ArticPolarDEV Postado 25 de janeiro Denunciar Postado 25 de janeiro Eu tenho um iMac 2009 original da Apple, mas como ele roda um OSX muito antigo, vou usar o opencore legacy patch para colocar o OSX Monterey nele, mas como na maioria dos apps atuais usa api metal, fico impossibilitado de usá-los. Não teria alguma maneira de modificar o hardware ou software para q eu tenha suporte a API Metal? Tipo colocar uma GPU com o suporte a metal, etc.
wkonnai Postado 25 de janeiro Denunciar Postado 25 de janeiro Boa tarde. Trocar GPU até consegue, apenas não sei se compensa pois vai ter q importar (aqui no BR e inviável o custo) iMac 2009 se tiver RAM máxima suportada, SSD e GPU Nvidia pode tentar ir de Mojave (processo não é difícil com a ferramenta DosDude), agora se for ATI, é roleta russa (pode pegar ou pode não pegar a aceleração) WK
marcosfisica Postado 25 de janeiro Denunciar Postado 25 de janeiro 8 horas atrás, ArticPolarDEV disse: Eu tenho um iMac 2009 original da Apple, mas como ele roda um OSX muito antigo, vou usar o opencore legacy patch para colocar o OSX Monterey nele, mas como na maioria dos apps atuais usa api metal, fico impossibilitado de usá-los. Não teria alguma maneira de modificar o hardware ou software para q eu tenha suporte a API Metal? Tipo colocar uma GPU com o suporte a metal, etc. já deu uma olhada nos videos do Ramon no YT?: https://www.youtube.com/@RamonFerreira/featured ele tem um imac 2009 que usa como maquina de testes com o opencore. já olhou na pagina do opencore a compatibilidade do teu modelo? https://dortania.github.io/OpenCore-Legacy-Patcher/MODELS.html#imac
webg3brasil Postado 26 de janeiro Denunciar Postado 26 de janeiro Catalina com patch do dosdude1, roda muitas aplicações metal (não sei como ele fez isso), exemplo: AppleTV+. Outros aplicativos pode usar as versões que não exigem API Metal, agora se for uma aplicativo especifico que não possui versão OpenGL, o ideal mesmo é substituir a placa de vídeo.
ArticPolarDEV Postado 29 de janeiro Autor Denunciar Postado 29 de janeiro (editado) Em 25/01/2024 at 12:52, wkonnai disse: Boa tarde. Trocar GPU até consegue, apenas não sei se compensa pois vai ter q importar (aqui no BR e inviável o custo) iMac 2009 se tiver RAM máxima suportada, SSD e GPU Nvidia pode tentar ir de Mojave (processo não é difícil com a ferramenta DosDude), agora se for ATI, é roleta russa (pode pegar ou pode não pegar a aceleração) WK O meu GPU é NVidia GeForce gt 130 de 512mb, eu vou tentar colocar 16gb de ram e um processador melhor um pouco. Tenho vontade de colocar um core 2 quad, mas não sei se vai dar certo, por causa da bios do iMac q pode não reconhecer o q8400s. Meu é iMac 24' inch early 2009 Em 25/01/2024 at 23:16, webg3brasil disse: Catalina com patch do dosdude1, roda muitas aplicações metal (não sei como ele fez isso), exemplo: AppleTV+. Outros aplicativos pode usar as versões que não exigem API Metal, agora se for uma aplicativo especifico que não possui versão OpenGL, o ideal mesmo é substituir a placa de vídeo. Vou tentar usar esse patch dele dps Em 25/01/2024 at 20:40, marcosfisica disse: já deu uma olhada nos videos do Ramon no YT?: https://www.youtube.com/@RamonFerreira/featured ele tem um imac 2009 que usa como maquina de testes com o opencore. já olhou na pagina do opencore a compatibilidade do teu modelo? https://dortania.github.io/OpenCore-Legacy-Patcher/MODELS.html#imac Vou dar uma olhadinha lá no canal dele, o meu iMac é compatível sim, é o iMac9,1 24 inch early 2009 Editado 29 de janeiro por ArticPolarDEV
SharkJaw94 Postado 3 de março Denunciar Postado 3 de março Para adicionar suporte à Metal API ao seu iMac 2009, você pode considerar duas opções principais: atualizar para uma GPU compatível com Metal mais recente ou usar uma GPU externa compatível (eGPU). Ambas as opções podem exigir algum trabalho de instalação e configuração, portanto, certifique-se de pesquisar bem o assunto e seguir as instruções corretamente. Você pode saber mais sobre isso em slot rico online. Lembre-se também de que modificar o hardware do iMac pode anular a garantia.
ArticPolarDEV Postado 9 de março Autor Denunciar Postado 9 de março Em 25/01/2024 at 12:52, wkonnai disse: Boa tarde. Trocar GPU até consegue, apenas não sei se compensa pois vai ter q importar (aqui no BR e inviável o custo) iMac 2009 se tiver RAM máxima suportada, SSD e GPU Nvidia pode tentar ir de Mojave (processo não é difícil com a ferramenta DosDude), agora se for ATI, é roleta russa (pode pegar ou pode não pegar a aceleração) WK Felizmente é NVidia, GeForce gt 120 (512mb de vram) mas, eu ainda quero muito uma nova gpu, que tenha Metal, pois vários apps usa e não quero ter q usar versões assim antigas.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora