Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Certificado digital


Carlos_Alberto

Posts Recomendados

Em 24/02/2023 at 16:55, Carlos_Alberto disse:

Devid, não resisti e alterei minha senha do token para oito digitos. 
Daí meu mac até emparelhou com o Token.
Quando entrei no ADOBE assinei o documento facilmente.
Ficou perfeito.
Com isso já sabemos que o MacOS não aceita senhas de certificado digital com mais de 8 digitos!
Grande abraço.

Adoraria saber por quê isso acontece. Uso certificado A3, token GD. Minha senha tem mais de 8 caracteres. Quando passo do oitavo, o botão de prosseguir deixa de funcionar. 🤬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, alguém pode me ajudar com o certificado em nuvem do VidaaS Connect? 

Tenho um MacBook Pro i5 Quad-core, 2018, com o Ventura 13.4.

Consegui instalar o VidaaS normal, ele é reconhecido no firefox e em todas as aplicações, funciona normal. Entretanto, o problema é o PJEOffice. Ele até reconhece o certificado e consigo acessar os sistemas dos tribunais, mas, na hora de assinar documentos, ele dá erro no Java ao executar a tarefa, com a seguinte mensagem: 

[java.security.SignatureException: doFinal() failed]

Coloquei a imagem abaixo. No relatório do sistema, aparecem as seguintes informações:

Process:               java [67515]

System Integrity Protection: enabled

Crashed Thread:        29  Java: Thread-4

Exception Type:        EXC_BAD_ACCESS (SIGABRT)
Exception Codes:       KERN_INVALID_ADDRESS at 0x0000000000000008
Exception Codes:       0x0000000000000001, 0x0000000000000008

 

Já tentei alguma das alternativas que postaram aqui (outro usuário, versão diferente do Firefox, versão antiga do PJe e do Java), porém, nada funcionou. Alguém tem alguma luz de como resolver esse problema? Alguém tem os certificados em nuvem da Certisign ou da Bird e eles estão funcionando para assinar no Mac? 

Muito obrigado!spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, pessoal! 

Tenho certificado digital NeoId instalado em um Macbook M1 rodando MacOS 13.4 (Ventura). 

Ao testar o certificado no endereço https://ccd.serpro.gov.br:8443  verifico que ele está funcionando no FIREFOX e no CHROME mas não no SAFARI.

O meu problema é que o certificado não está funcionando (não é reconhecido) pelo aplicativo do IRPF2023 e pelo Assinador Serpro. 

Algumas informações que podem ser úteis. Alguém aqui já conseguiu fazer a transmissão do IRPF utilizando certificado NeoID? Ou poderia simular uma transferência para ver se o certificado aparece na lista de dispositivos?

  • No Firefox -> preferências -> segurança -> Gestor de Dispositivos, há um dispositivo NeoID configurado no caminho /Applications/NeolD Desktop.app/Contents/Java/tools/macos/libneoidp11.dylib .
  • O driver acima também está corretamente configurado no Adobe Acrobat, e eu consigo assinar PDFs por ele.
  • Tentei exportar o certificado do Firefox, do Chrome e do Acrobat e abri-lo no aplicativo do IRPF2023 também sem sucesso.

Obrigado desde já por qualquer dica! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/02/2023 at 14:16, rbcazare disse:

Lilian, digite no google "valid safenet macos", baixe a versão 12.4 e instale. Depois disso, esse erro irá parar de ocorrer.

O melhor é o GD, comprado da Certisign. Nesse vídeo eu mostro como configurar:

 

 

 

GD funcionando no Mac?

Pra mim até hoje somente o Safenet 5110 dava certo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2023 at 16:36, matbrito disse:

Boa tarde, pessoal! 

Tenho certificado digital NeoId instalado em um Macbook M1 rodando MacOS 13.4 (Ventura). 

Ao testar o certificado no endereço https://ccd.serpro.gov.br:8443  verifico que ele está funcionando no FIREFOX e no CHROME mas não no SAFARI.

O meu problema é que o certificado não está funcionando (não é reconhecido) pelo aplicativo do IRPF2023 e pelo Assinador Serpro. 

Algumas informações que podem ser úteis. Alguém aqui já conseguiu fazer a transmissão do IRPF utilizando certificado NeoID? Ou poderia simular uma transferência para ver se o certificado aparece na lista de dispositivos?

  • No Firefox -> preferências -> segurança -> Gestor de Dispositivos, há um dispositivo NeoID configurado no caminho /Applications/NeolD Desktop.app/Contents/Java/tools/macos/libneoidp11.dylib .
  • O driver acima também está corretamente configurado no Adobe Acrobat, e eu consigo assinar PDFs por ele.
  • Tentei exportar o certificado do Firefox, do Chrome e do Acrobat e abri-lo no aplicativo do IRPF2023 também sem sucesso.

Obrigado desde já por qualquer dica! 

No Safari só vi funcionar aquela opção certificado na nuvem (como no gov.br).

Editado por Devid Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2023 at 22:16, Devid Costa disse:

No Safari só vi funcionar aquela opção certificado na nuvem (como no gov.br).

Consigo logar no gov.br desta forma (autenticando pelo certificado digital), mas isso não traz funcionalidades adicionais ao login convencional. Na hora de transmitir a declaração o programa pede o caminho do certificado da mesma forma.

Ou seja, são implementações independentes.

Alguém aqui já conseguiu fazer a transmissão do IRPF utilizando certificado NeoID, ou poderia simular uma transferência para ver se o certificado aparece na lista de dispositivos do programa?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Na época que eu o comprei praticamente só vendia esse. 
Convenhamos que péssimo é a falta de suporte no MacOS. O token sempre funcionou de boa llkkklk.

Na real, o péssimo não é o token, péssimo é você não ter opção de qual escolher na hora que você compra um nesses órgãos de classe. Parece até um monopólio pro GD hehehe

Editado por Mastodon92
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém conseguiu fazer o VidaaS Conect funcionar no M1?
Não consigo acessar sites como e-cac, tampouco assinar no Adobe Acrobat.

No PJE, após configurar a biblioteca certinho, ele diz que não encontrou nenhum certificado. Ou seja, está inútil por aqui.

Alguma luz nessa escuridão? kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2023 at 23:24, Mastodon92 disse:

Na real, o péssimo não é o token, péssimo é você não ter opção de qual escolher na hora que você compra um nesses órgãos de classe. Parece até um monopólio pro GD hehehe

Pelo menos na OAB estamos livres. Tive um, mas logo troquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém conseguiu fazer o VidaaS Conect funcionar no M1?
Não consigo acessar sites como e-cac, tampouco assinar no Adobe Acrobat.
No PJE, após configurar a biblioteca certinho, ele diz que não encontrou nenhum certificado. Ou seja, está inútil por aqui.
Alguma luz nessa escuridão? kkk
 

Algumas alternativas imediatas:

e-Cac: acessar com login Gov.Br (autenticando pelo app no celular, logon de banco, etc)

Assinar no Adobe Acrobat: Usar o assinador do Gov.Br ( https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica ) para assinar documentos ao invés do Adobe, utilizando o login Gov.Br

Se tiver ou adquirir um certificado digital em Nuvem como o NeoID do Serpro poderá também usá-lo no logon nos dois serviços acima (direto ou via “entrar com Gov.Br”)

Já o caso do PJe, como não é integrado ao Gov.Br e também não aceita certificado em nuvem aí eu não sei o que propor de alternativa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa tarde Srs(as). Gostaria de uma ajuda dos "universitários".

Tenho um MacbookPRO com processador M2 e macOS 13 (Ventura). Instalei o Assinador Serpro porém o mesmo não abre. Ao abrir o assinador o app abre e fecha em seguida, não conseguindo, assim, utiliza-lo  e nem configura-lo. Alguém já teve esse mesmo problema e qual foi a solução?

Já baixei o Java 8 (381) para processador M da Apple. Já desinstalei e instalei o Assinador Serpro. E nada adiantou. O problema persiste.

Agradeço desde já a ajuda.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2023 at 04:10, Carlos_Alberto disse:

Obrigado, fiz isso.
Consegui inserir o caminho do certificado como no vídeo, que foi aceito.
Agora quando vou assinar, abre a caixa do adobe para inserir minha senha, que é de 9 digitos.
Até o 8 digito a tecla de OK permanece ativa, quando coloco o 9 digito ela se apaga e não aceita clicar para assinar.
Devo estar perto de fazer funcionar, mas realmente não sei o que falta fazer.

Amigos estou com o mesmo problema sobre os 9 dígitos da senha do token, o meu é um Safesign A3. Sacanagem termos que mudar nossa senha por causa de uma limitação ridícula de um programa...

Sério que não há como contornar isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/08/2023 at 16:50, madorlando disse:

Amigos estou com o mesmo problema sobre os 9 dígitos da senha do token, o meu é um Safesign A3. Sacanagem termos que mudar nossa senha por causa de uma limitação ridícula de um programa...

Sério que não há como contornar isso???

Sim, mudando a senha do meu token para 8 caracteres, tudo passou a funcionar.
Foi o único jeito que encontrei.
Parece que existe essa limitação, não sei o motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2023 at 17:19, AndK disse:

Boa tarde Srs(as). Gostaria de uma ajuda dos "universitários".

Tenho um MacbookPRO com processador M2 e macOS 13 (Ventura). Instalei o Assinador Serpro porém o mesmo não abre. Ao abrir o assinador o app abre e fecha em seguida, não conseguindo, assim, utiliza-lo  e nem configura-lo. Alguém já teve esse mesmo problema e qual foi a solução?

Já baixei o Java 8 (381) para processador M da Apple. Já desinstalei e instalei o Assinador Serpro. E nada adiantou. O problema persiste.

Agradeço desde já a ajuda.

Abs

Bom dia,

Tenho um MacBook Air com processador M1 e macOS 13 Ventura, também instalei o Assinador Serpro e o Java 8 (381) para Apple Silicon, e recebo o erro "Assinador Serpro quit unexpectedly" ao abri-lo.

Pelo que investiguei, o Assinador Serpro ainda não é compatível com Apple Silicon pois utiliza sua própria versão do Java 8 (362) para Intel x86 que é instalada no `/Applications/Assinador Serpro.app/Contents/PlugIns/JRE/Contents/Home/jre/bin/java` rodando através do Rosetta.

Atuo como desenvolvedor e tentei sem sucesso trocar o Java usado pelo Assinador forçando a variável JAVA_HOME, editando o `/Applications/Assinador Serpro.app/Contents/Info.plist` e até mesmo substituindo por completo o conteúdo da pasta `/Applications/Assinador Serpro.app/Contents/PlugIns/JRE/Contents/Home` pelo conteúdo do Java do Mac.

Solução final? Instalei o Parallels Desktop, criei uma VM com Windows 11 ARM, instalei o Java nela (que é x86 emulado pra ARM 🤷🏼‍♂️) e instalei o Assinador Serpro até que decidam lançar uma versão oficialmente compatível. Funcionou? Pra mim, sim. Consegui usar no e-CAC da Receita Federal para assinar uma procuração eletrônica.

image.png

Editado por pmu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pmu obrigado pela sua resposta. Para minha infelicidade o meu certificado certisgn GD não funciona no Windows 11 com o Parallels 18 em processador Apple M2. Falei diversas vezes com a ouvidoria da Certisgn e sem solução. A Certisign não garante o funcionamento do certificado em Windows 11 com VM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...