Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria


Siri

Posts Recomendados

Oi Amigos, tudo bem? 
Eu estive lendo um outro tópico, sobre a bateria descarregando muito rápido. 
Isso é um assunto que sempre me deixou intrigada mesmo, principalmente porque eu também precisei trocar a bateria do meu MacBook Pro, meados 2012, com 52 ciclos. Troquei em uma autorizada, deu tudo certinho. 
Ele está indo bem, próximo de 70 ciclos. Mas eu continuo apreensiva com isso. 

Então, vocês poderiam descrever aqui como usam seus MacBooks?

Qual a melhor forma de lidar com a bateria, vocês, com a experiência do dia a dia, acreditam ser o mais próximo do ideal? 

É assunto polêmico, mas se todos nós pudéssemos deixar as opiniões, talvez chegássemos a um consenso, do que seria o “jeito certo”. 
 

Eu li que deveríamos usar como o iPhone, iPad, nunca menos que 30%, nem mais que 80%. Mas aí toda vez que chegasse aos 80 voltaria a usar a bateria? Isso não causaria uma infinidade de ciclos desgastando demais? 
 

Desculpa se eu me alonguei demais 😆 

Editado por Siri
Erro de concordância rs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificil viu... pq tem muita teoria por ai que até tem razão mas nunca achei ninguem pegando e testando mesmo pra ver as diferenças

Eu mesmo uso meu Air M1 direto na tomada, raras vezes onde tirei ele pra usar na bateria... entretanto o que mais me consumiu ciclos e o que está baixando a saúde da bateria é exatamente o Carregamento Otimizado... no começo ele tava perfeito... até que do nada bugou e começou a descarregar e carregar minha bateria mesmo com ele na tomada... ficou um tempão nisso... ai me baixou pra 98% da saude... ai numa das atualizações ele se arrumou... ficou lindo... cravava em 80% e ficava ali perfeito... ai chegou o Ventura... logo de cara ele parece que perdeu as configs... passou umas semanas e voltou a funcionar... até que chegou a atualização  dele e pronto... parece que o sistema simplesmente não funciona mais... vive em 100%... e o pior é que nessa ele simplesmente em 2 semanas baixou de 98 pra 95% de saúde... e a diferença foi de 1 misero ciclo!

Ou seja... num tem muito lá o que teorizar... tem que usar o que ele te fornece até o momento em que fica ruim e vc tem que trocar... pq obviamente pode ter sorte como azar!

AH em tempo eu cai nesse video abaixo que achei bem interessante a explicação sobre a capacidade real da bateria versus esse indicador... e ele inclusive fala que não tem como manter a saúde alta da bateria, cada vez que carregamos a capacidade se perde um pouco e o que a Apple faz é considerar um valor da capacidade como 100%, mas que na real a capacidade original das baterias é MAIOR do que o valor 100% que ela informa, ou seja por exemplo a bateria do meu iPhone 14, ela considera 100% de 3200mAh... porém a capacidade da minha que eu achei pelo Analytics report do sistema ela tem 3350mAh... e por exemplo na atualidade está com 36 ciclos e 3252mAh... ou seja... acima dos 3200 que ela considera como 100%... mas já caiu! Mas eles fazem isso por questão bem especifica pq se já marcasse como original por exemplo, eu com pouco mais de 1 mes de uso já estaria com 97% da saude original... ou seja... imagina a tamanha quantidade de reclamação dos compradores em cima da Apple né

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não sou tão sistemático com bateria mas tomo alguns cuidados que ao meu ver fazem a bateria dos meus iDevices terem uma boa vida útil, como evitar deixar o aparelho na tomada tempo demais sem necessidade, não deixar a bateria chegar nas porcentagens críticas, ficar atento à temperatura do aparelho (não deixar ficar muito quente), sempre utilizar os carregadores originais da Apple (na falta de um, usar pelo menos de marca confiável), habilitar o carregamento otimizado, gerenciar bem os recursos do sistema e apps para que não haja consumo excessivo...

Alguns bons hábitos já são o suficiente, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2023 at 10:26, Siri disse:

as aí toda vez que chegasse aos 80 voltaria a usar a bateria? Isso não causaria uma infinidade de ciclos desgastando demais? 

Exatamente isso! Bateria tem ciclos, quanto menos ciclos você desgastar mais tempo ela durará.

Eu particularmente não acredito em nenhum desses vídeos, confio no que eu mesmo ja vivi de experiência real no meu tipo de uso, afinal uso celulares e notebooks há mais de uma década então tenho embasamento real de prática e não teorias do que seria o mundo ideal.

Antes de ter meu MacBook Air M1 eu tinha um notebook da Asus de 2013, foi 9 anos de uso puramente na tomada e mesmo após isso eu consigo ainda utilizar ele por cerca de 3 horas fora do carregador. Hoje em dia no Windows tem um programa da própria Microsoft que diz o quanto desgastada está a sua bateria, la marcou que ela ainda tem 80% da sua capacidade original. Essa história de manter entre 30% a 80% é balela, o máximo que você puder manter ele carregado é o melhor, pois não cairá os ciclos. Os sistemas operacionais são inteligentes o suficiente para que não precisamos ficar pilhados com porcentagem correta da bateria.

Meu Air M1 vai fazer 8 meses de uso, e ainda marca 100% de capacidade nos Ajustes do Sistema, pelo menos uma vez por semana uso ele fora da tomada, coisa que não acontecia no meu uso com o Asus.

Já minha história com iPhones é semelhante, antes do 11 eu só comprava usado, então não dava pra ter uma noção de como era na realidade. Peguei meu iPhone 11 lacrado e usei ele dessa forma, descarregando o mínimo possível, e faço isso por instinto, tipo, se estou em casa, deixo ele sempre no carregador, penso que em caso de alguma emergencia que preciso sair urgente ele servirá por um longo período afinal estará carregado. 10 meses de uso e ele foi vendido com 99% da vida de bateria, em comparação com o 11 da minha prima, nesse mesmo período a bateria dela ja estava em 90%, e ela comprou lacrado também. Peguei um iPhone 13, 8 meses de uso e não saiu dos 100%, e olha que usei todas as versões BETAs do iOS 16, o que demanda muita bateria. Agora com o iPhone 14 indo para os 3 meses de uso, ainda marca os 100%.

E mais um exemplo: Meu antigo Apple Watch S3 com dois anos de uso, vendi ele com capacidade da bateria em 100%. Eu nunca tinha deixado ele cair abaixo de 70%, e como eu disse, nem era por paranoia minha, mas pelo meu tipo de uso, deixava ele carregando a noite toda e utilizava somente durante o dia. Agora com o Watch S6 também com dois anos de uso, monitoro o sono então é mais desgastante afinal coloco ele no carregador com mais frequência, está com 90% da sua capacidade.

Um dos principais segredos é sempre usar carregadores de qualidade, eu nem me arrisco com de terceiros, tanto cabo quanto a caixinha do carregador utilizo as da Apple.

Editado por Mateus1320
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense o seguinte também: Os AirPods estão sempre carregando, afinal sempre estão no seu estojo, e ninguém fica pilhado falando pra deixar eles pra fora pois deixar eles carregando irá degradar a bateria. Imagine que esses objetos tão pequenos ja gerem a bateria de uma forma espetacular, agora pense nos notebooks e smartphones com sistema operacionais inteiros e mais capacidade de carga, é incomparável!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...