Quem treina os funcionários das iPlaces (assim como de outras APR) é a própria Apple através da plataforma SEED Sales deles, que é mundial. Todos os funcionários de revendas autorizadas no mundo recebem exatamente o mesmo treinamento da Apple, desde como dar um bom dia, passando pelas especificações de produtos e serviços, até como fechar uma venda e o pós-venda também. Fora os workshops que rolam quase que semanalmente e são obrigatórios.
O problema não é a iPlace ter se expandido, o problema são as pessoas, e sempre será este o problema, em qualquer loja, em qualquer empresa, de qualquer ramo. Tem gente que não gosta de trabalhar, tem gente que leva os problemas de casa pro trabalho e tem gente que é mau educada porque simplesmente é. Além do mais as iPlaces todas ficam em shoppings, e lojas de shopping tem uma rotatividade maior de colaboradores naturalmente. Ao longo dos anos vi muito mala sendo contratado e não passando da experiência porque ninguém suportava o cidadão, tanto os clientes quanto os colegas.
Também tem muito cliente assim, que não importa o quão bem você trate, a pessoa parece que tem a necessidade de esnobar, diminuir o atendente e inclusive ofender. Se eu contasse 10%...
Enfim, não generalizem