Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Olá vocês que trabalham ou com o design/criação de interfaces ou com a programação/desenvolvimento de sites.

Gostaria de levantar a questão do responsive web design, o que acham desse recurso? Acham primordial nos dias de hoje ou não dão muita importância a isso?

Eu comecei muito recentemente a ter contato com web design responsivo, tanto na criação da interface quanto na codificação, e confesso que acho meio confuso o método de desenvolvimento visando a deixar um site capaz de se adaptar a qualquer resolução, sem contar que o CSS fica gigante!

Bem, é aí que entra a Apple... às vezes digo em tom de brincadeira: "se nem a Apple, que é uma empresa de tecnologia/computação se preocupou em tornar seu site responsivo, por que eu deveria me preocupar?"

Mas tirando a brincadeira,  vocês acham que Apple deveria se preocupar com esse detalhe? Acham que seria interessante abrir o site apple.com nos nossos iPhones e não precisarmos ficar dando zoom no detalhe que desejamos ler?

A propósito, o site da Microsoft já a um tempinho que é responsivo (e muito bonito, por sinal), estaria ela uma passo à frente da Apple neste quesito?

Editado por paradokset
Postado

Eu gosto muito da ideia de sites responsivos. Acho essa prática muito interessante. Como estou iniciando na área da Arquitetura de Informação e Experiência do Usuário, venho procurado ler sobre isso e, em meus projetos — mesmo que às vezes apenas esboços para estudo — tenho sempre pensado em formas de tornar a navegação fácil e intuitiva em qualquer plataforma.

Recentemente ao acessar o site da Apple no meu iPhone me surpreendi pelo fato de ele não ser otimizado para outros dispositivos. Ao meu ver, ele deveria ser responsivo, adaptando-se aos mais diversos dispositivos, sobre tudo, aos da maçã.

Postado

Eu gosto muito da ideia de sites responsivos. Acho essa prática muito interessante. Como estou iniciando na área da Arquitetura de Informação e Experiência do Usuário, venho procurado ler sobre isso e, em meus projetos — mesmo que às vezes apenas esboços para estudo — tenho sempre pensado em formas de tornar a navegação fácil e intuitiva em qualquer plataforma.

Recentemente ao acessar o site da Apple no meu iPhone me surpreendi pelo fato de ele não ser otimizado para outros dispositivos. Ao meu ver, ele deveria ser responsivo, adaptando-se aos mais diversos dispositivos, sobre tudo, aos da maçã.

Pois é, uma questão que você citou que eu acho interessante é "Ao meu ver, ele deveria ser responsivo (...)". Será que ele deve mesmo ser responsivo?

Ou poderia ser melhor uma versão específica mobile? Quero dizer, em vez de o aparelho acessar exatamente o mesmo site feito para desktops, não poderia haver uma versão feita especificamente para mobile (por exemplo acessando um endereço "m.apple.com", onde "m" indica que o navegador do site está acessando um outro site feito totalmente para o dispositivo móvel)?

Um dispositivo móvel, com menos poder de processamento que um desktop, no caso responsivo, faz as mesmas requisições que um desktop realiza, acessando códigos e recursos que não vão ser renderizados no mobile.

Se fosse uma versão específica mobile, o dispositivo só requisitaria os recursos e códigos que ele de fato vai utilizar e renderizar...

Postado

Valia uma versão para iOS sim.

Mas discordo quando você diz que o CSS fica gigante. Se código de marcação estiver bem escrito é possível adaptar o layout sem maiores problemas.

O grande problema dos grandes portais é que o código de marcação é muito dinâmico, fazendo essa adaptação beirar o impossível. Nessa situação, um site desenvolvido para plataformas móveis é mais indicado.

Postado

Valia uma versão para iOS sim.

Mas discordo quando você diz que o CSS fica gigante. Se código de marcação estiver bem escrito é possível adaptar o layout sem maiores problemas.

O grande problema dos grandes portais é que o código de marcação é muito dinâmico, fazendo essa adaptação beirar o impossível. Nessa situação, um site desenvolvido para plataformas móveis é mais indicado.

Bem, para sites comuns, institucionais, sem recursos como login de usuário e essas coisas, concordo que o CSS não fica tão imenso. Mas que ele fica bem maior que um CSS para site não-responsivo, fica. E dependendo de como vc usar as media queries (quantos "pontos de quebra" e se vai definir aquele pixel ratio para telas retina), o CSS pode dar um pouco de dor de cabeça sim.

Acho que eu disse sobre o CSS ficar gigante por causa da minha rotina, de trabalhar em uma empresa de TI onde o mais comum é fazer sistemas grandes e muito dinâmicos, e não esses sites mais simples, institucionais e afins. Então eu já tenho a rotina de trabalhar com CSS grande e tal, por isso acabei generalizando um pouco.

Postado

A idéia é boa quando bem feita, mas eu particularmente odeio a grande maioria. Por que?

-Quero procurar por uma imagem no Google imagens pra mandar pra alguém e na versão pra iPad e pra iPhones simplesmente não da. Se eu tento mudar pra versão desktop, eu demoro um ano porque ir descendo pra apertar o link faz carregar mais imagens.

-Sites de noticia que tem versão pra tablet geralmente são ruins porque na versão desktop visualiza em uma página, mas na de tablet você tem que ficar passando várias vezes e isso irrita, pois algumas vezes trava. Fora que quando clica na versão desktop, ele sai da noticia e vai pra home.

-O site da mlb não tem versão pra iPad, isso não é ruim, pois o site é excelente, mas várias vezes eles carregam aleatoriamente a versão mobile e não tem como mudar de versão, ou seja, você é obrigado.

-O site da New Era para celulares é ruim. Usando iPad eles me obrigam a usar a versão mobile, dai eu carrego um link para me redirecionar para a versão desktop e várias vezes eles me obrigam aleatoriamente a usar a versão mobile, ou seja, não memorizou a minha opção.

-O site do Rock in Rio mobile eu cliquei para ver a programação e apareceu tudo bonitinho, menos a programação.

-O site da loja housegames é simplesmente inutilizável na versão mobile.

Enfim, tem um monte de problemas com esses tipo de sistema e eu só citei alguns, pois ficaria grande demais. Antes de finalizar tem alguns sites sim que eu curto acessar a versão mobile como o macmagazine, nba.com e o gamegen por exemplo.

Postado (editado)

Enfim, tem um monte de problemas com esses tipo de sistema e eu só citei alguns, pois ficaria grande demais. Antes de finalizar tem alguns sites sim que eu curto acessar a versão mobile como o macmagazine, nba.com e o gamegen por exemplo.

Você me fez lembrar de um detalhe que acho ruim em sites responsivos (não os que são versão exclusiva para mobile, os responsivos mesmo), é que dependendo do site, alguns recursos e funções são ocultados (para o site ficar adequado à tela pequena, alguns recursos que não ficariam bem acomodados são ocultados). A vantagem de se ter uma versão exclusiva mobile, é que se legumes recurso não estiver disponível nela, posso encontrar um link como "abrir site na versão desktop), e mesmo que eu tenha que ficar dando zoom, pelo menos posso ter acesso ao recurso que estava indisponível no mobile.

Um exemplo é o site do Hotmail, as funções principais estão disponíveis mobile, mas algumas mais específicas não. Aí eu tenho a opção de acessar a versão desktop do site e posso usar aquela função.

Editado por paradokset
Postado

Um cliente meu solicitou de um webdesigner para fazer site responsivo e ele pediu 1800 reais.

Foi até engraçado a discussão pois ele queria o site dele normal, e se futuramente quisesse adaptar as telas, ele pediria o responsivo.

Aí o webdesigner, na verdade a empresa, deu um desconto de 600 reais pois se fizesse o site normal sem adaptar a tela, seria muito trabalhoso adaptar o site pronto ao responsivo.

Enfim, achei cômico o webdesigner querer passar o trabalho para o cliente.

Estilo assim:

"senhor, faça o pacote responsivo do seu site que a gente trabalha menos para adaptar futuramente. fizer o site sem ser responsivo e depois você quiser, vai nos dar muito trabalho..."

Postado

Hahaha que confusão!

Na verdade o site quando é solicitado para ser responsivo tem que ser muito bem pensado desde o começo, pois fazer manutenção em estrutura/diagramação/layout de site responsivo pode dar muito trabalho mesmo!

Por falar em responsivo, alguém já usou Bootstrap? Ainda não dei uma estudada nele, mas vi comentários que ele facilita o processo de criar um layout responsivo, é isso mesmo?

Postado

Hahaha que confusão!

Na verdade o site quando é solicitado para ser responsivo tem que ser muito bem pensado desde o começo, pois fazer manutenção em estrutura/diagramação/layout de site responsivo pode dar muito trabalho mesmo!

Por falar em responsivo, alguém já usou Bootstrap? Ainda não dei uma estudada nele, mas vi comentários que ele facilita o processo de criar um layout responsivo, é isso mesmo?

Já usei. Minha única consideração é que consome muito recurso do navegador.

Postado

Mas aí não é questão de dar uma limpada no código?

Porque ele é um framework completo, preparado para todo o tipo de necessidade, mas não quer dizer que seu projeto vá usar extamente TUDO o que ele oferece. Se der uma limpada no que não é utilizado, será que não consome menos?

Postado

Mas aí não é questão de dar uma limpada no código?

Porque ele é um framework completo, preparado para todo o tipo de necessidade, mas não quer dizer que seu projeto vá usar extamente TUDO o que ele oferece. Se der uma limpada no que não é utilizado, será que não consome menos?

Não é uma boa prática alterar o código-fonte de frameworks pois o impacto nas atualizações (do framework) passa a ser crítico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...