Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meus arquivos que subi no iCloud Drive estão ocupando um espaço no SSD que não deveriam ocupar.


Posts Recomendados

Olá!

Meu Macbook Pro Mid 2012 originalmente veio com uma HD de 750Gb.

Recentemente substitui o leitor de DVD por uma SSD de 250Gb. A intenção é deixar na HD original arquivos antigos e de pouco acesso/uso.

Adquiri iCloud Drive 200Gb e nele subi arquivos que estavam na HD original do meu MacBook.

Porém vejo que esses arquivos além de estarem no iCloud Drive (visualizo todos eles quando entro no iCloud.com e também através do app Arquivos do iPhone) estão também ocupando um espaço na SSD (conforme mostram imagens em anexo). 

Ressalto que esses arquivos que subi no iCloud vieram direto da HD e nunca estiveram na SSD.

Por que esses arquivos ocupam espaço na SSD? 

Minha intenção ao assinar o iCloud era justamente liberar o máximo de espaço possível nos 2 discos rígidos internos - tanto a HD antiga (de 750Gb) como a SSD nova de 250Gb).

Alguém pode me explicar se estou fazendo algo de errado?

Abraços e aguardo retorno.

Slide1.jpeg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Posts Populares

Olá! Fiz os procedimentos que você me explicou e realmente os arquivos que subi para a nuvem saíram da minha SSD, liberando o espaço que estavam ocupando! @AdrianoGH, olha aí a solução! @r

Mas está aprecendo no seu SSD! É que você está confundindo a PASTA do iCloud Drive no seu computador com a NUVEM. Essa janela de informações à direita, que você chamou de nuvem, na verdade é a pasta l

Rick, Realmente é "interessante"! rsrsrs Olhei no meu e tb tem espaço ocupado pelo iCloud Drive, que juntamente com documentos e fotos, que ocupam o maior espaço no meu disco local. Pel

Imagens Postadas

Rick,

As imagens que vc postou estão em baixa resolução, estão muito difíceis de ler. Não ficou claro, mas o HDD está na baia do DVD? Senão recomendo desta forma, SSD (com o MacOS) no lugar do HDD e o HDD (de 750 Gb) no local do DVD.

Se você selecionou a opção do iCloud Drive para guardar dados do Desktop e Documentos e Pastas, será assim mesmo. O MacOS vai manter os arquivos nos discos locais E no iCloud Drive, fazendo o gerenciamento/atualização automaticamente. Caso o espaço livre do discos local estejam acabando, então o MacOS mantém apenas "atalhos" neste (dos arquivos mais antigos para os mais novos até liberar espaço "suficiente") e quando vc precisa utilizar tal arquivo é feito o download do iCloud Drive de forma automática (tb dá pra fazer manualmente pelo Finder, clicando na nuvenzinha ao lado do nome do arquivo).

Ah, arquivos da pasta Download não vão no iCloud Drive, só ficam no disco local mesmo.


Olha o video abaixo sobre o iCloud Drive.

https://macmagazine.uol.com.br/post/2020/05/14/video-dominando-o-icloud-drive/

Abs,

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi @AdrianoGH, tudo bem?

Quando mandei "reformar" meu Mac, já existia a HDD (era o único disco rígido interno) e foi retirada sim a bandeja de CD/DVD, mas imagino que a SDD entrou no espaço físico antes ocupado pela bandeja, e a HDD ficou instalada onde já estava.

O MacOS hoje roda na SSD. Todos os outros arquivos (músicas, filmes, fotos, textos, planilhas.... tudo) continuam na HDD, pois a SSD eu quero deixar o mais limpo possível, com apenas os projetos que estou usando no momento. Terminando de usar esse projeto, aloco ele na HDD. E assim pretendo seguir.

Portanto, quando fiz o upload dos arquivos no iCloud Drive, todos eles sairam diretamente da HDD para a nuvem. Nenhum saiu ou passou pela SSD. Por isso acho estranho ter uma "espaço" (ou pasta, diretório... desculpa, mas não sei o nome correto disto) chamado iCloud Drive ocupando um lugar na SSD. Veja isso na imagem OcupaSSD, agora em melhor resolução. Quando printei essa imagem, o balão informando o quanto o iCloud Drive está ocupando na SSD não apareceu, mas é 62,93Gb, que é a mesma quantidade de Gb ocupada no iCloud Drive, conforme imagem OcupaiCloudDrive.

Ah, eu não ativei a opção Pastas Mesas e Documentos, (imagem opcoesiCloudDrive), pois minha pasta Documentos da SSD está vazia (está tudo na HDD), e eu prefiro selecionar manualmente quais arquivos desejo subir no iCloud Drive.

Minha primeira pergunta é: se o iCloud Drive é como se fosse um disco rígido, porém na nuvem; e os arquivos que estão nele sairam de uma HDD, por quê aparece na SSD esse espaço ocupado pelo iCloud Drive?

Se precisar de mais informação, é só me avisar.

Abraços e muito obrigado por toda disponibilidade para me ajudar.

 

 

 

opcoesiCloudDrive.png

OcupaiCloudDrive.png

OcupaSSD.png

Editado por Rick Levy
nomear as imagens
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rick,

Realmente é "interessante"! rsrsrs

Olhei no meu e tb tem espaço ocupado pelo iCloud Drive, que juntamente com documentos e fotos, que ocupam o maior espaço no meu disco local.

Pelo que pesquisei, me PARECE que seria um "cache" que o serviço utiliza para gerenciar a sincronização entre o disco local e a nuvem (iCloud).

https://www.macworld.com/article/3015540/why-is-icloud-storage-occupying-space-on-my-hard-drive.html

MAS, no seu caso, não sei qual seria a "lógica" disso ocupar tanto espaço no seu SSD sendo que não tem nada sincronizado com iCloud.

Mesmo assim, acredito que caso necessite deste espaço futuramente o SO deve liberar.

Vamos ver se mais alguém sabe sobre este assunto. Tb fiquei curioso!

Abs,

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rick Levy, o iCloud Drive funciona de forma sincronizada com a pasta de mesmo nome no seu mac e nos igadgets, bem como as pastas Documentos e Mesa, caso você as marque nas configurações. Não interessa de onde vieram os arquivos, eles serão sincronizados com essas pastas, e se você apagar das pastas localmente, apaga tbem na nuvem porque é sincronizado. 

Me parece que a saída pra você seria o seguinte:

1 - copie os arquivos do iCloud DRive no seu HD (o de 750GB), caso eles não estejam mais lá;

2 - desative o icloud drive do seu mac, desmarcando-no nas opções do iCloud. Isso irá fazer a pasta iCloud Drive desaparecer (que você chamou de espaço), e com ela tudo o que estava dentro;

3 - suba novamente todos os arquivos pelo icloud.com. 

4 - se não quiser ocupar seu HD com os arquivos, apague-os. 

Desse jeito, pra você ter ter acesso aos arquivos, ou colocar novos arquivos lá, só pelo icloud.com. Só consigo pensar nessa saída pra continuar usando o serviço apenas como um disco de backup, sem repetição de arquivos no SSD, porque não há como mudar a pasta iCloud Drive de lugar, o que te permitiria colocá-la no seu HD e ocupar espaço só nele, caso fosse esse seu intuito inicial. 

Se a sua inteção é manter realmente um espelho do que você tem no computador, sua opção seria mudar de serviço para um que te permita escolher pastas específicas para sincronizar. Uso o One Drive e o Google Drive, e ambos permitem fazer isso (o One drive na verdade permitiria colocar a pasta de sincronização dele onde você quiser, o que dá na mesma). Na minha opinião, sua melhor opção é mudar de serviço.

Se você achar outra solução, compartilhe com a gente. 

Abs. 

 

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi @roberktum, muito obrigado pela explicação.

Amanhã com calma testarei esses procedimentos, mas já lhe adianto que para mim parece bem plausível 😉

Se for assim mesmo, realmente terei que considerar a mudança de assinatura de serviço de armazenamento virtual.

 

Só uma dúvida que tive agora: se os arquivos do iCloud Drive estão ocupando espaço físico na SDD, eles deveria estar lá também, certo?

Fiz uma busca (partido da raiz "Meu Mac") por um arquivos que que subi no iCloud Drive, e o retorno que obtive foi que ele está na nuvem (pois eu subi) e na HDD (sua origem). Não deveria também aparecer na SSD? Veja na figura.

Muito obrigado pela ajuda e amanhã volto para lhe contar como foi o teste.

Captura de Tela 2020-06-03 às 19.08.16.png

Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Rick Levy disse:

Fiz uma busca (partido da raiz "Meu Mac") por um arquivos que que subi no iCloud Drive, e o retorno que obtive foi que ele está na nuvem (pois eu subi) e na HDD (sua origem). Não deveria também aparecer na SSD? Veja na figura.

 

Mas está aprecendo no seu SSD! É que você está confundindo a PASTA do iCloud Drive no seu computador com a NUVEM. Essa janela de informações à direita, que você chamou de nuvem, na verdade é a pasta local sincronizada com a nuvem, sacou? Tanto é que você mesmo destacou que essa pesquisa aí está "buscando em Este Mac". Você só consegue ver a nuvem diretamente por meio do icloud.com, acessando via navegador de internet. 

Portanto, esse arquivo de exemplo aí está em 3 lugares diferentes: no seu HD original, que é a origem; no SERVIÇO iCloud Drive, que é a nuvem e só dá pra acessar diretamente por browser; e na PASTA local chamada iCloud Drive, por ser sincronizada com a nuvem, que aparece na barra lateral do Finder e que está ocupando o seu SSD.

O problema é que a Apple parece fazer tudo pra confundir o usuário: 

a) pra começar, usa um nome parecido para dois serviços diferentes: iCloud e iCloud Drive; 

b) usa o mesmo nome do serviço para a pasta sincronizada local;

c) esconde a localização da pasta local como se ela estivesse flutuando na hierarquia de pastas, como se não estivesse em nenhum disco. Ela aparece no mesmo nível do HD ( no seu caso, no mesmo nível dos seus dois discos).

d) coloca algumas coisas pra sincronizar no iCloud "normal", como as notas e lembretes, e outras no iCloud Drive, como o Livros;

e) além de tudo, ainda tem comportamento errático. Eu, por ex, todas as vezes que entro no Livros, vejo que a grande maioria está só na nuvem (preciso clicar na nuvenzinha pra ele baixar o arquivo e eu poder ler), o que é um saco porque não é esse o comportamento esperado, já que a otimização de armazenamento só deveria ocorrer se faltar espaço em disco, o que nunca é o meu caso porque sempre deixo pelo menos 40% livres (li em vários lugares que isso é importante para performance e maior vida útil de discos sólidos). Como o esperado é outra coisa, já fiquei na mão várias vezes, querendo ler mas sem ter internet disponível pra baixar.

Mas como eu disse antes: se você quer os arquivos só na nuvem, ou também no HD mas sem sincronização automática,  provavelmente o procedimento que sugeri vai te atender. Você pode inclusive fazer um atalho para o iCloud Drive e deixa-lo no Dock, pra ficar bem fácil o acesso, mais ou menos como se fosse uma pasta mesmo. Dá inclusive pra personalizar o ícone.

Agora, se você quiser a sincronização no disco que não seja o de inicialização, aí não vejo outra saída que não seja trocar de serviço. 

 Abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, roberktum disse:

@Rick Levy, o iCloud Drive funciona de forma sincronizada com a pasta de mesmo nome no seu mac e nos igadgets, bem como as pastas Documentos e Mesa, caso você as marque nas configurações. Não interessa de onde vieram os arquivos, eles serão sincronizados com essas pastas, e se você apagar das pastas localmente, apaga tbem na nuvem porque é sincronizado. 

Me parece que a saída pra você seria o seguinte:

1 - copie os arquivos do iCloud DRive no seu HD (o de 750GB), caso eles não estejam mais lá;

2 - desative o icloud drive do seu mac, desmarcando-no nas opções do iCloud. Isso irá fazer a pasta iCloud Drive desaparecer (que você chamou de espaço), e com ela tudo o que estava dentro;

3 - suba novamente todos os arquivos pelo icloud.com. 

4 - se não quiser ocupar seu HD com os arquivos, apague-os. 

Desse jeito, pra você ter ter acesso aos arquivos, ou colocar novos arquivos lá, só pelo icloud.com. Só consigo pensar nessa saída pra continuar usando o serviço apenas como um disco de backup, sem repetição de arquivos no SSD, porque não há como mudar a pasta iCloud Drive de lugar, o que te permitiria colocá-la no seu HD e ocupar espaço só nele, caso fosse esse seu intuito inicial. 

Se a sua inteção é manter realmente um espelho do que você tem no computador, sua opção seria mudar de serviço para um que te permita escolher pastas específicas para sincronizar. Uso o One Drive e o Google Drive, e ambos permitem fazer isso (o One drive na verdade permitiria colocar a pasta de sincronização dele onde você quiser, o que dá na mesma). Na minha opinião, sua melhor opção é mudar de serviço.

Se você achar outra solução, compartilhe com a gente. 

Abs. 

 

 

 

Olá!
Fiz os procedimentos que você me explicou e realmente os arquivos que subi para a nuvem saíram da minha SSD, liberando o espaço que estavam ocupando!

@AdrianoGHolha aí a solução!

@roberktum, muito obrigado pela ajuda. E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive.

Abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/06/2020 at 16:05, Rick Levy disse:

Olá!
Fiz os procedimentos que você me explicou e realmente os arquivos que subi para a nuvem saíram da minha SSD, liberando o espaço que estavam ocupando!

@AdrianoGHolha aí a solução!

@roberktum, muito obrigado pela ajuda. E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive.

Abraços!

"E vou começar a considerar a opção de migrar para o Google Drive."

Era o que iria comentar. Aparentemente o que vc quer é um serviço de "backup" de determinados arquivos em nuvem. O que serviços como Google Drive, OneDrive, Dropbox, Mega etc. fazem melhor.

O iCloud Drive é mais focado em criar uma integração entre dispositivos, reproduzindo os arquivos entre todos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.




  • Conteúdo Similar

    • Por The Bzman
      Mac Mini em perfeito estado funcionando 100% tem ótima performance de desktop
      Modelo 2014 comprado novo em 2016
      Core i5 2,6Ghz
      16Gb RAM
      HD 1Tb original
      + SSD 256Gb OWC
      4 portas USB
      2 Thunderbolt / MiniDisplay
      1 HDMI
      Leitor de SD Card
      Entrada de Rede
      Entrada Fone/microfone
      Acompanha:
      Adaptador mini display / Hdmi
      Cabo de energia original
      Caixa original
      R$ 5.300,00
      * * * *
      OPCIONAL: TENHO MONITOR LG E TECLADO BLUETOOTH LOGITECH >>> ADICIONAR R$ 700,00
      TROCAS:
      Tenho interesse em iMacs a partir de 2017 + volta minha
      Analiso notebooks windows + volta do comprador
       





       
    • Por Jose De Mello Filho
      Há 3 semanas tenho problemas com o iCloud Drive apenas em meu iMac. No MacBook e no iPhone está funcionando bem, mas no iMac fica faltando baixar um arquivo que não finaliza nunca.
      Já tentei usar o "Killall Bird" via Terminal, já apaguei a biblioteca completa do iCloud, até já formatei o HD e reinstalei o Mac OS Catalina, mas acontece sempre a mesma coisa: fica 1 arquivo faltando baixar o que inclusive atrapalha a upload de arquivos e deixa a máquina lenta.

      Eis a mensagem que aparece na "pizza" de status do iCloud Drive. E não sai disso.
      Não sei mais o que fazer...
      Alguma sugestão?
    • Por JoséPauloPedrosa
      Pessoal, acabei de comprar um A1932, com 128 Gb de armazenamento.
      Pretendo dar um upgrade, colocando um SSD de 512 Gb, mas não encontrei nenhuma referência sobre os modelos compatíveis com esse modelo ou ainda se necessita de adaptador.
      Será que alguém sabe informar quais os modelos compatíveis?
    • Por Ri7
      MacBook White Unibody Late 2009 13"
      Modelo A1342
      Pouco usado, ótimo estado de conservação. 
      Carregador original Apple, manuais, DVDs de instalação. (não tenho a caixa)
      Processador Intel Core2Duo P7550 de 2,26ghz
      Está com um SSD Western Digital Green de 240gb e 8gb de RAM DDR3.
      A bateria está com apenas 160 ciclos, praticamente nova. Dura mais de 3 horas de uso tranquilamente.
      Tela de 13,3" polegadas, 1280x800.
      Placa de vídeo dedicada Nvidia GeForce 9400M com 256mb
      Saída para monitor externo MiniDisplayPort até 2560x1600 (30")
      Leitor e gravador de CD e DVD funcionando.
      TrackPad multi touch 
      - Porta de Rede cabeada Gigabit (10/100/1000)
      - Duas portas USB
      - 1 porta MiniDisplayPort
      - Saída de fones
      - Wifi Airport Extreme 802.11 a/b/g/n (300mbps)
      - Bluetooth 2.1+EDR
      Está com o MacOS Catalina 10.15, mas posso entregar com o High Sierra (original).
      Único detalhe é a pequena rachadura, normal nesse modelo, com menos de 2cm próximo à dobradiça da tela. Detalhe na última foto. Imperceptível nas demais.
      Um rápido vídeo dele funcionando: https://www.youtube.com/watch?v=wmu5HeHhuuE
      Sou de SP/SP, bairro Saúde ou Ibirapuera
      Posso fazer pelo Mercado Livre tb.
      Valor: R$ 2.200,00








    • Por Fernando Braz
      Praticamente nova, configuração de ponta pra rodar tudo, perfeita para edição e criação.
      iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017)
      Processador: 3 GHz Intel Core i5 Quad-Core
      Memória: 16 GB 2400 MHz DDR4
      SSD 480GB Kingston
      GPU Radeon Pro 555 2 GB
      Parcelo no cartão com taxas por conta do comprador. Não aceito trocas nem propostas absurdas.



      R$14.999
    • Por Raul Duelis
      Fala galera!
      Blz?
      Tenho um MacBook Pro 13 Retina, final de 2012, com um core i5, 8Gb de RAM e 256Gb de SSD. Apesar de ter mais da metade de espaço livre, considero um disco pequeno para os padrões de hoje, além do fato de que acho o SSD que nele está, lento (leitura chega a 500Mb reais, enquanto que a leitura fica na casa dos 200Mb). Fui dar uma olhada em SSD da própria Apple mas é uma facada. Estava pensando em aumentar o armazenamento para 512Gb, com um SSD da Kingston, Samsung ou Intel. Alguém sabe me dizer o modelo exato de ssd que preciso? Encontrei nos padrões NVMe M.2 mas tenho dúvida se é isso mesmo. Sei que vou precisar de um adaptador também, pois a conexão dos SSDs Apple é proprietária.
      Ah, se alguém puder indicar um modelo, já ajuda muito!
      Desde já, agradeço, galera!
      Forte abraço!
    • Por Douglas Feltrim
      Pessoal, comprei uma placa lógica para o meu macbook pro e aparentemente tudo certo, ligou certinho. Mas na hora em que fui formatar com o Catalina, ele reinicia.
      Então tentei com o El Capitan e ele instalou, só que depois de um tempo funcionando, ele reinicia.
      Me disseram que pode ser a placa de video dedicada que está com problemas, porém o vendedor da placa disse que testou antes de enviar e estava tudo funcionando corretamente. 
      Alguém teve um problema parecido com esse modelo?
    • Por UenoLucas
      Olá,
      Estou com problemas na instalação do ssd na hora de clonar ele. Tenho um MacBook Pro mid 2012 com o sistema macOS Catalina 10.15.6.
      Segui exatamente os passos do vídeo colocado no link, utilizando um cabo usb/sata em vez da case. 
      Certo, deu tudo certo da parte de quando liguei o computador pressionando command+R >utilitário de disco reconfigurei o nome> formatar> apagar , então quando fui restaurá-lo houve um problema, tentei novamente porém agora poderia ser formatado somente nas opções de APFS, e em seguida deu erro na restauração novamente mostrando o erro de "diskutil APFS unlock volume", como mostrado na imagem que compartilhei. Gostaria também de saber se somente renomeando e formatando o ssd já posso substitui-lo no lugar do HD que irá funcionar no sistema do mac? Obrigado.

    • Por Carlos_Alberto
      Pessoal, adquiri um SSD de 1tb para substituir o SSD original de meu mac pro de 256 gb.
      Mas, não quero ter de reinstalar tudo que funciona muito bem e, também, não quero ter de registrar todos os programas novamente, etc.
      Gostaria de simplesmente clonar o ssd atual para o novo com tudo, o programa CarbonCopy dá conta dessa tarefa?
      Ele copiará tudo, sem que necessite reinstalar registros de programas como a suite Office, Parallels, Lightroon e tudo mais que uso com frequência ou após a clonagem terei de procurar os registros e fazer tudo novamente?
      Se esse programa não for indicado, conhecem outro?
      Devo formatar o SSD de alguma forma especial antes da clonagem?
      Depois é só tirar o original, colocar o novo e pronto?
      Gostaria de dicas e ajuda de quem já fez isso e como ficou o resultado.

      Obrigado.
    • Por Gustavo Martinelli Benetti
      Tenho um Macbook Pro 13 poleadas Meados 2010, e comprei um hd ssd crucial bx500 de 480GB para fazer um upgrade. Fiz um backup com timemachine, mas, ao colocar a hd no macbook e tentar o restore via timemachine, só aparece uma tela com uma pasta e uma interrogação dentro.
      A primeira vez, achei que fosse o flat cable, mas voltei com minha hd original (que estou usando nesse momento), e funciona normalmente. Tentei depois instalar pelo modo de recuperação do macOS orifinal (option + R), via o macOS mais atual (option + comand + R) mas não funciona. Em uma das vezes apareceu uma tela com um aviso: apple.com/support -2002F.
      Alguém já passou por isso antes? 
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      51.247
    • Total de Posts
      430.217
×
×
  • Criar Novo...