nandase Postado 11 de setembro de 2020 Denunciar Compartilhar Postado 11 de setembro de 2020 Olá, Adquiri há menos de um mês um Macbook Air 2020 e, por conta da faculdade, comprei um suporte para deixar ele mais alto (Ps.: Ajuda DEMAIS para quem passa o dia todo no computador, que diferença). Este suporte é gamer, logo possui cooler. Vejo que, quando deixo ele ligado, meu MBA trabalha friozinho (e sem o cooler, esquentaria um pouco). Essa atitude aumenta a vida útil? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Paulo2908 Postado 11 de setembro de 2020 Denunciar Compartilhar Postado 11 de setembro de 2020 Alivia a bateria sim. Temperaturas mais altas detonam baterias. Vale a pena deixar em base (e com ar condicionado ligado) quando estiver exigindo do processador, Macs tem um resfriamento péssimo. O air que eu tinha batia 100 graus quando jogando, isso em cima da base nandase 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
BetoGaleazzo Postado 11 de setembro de 2020 Denunciar Compartilhar Postado 11 de setembro de 2020 1 hora atrás, Paulo2908 disse: O air que eu tinha batia 100 graus quando jogando, isso em cima da base Se o seu MacBook chegasse a 100 graus você poderia abrir um Food Truck e usá-lo como chapa, rs. 100 graus é a temperatura estimada da leitura do PECI do processador, rs. É uma temperatura prevista pela Intel durante a execução de tarefas mais pesadas. Acontece com o Chrome aberto com três abas qualquer aplicação que esteja usando o processador ao máximo, mesmo que seja um computador novo sem sujeira e com pasta térmica nova. É bom sim, se possível, trabalhar em um ambiente com ar condicionado caso você more em uma região muito quente. Antigamente a alta temperatura matava os chips AMD Radeon dos MBP 2011 15". De 2015 pra cá a dissipação de calor de todas as linhas MacBooks também pioraram. Se for usar uma base para o seu laptop, prefira então usar mouse e teclado externos, porque geralmente essas bases alteram a ergonomia do uso do laptop e você pode acabar tendo problemas de tendinite com o uso prolongado (experiência própria). Abrs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Paulo2908 Postado 11 de setembro de 2020 Denunciar Compartilhar Postado 11 de setembro de 2020 Na chapa atrás batia uns 60 graus, era o bastante pra queimar com contato relativamente prolongado, 100 era o que apontava na CPU msm. O sensor da entrada do carregador também dava umas temps bem altas. A bateria ficava em 42, por aí, se me lembro direito (N coloquei ele em full load desde 2017, e n o tenho mais tbm desde o ano passado) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 12 de setembro de 2020 Denunciar Compartilhar Postado 12 de setembro de 2020 Em 11/09/2020 at 10:01, nandase disse: Olá, Adquiri há menos de um mês um Macbook Air 2020 e, por conta da faculdade, comprei um suporte para deixar ele mais alto (Ps.: Ajuda DEMAIS para quem passa o dia todo no computador, que diferença). Este suporte é gamer, logo possui cooler. Vejo que, quando deixo ele ligado, meu MBA trabalha friozinho (e sem o cooler, esquentaria um pouco). Essa atitude aumenta a vida útil? O uso dessas bases com ventiladores em Macbooks apenas diminuem a temperatura do gabinete, sem beneficiar os componentes internos. Diferente da maioria dos notebooks do mercado, as frestas para ventilação dos Macbooks ficam praticamente nas laterais muito longe de onde os ventiladores dessas bases concentram o fluxo de ar, ou seja, essa ventilação forçada no meio do gabinete não tem influência alguma internamente. A lógica é simples: os chips estão em contato com um heatsink e este é resfriado por ventiladores que fazem circular o ar que entra (pelas frestas de ventilação) em volta desse heatsink para viabilizar a troca de calor entre o cobre e o ar. Ou seja, a troca de calor é entre os chips, a pasta térmica, o heatsink e o ar em movimento, forçado pelos ventiladores do sistema. Esse conjunto não encosta no gabinete do computador, portanto, forçar ventilação no gabinete apenas, sem forçar o aumento do fluxo de ar (dado que não há frestas no meio) só faz diminuir a temperatura da tampa inferior, sem beneficiar os componentes. Como seu Macbook não tem aberturas no meio dele para entrada de ar, nada adianta colocar o ventilador soprando na tampa inferior porque a circulação de ar interna não vai variar em nada. A melhor solução é diminuir a temperatura do ar que entra pelas frestas de ventilação para que o ar mais frio que entrar torne a troca de calor entre o cobre e o ar mais eficiente. Ou seja, o que ajuda a diminuir a temperatura dos componentes é usar o computador em um ambiente com ar condicionado (e umidade controlada, não esquecer disso). A única forma de usar uma base dessas para tentar diminuir a temperatura do componentes internos seria abrir o Macbook, instalar thermal pads sobre o heatsink para colocar ele em contato com a tampa inferior (transformando a tampa inferior em um heatsink gigante de alumínio) e aí sim forçar a ventilação com essas bases com cooler, porém seria impossível usar o notebook sobre as pernas, por exemplo, porque essa tampa ficaria quente ao ponto de causar queimaduras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.