Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Burtonswix

Membros
  • Total de itens

    257
  • Registrou-se em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de pbr em Apple Watch   
    Esse relógio é para o mercado americano, principalmente. No resto do mundo vai se tornar um artigo de luxo, pois suas funcionalidades mais interessantes giram em torno de acesso constante a uma rede de dados de alta qualidade. Nesse contexto e, com desenvolvimento de apps adequados, ele se torna um device realmente interessante. Tem outra coisa que vcs estão ignorando. Os sensores dele foram desenvolvidos em parceria com centros de pesquisa médicos de excelência dos EUA. Dá para perceber que existe uma engenharia mais sofisticada por trás daquilo e o intento de desenvolver um aparelho com capacidades biométricas realmente acuradas. Nenhum outro device tem esse tipo de proposta ou mesmo se interessou em ter a chancela da comunidade científica, como a apple fez. Talvez esse seja o ponta-pé de uma tecnologia sofisticada e não invasiva de monitoramento de parâmetros biométricos de acesso maciço, em tecnologias populares. O Apple Watch me parece um aparelho mais complexo (e ambicioso) que qualquer outro similar. Não dá para comparar. A revolução real nos wearable devices vai ser pelos sensores e não por essas besteiras de ficar mostrando que alguém curtiu vc no facebook. Essa é a minha impressão. 
  2. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Jimmy Andrade em Update OS X Yosemite   
    O dock 3D está totalmente fora do padrão atual da apple. O Yosemite será todo baseado em transparências foscas, uma das coisas mais legais e bonitas do iOS7. O novo dock vai ser muito bonito tb, os ícones estão bem trabalhados, num 2D em alta definição, achei de muito bom gosto. Não vejo pq criticarem tanto o novo padrão gráfico flat do OSX, sinceramente, ele ficou muito mais bonito no Mac do que no iOS. Sem falar que o novo OSX trará novidades incríveis, especialmente em termos de integração com ipads e iphones. Ele levará tudo a um outro nível. Depois de várias atualizações sem personalidade, esse novo OSX é muito bem-vindo. Eu vou atualizar, sem dúvidas. Ficar parado no tempo, só para aqueles com máquinas borderline, que podem não rodar liso.
  3. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de franklin.heitor em Como proceder na compra de um mac com pessoa física?   
    Sobre não ter NF, isso realmente não importa, pois a Apple não utiliza esse documento para nada, muito menos vai negar assistência por causa disso. Sobre o findmymac, ele é vinculado a uma conta iCloud. É só vc pedir que o vendedor te entregue o computador com MacOSX resetado, o que é o mínimo que se espera numa sitiação dessas. Ele tb deve deletar o Mac de todos os registros dele, da página de support da apple, do próprio iCloud e tal. Nada demais de qualquer forma...
  4. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de AlexsandroJr em Update OS X Yosemite   
    O dock 3D está totalmente fora do padrão atual da apple. O Yosemite será todo baseado em transparências foscas, uma das coisas mais legais e bonitas do iOS7. O novo dock vai ser muito bonito tb, os ícones estão bem trabalhados, num 2D em alta definição, achei de muito bom gosto. Não vejo pq criticarem tanto o novo padrão gráfico flat do OSX, sinceramente, ele ficou muito mais bonito no Mac do que no iOS. Sem falar que o novo OSX trará novidades incríveis, especialmente em termos de integração com ipads e iphones. Ele levará tudo a um outro nível. Depois de várias atualizações sem personalidade, esse novo OSX é muito bem-vindo. Eu vou atualizar, sem dúvidas. Ficar parado no tempo, só para aqueles com máquinas borderline, que podem não rodar liso.
  5. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Thiago Oliveira em Uma saga chamada iPad Air   
    Ultimamente tem sido extremamente caro ser consumidor de produtos apple no BR. O preço exorbitante das coisas associado à suposta falta de qualidade dessas unidades fabricadas por aqui realmente diminui muito o custo-benefício de se manter leal a ela. Mas perceba uma coisa: Vc não saiu financeiramente lesado. Teve seu dinheiro devolvido com facilidade. O BR não é um país sério e, caso tivesse que lidar com a grande maioria dos varejistas nacionais, definitivamente, iria ter grande dificuldade em receber o seu dinheiro de volta como aconteceu com a apple ou a fast shop. Apesar de tudo, entenda que vc realmente teve sorte de não ter encontrado um tratamento típicamente brasileiro na hora de resolver os seus problemas. Estou até impressionado como conseguiu trocar esse último, considerando a forma com que esses varejistas tratam os consumidores aqui nessa Banânia. Se tiver oportunidade e realmente quiser um iPad, pode adquirir um americano. Ou siga comprando de outras marcas, pois existem coisas boas de outros fabricantes tb. A apple está cara demais no BR, não vale tudo isso que se cobra por aí. Só consumo produtos importados, comprados em viagens.
  6. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Thiago Oliveira em Uma saga chamada iPad Air   
    Esses pequenos defeitos podem ser um indício de que a unidade tem problemas. Eu tinha um iPad 3 (made in china) que veio com uma rachadura minúscula na bezel, imperceptível. Tentei acionar a apple inicialmente, mas desisti. Passaram-se alguns meses e o botão de volume parou de funcionar do nada. Troquei na AT e já faz mais de um ano que nunca deu nada. E olha que o replacement é brasileiro. Sempre fui meio desconfiado desses iPads made in BR, mas, depois da minha experência n tenho muito o que dizer. Só espero que seja um problema pontual e que se resolva.
  7. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de allanseixas em Quais são os melhores roteadores?   
    Airports/Time Capsule são as melhores opções para usuários de computadores e devices da apple. Não acredito que sejam os melhores do mercado e muito menos com custo benefício considerável, mas funcionam de maneira excepcional com os aparelhos da apple. É muito cômodo poder configurar toda sua rede por um iPad ou iphone e ter um aplicativo objetivo no Mac para fazer isso, sem ter que ficar acessando páginas arcaicas pela rede ou quebrando a cabeça para descobrir como alterar as configurações. Para mim isso é um dos pontos altos dos roteadores da apple. Eles têm a marca de simplicidade da empresa.
  8. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Yuri Sandro em Ajuda: Vendo o iPhone 5 para pegar um Moto X?   
    Eu acho que vc não conhece o iOS de verdade. Essa questão de gerenciamento de pastas já foi superada há muitos anos atrás. O iOS não tem um finder nativo, mas existem vários aplicativos que permitem gerenciamento de pastas com uma facilidade incrível, podendo sincronizar pelo iTunes ou pela web, como Dropbox, iFiles e etc. O adobe reader é o pior. Abrir pdf, pptx, planilhas, o que for é muito fácil com o iOS, carrega rapidamente e nunca trava, quem tem sabe que é assim. Vc pode ler até formatos obscuros de livros, como o chm, com tranquilidade, pois there is always an app for that. Posso dizer, sem dúvidas, que o iOS é muito melhor para gerenciamento de arquivos do que o android. Se vc quiser baixar filmes (Qualquer formato, mkv, mp3, de site de compartilhamento, etc), músicas, o que for, tem app que permite isso, na app store, sem jailbreak (Vc já percebeu que o jailbreak nem é mais popular mais, né?). As pessoas que não conhecem o iOS sempre vêm com esse blá blá blá antigo. Vc pode até criticar a estética, mas a funcionalidade do iOS é incontestável. Quem conhece, sabe que não falta nada disso por lá. 
  9. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de felipe_fonseca em Lançamento iPhone 5s no Brasil   
    Os preços na Apple BR atualmente estão ridículos. iPhones 5S por mais de R$ 3.000? MacBooks por mais de R$ 10.0000? Eu não acho que ficar especulando sobre a origem dos preços das coisas no BR vai levar a alguma conclusão definitiva, mesmo porque vários fatores devem interferir no processo. O que realmente importa é que é muito caro, over-over-over-overpriced. O iPhone não é um Vertu e a Apple não é a Prada ou a Rolex. O iPhone e os Macs são produtos populares e acessíveis, o mundo inteiro usa e eles são fabricados na china, em linhas de montagem e não em alguma fábrica artesanal no interior da França em esquema de unidades limitadas e numeradas. É irritante ver os preços desses produtos aqui. Eu não compro. Prefiro comprar fora, quando tiver que viajar, pagando o que eles realmente valem. Sinceramente, hoje em dia vale a pena pegar um Vôo para Miami anual só para comprar roupas e objetos de consumo para abastecimento que custam muito caro aqui. O abismo é gigante. Uma camisa que custa uns $20-30 aqui sai por $350. Por isso que Brasileiro é o turista que mais gasta lá. 
  10. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de magno fh em Lançamento iPhone 5s no Brasil   
    É difícil ser otimista no Brasil, especialmente quando vc compara a nossa realidade com a de outros países. É extremamente frustrante ver que muitos dos problemas existentes aqui já foram superados por várias outras sociedades, menores e com muito menos dinheiro, mas com alguma coisa que está em falta por aqui (O que será?). Eu não tenho complexo de vira-lata, não fico criticando o Brasil por criticar. Existem problemas evidentes, na sociedade, na política e em várias outras áreas, que estão muito além do meu alcance. Talvez por ver que os problemas são tão abissais e que os políticos estão mais preocupados em se manter no poder do que começar a resolvê-los, não consigo deixar de vislumbrar um futuro ainda mais nebuloso e sombrio. Queria enxergar um luz do fim do túnel, mas simplesmente não consigo. O nosso país é um dos mais ricos do mundo e tinha tudo para ser muito melhor do que é. Se houve alguma melhora nos últimos anos, ela foi muito mais fruto de uma conjuntura mundial favorável do que mérito político desse grupo que se apossou do poder atualmente. De qualquer forma, a maré de sorte já acabou. O que esperar dos próximos anos? Eu prefiro não esperar nada mesmo. O que vier, se vier alguma coisa, é lucro. 
     
     
     
    Esse é um ponto interessante. Eu compro as minhas coisas de maneira racional e sempre pago a vista, quase nunca divido no cartão. Se não tenho dinheiro suficiente para comprar alguma coisa, simplesmente não compro. Mas sei que essa conduta não é a dominante. De qualquer maneira, acho que esse comportamento é universal. A sociedade capitalista é sustentada pelo consumo. E ele não é nenhum vilão. Tudo tem um lado ruim e um lado bom. Um remédio pode salvar a vida de uma pessoa se administrado em determinada dose e matar outra se for consumido em excesso. O seu iPhone, sua internet banda larga, enfim, todo tipo de evolução tecnológica-científica só existe porque vivemos em uma sociedade de consumo. Se pessoas consumissem pouco viveríamos em estagnação. Eu sempre achei que esse jogo é muito mais complexo do que "capital malvado" X "proletariado oprimido". Muita gente perde, mas muita gente ganha também. A sociedade perfeita é uma utopia. Na minha opinião, luta de classes só serve para fortalecer ideologias políticas populistas e controladoras. 
  11. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Leandro Sasso em [DUVIDA] Macbook ou Notebook?   
    Simples. Macs são caros e correspondem a uma faixa muito pequena de computadores no mundo, inclusive EUA. Não vale para eles criar um jogo focado em mac, pois querem vender muito. Várias empresas acham que nem vale a pena gastar dinheiro para converter jogos de windows para o Mac OS. As coisas têm mudado um pouco, mas nada muito significativo. Se jogar é seu foco, vá de Windows. Mas se joga ocasionalmente o Mac pode servir para isso  por meio do Boot Camp (Virtualização oferece uma experiência limitada quando se exige alto desempenho). Se vc vai trabalhar com radiologia, também deve se informar antes se os programas que precisará usar têm versões para Mac OS. Alguns, como o osirix, têm versões nativas em Mac OS. Mas vários outros não têm. Nesse caso, o Boot Camp ou até a virtualização podem resolver qualquer impasse. O Mac OS não é um linux da vida, abandonado pelas grandes indústrias de software, mas também não oferece a compatibilidade universal do windows, especialmente quando se fala de programas profissionais. De qualquer forma, tudo é facilmente contornado através de boot camp/virtualização, como já disse. 
  12. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de marcelo.passos em Transferir licença, Mac Usado.   
    O iWork era vendido separado, como o Office. A apple começou oferecer gratuitamente para novos macs apenas agora. Esse DVD foi descontinuado há alguns anos, mas quem tinha o iWork (O 09 pelo menos, que é o meu caso) conseguiu atualizar de graça. A minha opnião sobre o iWork é que o único app que vale a pena de verdade é o keynote. O excel é mais funcional para quem usa esse tipo de programa e o word é muito melhor que o pages. Quem usa esses programas profissionalmente precisa de compatibilidade e recursos avançados. O iWork nunca funcionou bem nesses quesitos. Se tiver que comprar, gaste seu dinheiro no office. A própria apple já percebeu isso, pois transformou o mesmo em brinde para novos compradores de macs. 
  13. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de marcelo.passos em Transferir licença, Mac Usado.   
    Instala sim. Mas quando vc compra um mac com Lion/ML/Mavericks não vem mais DVD de nada não (Antes vinha o iLife e o Mac OSX, até o Snow Leopard, que pode ser o seu caso, pois o mac é de 2008). Quando vc inicializa o mac, a apple vincula o seu apple ID às licensas do iLife na Mac App Store e fica atualizando por lá. Essas licensas são intransferíveis, de acordo o End User License Agreement da apple. Mas o DVD não é, sendo assim, ou vc compra denovo ou arranja o DVD. 
  14. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de leofelipe800p em Assistir netflix do iPad na tv pelo HDMI   
    Vi que vc tem um iPad com 30 pin. Nessa página da netflix que mandei anteriormente diz que o vídeo out por HDMI só funciona em ipads de 4 geração pra cima, ou seja com lightening, não 30 pin. Talvez seja esse o problema.
  15. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de samusdta em Dúvida: atualização iLife com Mavericks   
    Tb tive problema com a duplicação. No site da apple (escondido, só achei pq pesquisei no apple communities) diz que é parte do procedimento preservar os apps antigos, para a pessoa poder voltar a eles se não gostar das atualizações. Se quiser, pode eliminar as pastas sem problemas. Acho que ela passou a adotar essa conduta depois dos problemas com o final cut. Enfim, é uma feature, não um bug!
  16. Positivar
    Burtonswix deu reputação a Dougie880 em iPhone 5s T-Mobile Unlocked   
    Galera, eu comprei o da T-Mobile mesmo, foi sossegado. A compra foi como se fosse um aparelho desbloqueado, não pediram mais dados do que comum em uma compra.
     
    Mas fiquem espertos pois os vendedores estão falando que não funciona em outros países, que não é desbloqueado. Um monte de conversa...
    Eu mesmo fui para a fila, com uns amigos, as 23:30, fiquei até a 1:45, quando um vendedor da loja me falou que eles não tinham iPhones 5S desbloqueados, apenas no contrato, fui para casa revoltado.
    Como a fila não estava muito grande, voltei no dia seguinte as 6:30 e quando foram me entregar o ticket me falaram que iriam me medir o SSN para criar a conta, blá, blá, blá e como a loja ainda não havia sido aberta não consegui conversar com mais ninguém lá dentro, fui embora novamente.
     
    Aí as 9:30, como a loja já tinha sido aberta resolvi ir lá de novo. Havia alguns venderes conversando a toa com o pessoal na fila, foi quando eu cheguei falando que queria um iPhone 5S 32GB Space gray T-Mobile full-price, ele confirmou a disponibilidade na loja e expliquei que eu só estava com o passaporte, ele disse que não havia problema. Em pé na fila por 2:30, com muitos chineses furando fila, fui atendido e compra foi normal.
     
    Nesse momento fiquei muito feliz.
     
    Curiosidades:
     
    Quando eu fui na primeira vez na fila, as 23:30, haviam umas 15 pessoas na minha frente, e já haviam acabado todos os dourados, sobravam 5 pratas e muitos pretos. Assim como no resto do mundo as cores mais claras estão escassas.
  17. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Guedes - Brasília em Breaking Bad [primeiras impressões]   
    Dexter está na última temporada e nem parece ter um final de respeito se desenrolando. Foi uma das melhores séries lançadas na sua época, mas se perdeu. Agora parece estar numa temporada genérica, não existe um arco final se desenvolvendo. Eu não estou lá muito ansioso pelo fim, na verdade não parece que vai acabar, o que é um péssimo sinal. BB está nos seus últimos episódios e o nível é incrivelmente superior. Vc percebe que um final épico está se desenvolvendo, os loose ends estão se resolvendo e tudo se encaixando para um terminar no auge. Essa série é realmente de alto nível e claramente melhor que Dexter, TWD e a maioria das outras lançadas recentemente. Homeland é muito boa, especialmente a primeira temporada. As séries da TV a cabo dos EUA estão melhores que os filmes hoje em dia.
  18. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Thiago Oliveira em Experiência ruim com o pós-venda e suporte da Apple Brasil   
    É uma pena que a Apple BR não segue o padrão de pós venda das apples maiores. Tenho experiências ótimas com a Apple USA. Numa apple store vc tem tudo resolvido rápido e sem problemas. Comprei um iPod nano e, depois de uma semana, fui devolver, simplesmente porque não queria mais. Tudo resolvido em 1 minuto, não precisa nem explicar, eles devolvem na hora. As pessoas podem marcar hora para tirar dúvidas sobre software, produtividade. É outro nível. Pq tudo aqui tem que ser pior? Enche o saco essas coisas. Ainda pagamos mais pelas coisas. Por isso é sempre bom tentar entrar em contato com a Apple USA, pois eles pressionam as pessoas daqui para resolver o seu problema.
  19. Positivar
    Burtonswix deu reputação a Maddo Garan em Quais são os melhores roteadores?   
    Eu já não achei estranho. Pelo contrário, achei muito bonito, e o fato de ter seis antenas - três exclusivas para 2.4GHz e três exclusivas para 5GHz - é um grande atrativo. 
  20. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Gustavo Jaccottet em WWDC 2013   
    Pois é. Infelizmente o capitalismo é assim, lucro é o foco. O que não é de todo ruim, pois estimula desenvolvimento, mas tem seus problemas. Eu li que na fábrica daqui houveram algumas imposições iniciais por parte da diretoria chinesa da foxconn, mas essas questões já parecem ter sido resolvidas. Esses chineses vivem amontoados em cubículos e dormem e camas de madeira em alojamentos gigantescos dentro dos conglomerados empresariais. Na china não existem direitos trabalhistas e as pessoas aceitam qualquer coisa só para poder ter algum emprego e se sustentar. O pior é que são altamente especializados, a melhor mão de obra do mundo para trabalhar nessas linhas de montagem. Esse é o desenvolvimento chinês: Uma pequena parte da população escravizando a maioria. Usaram a ideologia de dominação, alienação e submissão do comunismo para controlar o povo e enriquecer às suas custas. 
  21. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Guedes - Brasília em Quais são os melhores roteadores?   
    Airports/Time Capsule são as melhores opções para usuários de computadores e devices da apple. Não acredito que sejam os melhores do mercado e muito menos com custo benefício considerável, mas funcionam de maneira excepcional com os aparelhos da apple. É muito cômodo poder configurar toda sua rede por um iPad ou iphone e ter um aplicativo objetivo no Mac para fazer isso, sem ter que ficar acessando páginas arcaicas pela rede ou quebrando a cabeça para descobrir como alterar as configurações. Para mim isso é um dos pontos altos dos roteadores da apple. Eles têm a marca de simplicidade da empresa.
  22. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Maddo Garan em Quais são os melhores roteadores?   
    Airports/Time Capsule são as melhores opções para usuários de computadores e devices da apple. Não acredito que sejam os melhores do mercado e muito menos com custo benefício considerável, mas funcionam de maneira excepcional com os aparelhos da apple. É muito cômodo poder configurar toda sua rede por um iPad ou iphone e ter um aplicativo objetivo no Mac para fazer isso, sem ter que ficar acessando páginas arcaicas pela rede ou quebrando a cabeça para descobrir como alterar as configurações. Para mim isso é um dos pontos altos dos roteadores da apple. Eles têm a marca de simplicidade da empresa.
  23. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Tiago Melo em iPhone 4 irá receber o iOS 7?   
    Realmente. Mas o iPod 2G era um aparelho bem simples, da época na qual o poder de processamento dos idevices era infinitamente inferior ao atual. Ele foi desenhado para um sistema que mal permitia apps de terceiros. Os iOS 1 e 2 nem permitiam o uso de wallpapers, só figura na lock screen. Acho que com o iphone 4 as coisas serão um pouco diferentes, pois ele é bem mais poderoso em termos de hardware. Segunda feira veremos!
  24. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Leandro Sasso em Trazendo Macbook Pro dos EUA   
    1- iPhone e óculos passam sem entrar na lista dos taxados. iphone é liberado e óculos é item pessoal. Certo??
     
    Sim, mas não pode levar outro celular, só pode trazer um. A regra diz que tem que estar ativado e ter sido usado na viagem, na verdade estando ligado e fora da caixa não deve ter problemas (Pode trazer a caixa). Se só tiver um ou 2 pares não devem encrencar não, é uso pessoal, tipo roupa e perfume. Essas coisas só são taxadas e vc trouxer várias. 
     
    2- A smartcover do iPad, precisa ser declarada?
     
    É um acessório que custa tão pouco. Fica ao seu critério, mas acho que não teria porque declarar isso. 
     
    3- Na DBA vou adicionar o iPad mini, o Beats e a FuelBand. Seria possível tentar passar ou com a fuelband ou com o beats como uso pessoal? Ou não vai colar?
    Pensei assim.. fuelband: Coloco no braço e vou normal. 
    Beats: Coloco no ouvido e passo.. mas chama mais atenção que a fuelband. 
     
    Essas fuelband é como se fosse parte de vestuário, pelo menos eu interpreto dessa maneira, não declararia não. Quem é que vai encrencar um uma simples pulseira? O beats já é mais complicado. Se fosse um fone barato, não teria porque se preocupar, mas esse beats é muito caro, além de visado. 
     
    4- As Lentes OLLOClip precisam ser declaradas? Ou posso colocar dentro da mochila?
     
    Mesma coisa da iPad case. 
     
    5- Trazendo isso tudo, e pagando o que sobrar de taxa, eu ainda posso trazer minhas roupas dentro da mala né? Porque enquadra no uso pessoal?
     
    Roupas em quantidade normal está tranquilo. Se trouxer várias, repetidas , assim como perfumes, relógios e afins terás problemas. 
     
    Do que vc falou aí, só seria visado pelos fiscais o ipad mini e o fone. Tire os acessórios, coloque o ipad na case, a band no braço. O resto eles não ligam, se estiver em quantidades normais, até porque é o que a lei diz (Eu sei por experiência própria quando ficaram vasculhando minhas coisas para escolher o que taxar). 
  25. Positivar
    Burtonswix recebeu reputação de Leandro Sasso em Trazendo Macbook Pro dos EUA   
    Eu não disse que era igual, mesmo porque são países diferentes e com leis e regulações diferentes. Seu discurso é desconexo e sem propósito. Não sei de onde vc tirou a idéia de que o problema aqui é baseado uma diferença cultural. Não importa se o invoice é ou não um documento fiscal, o fato é que ninguém vai adulterar qualquer informação de compra por lá só porque outra pessoa pede. Esse documento tem valor significativo sim, pois utilizam o valor expresso para calcular state taxes por cima e a maioria das lojas só realizam trocas e refunds se o indivíduo estiver de posse do mesmo, usando o valor especificado e o código gerado no sistema para efetuar as transações. O fato de não ser igual a NF brasileira em termos de declaração de imposto de renda pouco importa nesse sentido. Ninguém falou que os EUA era bagunça, pelo contrário, as as coisas funcionam bem melhor que aqui.
    Quer dizer que agora vc é um especialista no sistema fiscal dos EUA? Me parece só mais um que ouviu falar algumas coisas por alto por aí e fica aqui querendo tirar onda de sabidão na internet, se bobear nem nunca nem botou os pés nos lá. Lamentável.
×
×
  • Criar Novo...