Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

API Metal no iMac 2009


ArticPolarDEV

Posts Recomendados

Eu tenho um iMac 2009 original da Apple, mas como ele roda um OSX muito antigo, vou usar o opencore legacy patch para colocar o OSX Monterey nele, mas como na maioria dos apps atuais usa api metal, fico impossibilitado de usá-los. Não teria alguma maneira de modificar o hardware ou software para q eu tenha suporte a API Metal? Tipo colocar uma GPU com o suporte a metal, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Boa tarde.

Trocar GPU até consegue, apenas não sei se compensa pois vai ter q importar (aqui no BR e inviável o custo)

iMac 2009 se tiver RAM máxima suportada, SSD e GPU Nvidia pode tentar ir de Mojave (processo não é difícil com a ferramenta DosDude), agora se for ATI, é roleta russa (pode pegar ou pode não pegar a aceleração)

WK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ArticPolarDEV disse:

Eu tenho um iMac 2009 original da Apple, mas como ele roda um OSX muito antigo, vou usar o opencore legacy patch para colocar o OSX Monterey nele, mas como na maioria dos apps atuais usa api metal, fico impossibilitado de usá-los. Não teria alguma maneira de modificar o hardware ou software para q eu tenha suporte a API Metal? Tipo colocar uma GPU com o suporte a metal, etc.

já deu uma olhada nos videos do Ramon no YT?: https://www.youtube.com/@RamonFerreira/featured

ele tem um imac 2009 que usa como maquina de testes com o opencore.

 

já olhou na pagina do opencore a compatibilidade do teu modelo? https://dortania.github.io/OpenCore-Legacy-Patcher/MODELS.html#imac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Catalina com patch do dosdude1, roda muitas aplicações metal (não sei como ele fez isso), exemplo: AppleTV+. Outros aplicativos pode usar as versões que não exigem API Metal, agora se for uma aplicativo especifico que não possui versão OpenGL, o ideal mesmo é substituir a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2024 at 12:52, wkonnai disse:

Boa tarde.

Trocar GPU até consegue, apenas não sei se compensa pois vai ter q importar (aqui no BR e inviável o custo)

iMac 2009 se tiver RAM máxima suportada, SSD e GPU Nvidia pode tentar ir de Mojave (processo não é difícil com a ferramenta DosDude), agora se for ATI, é roleta russa (pode pegar ou pode não pegar a aceleração)

WK

O meu GPU é NVidia GeForce gt 130 de 512mb, eu vou tentar colocar 16gb de ram e um processador melhor um pouco. Tenho vontade de colocar um core 2 quad, mas não sei se vai dar certo, por causa da bios do iMac q pode não reconhecer o q8400s. Meu é iMac 24' inch early 2009

Em 25/01/2024 at 23:16, webg3brasil disse:

Catalina com patch do dosdude1, roda muitas aplicações metal (não sei como ele fez isso), exemplo: AppleTV+. Outros aplicativos pode usar as versões que não exigem API Metal, agora se for uma aplicativo especifico que não possui versão OpenGL, o ideal mesmo é substituir a placa de vídeo.

Vou tentar usar esse patch dele dps

Em 25/01/2024 at 20:40, marcosfisica disse:

já deu uma olhada nos videos do Ramon no YT?: https://www.youtube.com/@RamonFerreira/featured

ele tem um imac 2009 que usa como maquina de testes com o opencore.

 

já olhou na pagina do opencore a compatibilidade do teu modelo? https://dortania.github.io/OpenCore-Legacy-Patcher/MODELS.html#imac

Vou dar uma olhadinha lá  no canal dele, o meu iMac é compatível sim, é o iMac9,1 24 inch early 2009

Editado por ArticPolarDEV
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Para adicionar suporte à Metal API ao seu iMac 2009, você pode considerar duas opções principais: atualizar para uma GPU compatível com Metal mais recente ou usar uma GPU externa compatível (eGPU). Ambas as opções podem exigir algum trabalho de instalação e configuração, portanto, certifique-se de pesquisar bem o assunto e seguir as instruções corretamente. Você pode saber mais sobre isso em slot rico online. Lembre-se também de que modificar o hardware do iMac pode anular a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2024 at 12:52, wkonnai disse:

Boa tarde.

Trocar GPU até consegue, apenas não sei se compensa pois vai ter q importar (aqui no BR e inviável o custo)

iMac 2009 se tiver RAM máxima suportada, SSD e GPU Nvidia pode tentar ir de Mojave (processo não é difícil com a ferramenta DosDude), agora se for ATI, é roleta russa (pode pegar ou pode não pegar a aceleração)

WK

Felizmente é NVidia, GeForce gt 120 (512mb de vram) mas, eu ainda quero muito uma nova gpu, que tenha Metal, pois vários apps usa e não quero ter q usar versões assim antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...