Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Enfim, posso dizer adeus à Apple?

Featured Replies

Postado

Já tentei a troca (Apple por Samsung) um tempo atrás. Embora tenha me atendido até que "bem", é mais um "bem" de "ok, funciona", mas, passa longe de parecer uma integração. Drive ou pastas em rede funcionam muito melhor pra mim. Inclusive falando de integração de apps e tal, o notas da Samsung, galeria, e alguns apps chave do dia a dia não chegam nem perto da qualidade oferecida pela Apple. Digo qualidade me referindo a integração, ao salvamento das coisas, a forma como tudo flui em aparecer em um e em outro de forma organizada e simplesmente natural. Falando de funcionalidades, o notas da Samsung está mil anos a frente do notas da Apple.

Mas, né, tempo passou e voltei pra Apple. De novo aquela angústia: muito bom, mas, caro. Interface igual num iPhone 11 e num iPhone 16. Em ambos desempenho e câmeras satisfatórias. Quero um 16, mas, não acho que vale o investimento. Gosto do 11, mas, não quero ficar com algo que já cansei de usar. Sem grandes novidades ou redesenho em questão de software. A real é que passei muito tempo usando Apple, e, nos últimos anos eu tenho dado preferência a conhecer lugares e coisas novas, me libertar um pouco do caos do dia a dia e levar uma vida mais confortável, tranquila e divertida. Isso acabou refletindo no smartphone que eu uso. Cansado do "mesmo".

Como a troca pra Samsung não foi satisfatória como eu gostaria, resolvi dar uma chance para Motorola. Posso dizer que está sendo uma experiência muito interessante desde que peguei o aparelho. O SmartConnect da Motorola é nota 100 comparado a qualquer outro sistema de integração que eu tenha visto. Claro que na Apple impressiona mais, mas, você precisa de um iPhone e um Mac. Eu posso usar o SC com qualquer notebook Windows e funciona MUITO bem. E isso por 20% do valor de se manter no eco da Apple.

Não é só a questão de valores, mas, a interface nova da Motorola é realmente muito limpa e fluída. Os Pixel sempre me agradaram, e, a Motorola foi muito feliz em trazer essa experiência para os aparelhos da marca. Toda a configuração, integração, interface, desempenho, o conjunto como um todo está muito redondo e bem construído. Obviamente fica devendo um pouco em câmeras e acabamento, mas, está muito próximo do que considero o ideal. Samsung por exemplo constrói aparelhos MUITO melhores, mas, estou curtindo a experiência com a Motorola porque tudo funciona muito bem, desempenho ideal para o meu dia, carregamento rápido, câmeras muito OK, tela maravilhosa, até a serigrafia, as fontes, cores, interface. Enfim. Eu curti muito. Tinha preconceito com a marca, mas, a Motorola tá mandando muito bem, e, pela primeira vez em anos eu consegui substituir o ecossistema da Apple completamente, sem necessidade de fazer milhares de configurações como com os aparelhos da Samsung. É tudo plug-and-play. Configura a conta Google, configura o SmartConnect e pronto. Fotos, drive, produtividade, tudo integrado. Câmera do celular como WebCam, envio de arquivos tão rápido e simples como AirDrop, tela do celular no PC, uso da rede 5G como Wi-Fi no PC de forma instantânea, e por aí vai.

• Respostas 39
  • Visualizações 10.1k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Posts Mais Populares

• Em breve você volta. Abraço    rsrsrs

• Coloca um lembrete para daqui 1 ano você dar um relato de como está

• Sim, eu sei. Eu tenho apple care + nos meus equipamentos. Lembrando que para quem viaja, a NF brasileira faz TODA diferença na alfândega. Mas não é exatamente esta a questão, é a questão de que e

Imagens Postadas

Postado

Já tive essas vontades também, mas quando falamos de um ecossistema, estamos falando não apenas de hardware, mas também de software e soluções.

Uso computadores Apple a quase 2 décadas e iPhone desde o primeiro modelo lançado por aqui.

Ao longo desse tempo, fui acumulando softwares (Apps) e muitos deles (a maioria) não são intercambiáveis com Windows/Android.

Estimo que o valor acumulado de software ultrapasse, e muito, o valor do hardware envolvido.

Se eu migrar 100% para Android e Windows, oq eu faço? Uso pirata? ou compro tudo de novo?

Postado
5 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Já tive essas vontades também, mas quando falamos de um ecossistema, estamos falando não apenas de hardware, mas também de software e soluções.

Uso computadores Apple a quase 2 décadas e iPhone desde o primeiro modelo lançado por aqui.

Ao longo desse tempo, fui acumulando softwares (Apps) e muitos deles (a maioria) não são intercambiáveis com Windows/Android.

Estimo que o valor acumulado de software ultrapasse, e muito, o valor do hardware envolvido.

Se eu migrar 100% para Android e Windows, oq eu faço? Uso pirata? ou compro tudo de novo?

Pois então, eu penso da mesma forma. No meu caso foi mais tranquilo pois boa parte do que eu uso no dia a dia se transformou em multiplataforma ao longo dos anos. Com o passar do tempo eu também fui buscando soluções e ferramentas mais baratas conforme o preço das coisas foram aumentando. Dessa forma, para o meu setup, o investimento foi de R$2000 (Smartphone) + R$4000 (Notebook decente).

Para eu ter o equivalente no mundo da maçã eu gastaria no mínimo R$10000 (mercado cinza sem NF) num MacBook Air Mx 16gb 512ssd (o ideal mesmo seria um Pro) + R$4500,00 iPhone 15 na Amazon. R$8500 de diferença para ter a "mesma coisa".

O que pegou mesmo na escolha foi querer algo diferente. Precisava mudar um pouco. Mas também ficar comprando Apple no mercado cinza não me agrada. Faço questão de comprar bens de alto valor com NF. E ir para fora está menos frequente ultimamente. Se o meu Mac morre, é correr desesperado para a OLX comprar outro. Não gosto disso. Prefiro ter a tranquilidade de saber que qualquer dispositivo que uso está a disposição e por um preço acessível em qualquer grande loja da região, ou, 4 dias de distância comprando online.

Hoje eu possuo condições de comprar um aparelho novo se o meu morrer. Mas, há um tempo não podia, e, fiz loucuras pra comprar um novo Mac na correria para não perder trabalho. Por mais que seja um "ativo", afinal vai se pagando com o trabalho, no meu caso, conforme vou envelhecendo, o dispositivo que uso ou como uso tem se tornado menos relevante, e, tenho me atentado mais a hobbies, viagens e lazer.

Obviamente se nada superasse a Apple (para o meu uso) nem pensaria na mudança. Se o valor investido em software superasse tanto o valor do hardware como é no seu caso, provavelmente não cogitaria a mudança de forma alguma. Também depende do quanto você fatura, se você tem R$100k entrando todo mês na conta, certamente o investimento é baixíssimo. Se tem R$5k, aí o cenário muda. Então respondendo a sua pergunta, eu faria como fiz: faça o que seu bolso permitir, seu gosto agradar e seu coração mandar 😃

Ps.: não tentei convencer ninguém com o meu comentário. É só um comentário que pode servir de norte para alguém que esteja na dúvida em que eu estava, procurando mudanças sem saber onde encontrar algo parecido, e não apenas escolhendo um Mac ou iPhone.

Editado por BoSauro

• 3 semanas depois...
Postado

@Roarr, como está até então? 

Postado
  • Autor
1 hora atrás, _João_Paulo disse:

@Roarr, como está até então? 

No smartphone, zero queixas mesmo. No notebook ainda sinto falta de coisas do MacOS, mas por questão de custo e integração com o smart, não dá pra cogitar voltar.  A integração por sinal melhorou desde então, os softwares atualizaram no PC e ficou tudo mais redondo.

O Book4 Edge vai ser difícil sair daqui, ao menos que a Samsung lance um igual de 14". O S25U as vezes coça a mão da mudança, apesar de gostar e usar bastante a caneta ele ainda é grande e isso é incomodo algumas vezes, então cheguei a comprar os menores para experimentar, mas acho que não vou ter coragem, tanto que já anunciei rss.

Postado

Quando eu vi o anuncio hoje, pensei: Desistiu. Mas pelo visto, está firme e forte.

Postado
  • Autor
31 minutos atrás, Alessandro Maia disse:

Quando eu vi o anuncio hoje, pensei: Desistiu. Mas pelo visto, está firme e forte.

Só tava na dúvida sobre um menor. Coloquei os 3 pra jogo na intenção de ficar com o que sobrar. E pelo visto o S25U é o que vai primeiro mesmo. 

• 5 meses depois...
Postado

Estava no PC nos anos 2000, no mundo Mac no final da segunda década do século 21 e agora, uns 10 anos depois, me vejo retornando ao PC/Android nesta terceira década. Ainda tenho um MacBook Pro 2013, que não recebe mais atualizações de macOS e os navegadores web estão me notificando que não oferecerão mais updates, por isso estou cogitando instalar Windows nele e concluir meu retorno. Acho que a única coisa que tem combinado bem com meu setup é o iPad, que tem sido um bom complemento para quando não quero ligar o PC, desejando apenas uma navegação básica na internet e algumas edições de coisas leves, como Google Docs/Planilhas e Canva.

Bem, a realidade é que ter Apple no Brasil estava custando caro até recentemente. No entanto o cenário está mudando graças aos Apple Silicon. Ter um Mac Mini M4 ou MacBook Air M4 está acessível e olhando para eles vejo que talvez, no futuro, eu curiosamente retorne ao mundo Mac. Minha tendência é o PC Windows porque a nuvem OneDrive, que consigo por assinatura Office, é mais barata que iCloud. Outro motivo é jogos: tenho muitos games acumulados que só rodam no Windows X86. Por fim, as placas Nvidia RTX oferecem mais poder gráfico que os Macs de entrada. O que chama atenção de verdade nos Mac com Apple Silicon é o baixo consumo de energia, mas torço para que a Intel consiga oferecer alguma solução melhor nesse quesito nos próximos anos.

Enfim, eu já disse "Olá", já disse "Adeus" e posso dizer "Olá" novamente, mas acho que a tendência aqui é eu seguir optando pelo melhor custo x benefício do Windows. E sobre o Android, conectei meu Galaxy A53 no Windows 11 e consigo acessar até os apps no Desktop e usá-lo como webcam. Tenho obtido assim uma boa integração PC/Android. Hoje, mesmo que eu tivesse dinheiro sobrando, eu iria de PC e celular Android mais topo de linha.

Postado

Lembro de quando comprei meu iPhone 4 no final de 2011, paguei R$1000 em 10x na iPlace. Saudades daquela época...

Eu comprei um S24 há algumas semanas na intenção de dizer adeus a Apple. Aparelho sensacional, me adaptei de primeira. Foi basicamente instalar apps de banco, outros de produtividade, substituir a suíte do iCloud pelo Google e pronto. 2 dias com o aparelho, tinha tudo o que tenho no meu iPhone 13 Pro e ainda senti um leve ganho em câmeras, muito em design, e eu curti mais a tela do S24. Sem contar os ganhos "não previstos", mas interessantes: modo DEX, mais armazenamento, carregador mais rápido já incluso, USB-C, etc. Coisa que eu não procurava mas que vieram como um "plus".

Depois desses dois dias começou a dor de cabeça: um notebook para substituir meu bom e velho MacBook Pro 2015 8GB 128SSD. O escolhido foi um Dell Inspiron 5440. Design magnífico! Tela boa, teclado excelente, construção e som premium, R$4,8k. 16GB DDR5, 512SSD, Core 7. Salto incrível de desempenho em relação ao MPB 2015.

Pois bem, primeiro dia de uso e começou a dor de cabeça:

- Samsung Notes simplesmente não logava na conta Samsung. Aparece a mensagem que "foi desenvolvido para notebooks Galaxy, pode não funcionar corretamente em outros dispositivos". Tudo bem, tem milhares de apps de notas, mas o Notas da Samsung é de longe o melhor "nativo" para um dispositivo Android depois do Notas da Apple. Queria usar ele. Ok. Resolvi dar uma chance a outro app.

- A opção de parear um dispositivo Android com o Windows funciona, mas, longe de se parecer com AirDrop. É horrível passar arquivos de um para o outro, funciona mais como um chat que você troca arquivos e tal, nada mais "automático". Como eu troco muito arquivos entre ambos, percebi que não é só questão de adaptação, mas impacta produtividade e uma burocracia desnecessária. Ok. Resolvi dar uma chance.

- O Windows registra o notebook na conta Microsoft e se torna possível localizar o dispositivo em caso de perda/roubo. Galera, eu sou da área da TI, trabalhei por anos no service desk de algumas empresas, já prestei muito suporte. Eu fiz de TUDO pra esse recurso funcionar e simplesmente não funcionou. O dispositivo ficava associado a minha conta, mas na hora de localizá-lo é como se não estivesse associado. Reinstalei Windows, percorri a internet atrás de uma solução, criei outra conta Microsoft, chequei TODAS as configurações possíveis, testei o note recém configurado sem nenhum tipo de alteração. Perdi 2 dias com isso, mais de 5 formatações tentando tudo do zero. Por fim, me dei por vencido. Pensei em também dizer Ok, aceitar isso e bola pra frente. Mas eu uso muito o note fora de casa, e por mais que não seja um sistema perfeito nem na Apple, é imprescindível para mim o localizador do dispositivo em caso de perda/roubo. Fora que ao espetar um pen drive no notebook e formatá-lo você simplesmente perde tudo e o dispositivo deixa de ser reconhecido na sua conta Microsoft, embora ainda esteja aparecendo lá. É bizarro.

Antes de desistir por completo eu terminei de configurar minhas coisas no Notebook, utilizar por uns dias, dar uma chance, mesmo com as coisas que não gostei, não me adaptei ou não consegui resolver. E a verdade é que pra alguém que precisa de produtividade, estar fora de casa, fácil integração entre smartphone e notebook e produtividade é um fator chave, eu digo: Android + Windows não é pra nós!

Devolvi o Galaxy S24 no último dos 7 dias de direito de arrependimento, com muita dor no coração, realmente curti o aparelho. E o mesmo fiz com o Dell. Optei por um Mac Mini M4. Posso acessá-lo remotamente se precisar executar alguma atividade mais pesada que o meu MacBook já não aguenta. Se continuar funcionando tão bem esse fluxo, provavelmente substituirei o MacBook por um iPad Pro em alguns meses, desde que eu consiga reorganizar a agenda para executar a maior parte das tarefas de código somente no final do dia quando estiver em casa na frente do monitor.

Infelizmente não dá pra dizer adeus a Apple tão facilmente. O valor não está no produto em si, mas na experiência de uso e na integração entre os dispositivos. Basta fazer uma conta simples e meu MacBook Pro 2015 ainda segue firme e forte, estado de novo, sem engasgos, somente não executando algumas tarefas de código por falta de atualizações do sistema. Um Mac Mini M4 sai mais barato que um PC Gamer Windows por conta da durabilidade e potência. Como eu não jogo, não sinto falta de uma máquina Windows.

Pensando em ter apenas um iPhone, é MUITO mais caro do que um Samsung S. É pra quem gosta ou tem grana sobrando e quer ter por ter. Mas pensando em quem precisa de ecossistema e utiliza profissionalmente como eu, a longo prazo sai muito mais barato estar no ecossistema da Apple. Certamente teria trocado 3x de notebook desde 2015 se utilizasse Windows e não teria uma integração perfeita. Não precisei trocar meu Mac nos últimos 10 anos e se fosse vendê-lo hoje conseguiria facilmente mandá-lo pra frente por R$2000.

Editado por SirB

• 4 semanas depois...
Postado
Em 13/02/2025 at 21:33, Roarr disse:

Há tempos eu tenho uma certa implicância com a Apple por 2 motivos principais: aspectos gerais do iOS (falta de correção de problemas antigos, falta de uma customização verdadeira, etc) e atenção dada pela empresa para Brasil (falta de uma política de preços ao menos inteligente, falta de disponibilização de recursos, etc). Só que, desde o lançamento do Apple Silicon, eu não consegui deixar mais a Apple, era outro mundo de estabilidade, autonomia, aquecimento. Algo que se mostrava totalmente inalcançável no concorrente.

Por outro lado, nunca me fechei para o resto do mundo e os lançamentos da Samsung e atenção dada ao Brasil sempre me chamavam atenção, mas eu ignorava em nome da integração.

Recentemente eu vi uma promoção do Book4 Edge de 15.6"; resolvi apostar minha última ficha, e descobri um novo mundo! Quase um Mac rss. Sem aquecimento, sem ruído, sem travamentos, extremamente fluido e com autonomia espetacular. Pra fechar o pacote, descobri que ainda dá pra jogar nele, rodei RE2 e Rise of Tomb Raider tão bem quanto no Mac. De quebra, veio no pacote o S25 Ultra pela metade do preço de um 16 Pro Max e com muitas vantagens pro meu uso.

Ok, ainda é cedo pra dizer, estou com apenas 6 dias de uso do novo setup (3 no caso do S25U), Mas mantendo o que tenho tido até agora, posso dizer que a Apple vai ter que me dar um bom motivo pra pensar em retornar.

Legal cara. Felicidades pra vocês!

• 5 semanas depois...
Postado

o bom filho sempre volta pra casa. logo logo ele volta rsrsrs. Boa sorte

• 1 mês depois...
Postado

Eu estou meio que decepcionado com a Apple atual.
Não é mais a mesma dos tempos do Steve Jobs.
Era apaixonado por ela, troquei todos meus computadores e da família pelos modelos da Apple há mais ou menos 23 anos atrás.
Cheguei até a comprar um MacPro ("lata de lixo") para meu uso (não profissional).
Depois, os custos dos produtos foram para as estrelas, mas me mantive fiel.
O iPhone que me fez entrar nesse mundo, ainda me mantenho fiel.
Na época da pandemia me vi forçado a utilizar o Windows para trabalhar em Processos (PJe).
É impossível usar com o mínimo de conforto certificação digital num Mac no Brasil.
Daí precisa instalar parallels e Windows no Mac e ir quebrando o galho !!!!
Virou um tormento com a Apple.
Mas, já estava insatisfeito, pois a cada troca de MACOS os periféricos, mesmo bem novos e que durariam anos iam para o espaço por falta e incompatibilidade de drivers para seu funcionamento.
Era simplesmente jogar um bom equipamento no lixo para comprar outro compatível.
E, no Brasil, a falta de compatíveis todos sabemos como é.
Daí passei a usar um computador com Windows novamente e notei como o sistema progrediu ao passo que a Apple me perdoem, mas posso dizer porque sou um fanático decepcionado por seus produtos, me desapontou.
O Windows está muito, mas muito bom mesmo, como o sistema da Apple nos velhos tempos.
Comprei um tablet da Samsung Ultra, pois não tive coragem de trocar meu cambaleado iPad que comprei num dos lançamentos da Apple em NY e passei a noite na fila para adquirí-lo pelo preço de um carro e estou bem feliz com ele.
Em dezembro comprei um macmini M4 Pro, sonhando com os bons tempos da Apple.
Mas, nada mudou na certificação digital e periféricos.
Com o Tahoe scanners novinhos e em linha da Brother que adoro deixaram de ser compatíveis.
Todos os mesmos problemas persistem e o preço exorbitante.
Vai ficar encostado o MacMini para usar o photos apenas.
O que me segura ainda na Apple é o iPhone, AppleWatch, o app Photos, as AirTags e o app Buscar para monitorar a localização de todos.
Mas, logo vou ter de me render a outra marca que me ofereça o que esses gadgets ainda me conquistam.
Nos computadores e tablets a Apple já perdeu esse seu fã fiel.
Morro de vontade de experimentar um celular top de linha da Samsug.
E meu macbook air M1 da Apple, dei para minha filha e comprei um Dell XPS onde coloquei um ssd de 4t e não me deixa com saudade nenhuma de meu macbook.
Gostaria que tudo fosse diferente, como era antes.
Mas acredito que a Apple perdeu sua magia e devemos nos abrir a novos horizontes, que nos tragam conforto, prazer e economia.
Infelizmente é essa minha visão atual.

Editado por Carlos_Alberto
correção de grafia

Postado
Em 04/01/2026 at 13:38, Carlos_Alberto disse:

Eu estou meio que decepcionado com a Apple atual.
Não é mais a mesma dos tempos do Steve Jobs.
Era apaixonado por ela, troquei todos meus computadores e da família pelos modelos da Apple há mais ou menos 23 anos atrás.
Cheguei até a comprar um MacPro ("lata de lixo") para meu uso (não profissional).
Depois, os custos dos produtos foram para as estrelas, mas me mantive fiel.
O iPhone que me fez entrar nesse mundo, ainda me mantenho fiel.
Na época da pandemia me vi forçado a utilizar o Windows para trabalhar em Processos (PJe).
É impossível usar com o mínimo de conforto certificação digital num Mac no Brasil.
Daí precisa instalar parallels e Windows no Mac e ir quebrando o galho !!!!
Virou um tormento com a Apple.
Mas, já estava insatisfeito, pois a cada troca de MACOS os periféricos, mesmo bem novos e que durariam anos iam para o espaço por falta e incompatibilidade de drivers para seu funcionamento.
Era simplesmente jogar um bom equipamento no lixo para comprar outro compatível.
E, no Brasil, a falta de compatíveis todos sabemos como é.
Daí passei a usar um computador com Windows novamente e notei como o sistema progrediu ao passo que a Apple me perdoem, mas posso dizer porque sou um fanático decepcionado por seus produtos, me desapontou.
O Windows está muito, mas muito bom mesmo, como o sistema da Apple nos velhos tempos.
Comprei um tablet da Samsung Ultra, pois não tive coragem de trocar meu cambaleado iPad que comprei num dos lançamentos da Apple em NY e passei a noite na fila para adquirí-lo pelo preço de um carro e estou bem feliz com ele.
Em dezembro comprei um macmini M4 Pro, sonhando com os bons tempos da Apple.
Mas, nada mudou na certificação digital e periféricos.
Com o Tahoe scanners novinhos e em linha da Brother que adoro deixaram de ser compatíveis.
Todos os mesmos problemas persistem e o preço exorbitante.
Vai ficar encostado o MacMini para usar o photos apenas.
O que me segura ainda na Apple é o iPhone, AppleWatch, o app Photos, as AirTags e o app Buscar para monitorar a localização de todos.
Mas, logo vou ter de me render a outra marca que me ofereça o que esses gadgets ainda me conquistam.
Nos computadores e tablets a Apple já perdeu esse seu fã fiel.
Morro de vontade de experimentar um celular top de linha da Samsug.
E meu macbook air M1 da Apple, dei para minha filha e comprei um Dell XPS onde coloquei um ssd de 4t e não me deixa com saudade nenhuma de meu macbook.
Gostaria que tudo fosse diferente, como era antes.
Mas acredito que a Apple perdeu sua magia e devemos nos abrir a novos horizontes, que nos tragam conforto, prazer e economia.
Infelizmente é essa minha visão atual.

Como vc faz com o aplicativo NOTAS do iPhone para quando precisa usar no Windows?

Tenho que usar Windows no trabalho e é o que mais me incomoda pq a versão WEB do iCloud é horrível demais.

Postado
4 horas atrás, alvaro81886 disse:

StandardNotes da Proton é uma boa pedida pra usar em multiplataforma.

Tem o OneNote da Microsoft que roda no Windows, Android e Apple (todos os OS) e é gratuito 

Postado
Em 11/01/2026 at 13:19, Algus Helm disse:

Tem o OneNote da Microsoft que roda no Windows, Android e Apple (todos os OS) e é gratuito 

Boa dica. To sem coragem é de ver uma forma de migrar todas as notas de uma vez. Da última vez que vi parece que a dona Apple deixava migrar uma por uma só.

Postado

Olá,
Com o passar do tempo eu tenho valorizado muito a integração entre todos os meus aparelhos, bem como a segurança de meus dados (quase três décadas de utilização de computadores, utilizo desde o lançamento do TK85 com fita de gravador de som - https://museucapixaba.com.br/hoje/microcomputador-microdigital-tk-85-de-1983/ ).
Daí na pandemia, preso em casa, comprei um NAS da Synology, atualmente o meu principal é o DS 923+, que é muito simples de utilizar para fazer backup de meus arquivos pessoais e das fotografias de uma vida digital desde que minhas filhas eram pequenas.
Esses dados não podem ser perdidos.
Também, não sou fã de ter meus dados em uma empresa locadora de espaço porque num problema acabo sem nada e virarei prisioneiro dessa empresa.
Então adquiri minha própria núvem "segura" quanto possível para ter tudo.
Mas, com o NAS, a Synology fornece gratuitamente uma gama imensa de ótimos programas que funcionam em todas as plataformas e se sincronizam entre si, tudo através de meu NAS.
Daí a Synology da qual sou tão fã quanto da Apple, me abriu horizontes que nunca havia imaginado.
Então tenho o equivalente ao Notas e todos os demais programas úteis do MAC pelo notas da Synology em meu PC e Notebook Windows, no meu Mac, iPhone e no meu Tablet Samsung.
Tudo funciona maravilhosamente bem e supre todas as minhas necessidades com muita estabilidade e segurança, pois coloquei quatro discos de 13 tb nele em dois conjuntos, um espelhando o outro e o segundo conjunto como backup do primeiro.
Assim com praticamente 4 cópias de tudo que tenho, acho que tenho a melhor segurança e controle de minha vida digital que poderia ter.
Isso sem falar que tem aplicativos para tudo, backups de todos os sistemas, sincronização.
É um mundo à parte que me permitiu ficar à vontade em qualquer plataforma.
Também utilizo o app ResilioSync (não SYNOLOGY, para uma sincronia à parte de meus computadores, via NAS) que assino para sincronizar todas as plataformas que utilizo de forma muito simples.
Depois que aprendi a lidar e configurar tudo, é abrir um computador ou tablet ou acessar o NAS de qualquer lugar para ter acesso a tudo que tenho.
Gosto muito e me traz liberdade dos sistemas dominantes do mercado.
Abração.

Postado
Em 10/01/2026 at 17:15, MNardelli disse:

Como vc faz com o aplicativo NOTAS do iPhone para quando precisa usar no Windows?

Tenho que usar Windows no trabalho e é o que mais me incomoda pq a versão WEB do iCloud é horrível demais.

Te respondi acima.
Mas, vi outra mensagem sua abaixo.
Esses aplicativos um dia viram uma gaveta da bagunça, quando abraçamos uma solução que funciona em tudo além de nos libertar, permite começar de novo fazendo uma faxina e preservando o que tínhamos.
E melhor com a experiência de quem já sabe se manter organizado (ou pelo menos um pouco).
Dá uma olhada na Synology, 
Tem modelos de NAS ótimos para todas as necessidades e são super confiáveis e estáveis.
Ou de outras marcas, mas me encantei por ela porque foco muito na simplicidade de sua utilização, na minha idade não sou mais adepto de perder dias de vida em configurações fantásticas que tiram todo o prazer da utilização.
Prefiro partir para outra, como fiz com o uso do certificado digital para sistemas judiciais no MAC.
Praaticamente inviável!
A utilização da Apple é para ter prazer em utilizar o computador e não só dar dor de cabeça porque estamos buscando uma utilização que para isso é impossível nele.
Abração.

Postado
Em 06/03/2025 at 09:42, BoSauro disse:

Já tentei a troca (Apple por Samsung) um tempo atrás. Embora tenha me atendido até que "bem", é mais um "bem" de "ok, funciona", mas, passa longe de parecer uma integração. Drive ou pastas em rede funcionam muito melhor pra mim. Inclusive falando de integração de apps e tal, o notas da Samsung, galeria, e alguns apps chave do dia a dia não chegam nem perto da qualidade oferecida pela Apple. Digo qualidade me referindo a integração, ao salvamento das coisas, a forma como tudo flui em aparecer em um e em outro de forma organizada e simplesmente natural. Falando de funcionalidades, o notas da Samsung está mil anos a frente do notas da Apple.

Mas, né, tempo passou e voltei pra Apple. De novo aquela angústia: muito bom, mas, caro. Interface igual num iPhone 11 e num iPhone 16. Em ambos desempenho e câmeras satisfatórias. Quero um 16, mas, não acho que vale o investimento. Gosto do 11, mas, não quero ficar com algo que já cansei de usar. Sem grandes novidades ou redesenho em questão de software. A real é que passei muito tempo usando Apple, e, nos últimos anos eu tenho dado preferência a conhecer lugares e coisas novas, me libertar um pouco do caos do dia a dia e levar uma vida mais confortável, tranquila e divertida. Isso acabou refletindo no smartphone que eu uso. Cansado do "mesmo".

Como a troca pra Samsung não foi satisfatória como eu gostaria, resolvi dar uma chance para Motorola. Posso dizer que está sendo uma experiência muito interessante desde que peguei o aparelho. O SmartConnect da Motorola é nota 100 comparado a qualquer outro sistema de integração que eu tenha visto. Claro que na Apple impressiona mais, mas, você precisa de um iPhone e um Mac. Eu posso usar o SC com qualquer notebook Windows e funciona MUITO bem. E isso por 20% do valor de se manter no eco da Apple.

Não é só a questão de valores, mas, a interface nova da Motorola é realmente muito limpa e fluída. Os Pixel sempre me agradaram, e, a Motorola foi muito feliz em trazer essa experiência para os aparelhos da marca. Toda a configuração, integração, interface, desempenho, o conjunto como um todo está muito redondo e bem construído. Obviamente fica devendo um pouco em câmeras e acabamento, mas, está muito próximo do que considero o ideal. Samsung por exemplo constrói aparelhos MUITO melhores, mas, estou curtindo a experiência com a Motorola porque tudo funciona muito bem, desempenho ideal para o meu dia, carregamento rápido, câmeras muito OK, tela maravilhosa, até a serigrafia, as fontes, cores, interface. Enfim. Eu curti muito. Tinha preconceito com a marca, mas, a Motorola tá mandando muito bem, e, pela primeira vez em anos eu consegui substituir o ecossistema da Apple completamente, sem necessidade de fazer milhares de configurações como com os aparelhos da Samsung. É tudo plug-and-play. Configura a conta Google, configura o SmartConnect e pronto. Fotos, drive, produtividade, tudo integrado. Câmera do celular como WebCam, envio de arquivos tão rápido e simples como AirDrop, tela do celular no PC, uso da rede 5G como Wi-Fi no PC de forma instantânea, e por aí vai.

Qual aparelho da Motorola você pegou? Gostaria de saber se ainda está com ele até hoje.

Abraços

Postado

Estamos em 2026 e qual é o cenário atual? Ainda permanece firme e forte ou retornou a Apple?

• 3 meses depois...
Postado

Saí de um MacBook Pro M1 Pro 14' + iPhone 15 Pro para Dell Latitude 5420 + S25 FE. Fazem 5 meses.

Para os próximos meses cogitando um S26 Plus (ou Ultra, dependendo do preço) + Dell XPS que pretendo comprar em viagem ao exterior.

Antigamente nessas viagens a ansiedade era uma Apple Store ou Shopping China (Paraguai) para comprar iPhone mais barato. Depois que troquei para Samsung + Windows e despendi 2h para configurar o Windows e deixá-lo do meu agrado, parece estar se tornando um caminho sem volta.

Estou curtindo bastante. No meu uso ferramentas de programação (IntelliJ, DataGrip, VSCode, Postman, Docker) e criativo (DaVinci Resolve, suíte Adobe). Firefox com recurso de continuidade entre smartphone e notebook e notion para anotações, planilhas, agenda.

No início peguei o S25 FE e o Dell porque não tinha certeza se me adaptaria. No segundo dia com os aparelhos coloquei o iPhone e o Mac a venda e nunca mais olhei para trás. Isso depois de mais de 5 anos anos 100% integrado ao ecossistema da Apple (Watch, AirPods, iPad, etc).

Não pretendo vender o iPad porque ele serve basicamente para vídeos durante viagens e leitura. Desnecessário trocar só pra fazer parte do novo ecossistema. E sobre o fone de ouvido, não parei para pesquisar um que se adaptasse bem ao novo ecossistema. No meu uso, nunca fez diferença a troca rápida entre dispositivos porque sempre usei o dia todo com o Mac durante o trabalho e raramente com o iPhone. Também estava na ideia de adquirir um Sony Over Ear e ver qual é já tem um bom tempo. Talvez faça isso.

Como citei em outro post, a troca foi motivada não pelo custo em si, até porque normalmente eu compro os aparelhos fora, então o preço é sempre mais baixo e quando eu os vendo, a perda é pequena. Há alguns anos achava que 9k num Mac e 6k num iPhone compensavam, e que era um valor muito bem pago. Sem dúvidas foi e me serviram muito bem. Hoje as prioridades mudaram, eu prefiro ficar mais tempo com um dispositivo e usar meu dinheiro para viajar mais. Já não faz tanta diferença os dispositivos que uso, desde que: sejam de qualidade e minhas ferramentas de trabalho funcionem sem travamentos. Também faço questão de que as câmeras sejam de ótima qualidade.

Sugestão para quem estiver motivado a fazer a troca: não compre películas e capinhas para Samsung no camelão. Vão te dizer que só vai funcionar bem com Hidrogel (e nesses lugares o Hidrogel é de péssima qualidade) e deixa a tela com aparência horrível, cheio de marcas de dedo em ambientes úmidos e no inverno. Compre uma capinha de boa qualidade, que passe a sensação premium coerente com o nível do aparelho que você está comprando. E invista em uma boa película (hprime vidro temperado, tem repelência a oleosidade das mãos e é 100% transparente, sem atrapalhar biometria do aparelho por R$35 na Amazon). Ou uma Spigen (mais de R$100, pra quem quer gastar).

Falo por experiência: saí da loja com o aparelho e comprei uma capinha transparente que amarelou em 1 semana + película hidrogel. Você paga mais de R$2 mil num aparelho pra sentir que a tela não tem a qualidade e o brilho esperados ou a capinha com aquele aspecto "pobre". Troquei a capinha por uma Crystal Case da GoCase (R$50) + HPrime vidro temperado (R$35). É outra experiência.

Editado por TheManWhoSoldTheWorld

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.