maxlawbr Postado 20 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 20 de dezembro de 2019 Em 19/12/2019 at 08:56, Joao Pedro Elbl disse: Opa, blz? Atualiza que o erro some. João, Bom dia! acabados os meus prazos eu instalei o tokenadmin que você sugeriu, é o mesmo que eu tinha o 4277. O meu safesign, na verdade é um tal de SafeNet Authentatication Client, da Gemalto, é o 10.2.82.0. é isso mesmo?
Isaac Batista Postado 8 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 8 de janeiro de 2020 Boa noite, algum de vocês recebe mensagem de erro quando inicia o PJEOffice? Já instalei o java na versão mais atualizada, tal como o Safenet e o próprio PJEOffice. A mensagem que recebo é: Erro ao iniciar o PjeOffice, mensagem interna:null. No log, consta: Erro na inicialização do assinador, mensagem interna: java.lang.Exception: Erro ao persistir as configurações, mensagem interna: null Obrigado. 3 minutos atrás, Isaac Batista disse: Boa noite, algum de vocês recebe mensagem de erro quando inicia o PJEOffice? Já instalei o java na versão mais atualizada, tal como o Safenet e o próprio PJEOffice. A mensagem que recebo é: Erro ao iniciar o PjeOffice, mensagem interna:null. No log, consta: Erro na inicialização do assinador, mensagem interna: java.lang.Exception: Erro ao persistir as configurações, mensagem interna: null Obrigado. Eu consigo detectar o token no SAC e no próprio firefox. O problema é que preciso do PJEOffice pra logar na JFPE. CarneiroVictor 1
Stow Postado 9 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 9 de janeiro de 2020 Em 08/01/2020 at 07:43, Isaac Batista disse: Boa noite, algum de vocês recebe mensagem de erro quando inicia o PJEOffice? Já instalei o java na versão mais atualizada, tal como o Safenet e o próprio PJEOffice. A mensagem que recebo é: Erro ao iniciar o PjeOffice, mensagem interna:null. No log, consta: Erro na inicialização do assinador, mensagem interna: java.lang.Exception: Erro ao persistir as configurações, mensagem interna: null Obrigado. Eu consigo detectar o token no SAC e no próprio firefox. O problema é que preciso do PJEOffice pra logar na JFPE. Nunca consegui fazer rodar com Java atualizado. Deixei uma versão antiga e parei de atualizar. Aqui (Mac Mini Catalina) só não roda o do eleitoral. Mas tenho um mac air com high Sierra que roda tudo.
heberdelia Postado 10 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 10 de janeiro de 2020 Olá, Carlos, boa noite. Tenho um Mac também com certificado digital da Certisign. Aqui consigo utilizar para acessar o PJE de vários tribunais. Para conseguir, você precisa ter o Firefox atualizado em sua máquina e baixar o driver da Certisign, que você consegue neste link: https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/emitir-instalar-desbloquear/ Assim que você instalar, reinicie a máquina para que as configurações sejam aplicadas. A partir daí, você deve conseguir acessar os sites que dão suporte ao certificado digital, como a Receita Federal. Utilize sempre o Firefox, pois ele é o navegador que tem mais compatibilidade para esse recurso. OBS: O app da CertiSign as vezes dá erros no Mac, mas isso não impede de conseguir utilizar o certificado.
leolstein Postado 20 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 20 de janeiro de 2020 (editado) Pessoal, Tenho 2 MACs, no primeiro deles eu já tenho os tokens funcionando desde longa data e os mesmos continuaram funcionando ao longo das atualizações de OS. No entanto, o último deles eu comprei a pouco, e portanto já com o Catalina. Devidamente instalados os softwares, inclusive os indicados pelo Joao Pedro Elbl, removi a mensagem de erro que aparecia de ctkahp, tudo ok! Dessa forma consigo autenticar em diversos sites, mas não consigo utilizar o assinador de documentos do Projudi TJPR. Alguém tem alguma luz para contribuir? Editado 20 de janeiro de 2020 por leolstein
leolstein Postado 20 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 20 de janeiro de 2020 Apenas complementando, pois ontem quando postei estava meio caindo de sono. Continuo com o problema, no Projudi do TJPR, há um applet java de extensão .jnlp que é baixado para maquina a cada assinatura de documento, através dele que eu faço a assinatura de documentos mesmo no computador em que tenho o Catalina por atualização. No entanto, não estou conseguindo assinar no Mac novo que tem a instalação nativa do Catalina. Se puderem ajudar agradeço.
maxlawbr Postado 22 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 22 de janeiro de 2020 Em 20/01/2020 at 00:56, leolstein disse: Pessoal, Tenho 2 MACs, no primeiro deles eu já tenho os tokens funcionando desde longa data e os mesmos continuaram funcionando ao longo das atualizações de OS. No entanto, o último deles eu comprei a pouco, e portanto já com o Catalina. Devidamente instalados os softwares, inclusive os indicados pelo Joao Pedro Elbl, removi a mensagem de erro que aparecia de ctkahp, tudo ok! Dessa forma consigo autenticar em diversos sites, mas não consigo utilizar o assinador de documentos do Projudi TJPR. Alguém tem alguma luz para contribuir? Leo, Bom dia.... lamento não poder te ajudar com o TJPR, aliás é um tribunal bem enjoado para acessar. Aqui eu tinha uma instalação zero bala do Catalina e conseguia fazer funcionar o TJSP de boa, o meu está todo redondo depois dos ajustes aqui do post. Qual o seu certificado?
danykeit Postado 23 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 23 de janeiro de 2020 Alguém conseguiu acessar o PJE???
llpereiraadv Postado 23 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 23 de janeiro de 2020 Em 09/01/2020 at 20:56, Stow disse: Nunca consegui fazer rodar com Java atualizado. Deixei uma versão antiga e parei de atualizar. Aqui (Mac Mini Catalina) só não roda o do eleitoral. Mas tenho um mac air com high Sierra que roda tudo. Eu conseguia rodar tudo no MACOS HIGH SIERRA, mas, desde que atualizei, passei a ter o mesmo erro do colega: Citar 2020-01-23 14:50:23,859 INFO [AtualizacaoManager] Classe Arquivo: /Applications/PJeOffice.app/Contents/MacOS/pjeOffice.jar 2020-01-23 14:50:23,862 INFO [AtualizacaoManager] Diretorio da aplicação: /Applications/PJeOffice.app/Contents/MacOS Mac-mini-de-Leonardo:~ llpereira$ cat .pjeOffice/pjeOffice.log 2020-01-23 14:50:23,859 INFO [AtualizacaoManager] Classe Arquivo: /Applications/PJeOffice.app/Contents/MacOS/pjeOffice.jar 2020-01-23 14:50:23,862 INFO [AtualizacaoManager] Diretorio da aplicação: /Applications/PJeOffice.app/Contents/MacOS 2020-01-23 14:50:27,899 INFO [Downloader] Tamanho do arquivo: 650 a ser baixado de https://ftp.cnj.jus.br/pje/programs/pje-office/update.properties 2020-01-23 14:50:28,423 INFO [PJeOffice] 1ª tentativa de iniciar SystemTray Mac-mini-de-Leonardo:~ llpereira$ cat .pjeOffice/pjeOffice.log 2020-01-23 14:50:23,859 INFO [AtualizacaoManager] Classe Arquivo: /Applications/PJeOffice.app/Contents/MacOS/pjeOffice.jar 2020-01-23 14:50:23,862 INFO [AtualizacaoManager] Diretorio da aplicação: /Applications/PJeOffice.app/Contents/MacOS 2020-01-23 14:50:27,899 INFO [Downloader] Tamanho do arquivo: 650 a ser baixado de https://ftp.cnj.jus.br/pje/programs/pje-office/update.properties 2020-01-23 14:50:28,423 INFO [PJeOffice] 1ª tentativa de iniciar SystemTray 2020-01-23 14:50:29,714 INFO [PJeOffice] 23/01/2020 14:50:27 - Iniciando o download do arquivo: https://ftp.cnj.jus.br/pje/programs/pje-office/update.properties 2020-01-23 14:50:29,928 INFO [PJeOffice] 23/01/2020 14:50:29 - O download do arquivo: https://ftp.cnj.jus.br/pje/programs/pje-office/update.properties foi finalizado com sucesso! 2020-01-23 14:50:35,601 INFO [PJeOffice] 23/01/2020 14:50:35 - SystemTray iniciado! 2020-01-23 14:50:35,847 INFO [PJeOffice] 23/01/2020 14:50:35 - Erro na inicialização do assinador, mensagem interna: java.lang.Exception: Erro ao persistir as configurações, mensagem interna: null 2020-01-23 14:50:35,849 ERROR [PJeOffice] Erro ao iniciar o PJeOffice, mensagem interna: null java.lang.NullPointerException at br.jus.cnj.pje.office.PJeOffice.atualizarSituacaoModoDesenvolvedor(PJeOffice.java:452) at br.jus.cnj.pje.office.PJeOffice.verificarModoDesenvolvedor(PJeOffice.java:414) at br.jus.cnj.pje.office.PJeOffice.iniciar(PJeOffice.java:107) at br.jus.cnj.pje.office.PJeOffice.main(PJeOffice.java:63) Já tentei várias alternativas, mas todas sem sucesso.
danykeit Postado 23 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 23 de janeiro de 2020 Em 12/12/2019 at 19:04, Pedro Passos disse: Pessoal, aqui já está tudo devidamente configurado e identificado. Estou tendo problemas, todavia, com o pjeoffice. Quando clico para acessar o sistema do tribunal com o PJE Office, retorna o seguinte erro: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR Alguém sabe como resolver? No meu acontece a mesma coisa!
llpereiraadv Postado 23 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 23 de janeiro de 2020 Pode parecer estranho, na hora que escrevi a resposta me veio a idéia de executar o PJEOFFICE como ROOT diretamente pelo terminal, para minha "surpresa" FUNCIONOU! Citar sh-3.2# java -jar pjeOffice.jar 2020-01-23 15:14:16,366 INFO [AtualizacaoManager] Classe Arquivo: /Users/llpereira/Downloads/pje-office/pjeOffice.jar 2020-01-23 15:14:16,367 INFO [AtualizacaoManager] Diretorio da aplicação: /Users/llpereira/Downloads/pje-office 2020-01-23 15:14:17,032 ERROR [PJeOffice] java.lang.NullPointerException at br.jus.cnj.pje.office.modelo.Versao.<init>(Versao.java:11) at br.jus.cnj.pje.office.manager.AtualizacaoManager.verificarAtualizacoes(AtualizacaoManager.java:44) at br.jus.cnj.pje.office.PJeOffice.verificarAtualizacoes(PJeOffice.java:367) at br.jus.cnj.pje.office.PJeOffice.verificarAtualizacoeSilenciosamente(PJeOffice.java:348) at br.jus.cnj.pje.office.PJeOffice.iniciar(PJeOffice.java:96) at br.jus.cnj.pje.office.PJeOffice.main(PJeOffice.java:62) 2020-01-23 15:14:17,041 INFO [PJeOffice] 23/01/2020 15:14:17 - Iniciando o download do arquivo: http://ftp.cnj.jus.br/pje/programs/pje-office/update.properties 2020-01-23 15:14:17,043 INFO [PJeOffice] 1ª tentativa de iniciar SystemTray 2020-01-23 15:14:17,048 INFO [PJeOffice] 23/01/2020 15:14:17 - O download do arquivo: http://ftp.cnj.jus.br/pje/programs/pje-office/update.properties foi finalizado com sucesso! 2020-01-23 15:14:17,149 INFO [PJeOffice] 23/01/2020 15:14:17 - SystemTray iniciado!
Pedro Passos Postado 23 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 23 de janeiro de 2020 Aqui, mesmo executando o pjeOffice como root, retorna o CKR_DEVICE_ERROR. Engraçado que no app do pjeOffice eu consigo identificar o token e no tokenadmin ele aparece como operacional, mas quando clico para acessar o PJe no site do tribunal ele me retorna esse erro.
Faruolo Postado 8 de fevereiro de 2020 Denunciar Postado 8 de fevereiro de 2020 Em 12/12/2019 at 18:27, udomatiello disse: Pessoal, boa tarde! Antes de tudo gostaria de agradecer pela ajuda deste Forum em especial ao João Pedro que me atendeu e solucionou os problemas aqui que estava enfrentando com o certificado. Mais uma vez, muito obrigado! Vamos ao que interessa: 1. Sou contador e fotógrafo e uso o certificado basicamente para assinar documentos em pdf e enviar arquivos via sistema ESAJ. 2. Possuo um certificado de leitora de cartão antigo. O rótulo que apareceu depois de configurado é "Boa Vista Certificadora", modelo G&D Sm@artCafe Expert 3.2 Stdr, cuja imagem segue abaixo: 3. Para que o meu certificado funcionasse realizei a instalação primeiramente do TokenAdmin versão 3.5.4277 cujo link segue abaixo: https://www.uziregister.nl/Media/Default/documenten/Installatiebestanden/SafeSign IC -15- Standard MacOS 3.5.3.0-AET.000 x86_64.app.dmg 4. Fiz a instalação do driver de leitura no MacOs Catalina versão 10.15.2. Resumindo ficou tudo assim: 5. Não precisei reiniciar o meu mac depois da instalação do driver. Pluguei na USB, reconheceu sem qualquer tipo de erro. Antes tinha instalado a versão pelo site da Certsign 10.13 a 10.14. Funcionou mas com erro (conforme relatado pelo pessoal acima). Sempre tinha que ficar apertando a tecla para fechar e abrir, mas mesmo assim, em alguns produtos, não funcionava direito. Resultado: fiz a desinstalação total do tokenadmin antigo e instalei a versão 3.5.4277 a qual rodou liso! 6. Depois de instalado o drive, pluguei o certificado e ele foi reconhecido pelo Mac inclusive pedindo para fazer o pareamento, fato este que não tinha acontecido com a versão 10.13/10.14 do site. 7. Em meu caso particular tive somente que instalar o plugin WebSign para o protocolo de petições do ESAJ. O restante o certificado funcionou normalmente, inclusive site da receita e tudo mais. Lembrando que utilizo 100% firefox (mas tentei com sucesso no Safari) versão mais atualizada. Depois de desbloqueado o acesso de segurança normal (promt) os sites rodaram lisos. 8. Também em meu trabalho particular necessito enviar a clientes arquivos PDF assinados digitalmente. No Ruindows fazia assim: gerava o arquivo pelo World ou qualquer outro processados de textos. Abria este arquivo no Adobe Reader DC (ou mais atual). No Adobe, abria as opções Mais Ferramentas > Certificados. Depois era somente traçar o retângulo no documento que o Ruindows abria a janelinha do certificado. Colocava a senha, sobrescrevia o mesmo doc e pronto. 9. PELO QUE VI aqui no Mac não existe a opção de assinatura pelo leitor nativo do Mac (me corrijam se estiver errado que já desinstalo o Adobe reader, que estou usando somente para isso). Então instalei a ultima versão, gerei um documento pdf e realizei o seguinte procedimento no Adobe Reader: Preferências Assinaturas Clicar em "Mais" no item Certificados Confiáveis e de Identidade" No meu caso não tinha nenhum certificado para que o Adobe usasse como assinatura (coisa que era feita automaticamente pelo Ruindows). Ou seja, foi necessário adicionar o módulo PKCS#11 para reconhecimento do cartão. Seguindo: Dentro de "Id Digitais" -> "Módulos e Tokens PKCS#11", clique em "Adicionar Módulo" Em "caminho da biblioteca", digite o caminho onde encontra-se o arquivo "libaetpkss.dylib" em meu caso está em "/usr/local/lib/libaetpkss.dylib" Aparecerá uma setinha ao lado de "Módulos e tokens PKCS#11". Expanda. Expanda a segunda árvore. Na terceira você verá o seu certificado. Clique em cima e depois no "lapis" em "usar para assinatura". Feche, clique em Ok e o seu adobe estará pronto para uso Achei esta solução neste outro forum https://community.adobe.com/t5/acrobat-reader/digital-signature-on-adobe-acrobat-reader-dc/td-p/8500310 Bom pessoal, creio que a minha contribuição é essa e espero ter ajudado alguém aqui do grupo. Também tenho uma outra coisa para resolver. Uso o programa do Tribunal Regional do Trabalho PJeCalc cidadão. Esse programa é rodado em Windows somente, e tenho que instalar uma máquina virtual apenas para rodar essa belezinha. Na verdade ele roda em Java pelo navegador Firefox. Instalação aqui https://www.trt8.jus.br/pjecalc-cidadao/instalando-o-pje-calc-cidadao Caso alguém tenha conseguido rodar ele através do Mac sem instalação de máquina virtual me avisem. Esse seria o último passo para desativar o Ruindows. Desde já agradeço a atenção, desculpem pela mensagem grande. Abraços! Camarada, MUITO OBRIGADO, vc resolveu o meu problema. Eu precisava assinar meus documentos para distribuir no site do TJRJ e eles só disponibilizavam um assinador para windows. fiz esse passo a passo aí e o token funcionou no adobe reader. udomatiello 1
Gunobr3 Postado 10 de fevereiro de 2020 Denunciar Postado 10 de fevereiro de 2020 Para quem está com a mensagem abaixo ao tentar logar no sistema pje via PJEOffice: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR Eu tinha o gd Burti já fazia uns 4 anos e funcionava blza no mac (até mesmo no Catalina), precisei renovar o certificado e acabei recebendo um GD Burti crypto S. Não funcionou nem com reza brava... tentei TUDO que tinha aqui nesse tópico... conseguia acessar o PJeOffice mas não conseguia logar no pje (via pjeoffice), recebia a msg: "sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR" Consegui "resolver" o problema da seguinte maneira: o PJEOffice não consegue "logar" no pje, mas uma vez que você acesse com seu CPF e senha manual, já dentro do sistema, você irá conseguir assinar documentos via PJEOffice. Não é o ideal mas cumpre a função final.
HighT Postado 13 de fevereiro de 2020 Denunciar Postado 13 de fevereiro de 2020 O SafeNet 2032 funciona no Catalina? Tem alguma forma de fazer ele funcionar? Pois o driver é até o 10.9.
Pedro Passos Postado 13 de fevereiro de 2020 Denunciar Postado 13 de fevereiro de 2020 Em 23/01/2020 at 15:57, Pedro Passos disse: Aqui, mesmo executando o pjeOffice como root, retorna o CKR_DEVICE_ERROR. Engraçado que no app do pjeOffice eu consigo identificar o token e no tokenadmin ele aparece como operacional, mas quando clico para acessar o PJe no site do tribunal ele me retorna esse erro. Pessoal, só consegui utilizar o PJeOffice com o SafeNet 5110. Não teve jeito, tive que trocar meu token. São quase R$ 200, mas vale a pena para não passar sufoco em um momento que precise com urgência.
Raphael Arlen Postado 14 de fevereiro de 2020 Denunciar Postado 14 de fevereiro de 2020 (editado) PORTADORES DE TOKEN ePass2003 (FEITIAN) - MacBook 2019 (Versão Os X Catalina) Depois de longos dias tentando funcionar o token acima no Pje no Mac, eu conseguir configurar. Vou mostrar a voces o passo a passo, que nao encontrei nesse fórum: Baixar o driver do token do epass2003 (Pronova Certificações) LINK --> * Mac Os X Catalina Baixar o Java atualizado (8u-241) LINK --> Concordar e Iniciar Download Gratuito Baixar o Pje Office LINK --> PJe Office IMPORTANTE - Configurar o Pje Office Após instalado, clicar no ícone PJE (ao lado do relógio) Clicar SISTEMA - Ao abrir a caixa, Clicar 5X no campo PJe Office (Principal), até aparecer “Modo Desenvolvedor Habilitado”. Clicar CONFIGURACAO DO CERTIFICADO - PKS11 - clicar em Adicionar - Procurar pelo caminho "\usr\local\lib\libcastle.1.0.0.dylib” Após ir no campo AVANCADO, clicar no “providers” e colocar a senha do Token, apertar CONCLUIR PRONTO! Token Habilitado e pronto pra USO. Possível acessar pelo SAFARI! (Sem instalar o terrível FIREFOX) Sucesso para Todos! Editado 14 de fevereiro de 2020 por Raphael Arlen
maxlawbr Postado 14 de fevereiro de 2020 Denunciar Postado 14 de fevereiro de 2020 Pelo que pesquisei aqui, os tokens mais compatíveis com o MacOS são o ePass2003 e o tal do SafeNet 5110. Eu uso o GD Starsign Crypto USB Token e, já que não uso tanto o PJe, uso mais o eSAJ do TJ e o eCAC, vou levando, mas quando o meu certificado vencer, em junho deste ano, vou trocar para o ePass ou SafeNet. Mas uma coisa está me incomodando muito com o Catalina, a ponto de cogitar voltar para o Mojave, sei que o assunto não diz respeito ao tópico principal mas, como somos advogados e/ou operadores do direito de modo geral e estou certo que usam muito o Scanner para peticionamento eletrônico, se puderem me ajudar no tópico abaixo eu muito agradeceria. Em rápida síntese, e o problema está melhor descrito no link, meu Scanner funciona no Mojave, no Windows, tem driver para o Catalina, funcionava na minha máquina antes do Catalina, chegou a funcionar no Catalina mas não funciona mais. Se puderem ajudar muito agradeço mesmo, não gostaria de voltar para o Mojave, mas será necessário caso não consiga resolver. https://forum.macmagazine.uol.com.br/topic/177862-scanners-no-catalina/
wallace silva Postado 17 de fevereiro de 2020 Denunciar Postado 17 de fevereiro de 2020 (editado) Boa noite pessoal. Realizei todos os procedimentos descritos no fórum, inicialmente consegui logar no pje, contudo, ultimamente aparece o erro sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR Realizei todos os procedimentos novamente mas não resolveu, se alguém puder me ajudar fico muito grato. Editado 17 de fevereiro de 2020 por wallace silva
Joao Pedro Elbl Postado 28 de fevereiro de 2020 Denunciar Postado 28 de fevereiro de 2020 Bom dia! Por favor, alguém conseguiu assinar os arquivos do TJPR (projudi)? Aparentemente o applet Java não reconhece o certificado, não havendo a comunicação entre eles.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora