Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de FPU no Macintosh LC III


Pedro Passamani

Posts Recomendados

Fala, pessoal! Algum entusiasta de Macs clássicos na área?

Esses dias de carnaval estou aproveitando para dar uma revisada no meu LC III, e pensei em colocar a FPU 68882 nele. Dei uma olhada no Mercado Livre e encontrei algumas opções:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1926169770-co-processador-motorola-fpu-68882-40mhz-plcc-amiga-macintosh-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1885220811-mc68882-plcc-_JM

Vocês já fizeram esse procedimento? Será que essas FPUs são confiáveis? Já vi alguns casos de CPUs e FPUs falsificadas (tipo os 68040 que na verdade são 68LC040) e fiquei na dúvida.

Adicionalmente, sabem se o clock da FPU precisa acompanhar o da CPU? Meu LC III é o modelo de 25 MHz, mas será que se eu colocar uma 68882 de 40 MHz vai funcionar? Imaginon que ela vai reduzir o clock automaticamente, como acontece com a RAM.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de feitiçaria me interessa, Pedro.

Não posso te ajudar com as informações que precisa porque nunca tive contato com esse equipamento, mas irei acompanhando por curiosidade. Não deixe de atualizar o tópico.

Acho que talvez você consiga alguma ajuda nos subfóruns do Reddit relacionados a Macs vintage... Já esbarrei com esse tipo de conteúdo uma vez ou outra por lá.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Pedro Passamani

Cara, nao sei vale o investimento, achei bem carinhos esses preços para um chip que não deve ter qualquer demanda nos dias de hoje. Mas se for encarar, tenta negociar esses valores, acho que 50 reais está bem pago !

Se são confiáveis ? É difícil afirmar, mas comprando pelo ML vc pode testar e se não funcionar pode devolver sem stress.

Em relação a frequência, sim, o clock da FPU deve dar match com o da CPU, por isso há a versões da mesma FPU com clocks diferentes, um para cada versão de clock das CPUs.
Essa dúvida era comum na época dos 386, eu mesmo, certa vez comprei um 80387DX-40 para fazer par com um 80386DX-20 e mesmo o clock da FPU sendo de 40MHz não funcionou com meu raro 386 de 20MHz.

Isso acontece pq o BUS entre CPU e FPU deve necessariamente ser síncrono, existem raras exceções onde a placa-mãe permite operações de FPU assíncronas e também já vi FPUs que operassem dentro de um “range” de clock como por exemplo 16-30MHz, mas via de regra, os clocks de CPU e FPU devem ser os mesmos.

Já soube de casos onde a operação assíncrona foi “forçada”, mas nessa situação os cálculos não eram confiáveis e geralmente davam resultados incorretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2023 at 21:13, Pedro Passamani disse:

Fala, pessoal! Algum entusiasta de Macs clássicos na área?

Esses dias de carnaval estou aproveitando para dar uma revisada no meu LC III, e pensei em colocar a FPU 68882 nele. Dei uma olhada no Mercado Livre e encontrei algumas opções:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1926169770-co-processador-motorola-fpu-68882-40mhz-plcc-amiga-macintosh-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1885220811-mc68882-plcc-_JM

Vocês já fizeram esse procedimento? Será que essas FPUs são confiáveis? Já vi alguns casos de CPUs e FPUs falsificadas (tipo os 68040 que na verdade são 68LC040) e fiquei na dúvida.

Adicionalmente, sabem se o clock da FPU precisa acompanhar o da CPU? Meu LC III é o modelo de 25 MHz, mas será que se eu colocar uma 68882 de 40 MHz vai funcionar? Imaginon que ela vai reduzir o clock automaticamente, como acontece com a RAM.

Valeu!

o Pedro, esse aí é um baita projeto pro MARCHintosh heim! faz uma live mexendo nessa belezinha aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, pessoal! Muito obrigado pelas informações!

Passei a semana dando uma pesquisada, especialmente no 68kMLA e Reddit, e consegui pegar algumas informações. Não encontrei muitos exemplos com o LC III, mas vi bastante gente fazendo esse upgrade nos Color Classic. Alguns conseguiram usar FPUs com clock maior do que o do processador, enquanto outros não. Me parece que tem muito a ver com a origem da FPU em si. Os que tiveram problemas estavam usando FPUs recentes (2019) marcadas com a logo da Motorola, enquanto os que tiveram sucesso usaram FPUs da época ou então as mais recentes porém marcadas como Freescale.

Estou tentando achar um modelo de 25 MHz, para combinar com o clock do processador. Em paralelo estou conversando com o vendedor do modelo de 40 MHz (marcada como Freescale) para tentar baixar o preço. Dependendo do que conseguir, comprarei nem que seja para fazer um teste rápido.

Também comprei alguns disquetes para transferir os programas de benchmark, como o Speedometer e MacBench, e para criar as mídias de instalação de versões mais novas do System 7/Mac OS (atualmente o Mac está com o sistema original, System 7.1).

Essa semana terei novidades e voltarei aqui para atualizar vocês do progresso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, boa tarde! Alguns updates:

Não encontrei a FPU de 25 MHz, então negociei com o vendedor do modelo de 40 MHz para tentar baixar o preço. Consegui um valor melhor e fiz a compra. O chip deve chegar até sábado;

Os disquetes chegaram e estão prontos para uso. Utilizei um PowerBook G3 Wallstreet (13.3", 250 MHz, Mac OS 9.2.2) com seu módulo de floppy (nada como as capacidades de expansão de um PowerBook G3...) para os preparar;

Adicionalmente, encontrei um CD-ROM externo SCSI que pode ser útil, visto que o LC não possui CD-ROM interno. Veio sem a fonte, mas ele aceita pilhas. Estou fazendo alguns testes, mas não encontrei muita coisa sobre esse drive na internet. Se alguém encontrar o manual, me avise!

É isso. Em breve iniciarei o projeto e voltarei com novidades!

IMG_20230307_170007328.jpg

IMG_20230307_170028585.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Pedro Passamani disse:

Em breve iniciarei o projeto e voltarei com novidades!

Aguardo! Sucesso pra vc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, bom dia. Novas atualizações!

A FPU de 40 MHz chegou e está pronta para ser instalada. Passei o dia de ontem baixando e copiando para um disquete os programas que irei utilizar, como o Speedometer. Para isso, tive que montar um setup bem interessante:

O objetivo era usar o G3 e seu drive de disquete para copiar os programas. Como os Wallstreet não tem USB (e o módulo de CD-ROM estava guardado), tive que fazer uma cópia via rede. Para isso, utilizei um PowerBook G4 12" como Mac intermediário. Copiei os arquivos para o G4 (originalmente fiz o download em meu Mac mais novo, um Mac mini 2012 rodando macOS Monterey) usando um pendrive e o conectei à minha rede Wi-Fi. Feito isso, habilitei o compartilhamento de arquivos AFP para que o G3 (rodando Mac OS 9) pudesse fazer a cópia.

Como não tinha um cabo de rede longo o suficiente para conectar o G3 ao meu roteador, utilizei um outro dispositivo Apple para fazer a conexão. Reativei meu velho AirPort Express e o coloquei em modo ponte (conectado ao roteador principal via Wi-Fi), ligando o G3 via cabo na porta de rede do Express.

Com os dois PowerBooks na rede e AFP ativado em ambos, foi só conectar o G3 ao G4 usando o Chooser no Mac OS 9 e copiar os arquivos. Tudo funcionou perfeitamente e de primeira. Depois disso foi só inserir o disquete, formatar e realizar a cópia dos programas.

No próximo final de semana vou copiar tudo para o LC III, rodar os benchmarks de antes da instalação da FPU e finalmente realizar o tão esperado upgrade.

Fiquem ligados, pois em breve voltarei com mais informações!

 

Só para referência, os dispositivos/computadores utilizados no processo foram estes:

Mac mini 2012 (2.5 GHz Intel Core i5, 12 GB RAM, macOS Monterey)

PowerBook G4 12" (1.33 GHz PowerPC G4, 512 MB RAM, Mac OS X Tiger)

PowerBook G3 Wallstreet 13.3" (250 MHz PowerPC G3, 256 MB RAM, Mac OS 9)

AirPort Extreme 6ª Geração

AirPort Express 2ª Geração (802.11n)

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedro Passamani disse:

Pessoal, bom dia. Novas atualizações!

A FPU de 40 MHz chegou e está pronta para ser instalada. Passei o dia de ontem baixando e copiando para um disquete os programas que irei utilizar, como o Speedometer. Para isso, tive que montar um setup bem interessante:

O objetivo era usar o G3 e seu drive de disquete para copiar os programas. Como os Wallstreet não tem USB (e o módulo de CD-ROM estava guardado), tive que fazer uma cópia via rede. Para isso, utilizei um PowerBook G4 12" como Mac intermediário. Copiei os arquivos para o G4 (originalmente fiz o download em meu Mac mais novo, um Mac mini 2012 rodando macOS Monterey) usando um pendrive e o conectei à minha rede Wi-Fi. Feito isso, habilitei o compartilhamento de arquivos AFP para que o G3 (rodando Mac OS 9) pudesse fazer a cópia.

Como não tinha um cabo de rede longo o suficiente para conectar o G3 ao meu roteador, utilizei um outro dispositivo Apple para fazer a conexão. Reativei meu velho AirPort Express e o coloquei em modo ponte (conectado ao roteador principal via Wi-Fi), ligando o G3 via cabo na porta de rede do Express.

Com os dois PowerBooks na rede e AFP ativado em ambos, foi só conectar o G3 ao G4 usando o Chooser no Mac OS 9 e copiar os arquivos. Tudo funcionou perfeitamente e de primeira. Depois disso foi só inserir o disquete, formatar e realizar a cópia dos programas.

No próximo final de semana vou copiar tudo para o LC III, rodar os benchmarks de antes da instalação da FPU e finalmente realizar o tão esperado upgrade.

Fiquem ligados, pois em breve voltarei com mais informações!

 

Só para referência, os dispositivos/computadores utilizados no processo foram estes:

Mac mini 2012 (2.5 GHz Intel Core i5, 12 GB RAM, macOS Monterey)

PowerBook G4 12" (1.33 GHz PowerPC G4, 512 MB RAM, Mac OS X Tiger)

PowerBook G3 Wallstreet 13.3" (250 MHz PowerPC G3, 256 MB RAM, Mac OS 9)

AirPort Extreme 6ª Geração

AirPort Express 2ª Geração (802.11n)

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Top, estou atento as cenas dos próximos capítulos! Esse deu trabalho hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedro Passamani disse:

Pessoal, bom dia. Novas atualizações!

A FPU de 40 MHz chegou e está pronta para ser instalada. Passei o dia de ontem baixando e copiando para um disquete os programas que irei utilizar, como o Speedometer. Para isso, tive que montar um setup bem interessante:

O objetivo era usar o G3 e seu drive de disquete para copiar os programas. Como os Wallstreet não tem USB (e o módulo de CD-ROM estava guardado), tive que fazer uma cópia via rede. Para isso, utilizei um PowerBook G4 12" como Mac intermediário. Copiei os arquivos para o G4 (originalmente fiz o download em meu Mac mais novo, um Mac mini 2012 rodando macOS Monterey) usando um pendrive e o conectei à minha rede Wi-Fi. Feito isso, habilitei o compartilhamento de arquivos AFP para que o G3 (rodando Mac OS 9) pudesse fazer a cópia.

Como não tinha um cabo de rede longo o suficiente para conectar o G3 ao meu roteador, utilizei um outro dispositivo Apple para fazer a conexão. Reativei meu velho AirPort Express e o coloquei em modo ponte (conectado ao roteador principal via Wi-Fi), ligando o G3 via cabo na porta de rede do Express.

Com os dois PowerBooks na rede e AFP ativado em ambos, foi só conectar o G3 ao G4 usando o Chooser no Mac OS 9 e copiar os arquivos. Tudo funcionou perfeitamente e de primeira. Depois disso foi só inserir o disquete, formatar e realizar a cópia dos programas.

No próximo final de semana vou copiar tudo para o LC III, rodar os benchmarks de antes da instalação da FPU e finalmente realizar o tão esperado upgrade.

Fiquem ligados, pois em breve voltarei com mais informações!

 

Só para referência, os dispositivos/computadores utilizados no processo foram estes:

Mac mini 2012 (2.5 GHz Intel Core i5, 12 GB RAM, macOS Monterey)

PowerBook G4 12" (1.33 GHz PowerPC G4, 512 MB RAM, Mac OS X Tiger)

PowerBook G3 Wallstreet 13.3" (250 MHz PowerPC G3, 256 MB RAM, Mac OS 9)

AirPort Extreme 6ª Geração

AirPort Express 2ª Geração (802.11n)

1.jpg

2.jpg

3.jpg

@Pedro Passamani e essa tela cheia de risco nesse PB 12"?

eu tenho um iBook de 12" aqui que eu acho que é a mesma tela desse PB. o iBook funciona, mas tem problema no teclado, várias teclas sem funcionar. e acho que é na logic board o problema, ou seja, sem salvação. se quiser desmontamos ele pra doar a tela pra esse teu PB. me avisa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

@Pedro Passamani e essa tela cheia de risco nesse PB 12"?

eu tenho um iBook de 12" aqui que eu acho que é a mesma tela desse PB. o iBook funciona, mas tem problema no teclado, várias teclas sem funcionar. e acho que é na logic board o problema, ou seja, sem salvação. se quiser desmontamos ele pra doar a tela pra esse teu PB. me avisa.

 

 

Esse é um PowerBook meio sucata que peguei recentemente. Foi na OLX, R$ 100, não testado. Funciona perfeitamente, só a tela que tem essas listras. Tenho outros dois de 12", então esse acabou ficando para testes em geral mesmo. Não ligo muito para o estado visual dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Senhores, depois de muito tempo, estou de volta.  Durante os últimos meses quase não mexi nos Macs que tenho aqui, mas isso mudou e agora finalmente retomei o projeto. No último sábado abri o LC e comecei o procedimento.

Esse é o carinha:

image.jpeg

 

Tampa removida:

image.jpeg

 

Processador 68030 com o espaço para FPU, ainda vazio, ao seu lado. Destaque também para o chip AMD (controlador SCSI):

image.jpeg

 

FPU 68882:

image.jpeg

FPU instalada:

image.jpeg

image.jpeg

 

Sistema e especificações:

image.jpeg

 

Speedometer mostrando que a FPU foi detectada:

image.jpeg

 

Por hoje é só. Vou deixar os becnhmarks para o próximo capítulo (dessa vez não vai demorar, rs).

Editado por Pedro Passamani
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...