Eu sempre achei gráfico integrado de MacBook bem medíocre, mas como eu não preciso de muito processamento gráfico me contento com os prós da máquina.

Não pretendo utilizá-lo para jogos. No máximo, seria um Adobe Lightroom ou alguma edição no Premiere.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, galera, me apareceu um anúncio que realmente não sei se é uma boa ou não. Se trata de um macbook pro 13" retina, 2013, com 8gb de ram e 256 de armazenamento. O único detalhe, no entanto, é uma linha na vertical que apareceu na tela. Será que tem risco de dar pau ou da tela parar de funcionar? A linha é bem sutil. Segue foto e que o dono me mandou (da para ver a linha entre o mês e o dia)

IMG-20200718-WA0032.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Raul Duelis disse:

Agora, galera, me apareceu um anúncio que realmente não sei se é uma boa ou não. Se trata de um macbook pro 13" retina, 2013, com 8gb de ram e 256 de armazenamento. O único detalhe, no entanto, é uma linha na vertical que apareceu na tela. Será que tem risco de dar pau ou da tela parar de funcionar? A linha é bem sutil. Segue foto e que o dono me mandou (da para ver a linha entre o mês e o dia)

Não deve piorar, não. Porém eu não compraria um Mac com detalhe na Tela Retina. Não vale o risco.

40 minutos atrás, Raul Duelis disse:

Não pretendo utilizá-lo para jogos. No máximo, seria um Adobe Lightroom ou alguma edição no Premiere.


Se o preço estiver compatível e a máquina estiver boa, eu iria de Late 2012 sim. Acho que em pleno 2020 um Mac com 4GB RAM soldado à placa já não compensa mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Não deve piorar, não. Porém eu não compraria um Mac com detalhe na Tela Retina. Não vale o risco.


Se o preço estiver compatível e a máquina estiver boa, eu iria de Late 2012 sim. Acho que em pleno 2020 um Mac com 4GB RAM soldado à placa já não compensa mais.

Tenho medo justamente dessa linha, pois o preço de reposição da tela é salgado. Este Mac está a venda por 2800. Acho que vou ficar com o de 2012, mas antes continuarei pesquisando. Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2020 at 09:17, julianorcordeiro disse:

Raul

voce já decidiu. A tela é cara. Então deixa pra lá.

continua procurando que acha algo bom!

Acabei ficando com o retina de 2012. Está bem conservado, porém com um leve amassadinho no canto direito do top case. Mas os 8gb de ram e 256gb serão bem mais úteis. O Big Sur eu instalarei com um patch e o problems será resolvido. Este 2012 não tem nenhum problema na tela. Nem menos aquelas manchas que li algo sobre ser problema com a retina ou algo do tipo. Irei sábado buscar o notebook. Vlw galera!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...