Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Chegou a hora de comprar um "novo" MacBook, e vocês vão me ajudar a escolher!​😜​


marcosfisica

Posts Recomendados

Salve rapaziada! Boa noite.

Chegou a hora. Meu amado MacBook Pro early 2008 rodando Mavericks, com sua maravilhosa tela de 17", que vinha até então fazendo tudo que eu precisava começou a acusar o peso da idade. Meu uso continua sendo bastante básico (email, textos, planilhas, internet, apresentações), mas recentemente comecei em um trabalho novo e preciso usar algumas ferramentas que já ficam mais complicadas (microshit Teams por exemplo 😡 ). Então tá na hora de meter a mão no bolso. 

Primeiramente, deixa eu esclarecer uma coisa:

Início do esclarecimento:

Sim, eu sei que o melhor custo/benefício hoje em dia é um MacBook Air M1. Sim, eu sei que Mac intel não tem mais sentido pra imensa maioria dos usuários. Sim, eu sei que Apple silicon é um caminho sem volta. 

Porém, está fora de cogitação eu comprar um MacBook Air M1. Não há chance de eu fazer isso por um motivo muito simples: design. Se é pra eu investir 6 ou 7k em uma máquina nova pra usar pelos próximos 10 anos, não vai ser em uma máquina com um design de quase 15 anos! (sim sim, sei que to exagerando, mas deu pra entender né?). Então, se eu for investir em uma máquina nova seria pelo menos em um Air M2, que é muito mais lindo e estiloso. Mas aí já é um investimento maior, 9/10k, e já me faz pensar que na verdade não preciso tanto assim de um Mac novo, ao menos não agora.

Fim do esclarecimento.

Ok, feito o esclarecimento. A ideia então é adquirir um MacBook usado, que me dê um pouco de portabilidade, e que me permita continuar fazendo meus trabalhinhos básicos mas com um toque de modernidade. Então qualquer MacBook que me permita rodar um Catalina ou Big Sur, mesmo que via patcher, está ótimo! Algo que eu vou usar por mais alguns meses, talvez 1 ano, e aí sim lá pro ano que vem investir definitivamente em um MacBook zero bala.

Então, humildemente peço a ajuda dos coleguinhas de fórum, pra qual Macbook vou? Seguem algumas dúvidas/observações:

 

Qualquer MacBook de 2016 pra frente está excluído. Simplesmente porque não vale à pena. Não tem sentido pagar 4/4,5 k em um Mac intel tendo o air M1 por 5k (aí nesse caso dane-se o design velho!);

Qualquer MacBook pra trás de 2009 acho que fica velhinho demais, e acabo caindo nas mesmas limitações do meu early 2008;

Me sobram coisas entre 2010 - 2014.

Sei que os 2011 de 15 e 17" estão proibidos por causa dos problemas de placa de vídeo.

A desgraça do teclado borboleta, começa nos 2015? Isso faria eles estarem excluídos também.

Outro ponto. Sou um jovem idoso, do alto de seus 43 anos! 😳 isso significa que meus olhos já não são mais aquela coisa apurada e eficaz dos 20 e poucos anos. Então eu gosto de tela! Tela grande! Gosto de poder abrir direito uma planilha no Excel. De poder trabalhar no Pages com o inspector no lado direito sem precisar diminuir o tamanho do texto até ficar ilegível. Nem sempre vou estar conectado a um monitor externo. Então essas telinhas de 11, 12" estão fora de cogitação. Foi-se o tempo que eu achava isso maravilhoso e me impressionava a portabilidade. Hoje se tiver que carregar o notebook em uma bolsa com rodinhas dane-se! Negócio é ter tela! 🤣

Então entre os MacBooks Pro 2010-2014/15, qual vocês acham que é o melhor custo benefício? A ideia é gastar até 3.000, talvez 3500 estourando se for uma grande oportunidade. Porque mais que isso não tem sentido pra um Mac intel.

Abraços!

Desculpem o textão! 😁

 

PS: Estou de olho em uma belezura de um pro 2010 de 17" por 2400! 😍

 

 

 

@BetoGaleazzo aquele help maroto pro amiguinho aqui por favor! 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, acho que você mesmo já se respondeu 😂.

Tenta achar um Retina, 2013, 15", i7 com 16GB. É um excelente Mac. Meu padrasto tem um até hoje e ainda brinca de Final Cut nele.

Maaaaaaaaaaaaaas, uma pergunta: mobilidade é realmente necessário? 

Talvez seja uma ideia você continuar usando seu Mac para caso necessite sair de casa, e pegar um iMac pra trabalho? iMacs tem a telona que você quer, e além disso têm um hardware mais poderoso.

Fica essa ideia.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, marcosfisica disse:

Sei que os 2011 de 15 e 17" estão proibidos por causa dos problemas de placa de vídeo.


Mais ou menos. O MacBook Pro 2010 de 15" com GeForce 330M dá problema, porém esse problema é "simples" de resolver, basta a troca de um resistor da placa e o problema é resolvido permanentemente. Se você encontrasse alguém vendendo esse modelo com defeito e pedindo pouco, você iria gostar, é um Mac legal.

O MacBook Pro 2011 de 15" com a Radeon dá problema porém esse não pode ser resolvido permanentemente. Tem gente que promete resolver com reballing ou até mesmo troca do BGA mas NÃO RESOLVE, o problema cedo ou tarde volta a ocorrer porque é um erro de projeto da Apple usar esse chip da ATI/AMD que esquenta muito e dá pau. O que resolve permanentemente é desativar a GPU reescrevendo o firmware da máquina mas isso vale pra quem já tem, não faz sentido comprar uma máquina hoje sabendo disso.

Eu gosto muito dos MacBooks Pro de 2012. Tenho um carinho especial pelo A1278, que julgo ser um dos melhores Macs da história em termos de durabilidade, reparabilidade e possibilidade de upgrade. Um bom SSD e RAM a mais, mais um dosdude1 ou opencore e esse Mac vira um canhãozinho pra produtividade e até desenvolvimento rs.

Eu fugiria de MacBooks Retina antes dos 2014. Em questão de reparabilidade e upgrade de armazenamento eles têm umas particularidades que eu acho meio ruins. Os Retina 2014 e 2015 são muito bons, fáceis de fazer upgrade de armazenamento mas não dá pra fazer upgrade de RAM. Tive um Mid 2014 e adorava ele, só vendi porque fizeram uma proposta irrecusável, caso contrário estaria com ele até hoje. E como você bem sabe, a partir de 2016 até 2020 é bucha.

Os MacBook Air 2013 - 2017 também são bons! Acho que pro seu uso dá tranquilo, mas 4GB RAM nem pensar. E é possível fazer upgrade com SSDs vindos da China por preços muito bons. Usam o modelo modelo de SSD dos MacBooks Pro 2014 - 2015.

Sei que você curte uns modelos mais exóticos, tipo um 2010 de 17", haha, mas eu não pegaria não. É sarna pra se coçar e não vale o que pedem. Minha sugestão como (ex)técnico: MBP 2012 (exceto o Retina Late 2012), fuja de MBP 2013, os MBP 2014/2015 são bons e eu focaria neles se fosse você, ou então MBA de 2013 em diante.
 

17 horas atrás, marcosfisica disse:

Não há chance de eu fazer isso por um motivo muito simples: design. Se é pra eu investir 6 ou 7k em uma máquina nova pra usar pelos próximos 10 anos, não vai ser em uma máquina com um design de quase 15 anos!


Aqui eu discordo em gênero, número e grau. Primeiro que confiar no conservadorismo da Apple em relação ao design deixou de ser uma aposta sensata. Já foi, mas na minha opinião não mais. Tanto se falou sobre a TouchBar e ela está aí de novo nos MacBook Pro com M2. Conselho de amigo, não compre dispositivo na atual guerra do mercado achando que daqui 2 ou 3 anos o design vai ser o mesmo. Segundo que, essa mentalidade de comprar Mac pra usar por 10 anos é ultrapassada. Antes os Macs eram bem mais reparáveis, havia possibilidade de upgrade, e agora não mais. Aliás essa é a tendência do mercado, porque pelo que andei vendo exceto pelos laptops mais gamers e tal, os laptops que concorrem diretamente com os MacBooks estão seguindo o mesmo caminho. Se for pra comprar um novo hoje, acho que vale a pena usar uns 3 anos, se valer da vantagem dos aparelhos da Apple de manter o valor de mercado por mais tempo, vender por um preço bom e investir num modelo novo. Meu MacBook Air M1 completa um ano agora dia 19/out e deve me dizer adeus em 2024. Não pretendo acompanhar, nem po$$o, mas vou tentar pular uma ou duas gerações de Apple Silicon no máximo se eu conseguir bons negócios e as máquinas novas não encarecerem demais.

Acho que é isso. Vamos debatendo a respeito.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SalunMarvin disse:

Rapaz, acho que você mesmo já se respondeu 😂.

Tenta achar um Retina, 2013, 15", i7 com 16GB. É um excelente Mac. Meu padrasto tem um até hoje e ainda brinca de Final Cut nele.

Maaaaaaaaaaaaaas, uma pergunta: mobilidade é realmente necessário? 

Talvez seja uma ideia você continuar usando seu Mac para caso necessite sair de casa, e pegar um iMac pra trabalho? iMacs tem a telona que você quer, e além disso têm um hardware mais poderoso.

Fica essa ideia.

Abração!

Em casa tenho um imac 27” de 2010. Entao tá sossegado. Negocio é só um note mesmo pra poder ter um pouco de mobilidade. E é uma mobilidade “in door”. É pra poder andar no trabalho entre uma reuniao e outra com o note. Morando em SP nao vou andar com ele na mochila todo dia. Vai ficar lá no trabalho mesmo.

Valew. Vou dar uma buscada nos 2013. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, marcosfisica disse:

Então entre os MacBooks Pro 2010-2014/15, qual vocês acham que é o melhor custo benefício? A ideia é gastar até 3.000, talvez 3500 estourando se for uma grande oportunidade. Porque mais que isso não tem sentido pra um Mac intel.

Eu realmente acredito que a melhor máquina seria um MacBook Pro de 2015. Ele atualiza nativamente até o Monterey tem o teclado convencional, SSD NVMe, uma tela de excelente qualidade e o touchpad Force Touch - que vc não acha que precisa até utilizar um. Eu tenho um modelo de 13 polegadas, com um i5 dual core de 2.9GHz e 8Gb de RAM e é uma máquina sensacional. Consigo editar vídeos em FHD ou utilizar o Adobe Photoshop sem problemas - faço fotografia como hobby e queria uma máquina que me atendesse bem.

O modelo que tenho veio da Inglaterra e me custou menos de 1600 reais, com 1 ano de garantia pelo vendedor. Não veio com a fonte original, mas consegui uma no mercado livre, praticamente nova e já com o cabo trocado e também com garantia por apenas 250 reais. Se vc tiver alguém que possa trazer uma máquina dessas de lá de fora, vale muito à pena!

Eu, particularmente, não compraria um Air pq eles são bem menos potentes e a tela é convencional. Os MBP de 15 polegadas o pessoal pede muito caro. Eu pelo menos ainda não vi nenhum de 15" por menos de 4 mil reais. Os Macs com i7 e placa de vídeo da Nvidia (não me recordo se houve i5 com placa dedicada) acima de 2012 já não tem suporte aos macOS mais recentes mesmo que via patch, o que te obriga a desativar a gpu - e acaba se tornando um gasto de dinheiro desnecessário, já que são mais caros e não poderão ser plenamente utilizados - sem contar que vc fica com muitos problemas "pormenores" como dificuldades em conectar um monitor externo, por exemplo.

Eu recomendaria um Pro 2015, mesmo que com i5, se vc achar até uns R$ 3.500,00. Não sei se hoje valeria muito apenas pagar mais que isso - eu pagaria apenas se encontrasse um de único dono, bem original, com caixa, acessórios e NF. Valorizo muito originalidade!

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito longe de defender empresa que lucra bilhões e bilhões todos os anos, mas chamar a Microsoft de Microshit é tão tosco. Parece coisa de usuário mimado de Apple da década passada que pra ele só o que a Apple faz é bom. E em especial ao Teams, baita ferramenta de trabalho, usada por milhares de empresas. Enfim... 

Basicamente as suas "exigências" respondem a pergunta que vc mesmo fez: Se de 2016 pra frente vc não vai pegar, então sobra o de 2015 pra baixo. 
Como a questão de upgrade de RAM é impossível, recomendo pegar o modelo com 16GB de RAM, o que torna uma máquina um tanto quanto cara. 
Macs Intel estão um tanto quanto caros e os donos parecem que não perceberam isso. 
Um MacBook de 2015 já terá uns 7 anos de uso. Bateria já terá uma autonomia bem reduzida e a troca é bem cara. Fora a questão de desgaste natural da máquina mesmo. Uma troca de tela, placa lógica ou qualquer outra peça mais cara torna o reparo inviável.
Um MacBook Air M1 usado vc encontra na casa dos 5k em média. Se for pra pegar um Mac Intel 5 anos mais velho, sem suporte a hardware e sistemas mais atuais, no máximo tem que ser a metade do preço de um Air M1.

Sei que tu gosta de Mac antigo e tals, mas na situação atual e com o preço de um Air M1, fica difícil recomendar outra máquina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, marcosfisica disse:

Um air 13” 2017 por 3500, ou um pro 2015 por 3000, ou ainda um pro 2011 por 2100?

o air e o pro 2015 com 8gb de ram. O pro 2011 com 16 gb. 

Pro 2015. Pelo que você relatou do seu uso 8GB está de bom tamanho então 16GB seria irrelevante nessa decisão. O 2011 é muito antigo e o Pro 2015 tem uma tela muito melhor que o Air, além de ter o design mais bonito entre os três na minha opinião.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jailsonrs disse:

Muito longe de defender empresa que lucra bilhões e bilhões todos os anos, mas chamar a Microsoft de Microshit é tão tosco. Parece coisa de usuário mimado de Apple da década passada que pra ele só o que a Apple faz é bom. E em especial ao Teams, baita ferramenta de trabalho, usada por milhares de empresas. Enfim... 

Basicamente as suas "exigências" respondem a pergunta que vc mesmo fez: Se de 2016 pra frente vc não vai pegar, então sobra o de 2015 pra baixo. 
Como a questão de upgrade de RAM é impossível, recomendo pegar o modelo com 16GB de RAM, o que torna uma máquina um tanto quanto cara. 
Macs Intel estão um tanto quanto caros e os donos parecem que não perceberam isso. 
Um MacBook de 2015 já terá uns 7 anos de uso. Bateria já terá uma autonomia bem reduzida e a troca é bem cara. Fora a questão de desgaste natural da máquina mesmo. Uma troca de tela, placa lógica ou qualquer outra peça mais cara torna o reparo inviável.
Um MacBook Air M1 usado vc encontra na casa dos 5k em média. Se for pra pegar um Mac Intel 5 anos mais velho, sem suporte a hardware e sistemas mais atuais, no máximo tem que ser a metade do preço de um Air M1.

Sei que tu gosta de Mac antigo e tals, mas na situação atual e com o preço de um Air M1, fica difícil recomendar outra máquina. 

Ah para que tu não pegou o tom de brincadeira e zoeira no “microshit”? Fala sério! 🤦

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, consegue ir em uma loja para testar o Air M1? Entendo que você não queria muito ele mas pelos preços que encontrei não vale a pena pegar nenhum outro. Sou programador, tenho um Air M1 e o mac é um canhão (no bom sentido).

A tela apesar de pequena é linda, agradável e confortável demais, a bateria dura muito (muito mais que qualquer Intel), é muito rápido para fazer tudo. Enfim, é uma máquina muito agradável, eu diria que em tudo. O design que você disse ser um problema, eu já acho bem elegante. Depois de utilizar ele por 1 ano e meio eu não consigo te recomendar nenhuma das máquinas acima por esses preços. Acho mesmo que você deveria dar uma chance e colocar esse mac no topo de sua lista de opções.

Vá em uma loja, teste ele. É um mac agradável demais. Eu peguei ele para poder esperar sair o M1 Pro/Max para poder trocar por eles depois e desisti de tanto que gostei do Air M1.

Outro ponto, revender ele depois vai ser muito mais fácil do que os antigos. Acho que deveria deixar ele entrar na sua lista, e até coloca-lo no  topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/10/2022 at 20:00, marcosfisica disse:

Salve rapaziada! Boa noite.

Chegou a hora. Meu amado MacBook Pro early 2008 rodando Mavericks, com sua maravilhosa tela de 17", que vinha até então fazendo tudo que eu precisava começou a acusar o peso da idade. Meu uso continua sendo bastante básico (email, textos, planilhas, internet, apresentações), mas recentemente comecei em um trabalho novo e preciso usar algumas ferramentas que já ficam mais complicadas (microshit Teams por exemplo 😡 ). Então tá na hora de meter a mão no bolso. 

Primeiramente, deixa eu esclarecer uma coisa:

Início do esclarecimento:

Sim, eu sei que o melhor custo/benefício hoje em dia é um MacBook Air M1. Sim, eu sei que Mac intel não tem mais sentido pra imensa maioria dos usuários. Sim, eu sei que Apple silicon é um caminho sem volta. 

Porém, está fora de cogitação eu comprar um MacBook Air M1. Não há chance de eu fazer isso por um motivo muito simples: design. Se é pra eu investir 6 ou 7k em uma máquina nova pra usar pelos próximos 10 anos, não vai ser em uma máquina com um design de quase 15 anos! (sim sim, sei que to exagerando, mas deu pra entender né?). Então, se eu for investir em uma máquina nova seria pelo menos em um Air M2, que é muito mais lindo e estiloso. Mas aí já é um investimento maior, 9/10k, e já me faz pensar que na verdade não preciso tanto assim de um Mac novo, ao menos não agora.

Fim do esclarecimento.

Ok, feito o esclarecimento. A ideia então é adquirir um MacBook usado, que me dê um pouco de portabilidade, e que me permita continuar fazendo meus trabalhinhos básicos mas com um toque de modernidade. Então qualquer MacBook que me permita rodar um Catalina ou Big Sur, mesmo que via patcher, está ótimo! Algo que eu vou usar por mais alguns meses, talvez 1 ano, e aí sim lá pro ano que vem investir definitivamente em um MacBook zero bala.

Então, humildemente peço a ajuda dos coleguinhas de fórum, pra qual Macbook vou? Seguem algumas dúvidas/observações:

 

Qualquer MacBook de 2016 pra frente está excluído. Simplesmente porque não vale à pena. Não tem sentido pagar 4/4,5 k em um Mac intel tendo o air M1 por 5k (aí nesse caso dane-se o design velho!);

Qualquer MacBook pra trás de 2009 acho que fica velhinho demais, e acabo caindo nas mesmas limitações do meu early 2008;

Me sobram coisas entre 2010 - 2014.

Sei que os 2011 de 15 e 17" estão proibidos por causa dos problemas de placa de vídeo.

A desgraça do teclado borboleta, começa nos 2015? Isso faria eles estarem excluídos também.

Outro ponto. Sou um jovem idoso, do alto de seus 43 anos! 😳 isso significa que meus olhos já não são mais aquela coisa apurada e eficaz dos 20 e poucos anos. Então eu gosto de tela! Tela grande! Gosto de poder abrir direito uma planilha no Excel. De poder trabalhar no Pages com o inspector no lado direito sem precisar diminuir o tamanho do texto até ficar ilegível. Nem sempre vou estar conectado a um monitor externo. Então essas telinhas de 11, 12" estão fora de cogitação. Foi-se o tempo que eu achava isso maravilhoso e me impressionava a portabilidade. Hoje se tiver que carregar o notebook em uma bolsa com rodinhas dane-se! Negócio é ter tela! 🤣

Então entre os MacBooks Pro 2010-2014/15, qual vocês acham que é o melhor custo benefício? A ideia é gastar até 3.000, talvez 3500 estourando se for uma grande oportunidade. Porque mais que isso não tem sentido pra um Mac intel.

Abraços!

Desculpem o textão! 😁

 

PS: Estou de olho em uma belezura de um pro 2010 de 17" por 2400! 😍

 

 

 

@BetoGaleazzo aquele help maroto pro amiguinho aqui por favor! 😜

Tenho um macbook white de 2009 parado aqui. Se quiser... =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joel.cachioli disse:

Tenho um macbook white de 2009 parado aqui. Se quiser... =P

De graça? Tá te ocupando espaço aí. 🤣🤣🤣

1 hora atrás, joel.cachioli disse:

O problema desses de 17" é o tamanho/peso. Mas, se estiver disposto a trocar bateria, HD por SSD e mais RAM, vai fundo. EU acho que não compensa.

Eu desisti desse 17” por causa do preço. Tem macbook pro 2014/2015 por 3000/3500. Ai nao vale dar 2400 num 2010, mesmo sendo de 17”. Mas se o cara baixasse pra 2 conto eu ia facil! 🤣🤣 já tá com ssd e 16 gb de ram. E com aquele telão gostoso de 17”. 😍😍😍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2022 at 18:27, marcosfisica disse:

Um air 13” 2017 por 3500, ou um pro 2015 por 3000, ou ainda um pro 2011 por 2100?

o air e o pro 2015 com 8gb de ram. O pro 2011 com 16 gb. 

Por mais que seja a um 2011 com 16Gb de RAM, a frequência da memória é menor. E o 2011 é uma máquina muito antiga e eu realmente não acho que valha a pena desembolsar 2k numa máquina dessas para uso no dia-a-dia. 8Gb de RAM vai muito bem. Como disse, meu Mac tem 8Gb de RAM e um i5 de 2.9GHz, e meu uso acaba sendo um pouco mais pesado que o seu pq eu edito alguns vídeos e fotos nele. Como seu uso é mais leve, 8Gb será de bom tamanho. Sem contar pelos fatores de tela, gerenciamento de energia, peso, bateria e o touchpad que são bem melhores. Por 3 mil eu acho que está um valor ok. O Air de 2017 tem um i5 de 2017 bem mais fraco que o i5 do Pro. Não há nenhuma razão lógica para ele ser mais caro. Basicamente, tudo nele é inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu sugeriria o Highlander... o Macbook Pro 2015 15" com CPU Intel i7 de quarta geração e GPU AMD Radeon R9.

Não tem teclado borboleta (é o mecanismo tesoura), tem tela Retina, suporta oficialmente até o macOS Monterey, o SSD é atualizável e é uma máquina com custo na faixa de 5k a 7k dependendo da configuração dela.

Usei uma dessas por longos 6 anos antes de migrar para o M1. Eu não recomendaria nenhum Mac com GPU nVidia. Patches de versões futuras de macOS sem os drivers para essas GPUs ficarão cada vez mais difíceis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...