Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macOS Sonoma: mais do mesmo.


BetoGaleazzo

Posts Recomendados

Que lançamento broxante. Não só do macOS, mas como é o sistema que eu mais uso me decepcionou demais.

Tanta coisa "básica" faltando no macOS, como um clipboard manager nativo, gerenciamento melhor de janelas nativo, controle individual de volume para cada app... Coisas que outros sistemas têm há (sem exagero) mais de uma década, mas as grandes novidades são widgets na tela (Windows Vista, 2007) e melhorar a latência do bluetooth num modo pra jogo (pra atender um total de ... 3 pessoas que ligam pra jogos no Mac).

Mas que legal que lançaram aquele HoloLens óculos de piloto de F-18 cuja bateria vai durar 1h com muita sorte e que por aqui vai chegar custando mais de 30 mil reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem me fale, pelos rumores eu esperava bastante do evento e dos anúncios, o Mac também é minha principal ferramenta e a que mais espero novidades. O Windows já está integrando assistentes IA em todas as tarefas do sistema, se a Apple não se espertar pra isso daqui a alguns meses irá parecer que estaremos utilizando um sistema da época das cavernas se comparado à concorrência.

Assistentes IA só foram estourar em dezembro de 2022 com o lançamento do ChatGPT, mas ele já estava sendo desenvolvido desde 2015!! Aposto que era um mercado que a Apple nem esperava que ia emergir, afinal a Siri está parada no tempo há anos. A Apple ao invés de colocar recursos nisso apostou errado no headset, há rumores dele desde 2021 quando o Metaverso ainda tinha alguma esperança, mas vendo a situação atual não vejo um futuro caso o dispositivo não evolua e barateie rapidamente, o máximo de 2 horas de bateria é cômico e fica inutilizável até mesmo para assistir filmes como mostrado no evento.

Nem a Apple parece saber o posicionamento mercadológico do headset, tem nome Pro e o que mais mostrou foi em situações do dia-a-dia. O maior triunfo de produtividade seria caso o headset fizesse questão de aparecer no mínimo 3 monitores 4k caso seja espelhado com o Mac, mas nem isso foi demonstrado no evento, só mostraram a única tela do MacBook em conjunto com os aplicativos de AR que não me parecem muito profissionais.

Enfim, mesmo assim fiz questão de instalar o macOS 14 na minha máquina principal. E já posso afirmar precisamente que nenhuma novidade apresentada fará parte do meu dia. A única coisa que realmente vou desfrutar desse novo sistema é a nova tela de bloqueio que vou ver 1 segundo todos os dias antes de desbloquea-lo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente tenho que concordar, tivemos um lançamento de iOS broxante e MacOS mais do mesmo. Eu quero "engolir" esses sistemas que fizeram um polimento em tudo mas é sempre a mesma coisa. Era mais fácil anunciarem que apenas poliram mais o sistema e corrigiram bugs do que ter que anunciar as "novidades" pifias que ninguém irá usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Que lançamento broxante. Não só do macOS, mas como é o sistema que eu mais uso me decepcionou demais.

Tanta coisa "básica" faltando no macOS, como um clipboard manager nativo, gerenciamento melhor de janelas nativo, controle individual de volume para cada app... Coisas que outros sistemas têm há (sem exagero) mais de uma década, mas as grandes novidades são widgets na tela (Windows Vista, 2007) e melhorar a latência do bluetooth num modo pra jogo (pra atender um total de ... 3 pessoas que ligam pra jogos no Mac).

Mas que legal que lançaram aquele HoloLens óculos de piloto de F-18 cuja bateria vai durar 1h com muita sorte e que por aqui vai chegar custando mais de 30 mil reais.

Nem me fale do Mac... e iPadOS então, faltando uma calculadora rs não entendi bem essa tendência android dos últimos tempos, enche de bobagem, personalização desnecessária, stickers, emojis, com coisas básicas faltando e resulta ainda em bugs cada vez mais frequentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei um tofeuzinho pro post pois era exatamente o que estava com vontade de falar. Mas, pra mim, o iOS ganhou como mais broxante de todos! Se olhar para os vídeos-conceito que foram saindo com tanta coisa básica e implementáveis de forma simples que a Apple simplesmente deixou de lado.

Mas, pensando bem, era esperável...a Apple gerencia seus recursos. Esse ano já teria o VR lá que ia atrair a atenção de todo mundo, vamos deixar as melhores novidades pra quando a imprensa não tiver mais nada pra falar.

No Mac eu até curti o lance dos WebApps que vai facilitar bastante a zona de ter que descobrir/gerenciar as várias janelas do Safari que tenho abertas quando saio do monitor e vou usar na tela do Mac somente. Mas, claro, que é muuuuuuito pouco pra uma atualização de SO.

O pior de tudo é que, no meu novo teste com Windows, vi que não vai ter jeito de sair do OSX por hora mesmo e, por conta disso, devo acabar voltando para o iOS também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mateus1320 disse:

Enfim, mesmo assim fiz questão de instalar o macOS 14 na minha máquina principal. E já posso afirmar precisamente que nenhuma novidade apresentada fará parte do meu dia. A única coisa que realmente vou desfrutar desse novo sistema é a nova tela de bloqueio que vou ver 1 segundo todos os dias antes de desbloquea-lo kkkk

Eu também instalei o macOS 14 beta. Os widgets na tela podem se tornar úteis se os desenvolvedores aparecerem com boas sacadas. O Safari está muito bom, inclusive vou passar a usar como navegador principal por um tempo pra ver se dá pra abandonar o Firefox. Fora isso, não vi diferença alguma. Tirando que agora quando você clica no papel de parede ele esconde tudo (como já acontecia com o gesto de "5 dedos" no trackpad), mas já desabilitei o comportamento. Vamos ver se até a versão final do macOS 14 venha mais alguma coisa que empolgue. Por enquanto, nada.
 

1 hora atrás, Mateus1320 disse:

a Siri está parada no tempo há anos

Exatamente. E eu uso bastante, principalmente pra agendar compromissos. Uma boa integração com um ChatGPT da vida seria ótimo. Sobre o macOS começar a incorporar IA em tudo como a Microsoft tá querendo fazer, eu meio que discordo por enquanto. Acho melhor deixar a concorrência tomar o primeiro passo porque estão querendo colocar IA em tudo a qualquer custo e sem realmente ver a necessidade das pessoas, tipo o que aconteceu com o Metaverso. Eu prefiro que a Apple entenda melhor as necessidades e traga soluções úteis ao invés de querer integrar logo o sistema operacional e depois ficar tirando coisas que ninguém usa e ideias que floparam.
 

32 minutos atrás, GeekSauro disse:

Dei um tofeuzinho pro post pois era exatamente o que estava com vontade de falar. Mas, pra mim, o iOS ganhou como mais broxante de todos! Se olhar para os vídeos-conceito que foram saindo com tanta coisa básica e implementáveis de forma simples que a Apple simplesmente deixou de lado.

Mas, pensando bem, era esperável...a Apple gerencia seus recursos. Esse ano já teria o VR lá que ia atrair a atenção de todo mundo, vamos deixar as melhores novidades pra quando a imprensa não tiver mais nada pra falar.

No Mac eu até curti o lance dos WebApps que vai facilitar bastante a zona de ter que descobrir/gerenciar as várias janelas do Safari que tenho abertas quando saio do monitor e vou usar na tela do Mac somente. Mas, claro, que é muuuuuuito pouco pra uma atualização de SO.

O pior de tudo é que, no meu novo teste com Windows, vi que não vai ter jeito de sair do OSX por hora mesmo e, por conta disso, devo acabar voltando para o iOS também. 


O iOS me atende bem. Sinceramente eu não ligo muito, uso o básico. Uma coisa que gostei é poder compartilhar o AirTag. Essa necessidade surgiu na minha vida recentemente e achei ruim não poder compartilhar a AirTag com a minha noiva, mas felizmente vão mudar isso no iOS 17.

Os WebApps serão úteis, sim. Entra na minha lista de "já era pra ter isso desde o Snow Leopard", rs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior nem é as broxantes novidades, é vc pegar e ver ai que coisas que anunciaram no iOS16 nem sequer chegaram ainda, e tão anunciando o 17! Cade o novo CarPlay? Cade os produtos com o Matter?

Mas preferiram focar no Headset... que eu acho todo o conceito sensacional... seria realmente incrivel substituir um Macbook e um monitor só por ele, vc montar uma tela do jeito que quiser em VR e talz... mas infelizmente é o começo de uma tecnologia, e como todo começo é tudo muito trambolho, caro e nada funcional.

AH! E pra só fechar... eu SABIA que já tinha visto esse headset em algum lugar 😂... q alias se prestar bem atenção é o Gasparzinho usando uma fantasia de frango hahahahaha

spacer.png

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, LeBaldi disse:

Mas preferiram focar no Headset... que eu acho todo o conceito sensacional... seria realmente incrivel substituir um Macbook e um monitor só por ele, vc montar uma tela do jeito que quiser em VR e talz... mas infelizmente é o começo de uma tecnologia, e como todo começo é tudo muito trambolho, caro e nada funcional.

Exato! A ideia é ótima, mas eu não vou usar esse óculos de peru da Sadia no avião. Até porque a bateria não vai durar uma "São Paulo / Fortaleza", ou um "O Irlandês" da vida, haha.

Quando for do tamanho de um Google Glass (que já nasceu morto, diga-se de passagem) eu me animo kkkk

7 minutos atrás, LeBaldi disse:

O pior nem é as broxantes novidades, é vc pegar e ver ai que coisas que anunciaram no iOS16 nem sequer chegaram ainda, e tão anunciando o 17! Cade o novo CarPlay? Cade os produtos com o Matter?

🤷‍♂️ Pois é... Ótimo que a Apple se recuperou dos horríveis laptops que lançou entre 2016 ~ 2020 com os lançamentos dos Apple Silicon etc, mas em termos de software tem deixado a desejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No geral eu gostei de tudo que foi apresentado. Muita gente gera uma expectativa por algo mágico e revolucionário que, no fim das contas, seria mais pirotecnia do que algo funcional de fato. Por isso, prefiro esses updates "feijão com arroz" msm. Acho mais honesto. A carinha do MacOS me agradou bastante, trazendo aqueles videos do TvOS como wallpaper. O mac bloqueado fica lindo com esses videos e a fotinho do usuário/senha mais pra baixo da tela.

Acho que o que mais gostei foi que diminuíram os ícones do TvOS, agora cabem 6 apps por linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, LeBaldi disse:

mas infelizmente é o começo de uma tecnologia, e como todo começo é tudo muito trambolho, caro e nada funcional.

Quem sabe no futuro vai ser só uma lente de contato igual na ficção futurista hein rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Quem sabe no futuro vai ser só uma lente de contato igual na ficção futurista hein rs

Pior q a lente de contato com display de pixels já existe! Já é funcional... mas até o momento nada usual hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LeBaldi disse:

Pior q a lente de contato com display de pixels já existe! Já é funcional... mas até o momento nada usual hehehe

O futuro já chegou, está pertinho da IA matar a gente, se fosse a Apple parava de segurar as novidades e lançava tudo de uma vez, o tempo urge...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Que lançamento broxante. Não só do macOS, mas como é o sistema que eu mais uso me decepcionou demais.

Tanta coisa "básica" faltando no macOS, como um clipboard manager nativo, gerenciamento melhor de janelas nativo, controle individual de volume para cada app... Coisas que outros sistemas têm há (sem exagero) mais de uma década, mas as grandes novidades são widgets na tela (Windows Vista, 2007) e melhorar a latência do bluetooth num modo pra jogo (pra atender um total de ... 3 pessoas que ligam pra jogos no Mac).

Mas que legal que lançaram aquele HoloLens óculos de piloto de F-18 cuja bateria vai durar 1h com muita sorte e que por aqui vai chegar custando mais de 30 mil reais.

A impressão que me passou, se for para ter alguma evolução "uau" para esse ano, será baseada em hardware dos iPhones... Pq software... 10 novos recursos no macOS é puxado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mateus1320 disse:

o que mais mostrou foi em situações do dia-a-dia.

- fazer vídeo das crianças

- ver filme no sofá

- ver filme na cama

- ver filme no avião

- ver fotos

- jogar

- assistir uma partida de basquete

90% da apresentação "como vc pode brincar com esse óculos", mas aí mostram um FaceTime e um Keynote e do nada o produto é PRO.

Mais um produto desnecessário pra resolver um problema que não existe. Um dia vamos lembrar das empresas tentando inserir VRs no mercado e como falharam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, João Lucas Almeida disse:

- fazer vídeo das crianças

- ver filme no sofá

- ver filme na cama

- ver filme no avião

- ver fotos

- jogar

- assistir uma partida de basquete

90% da apresentação "como vc pode brincar com esse óculos", mas aí mostram um FaceTime e um Keynote e do nada o produto é PRO.

Mais um produto desnecessário pra resolver um problema que não existe. Um dia vamos lembrar das empresas tentando inserir VRs no mercado e como falharam.

kk VR pode ser a nova TV 3D. E essas situações mostradas pela Apple são bem estranhas de se usar um headset. Imagine estar brincando com os seus filhos com um trambolho desses na cara? Ou ao invés de assistir o filme com todo mundo na mesma TV você usar isso e ficar isolado de todos.

A Apple realmente está perdida nesse mercado e não sabe o publico alvo, e nem tem! Como você bem citou ele resolve um problema que não existe.

edit: e um adendo sobre o macOS 14 num Air M1, aparentemente está bem mais leve o sistema! Trabalho com ilustração digital em desenhos de múltiplas camadas e resoluções altas, sinto o aplicativo do ClipStudio mais leve de que em qualquer versão do Ventura.

Editado por Mateus1320
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joel.cachioli disse:

Muita gente gera uma expectativa por algo mágico e revolucionário que, no fim das contas, seria mais pirotecnia do que algo funcional de fato. Por isso, prefiro esses updates "feijão com arroz" msm.

Mas é justamente isso, algo "feijão com arroz" que faltou, rs, como eu disse, um gerenciamento de janelas decente (em pleno 2023 ter que usar o Magnet é sacanagem), um clipboard manager que é muito útil pra produtividade (um dos carros chefe da Apple) e controle individual de volume pra cada app (não é nem feijão com arroz, tínhamos que chamar de "oxigênio"). Eu gosto da simplicidade do macOS, o fato de não ser poluído como é o Windows, mas carece de muita coisa básica que há anos e anos nós temos que recorrer a softwares de terceiros (geralmente pagos). Anunciar um "modo game" que reduz a latência do Bluetooth como feature é absurdo.

1 hora atrás, Marcelo Melo disse:

A impressão que me passou, se for para ter alguma evolução "uau" para esse ano, será baseada em hardware dos iPhones... Pq software... 10 novos recursos no macOS é puxado...

Eu estaria mais feliz com 2 ou 3 recursos essenciais do que 50 recursos meia boca como filtros diferentes no FaceTime ou Widgets na desktop. Fiquei bem decepcionado. Eles sabem que o sistema carece de algumas coisas, eles também usam Mac, e não é possível que uma coisa simples como um clipboard manager ou um ajuste individual de volume por app não vá para o backlog de uma equipe de desenvolvimento do macOS. Parece até pirraça.

35 minutos atrás, João Lucas Almeida disse:

- fazer vídeo das crianças

- ver filme no sofá

- ver filme na cama

- ver filme no avião

- ver fotos

- jogar

- assistir uma partida de basquete

90% da apresentação "como vc pode brincar com esse óculos", mas aí mostram um FaceTime e um Keynote e do nada o produto é PRO.

Mais um produto desnecessário pra resolver um problema que não existe. Um dia vamos lembrar das empresas tentando inserir VRs no mercado e como falharam.

Ao contrário do HoloLens da Microsoft que tem aplicações realmente profissionais, como na engenharia civil, por exemplo. Deve ser legal demais fazer aquelas coisas que apareceram no keynote utilizando o óculos. A gente sabe que a gente critica inicialmente mas na hora de experimentar a gente realmente é surpreendido pelos produtos da Apple, mas por 3500 dólares... Lembrando que o MacBook que custa 3500 dólares nos EUA aqui custa 40 mil reais na Apple Store.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Mas é justamente isso, algo "feijão com arroz" que faltou, rs, como eu disse, um gerenciamento de janelas decente (em pleno 2023 ter que usar o Magnet é sacanagem), um clipboard manager que é muito útil pra produtividade (um dos carros chefe da Apple) e controle individual de volume pra cada app (não é nem feijão com arroz, tínhamos que chamar de "oxigênio"). Eu gosto da simplicidade do macOS, o fato de não ser poluído como é o Windows, mas carece de muita coisa básica que há anos e anos nós temos que recorrer a softwares de terceiros (geralmente pagos). Anunciar um "modo game" que reduz a latência do Bluetooth como feature é absurdo.

Eu estaria mais feliz com 2 ou 3 recursos essenciais do que 50 recursos meia boca como filtros diferentes no FaceTime ou Widgets na desktop. Fiquei bem decepcionado. Eles sabem que o sistema carece de algumas coisas, eles também usam Mac, e não é possível que uma coisa simples como um clipboard manager ou um ajuste individual de volume por app não vá para o backlog de uma equipe de desenvolvimento do macOS. Parece até pirraça.

Ao contrário do HoloLens da Microsoft que tem aplicações realmente profissionais, como na engenharia civil, por exemplo. Deve ser legal demais fazer aquelas coisas que apareceram no keynote utilizando o óculos. A gente sabe que a gente critica inicialmente mas na hora de experimentar a gente realmente é surpreendido pelos produtos da Apple, mas por 3500 dólares... Lembrando que o MacBook que custa 3500 dólares nos EUA aqui custa 40 mil reais na Apple Store.

Beto eu sempre vejo muita gente falando de gerenciamento de janela... mas q gerenciamento?

Pq assim... eu uso desde sempre Mac como se fosse windows mesmo uhahuahuahua... deixo a dock pequena embaixo... e uso os apps expandidos... se vou mudar pra outro... minimizo... ou ... clico no icone... ele maximiza... eu uso e minimizo pro icone da dock... alias eu nunca deixo mais de 1 janela totalmente aberta uma atras da outra (isso na real desde Windows... acho q é TOC hahahaha)

Agora quando preciso de 2 programas abertos lado a lado eu sinto falta sim da rapidez de bater no canto e ele ja perguntar o q quero no outro e abrir... maaaaas eu acabo fazendo manualmente... abro os 2 apps e dimensiono pro tamanho q quero e uso de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Melo disse:

A impressão que me passou, se for para ter alguma evolução "uau" para esse ano, será baseada em hardware dos iPhones... Pq software... 10 novos recursos no macOS é puxado...

E olha lá, porque a grande evolução de hard foi o M1, lá em 2021...

17 minutos atrás, flaviolaw disse:

Não me animei com o sonoma, mas preciso analisar mais profundamente para fechar minha opinião. 
 

Mas, ao menos para mim, faltou um quê nesta WWDC.

 

 

pois é amigo Flávio, a mãe Apple deixou todo mundo com fome de algo mais rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeBaldi disse:

Beto eu sempre vejo muita gente falando de gerenciamento de janela... mas q gerenciamento?

Pq assim... eu uso desde sempre Mac como se fosse windows mesmo uhahuahuahua... deixo a dock pequena embaixo... e uso os apps expandidos... se vou mudar pra outro... minimizo... ou ... clico no icone... ele maximiza... eu uso e minimizo pro icone da dock... alias eu nunca deixo mais de 1 janela totalmente aberta uma atras da outra (isso na real desde Windows... acho q é TOC hahahaha)

Agora quando preciso de 2 programas abertos lado a lado eu sinto falta sim da rapidez de bater no canto e ele ja perguntar o q quero no outro e abrir... maaaaas eu acabo fazendo manualmente... abro os 2 apps e dimensiono pro tamanho q quero e uso de boa

É que depende do uso. No meu caso (trabalho com desenvolvimento de software) eu geralmente preciso estar comparando arquivos, ou codando enquanto leio uma documentação, ou consultando banco de dados e fazendo outra coisa etc etc. E sim, 99% das vezes uso monitor externo, mas nem sempre é o caso, e a forma como o Windows (e até distribuições do Linux) fazem o gerenciamento dessas janelas é infinitamente melhor e mais inteligente do que no macOS. Você pode arrastar a janela pro canto que você quer e ela se redimensionar sozinha, criando praticamente um SplitView do jeito que você quer, com quantas janelas quiser e na disposição que quiser. Eu entendo que para uns parece algo desnecessário, mas realmente ajuda muita gente, é um request antigo pra Apple de muita gente, e eles não estão nem aí. E aí temos que recorrer a softwares de terceiros (como o Magnet), que até suprem a necessidade, mas nativo é sempre melhor e não precisa gastar a mais com isso. Essas pequenas necessidades aqui e ali te fazem ter dois ou três softwares de terceiros rodando junto com o sistema para funções simples e que outros sistemas têm há muitos anos, e isso não é legal. Ver a marca anunciando novos emojis no FaceTime como se fosse grande coisa enquanto milhares de usuários esperam features de produtividade já existentes em outros sistemas há muito tempo é muito ruim, como eu disse, parece pirraça. Ontem eu me peguei sinceramente pensando em comprar um laptop PC quando for vender meu Mac, e migrar para o Linux.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...