maxlawbr Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 Hoje fui peticionar no TJ pelo Chrome e deu erro ao inserir o certificado, o tal do ctkahp quit unexpectadly. Devidamente ignorado, fui em frente e consegui peticionar sem qualquer erro com o Websigner. Esse ctkahp é relacionado ao "tokenadmin" ou não? Se for, acho que vou instalar o tokenadmin que o Saulo postou. Joao Pedro Elbl 1
Joao Pedro Elbl Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 24 minutos atrás, maxlawbr disse: Hoje fui peticionar no TJ pelo Chrome e deu erro ao inserir o certificado, o tal do ctkahp quit unexpectadly. Devidamente ignorado, fui em frente e consegui peticionar sem qualquer erro com o Websigner. Esse ctkahp é relacionado ao "tokenadmin" ou não? Se for, acho que vou instalar o tokenadmin que o Saulo postou. Max, bom dia! Faz a instalação do Safesign (tokenadmin) que eu passei acima. Vai validar, certeza!
maxlawbr Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 2 minutos atrás, Joao Pedro Elbl disse: Max, bom dia! Faz a instalação do Safesign (tokenadmin) que eu passei acima. Vai validar, certeza! Então João, Ele validou e protocolou, só deu o erro que eu passei o tal do ctkahp. Joao Pedro Elbl 1
Joao Pedro Elbl Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 Agora, maxlawbr disse: Então João, Ele validou e protocolou, só deu o erro que eu passei o tal do ctkahp. Que estranho. Eu tinha exatamente esse mesmo erro antes de instalar a nova versão. Me conta, o seu é token ou é leitor de cartão?
maxlawbr Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 1 minuto atrás, Joao Pedro Elbl disse: Que estranho. Eu tinha exatamente esse mesmo erro antes de instalar a nova versão. Me conta, o seu é token ou é leitor de cartão? O meu é o malfadado Token GD Starsign Crypto USB Token. Ele deu o erro e foi.
Joao Pedro Elbl Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 8 minutos atrás, maxlawbr disse: O meu é o malfadado Token GD Starsign Crypto USB Token. Ele deu o erro e foi. Uma pergunta básica: você chegou a reiniciar o mac? Despluga e pluga novamente ele (depois de reiniciar). No caso, ele apresentou o erro e foi?
maxlawbr Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 ele apareceu o erro depois de reiniciar o Mac e colocar e tirar o certificado.
Joao Pedro Elbl Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 Deixa eu dar uma pesquisada. Sabe se há alguma atualização do driver desse token?
Saulo Padilha Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 3 horas atrás, maxlawbr disse: Hoje fui peticionar no TJ pelo Chrome e deu erro ao inserir o certificado, o tal do ctkahp quit unexpectadly. Devidamente ignorado, fui em frente e consegui peticionar sem qualquer erro com o Websigner. Esse ctkahp é relacionado ao "tokenadmin" ou não? Se for, acho que vou instalar o tokenadmin que o Saulo postou. Aqui também fica dando esse erro do "ctkahp quit unexpectadly". Eu apenas ignoro.
maxlawbr Postado 11 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 11 de dezembro de 2019 Eu acho que é ignorar e boa. Vamos em frente, se der algum problema de não autenticar mais eu atualizo o tokenadmin.
udomatiello Postado 12 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 12 de dezembro de 2019 Pessoal, boa tarde! Antes de tudo gostaria de agradecer pela ajuda deste Forum em especial ao João Pedro que me atendeu e solucionou os problemas aqui que estava enfrentando com o certificado. Mais uma vez, muito obrigado! Vamos ao que interessa: 1. Sou contador e fotógrafo e uso o certificado basicamente para assinar documentos em pdf e enviar arquivos via sistema ESAJ. 2. Possuo um certificado de leitora de cartão antigo. O rótulo que apareceu depois de configurado é "Boa Vista Certificadora", modelo G&D Sm@artCafe Expert 3.2 Stdr, cuja imagem segue abaixo: 3. Para que o meu certificado funcionasse realizei a instalação primeiramente do TokenAdmin versão 3.5.4277 cujo link segue abaixo: https://www.uziregister.nl/Media/Default/documenten/Installatiebestanden/SafeSign IC -15- Standard MacOS 3.5.3.0-AET.000 x86_64.app.dmg 4. Fiz a instalação do driver de leitura no MacOs Catalina versão 10.15.2. Resumindo ficou tudo assim: 5. Não precisei reiniciar o meu mac depois da instalação do driver. Pluguei na USB, reconheceu sem qualquer tipo de erro. Antes tinha instalado a versão pelo site da Certsign 10.13 a 10.14. Funcionou mas com erro (conforme relatado pelo pessoal acima). Sempre tinha que ficar apertando a tecla para fechar e abrir, mas mesmo assim, em alguns produtos, não funcionava direito. Resultado: fiz a desinstalação total do tokenadmin antigo e instalei a versão 3.5.4277 a qual rodou liso! 6. Depois de instalado o drive, pluguei o certificado e ele foi reconhecido pelo Mac inclusive pedindo para fazer o pareamento, fato este que não tinha acontecido com a versão 10.13/10.14 do site. 7. Em meu caso particular tive somente que instalar o plugin WebSign para o protocolo de petições do ESAJ. O restante o certificado funcionou normalmente, inclusive site da receita e tudo mais. Lembrando que utilizo 100% firefox (mas tentei com sucesso no Safari) versão mais atualizada. Depois de desbloqueado o acesso de segurança normal (promt) os sites rodaram lisos. 8. Também em meu trabalho particular necessito enviar a clientes arquivos PDF assinados digitalmente. No Ruindows fazia assim: gerava o arquivo pelo World ou qualquer outro processados de textos. Abria este arquivo no Adobe Reader DC (ou mais atual). No Adobe, abria as opções Mais Ferramentas > Certificados. Depois era somente traçar o retângulo no documento que o Ruindows abria a janelinha do certificado. Colocava a senha, sobrescrevia o mesmo doc e pronto. 9. PELO QUE VI aqui no Mac não existe a opção de assinatura pelo leitor nativo do Mac (me corrijam se estiver errado que já desinstalo o Adobe reader, que estou usando somente para isso). Então instalei a ultima versão, gerei um documento pdf e realizei o seguinte procedimento no Adobe Reader: Preferências Assinaturas Clicar em "Mais" no item Certificados Confiáveis e de Identidade" No meu caso não tinha nenhum certificado para que o Adobe usasse como assinatura (coisa que era feita automaticamente pelo Ruindows). Ou seja, foi necessário adicionar o módulo PKCS#11 para reconhecimento do cartão. Seguindo: Dentro de "Id Digitais" -> "Módulos e Tokens PKCS#11", clique em "Adicionar Módulo" Em "caminho da biblioteca", digite o caminho onde encontra-se o arquivo "libaetpkss.dylib" em meu caso está em "/usr/local/lib/libaetpkss.dylib" Aparecerá uma setinha ao lado de "Módulos e tokens PKCS#11". Expanda. Expanda a segunda árvore. Na terceira você verá o seu certificado. Clique em cima e depois no "lapis" em "usar para assinatura". Feche, clique em Ok e o seu adobe estará pronto para uso Achei esta solução neste outro forum https://community.adobe.com/t5/acrobat-reader/digital-signature-on-adobe-acrobat-reader-dc/td-p/8500310 Bom pessoal, creio que a minha contribuição é essa e espero ter ajudado alguém aqui do grupo. Também tenho uma outra coisa para resolver. Uso o programa do Tribunal Regional do Trabalho PJeCalc cidadão. Esse programa é rodado em Windows somente, e tenho que instalar uma máquina virtual apenas para rodar essa belezinha. Na verdade ele roda em Java pelo navegador Firefox. Instalação aqui https://www.trt8.jus.br/pjecalc-cidadao/instalando-o-pje-calc-cidadao Caso alguém tenha conseguido rodar ele através do Mac sem instalação de máquina virtual me avisem. Esse seria o último passo para desativar o Ruindows. Desde já agradeço a atenção, desculpem pela mensagem grande. Abraços!
Pedro Passos Postado 12 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 12 de dezembro de 2019 Pessoal, aqui já está tudo devidamente configurado e identificado. Estou tendo problemas, todavia, com o pjeoffice. Quando clico para acessar o sistema do tribunal com o PJE Office, retorna o seguinte erro: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR Alguém sabe como resolver?
Joao Pedro Elbl Postado 13 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 13 de dezembro de 2019 14 horas atrás, Pedro Passos disse: Pessoal, aqui já está tudo devidamente configurado e identificado. Estou tendo problemas, todavia, com o pjeoffice. Quando clico para acessar o sistema do tribunal com o PJE Office, retorna o seguinte erro: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR Alguém sabe como resolver? Pedro, Eu não utilizo o PJE Office, porém, vou tentar dar um pitaco. Geralmente, nas versões anteriores do MacOS, ou algum MacOS que fora atualizado a partir de versões anteriores para o Catalina, possuem o módulo (PKCS #11) para a leitura dos certificados (libatpkss.dylib) no seguinte caminho: /usr/local/lib/libaetpkss.dylib. Ocorre que, caso tenha instalado o Catalina limpo, após a instalação da versão mais atual do Safesign/ Tokenadmin (3.5.4277), o caminho mudou para "Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib". Um abraço!
Pedro Passos Postado 13 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 13 de dezembro de 2019 21 minutos atrás, Joao Pedro Elbl disse: Pedro, Eu não utilizo o PJE Office, porém, vou tentar dar um pitaco. Geralmente, nas versões anteriores do MacOS, ou algum MacOS que fora atualizado a partir de versões anteriores para o Catalina, possuem o módulo (PKCS #11) para a leitura dos certificados (libatpkss.dylib) no seguinte caminho: /usr/local/lib/libaetpkss.dylib. Ocorre que, caso tenha instalado o Catalina limpo, após a instalação da versão mais atual do Safesign/ Tokenadmin (3.5.4277), o caminho mudou para "Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib". Um abraço! Nesse caso eu somente deveria, por meio do PJE Office, setar o caminho pro libaetpkss.dylib?
ricardohlm Postado 17 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 17 de dezembro de 2019 Em 14/06/2019 at 19:24, Isaac Batista disse: Boa noite, algum de vocês recebe mensagem de erro quando inicia o PJEOffice? No meu caso, consigo utilizar o firefox com assinatura java (versão 51), mas gostaria de usar a assinatura pelo PJEOffice. Já instalei o java na versão mais atualizada, tal como o Safenet e o próprio PJEOffice. A mensagem que recebo é: Erro ao iniciar o PjeOffice, mensagem interna:null. No log, consta: 14/06/2019 19:19:20 - Erro na inicialização do assinador, mensagem interna: java.lang.Exception: Erro ao persistir as configurações, mensagem interna: null Obrigado. Oi, Isaac. Conheço um usuário com o mesmo problema. Você já encontrou alguma solução?
maxlawbr Postado 18 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 18 de dezembro de 2019 Apenas para atualizá-los. Não instalei o tal do Token admin atualizado, o meu é versão 3.5.4277. Continua dando o "ctkahp quit unexpectadly", uma única vez quando insiro o token, e é devidamente ignorado. Peticionei no eSAJ todos estes dias pelo Chrome sem maiores dramas, tudo suave.
maxlawbr Postado 19 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 19 de dezembro de 2019 Hoje tive que peticionar no TRF da 3ª Região, em primeira instância.... deu um ou dois erros, pois o PJe não estava configurado mas foi.....
Joao Pedro Elbl Postado 19 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 19 de dezembro de 2019 20 horas atrás, maxlawbr disse: Apenas para atualizá-los. Não instalei o tal do Token admin atualizado, o meu é versão 3.5.4277. Continua dando o "ctkahp quit unexpectadly", uma única vez quando insiro o token, e é devidamente ignorado. Peticionei no eSAJ todos estes dias pelo Chrome sem maiores dramas, tudo suave. Opa, blz? Atualiza que o erro some.
maxlawbr Postado 19 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 19 de dezembro de 2019 Irei atualizar João. Outra coisa, o acesso à Receita, eCAC, funciona por todos os browsers, mas aquelas partes mais sensíveis para outorgar procuração e baixar relatórios dá aquele erro de segurança em todos. Para isso, baixei o Firefox ESR e foi liso.
Christian Max Picelli Postado 20 de dezembro de 2019 Denunciar Postado 20 de dezembro de 2019 (editado) Galera, já tentaram inserir os sites que vocês acessam, na aba/painel do Java? Tentaram limpar os caches regularmente? Instalar os certificados do sites nas chaves? Qualquer coisa tentem instalar esse programa, mesmo que não sirva para seus objetivos, apenas para concessão de permissões no sistema, e depois rodar comando para reparar permissões e reiniciar. https://eid.belgium.be/en Repair.command.zip Editado 20 de dezembro de 2019 por Christian Max Picelli
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora