Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPad Pro 12.9" e iPadOS - Divagações


Posts Recomendados

Sempre fui usuário (e fã) do iPad. Desde os primeiros modelos, os pequenos e poderosos tablets de Cupertino sempre me acompanharam para todos os lugares, seja para trabalho ou diversão.
Ando com um ultrabook Dell, pois preciso do Windows e mais algumas ferramentas a mão, mas o iPad me resolve 90% de tudo que preciso on-line. E agora com o barateamento de VPS's e com apps cada vez mais poderosos, essa necessidade do notebook já não é tão grande e então costumo sair somente com meu iPad na pasta!
Quando a Apple lançou o primeiro iPad Pro de 12.9" fiquei louco para adquiri-lo. Essa ansiedade foi por água abaixo quando visitei uma loja e fiquei "manuseando" o  poderoso "tabletão"! Confesso que fiquei com um medo muito grande de deixar aquele cara cair no chão, dado o seu tamanho em relação ao de 10.9". E isso me fez ficar longe dos modelos de 12.9". Sempre optei pelos modelos  Pro de 11" justamente pela versatilidade de usá-lo nas mãos. Lembra quando Jobs apresentou o iPad? No palco da keynote havia um belo sofá do papai, que foi usado magistralmente para mostrar como é prazeroso usar um iPad sentando em um confortável sofá, ou na cama, ou mesmo em um longo voo.
E assim fui levando a vida, até que chegou o momento de trocar de tablet e pensei: geralmente uso o iPad como um notebook (junto a um Magic Keyboard) e, quando estou em casa ou escritório, coloco numa base e uso plugado a um monitor, com teclado e mouse. Usar como um "tablet" mesmo, muito pouco. Tomei coragem e adquiri recentemente um iPad Pro 12.9" com o novíssimo M2. 😁
Bom, não preciso dizer que o cara é absurdamente excelente para fazer de tudo. A tela em si é uma obra de arte e Cupertino merece todos os louros que pudermos colher nas férteis terras do Nilo. Pois bem, junta-se a belíssima tela, com o poderoso M2, Wi-Fi 6, 5G e mais um penca de recursos matadores e poderosos app's, e então temos uma absurda ferramenta em mãos.
Porém, eu acho que a Cupertino não aproveita tudo que o iPad de 12.9" pode oferecer. Como temos uma tela maior, o iPadOS podia muito bem otimizar melhor isso. No entanto, o que acontece é que o mesmo limita-se a "aumentar" tudo, mas mantendo a mesma proporção. Achei certo o que fizeram, de separar os SO's do iPhone e do iPad, pois são devices diferentes, mesmo tendo apps híbridos, que trabalham bem em ambas as plataformas. Mas no tablet se tem mais "espaço" na tela e até mais poder de processamento. Alguns desenvolvedores já fazem uso disso, mas ainda não tem aquela cereja do bolo do fabricante. Alguns app's, como o Logic Pro e mesmo o Final Cut ficaram ótimos. Foram otimizados e o uso deles no modelo de 12.9" é top, mas falta o resto. Falta otimizar o Safari, o próprio app Arquivos (tudo bem que existem gerenciadores bem melhores, mas nada como o nativão, né?), dentre outros!
Tirando isso, do resto é só alegria ... 

Obs.: A galera aí que possui iPads, tanto os de 10.9, 11 e mesmo os de 12.9 poderiam comentar suas impressões sobre e até fornecer dicas. Vamos movimentar esse tópico para que outras pessoas que pretendem comprar um iPad possam mensurar melhor os modelos e escolher o que mais se adequa as suas necessidades e bolso, é claro!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha esposa possui um iPad 9 e supre demais as necessidades básicas para que ela utiliza, mas sou meio rustico ainda nesse quesito de andar com um trambolho com monitor grande rs, ou é notebook ou é celular, confesso que as vezes para assistir alguma coisa uso o ipad da mulher, masssssssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei algumas vezes e não consegui substituir o Mac com o iPad, pelo menos no meu uso. Ainda que em muitas situações ele seja suficiente, seria impossível deixar de ter um Mac/PC e ter os dois pra mim ainda é complicado do ponto de vista financeiro.

Ainda sobre dinheiro, um iPad Pro de 12" com 256Gb + teclado dá quase o preço de 2 Air M1. Aí, pra mim, que não preciso daquilo que só o iPad oferece com exclusividade, fica difícil justificar o investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GeekSauro disse:

Eu tentei algumas vezes e não consegui substituir o Mac com o iPad, pelo menos no meu uso. Ainda que em muitas situações ele seja suficiente, seria impossível deixar de ter um Mac/PC e ter os dois pra mim ainda é complicado do ponto de vista financeiro.

Ainda sobre dinheiro, um iPad Pro de 12" com 256Gb + teclado dá quase o preço de 2 Air M1. Aí, pra mim, que não preciso daquilo que só o iPad oferece com exclusividade, fica difícil justificar o investimento.

De fato, o iPad inda não consegue substituir um notebook para muitas tarefas. Mas a cada versão do iPadOS, Cupertino consegue diminuir muito essa distância. Os próprios desenvolvedores sabem que a tendência será essa, o usuário optar por 1 device para ser sua ferramenta de trabalho, diversão, etc...
Como eu disse, ando com um Dell XPS, pois sou desenvolvedor e preciso ter algumas ferramentas em mãos, principalmente ferramentas de desenvolvimento e manutenção de banco de dados. Do resto, o iPad me resolve!
E sim, o preço dos iPads Pro no Brasil costumam assustar mesmo, mas quem te um tal de @Marcelo Elias como amigo consegue resolver isso de boas, não é mesmo?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, eu já acho que o ipad pro faz muito pouco sentido (p/ um público geral)....

o ipad originalmente foi um dispositivo de consumo de conteúdo, basicamente tão simples qto usar um iphone. Preenchia o espaço deixado pela tela pequena do iphone e, na outra ponta distante, um computador (bem mais complexo).

o ipad pro tenta entrar na seara de atividades mais complexas e profissionais (ou seja, indo na direção do que o mac é hoje dentro da Apple). Acho altamente duvidoso que touch seja um método adequado p/ essas atividades (tanto que já lançaram caneta, "trackpad", enfiaram uma bolinha como seta de mouse no sistema etc..), mas então p/ que isso se vc já tem o macOS? o máximo que o ipad pro poderia chegar p/ ser tão bom profissionalmente (p/ um público geral) já existe e se chama macOS. É meio como querer reinventar a roda.

Outro ponto, o ipadOS é péssimo p/ multitarefa (nem se compara ao macOS e cada vez que a Apple tenta escapar do paradigma "livre gerenciamento de janelas", acho que fica mais confuso ainda). Nessa parte, novamente, o caminho seria ele se tornar o.... macOS (que já existe, já tem o método de interação adequado etc..). 

Então eu não vejo sentido algum em levar o ipad p/ esse caminho (de se tornar um macOS, um dispositivo "pro") e se ele quer ser realmente "pro",  esse seria o caminho - tornar-se um mac (o q é redundante p/ mim). Com o Apple silicon a coisa ficou pior ainda pq antes os macbooks esquentavam, eram beberrões (processadores intel) enquanto o ipad pro era silencioso, esquentava menos, bateria muito superior. Agora nem isso de vantagem existe. 

isso não significa que alguém não possa preferir um ipad pro a um mac p/ suas atividades (mais simples) de trabalho do dia a dia, como ler/responder emails, mandar documentos simples etc.. mas p/ isso não precisa de um "ipad pro" (ou qq dispositivo pro)... o ipad normal, até o iphone serviriam igualmente.  

o próprio ipad pro, poderia existir em um espaço mais coerente sendo, sei lá, um "ipad max", "ipad ultra" e continuar a ser vendido como um device voltado mais p/ consumo mesmo (ainda mais dada a sua tela mini-led de 12,9 polegadas), sem essa pegada de se tornar um device "pro", querendo ter um multitarefa de mac, suporte a acessórios de mac etc..etc.. p/ mim isso não faz sentido algum.... mas, quem sou eu. A Apple é quem ganha milhões vendendo essas coisas, não eu...😬 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico.

Sou fã de iPad também. Tive o primeiro e tive o iPad 2. Guardo os dois com amor em uma gaveta só deles. 

Usava os iPads iniciais para consumir conteúdo, até porque eles só faziam isso. Com o passar dos anos, já que o uso seria apenas consumir conteúdo, e, dado os preços proibitivos da Apple no Brasil, passei a utilizar tablets da linha Galaxy da Samsung. 

Ano passado decidi voltar ao iPad por causa do Apple Silicon. Pensei, agora o iPad virou coisa séria.

 Edito muitos vídeos e na minha cabeça criei um sonho de modernidade e elegância, me imaginava editando vídeos no iPad usando o Davinci Resolve sentado em uma mesa da Starbucks em qualquer lugar do mundo. 

Comprei um iPad Pro M2 de 11 polegadas. Instalei o Davinci e... descobri que continuo preferindo editar vídeos no  desktop ou notebook. O sonho acabou. Ao menos o sonho do iPad como ferramenta de produtividade.

Para mim, o iPadOS possui algumas limitações irritantes se comparado ao MacOS. Eu penso que o iPad Pro fica no meio do caminho de um produto de consumo de conteúdo e um produto de produtividade. E não é perfeito em uma coisa nem em outra.

Logo, "apenas" para consumir conteúdo, o iPad mais barato possível será muito melhor do que o caro e superpotente iPad Pro.

Acredito que a Apple jamais vai colocar o MacOS no iPad ou criar um  Macbook touch, pois, um produto acabaria com o outro, e a Apple ganha bilhões vendendo iPads e Macbooks. 

Mas como consumidor, eu gostaria de ver um iPad com o MacOS full, completo e sem restrições. Ai sim seria um aparelho para chamar de único e de produtivo. Até lá, iPad continua sendo (pra mim) uma tela para assistir vídeos e ler e-mails.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, alex godoy disse:

Ótimo tópico.

Sou fã de iPad também. Tive o primeiro e tive o iPad 2. Guardo os dois com amor em uma gaveta só deles. 

Usava os iPads iniciais para consumir conteúdo, até porque eles só faziam isso. Com o passar dos anos, já que o uso seria apenas consumir conteúdo, e, dado os preços proibitivos da Apple no Brasil, passei a utilizar tablets da linha Galaxy da Samsung. 

Ano passado decidi voltar ao iPad por causa do Apple Silicon. Pensei, agora o iPad virou coisa séria.

 Edito muitos vídeos e na minha cabeça criei um sonho de modernidade e elegância, me imaginava editando vídeos no iPad usando o Davinci Resolve sentado em uma mesa da Starbucks em qualquer lugar do mundo. 

Comprei um iPad Pro M2 de 11 polegadas. Instalei o Davinci e... descobri que continuo preferindo editar vídeos no  desktop ou notebook. O sonho acabou. Ao menos o sonho do iPad como ferramenta de produtividade.

Para mim, o iPadOS possui algumas limitações irritantes se comparado ao MacOS. Eu penso que o iPad Pro fica no meio do caminho de um produto de consumo de conteúdo e um produto de produtividade. E não é perfeito em uma coisa nem em outra.

Logo, "apenas" para consumir conteúdo, o iPad mais barato possível será muito melhor do que o caro e superpotente iPad Pro.

Acredito que a Apple jamais vai colocar o MacOS no iPad ou criar um  Macbook touch, pois, um produto acabaria com o outro, e a Apple ganha bilhões vendendo iPads e Macbooks. 

Mas como consumidor, eu gostaria de ver um iPad com o MacOS full, completo e sem restrições. Ai sim seria um aparelho para chamar de único e de produtivo. Até lá, iPad continua sendo (pra mim) uma tela para assistir vídeos e ler e-mails.

 

 

 

@alex godoy Concordo em número, gênero e grau contigo. No entanto, Cupertino precisa manter uma série de recursos bem distantes um do outro, mesmo porque cada produto tem seu público alvo bem definido. É certo que o iPad ainda não consegue (por enquanto) substituir 100% um Macbook. Como disse o @sirisy, o tablet ainda possui sérias limitações. 

Mas foi justamente por isso que comentei e que resolvi iniciar essa conversa. O iPad Pro é um dispositivo fantástico,  porém Cupertino ainda limita muito o usuário com o iPadOS. Veja o app Arquivos, por exemplo. Ele é muito, muito, muito ruim. Nem se compara ao poder e a liberdade que o Finder do MacOS ou mesmo o Windows Explorer do pessoal de Redmond permite ao usuário. No iPad não, tudo fica meio que "amarrado" e olha que nem estou falando da exclusividade da App Store! Eu acho que o iPad está sendo subestimado. É um produto poderosíssimo, bonito, portátil, com ótima bateria e o iPadOS freia o cara. É muito hardware para pouco software. Esse é o ponto chave. Eu imagino que no futuro a Apple pode estreitar bastante os apps do Mac e do iPad, visto que o processador de ambos são os mesmos. Bastaria um "Rosetta for iPad" está rodando no tablet para que apps do Mac possam ser "enganados" que estão rodando no MacOS e funcionem no iPad. Não foi assim a transição dos chips Intel para o Apple Silicon?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2023 at 20:11, Dellas_Capua disse:

Sempre fui usuário (e fã) do iPad. Desde os primeiros modelos, os pequenos e poderosos tablets de Cupertino sempre me acompanharam para todos os lugares, seja para trabalho ou diversão.
Ando com um ultrabook Dell, pois preciso do Windows e mais algumas ferramentas a mão, mas o iPad me resolve 90% de tudo que preciso on-line. E agora com o barateamento de VPS's e com apps cada vez mais poderosos, essa necessidade do notebook já não é tão grande e então costumo sair somente com meu iPad na pasta!
Quando a Apple lançou o primeiro iPad Pro de 12.9" fiquei louco para adquiri-lo. Essa ansiedade foi por água abaixo quando visitei uma loja e fiquei "manuseando" o  poderoso "tabletão"! Confesso que fiquei com um medo muito grande de deixar aquele cara cair no chão, dado o seu tamanho em relação ao de 10.9". E isso me fez ficar longe dos modelos de 12.9". Sempre optei pelos modelos  Pro de 11" justamente pela versatilidade de usá-lo nas mãos. Lembra quando Jobs apresentou o iPad? No palco da keynote havia um belo sofá do papai, que foi usado magistralmente para mostrar como é prazeroso usar um iPad sentando em um confortável sofá, ou na cama, ou mesmo em um longo voo.
E assim fui levando a vida, até que chegou o momento de trocar de tablet e pensei: geralmente uso o iPad como um notebook (junto a um Magic Keyboard) e, quando estou em casa ou escritório, coloco numa base e uso plugado a um monitor, com teclado e mouse. Usar como um "tablet" mesmo, muito pouco. Tomei coragem e adquiri recentemente um iPad Pro 12.9" com o novíssimo M2. 😁
Bom, não preciso dizer que o cara é absurdamente excelente para fazer de tudo. A tela em si é uma obra de arte e Cupertino merece todos os louros que pudermos colher nas férteis terras do Nilo. Pois bem, junta-se a belíssima tela, com o poderoso M2, Wi-Fi 6, 5G e mais um penca de recursos matadores e poderosos app's, e então temos uma absurda ferramenta em mãos.
Porém, eu acho que a Cupertino não aproveita tudo que o iPad de 12.9" pode oferecer. Como temos uma tela maior, o iPadOS podia muito bem otimizar melhor isso. No entanto, o que acontece é que o mesmo limita-se a "aumentar" tudo, mas mantendo a mesma proporção. Achei certo o que fizeram, de separar os SO's do iPhone e do iPad, pois são devices diferentes, mesmo tendo apps híbridos, que trabalham bem em ambas as plataformas. Mas no tablet se tem mais "espaço" na tela e até mais poder de processamento. Alguns desenvolvedores já fazem uso disso, mas ainda não tem aquela cereja do bolo do fabricante. Alguns app's, como o Logic Pro e mesmo o Final Cut ficaram ótimos. Foram otimizados e o uso deles no modelo de 12.9" é top, mas falta o resto. Falta otimizar o Safari, o próprio app Arquivos (tudo bem que existem gerenciadores bem melhores, mas nada como o nativão, né?), dentre outros!
Tirando isso, do resto é só alegria ... 

Obs.: A galera aí que possui iPads, tanto os de 10.9, 11 e mesmo os de 12.9 poderiam comentar suas impressões sobre e até fornecer dicas. Vamos movimentar esse tópico para que outras pessoas que pretendem comprar um iPad possam mensurar melhor os modelos e escolher o que mais se adequa as suas necessidades e bolso, é claro!
 

Boas reflexões. Posso colocar minha experiência.

Já faz mais de um ano que meu dispositivo principal é um IPad Pro M1 de 11 polegadas. Meu uso é muito de estudo (faço cursos de pós) Zoom, google meet, muita leitura e anotação em PDFs (uso pesadamente o OneNote e o Líquid Text), trabalho (pacote Office, mais pesadamente Excel,  powerpoint, Outlook e teams). Produzo muito texto (e-mails, e comunicação instantânea), eventualmente produzo apresentações (powerpoint) mas na maioria das vezes edito apresentações que recebo (mais ajustes).

Pessoalmente uso para ler muito, (sites, e livros).

Em casa o uso “Dockado” com State manager e monitor extendido em um Dell 4k com teclado e touchpad externos. Neste setup fica muito bom para poder realmente produzir textos mais longos, criar apresentações mais complexas (nestes casos muitas vezes preciso usado o Powerpoint online que tem algumas capacidades que o app nativo não tem). E o multi tarefa ajuda muito no meu flow de trabalho.

Algumas vezes uso o computador da minha esposa (Mac air m1) para imposto de renda (1x ao ano) alguns trabalhos com programação (ainda não temos um Xcode no ipad), impressão (minha impressora não suporta AirPrint) e análises mais complexas com o Excel (tabelas dinâmicas e macros).

Diria em quem 90% do tempo o iPad me atende muito bem, mas tem uma curva de aprendizagem e uma mudança no flow de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu sou entusiasta e defensor do iPad a uns bons anos. Desde o primeiro modelo de 2010, fui acompanhando a evolução e a partir de 2019 as coisas finalmente ganharam corpo para usar o iPad como ferramenta de produção.

Em 2019 eu fiz um mochilão de 4 meses no exterior e precisava continuar atendendo meus clientes remotamente ao longo da viagem. Carregar um MacBook Pro não era uma opção por causa do peso (quase 2kg incluindo acessórios).

Com lançamento eminente do iPadOs 13, minha aposta foi investir num setup com um iPad Pro 2017 (Pencil, teclado Keys to Go, pendrive iXpand). As ferramentas de trabalho eram a Suite Affinity (Designer e Photo) + LumaFusion e o resultado não poderia ter sido melhor.

Esse setup me acompanhou durante um bom tempo, inclusive no período em que fiquei morando num sítio durante a pandemia.

Com o lançamento dos Chips M1, resolvi me desfazer de tudo que tinha em casa e renovar meu setup de trabalho, foram embora o iPad Pro, Macbook 2010, iMac 2011 e Macbook Pro 2017 e com a grana investi num Mac Mini M1 + iPad Pro M1 - o desktop é minha estação de produção do dia a dia e o iPad quando preciso trabalhar remotamente. Os sistemas conversam super bem e a usabilidade dos apps é bem satisfatória. A suite Affinity no MacOs e no iPadOs é muito bem adaptada, não há uma curva de aprendizado muito longa. As melhorias no Safari permitiram que várias ferramentas online funcionem a contento, inclusive o famigerado imposto de renda. Usar o iPad com Stage Manager é muito bacana, pra mim, a melhor novidade nos últimos anos.

Há algumas pequenas coisas que sinto falta, mas nada que faça sentir falta do Mac Mini quando estou longe dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...