Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os paradigmas do OS X - dicas para novatos (e experientes)


Guedes - Brasília

Posts Recomendados

A idéia aqui é abrir um tópico para ajudar o pessoal que vem do Windows a entender um pouco melhor os paradigmas de uso do Mac.

Algumas dicas que catei de outros tópicos e compilei aqui:

Use e abuse do Spotlight, a lupinha no canto superior direito (atalho command espaço). Nela você digita um termo e o Mac OS busca em arquivos, emails, contatos, fotos, musicas, aplicativos, enfim... Tudo! Também substitui a calculadora, pois digitando-se algo como 29,99*1,76 obtém-se 29,99 vezes 1,76.

O gerenciador de arquivos do Mac (Finder) é feito de forma a desencorajar o uso intenso de pastas e a manipulação (copiar, colar, recortar) de arquivos e pastas. O "jeitão" mais Mac de fazer as coisas é deixar todos os seus documentos na pasta documentos (sem subpastas), as coisas baixadas em transferencias e coisas temporárias na mesa. Costumo dizer que no MacBook do Steve Jobs não deve ter subpasta alguma, pois o Finder definitivamente não é bom pra isto, e buscando pelo Spotlight chega-se ao conteúdo desejado facilmente sem decorar hierarquia de pastas.

O recurso "Todos os meus arquivos" do Lion é muito bom! Mais uma vez usando uma abordagem ignorando a existência de pastas a Apple achou uma forma muito pratica de lidar com os arquivos. Quando vou anexar um documento em um email do GMail, normalmente clico em "Todos os meus arquivos" no lado esquerdo da Janelinha de anexar e o arquivo que quero anexar quase sempre é o primeiro da lista. Isto porque é normalmente o arquivo que editei por último!

Com um arquivo selecionado, basta apertar espaço para ver seu conteúdo sem precisar abrir. Nada de sair dando enter, pois Enter é para renomear arquivo.

O App nativo Pré Visualizador tem no menu editar uma parte de anotações que permite fazer anotações em PDF e em imagens.

A partir de qualquer App você tem a opção de criar um PDF sem instalar nada. É nativo no Mac OS a opção de salvar ou imprimir em PDF. Não precisa instalar o adobe Reader pra Mac pra nada, evite-o exceto se realmente precisar de um PDF com formulários ou criptografia que não abrem no Pré Visualizador.

Musicas, fotos e vídeos não são considerados como arquivos pelo Mac OS. E esta abordagem é muito boa.

Recomendo ter todas as fotos no iPhoto, todas as musicas no iTunes. Quando for anexar alguma coisa via GMail , por exemplo, repare que do lado esquerdo da janela de escolher o arquivo tem a seção "Fotos" e a "Música". Desta forma nunca, jamais, em hipótese alguma é necessário saber onde esta o arquivo Jpg de uma foto do iPhoto ou oMp3 de uma música do iTunes.

Recomendo importar todas as músicas para o iTunes devagar, pois quem vem do Windows normalmente organiza as musicas em pastas e não tem as Tags dos arquivos devidamente cadastradas. Importe um CD para o iTunes, selecione todos as faixas recém importadas (melhor usar a lista "adicionadas recentemente") e em seguida cadastre o álbum e o artista corretamente. Depois de todos seus CDs devidamente cadastrados, o iTunes é um show. Um App como o Tagalicious pode ajudar e muito nesta tarefa árdua de trazer uma coleção de musicas em pastas para o iTunes.

Sempre mantenho a opção de copiar os itens importados para a biblioteca do iTunes e iPhoto e de manter a biblioteca organizada. Uma vez importada a foto ou a música eu me livro do arquivo original. Faço assim a anos, e confio no Backup do Time Machine (no meu caso com Time Capsule). Eventos realmente muito importantes eu tenho Backup em DVD.

Recomendo usar o Time Machine e um HD externo (ou time capsule) dedicado para Backup.

Recomendo usar as ferramentas nativas para gravação de DVD, o iTunes para importar CD de música e o Safari como browser. É realmente muito bom de usar, especialmente com os recursos "leitor" e lista de leitura. Mas nada impede de ter Opera, Firefox e Chrome. Recomendo dar uma chance ao Safari antes de adotar outro definitivamente.

Em relação a Office, como o Microsoft Office para Mac é muito caro (R$199) e em inglês, recomendo tentar usar o Pages, Numbers e Keynote primeiro. Cada um deles custa R$36,00 (o pacote fica R$108 mas nem todo mundo precisa dos três). Por terem poucos botões muitos pensam que tem poucos recursos, mas tem todos os recursos que quase todo mundo precisa. Muito raro alguém usar todos os recursos do Word que o Pages não venha a atender.

Além disto, tem o NeoOffice e o LibreOffice, que são livres, gratuitos, bons e em português.

Se quiser capturar a tela, abra o spotlight e digite captura. Então observe no menu da parte de cima da tela a opção de capturar. Acho melhor que decorar o atalho de captura de tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa é com relação ao desligamento. O recomendável é não desligar o Macbook, apenas abaixar a tampa. O mesmo vale para o iMac e o Mac Mini, recomendável colocar em repouso e só desligar (o iMac / Mac Mini) quando for retirar o cabo da tomada.

Tem até um tópico sobre desligar versus colocar em sleep: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/31824-desligar-ou-colocar-em-sleep/page__st__75

Editado por Guedes - Brasília
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico.

Guedes, não sei como consegue viver sem subpastas. Comigo ainda é tudo nos seus devidos lugares.

Agora, em relação ao ITUNES. Eu não sincronizo as musicas. Eu passo para o IPHONE E IPOD e depois apago da biblioteca. Eu deixo tudo organizado inclusive com as tags em um HD externo.

Eu sincronizava, mas aí eu não podia plugar o IPOD ou IPHONE em nenhum outro computador que eu quisesse tocar as músicas. Agora, eu posso.

Agora caso eu queira sincronizar o ITUNES, eu tenho que passar pasta por pasta do meu HD externo para a biblioteca do ITUNES? Ou tem algum comando no ITUNES para importar logo o HD Inteiro de uma vez só?

Falo isso, pois eu tenho 100 GB de música. Todos já com sua capinha e já "tagueados", usando aquele programa que eu falei: TAGSCANNER. Eu faço as tags no WINDOWS ainda, pois o TAGLICIOUS não tem as opções que eu quero, ou, mais provável, não sei usar ainda.

Tipo: eu quero fazer a seguinte mascara "track, nome da musica e nome do artista" os dois últimos já consegui fazer em lote no TAGLICIOUS, mas o track não consigo fazer em lote, não sei se me fiz entender: tipo, vc tem cinco musicas, gostaria de por a ordem nas musicas de forma automática: 1. 2. 3. 4. 5. etc.

Att,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo de alguns pontos, a começar pelo Finder. Pra mim ele é limitado e ponto, nada de "feito pra desencorajar o uso intenso de pastas". Não sei o que seria das minhas coisas se não fosse a manipulação de arquivos a todo momento. Fui me acostumando com ele ao longo dos anos, mas isso porque não quero instalar ferramentas de terceiros pra fazer algo tão básico quanto lidar com arquivos e pastas.

Quanto ao desligamento. Deixar em sleep é recomendável apenas por conveniência, pois em pouquíssimos segundos é possível usar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, em relação ao ITUNES. Eu não sincronizo as musicas. Eu passo para o IPHONE E IPOD e depois apago da biblioteca. Eu deixo tudo organizado inclusive com as tags em um HD externo.

Eu sincronizava, mas aí eu não podia plugar o IPOD ou IPHONE em nenhum outro computador que eu quisesse tocar as músicas. Agora, eu posso.

Agora caso eu queira sincronizar o ITUNES, eu tenho que passar pasta por pasta do meu HD externo para a biblioteca do ITUNES? Ou tem algum comando no ITUNES para importar logo o HD Inteiro de uma vez só?

Pois é... este tipo de coisa é comum com pessoas que querem ter suas músicas no computador de casa e também no computador do trabalho (e no notebook, por exemplo). E que querem sincronizar o iPhone / iPod com dois computadores.

Eu desisti disto. Tenho todas as minhas músicas no iTunes, e no trabalho ouço músicas com o fone plugado no iPhone e não no computador. E ainda por cima agora acho o som do iPhone muito melhor do que quando ouvia com o fone plugado no computador do trabalho.

Pois bem... A idéia da Apple é que você tenha uma única biblioteca de músicas a ser sincronizada com o iPhone (ou iPod, ou iPad), em um único computador. Usuários mais avançados não gostam da idéia, querem sincronizar em casa, e depois sincronizar também no trabalho, levando músicas de um lugar para outro. A grande massa das pessoas não está nem aí, e para elas é mais fácil entender assim (uma única biblioteca de músicas). Tanto é que o iPod faz o sucesso que faz.

Pois bem... Uma das coisas que mais gosto no iTunes é a contagem de reprodução das músicas e a marcação de onde parei de ouvir cada podcast. Se ouço uma música seja no iPhone, iPad ou iMac, o iTunes conta a reprodução e a minha lista de "as mais tocadas" ou "as esquecidas" (uma lista que fiz com as não tocadas a um tempão) estão sempre funcionando.

Gosto muito de ouvir podcasts, e nem reparo se estou ouvindo no iPad, no iPhone (que via bluetooth toca no som do carro) ou no iMac mesmo.

Se eu tentasse sincronizar com vários iTunes ao mesmo tempo eu perderia esta contagem e ia ter que ficar memorizando onde parei de ouvir cada podcast.

Como tenho seriados no meu iTunes também, então o iTunes controla também em qual episódio (e onde dentro do episódio) parei de assisistir. Não importa se vi no iMac ou no iPad.

Tenho um amigo que tem tanta música, mas tanta música no iTunes que também deixa a biblioteca em um HD externo. Não tem nenhum problema. Basta ir em preferências do iTunes -> Avançado e colocar a pasta iTunes media no HD externo. Eu gosto de marcar as opções de copiar e manter organizado, e quando importo uma música para o iTunes eu me livro do arquivo .mp3 original.

Com esta opção de manter a pasta organizada, o iTunes vai renomear os arquivos de música do jeito dele. Mas eu acho melhor não estressar com isto... Desisti de lidar com os arquivos e agora lido só com as músicas (no iTunes).

Agora... 100GB de música em um HD de 500GB é pouco. Eu deixaria no HD interno e não no externo. HD externo estraga fácil, já vi dois amigos perderem HD externo só este ano. Aí eu teria um backup da pasta itunes media no HD externo, isto sim.

Sobre a pergunta de como passar estas músicas para o iTunes, pode arrastar tudo de uma vez. Vai demorar, mas se já estão tageadas as músicas então depois vai aparecer tudo organizado.

Uma screenshot do iTunes aqui:

20111024-n1mefhig4ahjgf796u6ry15ajm.preview.jpgClick for large view - Uploaded with Skitch

Quando cheguei do Windows, a um ano atrás, fui trazendo as músicas aos poucos para o iTunes. Quando queria ouvir um artista, aí que eu importava as músicas deles para iTunes e com a opção "Obter informações" ia preenchendo os dados e organizando.

Hoje, um ano depois, ainda não importei tudo, mas o que realmente gosto - e os podcasts - estão todos já no iTunes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb concordo que o Finder é limitado e que os arquivos e subpastas foram a melhor forma de organização existente. Pois seria a mesma coisa de deixar uma mesa de trabalho sem gavetas, com todos os documentos espalhados por ela.

Mesmo que ponha todos os arquivos na pasta documentos sem subpastas, pois pode-se achar através do Spotlight, mas e se esquecer o nome do arquivo para procurar no Spotlight? Já era. É Alzheimer puro.

Tudo bem, fala que o paradigma é outro, mas num mundo em quem prevalece o Windows, deveria deixar a escolha do usuário e não impor ao usuário. As vezes o modo do Steve Jobs pensar, achar que o consumidor não sabe o quer, da nesse inconvenientes, pois o consumidor sabe o quer.

Agora, gosto dos aplicativos. São melhores. O PAGES é show.

Em relação aos outros dispositivos (iPod, iPad, iPhone), nota 10.

Agora a minha duvida: tem como avançar ao longo do texto com as teclas, pois no MAC não tem setas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes,

Cara, vc acabou de me tirar uma duvida. Quando vc importa para o ITUNES, vc pode apagar o .mp3?!? Caramba, como ele vai tocar a música. Eu achava que o ITUNES criava somente um link com o MP3.

Eu posso importar as musicas do HD externo para dentro o ITUNES ( com a biblioteca do ITUNES dentro do MAC) E depois desconcertar o HD externo? Caso afirmativo, não ficaria do mesmo tamanho de GB que o HD externo?

Eu não uso muito os podcasts, uso mais as milhares de radio que tem. O ITUNES é o melhor player. Cada radio excelente. Agora, qual podcast que vc usa? Eu procurei e nunca achei nenhum podcast interessante.

O meu projeto é passar todas as minhas musicas de modo sincronizado para dentro do IPOD CLASSIC de 160GB. Serio, eu não sei qual é a vantagem de comprar um IPOD TOUCH (que é mais caro quem o CLASSIC e tem bem menos capacidade de armazenamento) para quem já tem IPHONE?

Eu sempre usei meu IPHONE como IPOD quando eu saio. Ex. Para a academia. Tenho o headphone motorola S9 que Bluetooth. Show. Ainda uso o GPS + Nike.

To nervoso. To na casa da minha namorada e meu computador ta na minha casa. E so volto para a casa na quinta. Quero fazer os testes. To há muito tempo para fazer isso e agora vc me estimulou.

Outra coisa: o que time capsule? Gostei desse lance do time machine?

Assim que chegar em casa vou ver isso. Sempre vi nas revistas sobre isso mas nunca dei atenção, pois nunca me preocupei muito com backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to escrevendo sem o MAC na frente, pois eu não estou vendo os teclados. A única coisa que eu lembro agora era quero o cursor não avançava. Deve ser isso. Eu apertava somente a seta e não avançava. Eu não apertava o command.

Eu vou tentar pegar a lista dos atalhos do MAC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: quando a pessoa usa os três dispositivos (IPOD, IPHONE e IPAD) em um MAC só. Eu criei 3 bibliotecas dentro do MAC, apertando a tecla OPTION + ITUNES. É isso?

Os três aparelhos são do mesmo dono? Então não tem que apertar option não. Sincroniza com a mesma biblioteca! Não tem que ter várias bibliotecas.

Guedes,

Cara, vc acabou de me tirar uma duvida. Quando vc importa para o ITUNES, vc pode apagar o .mp3?!? Caramba, como ele vai tocar a música. Eu achava que o ITUNES criava somente um link com o MP3.

Eu posso importar as musicas do HD externo para dentro o ITUNES ( com a biblioteca do ITUNES dentro do MAC) E depois desconcertar o HD externo? Caso afirmativo, não ficaria do mesmo tamanho de GB que o HD externo?

Eu não uso muito os podcasts, uso mais as milhares de radio que tem. O ITUNES é o melhor player. Cada radio excelente. Agora, qual podcast que vc usa? Eu procurei e nunca achei nenhum podcast interessante.

O meu projeto é passar todas as minhas musicas de modo sincronizado para dentro do IPOD CLASSIC de 160GB. Serio, eu não sei qual é a vantagem de comprar um IPOD TOUCH (que é mais caro quem o CLASSIC e tem bem menos capacidade de armazenamento) para quem já tem IPHONE?

Eu sempre usei meu IPHONE como IPOD quando eu saio. Ex. Para a academia. Tenho o headphone motorola S9 que Bluetooth. Show. Ainda uso o GPS + Nike.

To nervoso. To na casa da minha namorada e meu computador ta na minha casa. E so volto para a casa na quinta. Quero fazer os testes. To há muito tempo para fazer isso e agora vc me estimulou.

Outra coisa: o que time capsule? Gostei desse lance do time machine?

Assim que chegar em casa vou ver isso. Sempre vi nas revistas sobre isso mas nunca dei atenção, pois nunca me preocupei muito com backup.

Sobre setinhas: Claro que o teclado do Mac tem setinhas. E é só apertar as setinhas para movimentar no texto normalmente. Apertar command e as setinhas para ir de palavra em palavra (como se fosse setinha e ctrl no word) e FN com as setinhas para ir para o fim e o início do parágrafo.

20111024-j7iyu6mgyuce3u2yaqju9kc344.jpg

Sobre o iTunes:

Se você marcar em preferências a opção de copiar os arquivos ao adicionar à biblioteca, aí sim pode apagar o arquivo original, pois ele será copiado (e renomeado) para dentro da pasta iTunes Media - que fica no local especificado na primeira opção. Ele é copiado, portanto ocupa espaço no disco onde fica a iTunes Media.

20111024-8h7hhsfh34qkj61fqc5iecedr.jpg

O atalho para abrir as preferencias de qualquer App no Mac é Command + vírgula.

O melhor podcast que já ouvi é o NerdCast do site http://www.jovemnerd.com.br - é muito bom mesmo. Eles tem uma média de 150.000 download por episódio que lançam, segundo uns cálculos que vi por aí. Link para adicionar o podcast ao itunes: http://jovemnerd.ig.com.br/categoria/nerdcast/feed/rss/ ou http://www.nerdcast.com.br

O melhor episódio (na minha opinião) é o sobre a mitologia grega: http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-205a-teogonia-da-mitologia-grega/ - eles fazem uma leitura de emails do programa anterior e só depois começa o episódio mesmo.

Time Capsule é um dispositivo de rede que a Apple vende, com disco de 2TB ou mais, e que conectado a uma rede cria duas redes Wi-Fi em casa (uma para o pessoal de casa e outra para os visitantes), e tem também 4 portas gigabit ethernet. Com o disco interno pode-se fazer o backup automático nativo do Mac OS X - o Time Machine.

Entretanto, qualquer HD externo ou de rede pode ser formatado para ser usado como backup automático do Mac OS X - o Time Machine.

Site da Apple sobre Time Capsule: http://www.apple.com/br/timecapsule/

Site da Apple sobre Time Machine: http://www.apple.com/br/timecapsule/backup.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que percebo:

Pessoas recém chegadas ao Mac OS se incomodam por não conseguir "maximizar" as janelas. Pois bem, o OS X tem um "semáforo" na parte superior esquerda de cada janela. O botão verde (+) aumenta a janela de forma a caber todo o conteúdo dentro da janela. Ele "maximiza" a janela sem desperdiçar espaço. É uma espécie de maximizar inteligente, pois expande a janela somente o tanto necessário para todo o conteúdo caber na janela.

A maioria dos sites é feita com um design de largura fixa de 800 pixels. Ao "maximizar" o safari com o botão X ele não ocupa a tela toda, mas todo o site fica visível na janela. Pra quê fazer o Safari ocupar a tela toda se só vai aparecer mais e mais branco nas laterais do site?

O mesmo vale para outros Apps. Se necessário a janela ocupará toda a tela, se não ela ocupa só o necessário.

Entretanto, com o OS X Lion veio o modo tela cheia - que não é a mesma coisa que maximizar, já que os programadores podem fazer os aplicativos terem aparência e comportamentos totalmente diferentes quando neste modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DESCOBRI OS MISTÉRIOS DA SETA.

Na verdade a minha duvida não era do MAC e sim no IPAD. Como faço para avançar no IPAD? já que não tem setas.

Em relação ao ITUNES. Os três são do mesmo dono. Eu :). Mas como fica os aplicativos sincronizados. Eu tenho aplicativos no IPHONE que são diferentes dos aplicativos do IPad.

Se eu sincronizar em uma biblioteca só, não vai confundir esses aplicativos no momento que eu pedir para sincronizar?

A propósito: qual é a diferença de sincronizar e transferir compras. Quando vc sincroniza, vc automaticamente transfere as compras?

Eu tenho em casa o AirPort Express da Apple. Muito bom. Ele é print server / roteador / e pode ainda ligar o som pelo wifi. Eu liguei no home theatre da sala e as musicas ficam no IPHONE comigo na piscina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes,

Fiz uns testes aqui com a maximização no Safari.

Realmente, no Safari há necessidade de maximização ( não é suficiente somente apertar o circulo verde).

1. Tentei navegar pelo Safari somente com a tela ampliada no circulo verde, não mostra todo o conteúdo do site, eu tive que ficar utilizando a barra de rodagem para descer ou subir pelo site. Problema que foi solucionado quando maximizei, pois todo o conteúdo foi mostrado na tela.

2. A minha barra de favoritos não aparece toda no modo do circulo verde. Aparece um seta na parte da direita indicando que tem mais favoritos. Problema que some também quando maximizo, pois toda a barra de favoritos aparece.

Eu vou querer tirar algumas duvidas com vc sobre o ITUNES. Vou enviar para o seu email.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a minha duvida não era do MAC e sim no IPAD. Como faço para avançar no IPAD? já que não tem setas

Aperta com o dedo no local que deseja posicionar o cursos. Ou aperta e segura com o dedo que vai aparecer uma lupa, onde você vai arrastando o cursor. Aperta com o dedo também para fazer aparecer o menu de contexto, para copiar e colar texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas dicas para texos no iOS / iPad:

Quando for escrever uma onomatopéia (tipo hahahahaha) ou uma abrevialção ou algo em língua estrangeira começe a palavra com letra maiúscila para a correção automática do iOS ignorar o que está sendo escrito. Escreva Hahahaha ou Writing

Aperte espaço duas vezes para inserir um ponto final seguido de espaço

Sacudir o dispositivo mostra o desfazer / refazer

Apertando e segurando algum lugar de um texto faz seleção para copiar / colar ou mover o cursor

Segurando a tecla .com (que aparece quando se está digitando um endereço) faz aparecer a opção .br .org .net e outras.

Veja as visitas guiadas do iPad - são excelentes!

http://www.apple.com/br/ipad/videos/#play-guided-tours-videos

Editado por Guedes - Brasília
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes e cia,

Essas dicas eu ja sabia.

Mas mesmo assim ei preferia que tivesse setas no teclado do IPAD, pois para avanços pequenos de duas ou três letras, seria mais rápido.

Tem uma muito boa tb, mas vc ja deve saber:

1. Se vc apertar o ponto final, deixando-o pressionado e arrastar para cima (em direçao ao L), aparece as aspas. Isso é otimo.

2. Se vc quiser incluir um numero em uma frase só de texto, da maior trabalheira fazendo do metodo tradicional, pois vc terá que:

2.1. Apertar a tecla ".?123".

2.2. Digitar o numero em questao.

2.3. Depois apertar a tecla "ABC".

O metodo mais rapido e apertar a tecla ".?123" e deixando-a pressionada, arrastar o dedo até o número que vc quer.

Assim, quando tirar o dedo, vai aparecer o numero que vc queria e o teclado ira voltar para o modo normal.

Engraçado, só consigo falar com vcs através do IPAD. No MAC eu aperto em responder, não acontece nada e quando vou enviar mensagem pelo FORUM, aparece esse erro.

Ex. Guedes, na sua mensagem que vc enviou para mim, fui tentar responder e deu esse erro:

[#10229] Não conseguimos localizar a mensagem que você está tentando visualizar.

Então, eu mandei pelo IPAD. Depois vc vê lá para mim, por favor. Mandei um email para vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal as dicas. Eu não sabia. Ah, e apertando e segurando os números pode-se fazer 1º 2º 3º... apertando e segurando a vírgula tem o hífen. Bem legal.

Sobre o fórum, dá um logout e depois login de novo que deve renovar os cookies de seção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se já tinha o IBOOKS, para que criar esse tal de Banca?

Outra coisa, qual é a relevância do aplicativo Lembrete se eu posso fazer tudo no app Calendario?

Serio, ou esses aplicativos são inúteis ou eu não os entendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...