Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple Music vs Spotify


ferrari

Posts Recomendados

6 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Sim, confundi com ALAC, obrigado pela correção! Se puder, ouve um ALAC 192 numa caixa Bose e depois ouve um mp3, pra gente continuar a discutir! Abraços🤗 

Amigo, não tenho caixas da Bose. Aqui em meu "escritório" possuo um par de caixas monitores Genelec 8050B que são excelentes. Mas fiquei tranquilo, trabalho há 13 anos exclusivamente com áudio, sobretudo na área conhecida como processamento de sinais, então já realizei e/ou participei de inúmeros testes do gênero em ambiente controlado.

26 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

por isso é importante vc sentir a coisa e tirar sua conclusão, pois a experiência subjetiva é o mais importante em se ouvir música, e, isso nenhum artigo ou estudo não poderá te dar!

Amigo, entendo seu ponto. Cresci escutando música, estudando instrumentos, comparando equipamentos e sei o impacto emocional que os sons podem trazer, tanto que em um determinado momento fiz disso minha profissão. Porém, como diria o amigo MarcosFísica aqui do fórum, nunca abri mão de meu lado "cientista", de modo que possuía a necessidade de entender o funcionamento das coisas e, na medida do possível, colocá-las em prática. Quando novo, comparava teclados sintetizadores e me perguntava quais decisões de projeto afetavam o som, levando-me a ler livros-texto sobre síntese sonora, ou ainda como funcionava uma compressão perceptual, levando-me a implementar meu próprio decodificador de MP3.

Quando cheguei na faculdade, já com algum conhecimento na bagagem, tudo passou a fazer mais sentido. As coisas no mundo são, ou deveriam ser, sempre baseadas em pesquisas, com método, pois sabemos há séculos que intuição e sentidos não são as coisas mais precisas do mundo, além de que a sistematização e modelagem do conhecimento nos permitem entender conceitos que simplesmente são difíceis de compreender de outro modo. 

O mais interessante quando falamos de áudio é que contra-sensos são amplamente aceitos. Veja, você nunca entraria em um edifício, ao qual o engenheiro lhe explica que ele é o mais seguro, e diria que sente que o edifício ao lado é mais seguro. Ao mesmo tempo, se alguém lhe disser que consegue ver comprimentos de onda no ultravioleta com um determinado monitor, você provavelmente também não irá acreditar. Por qual motivo então aceitamos que uma pessoa diga que percebe diferenças entre a versão 24/192 e a 16/44.1 de um mesmo áudio, ou seja, excluindo quaisquer diferenças como volume, masterização, etc. como aceitável? Especialmente quando temos arcabouço tanto matemático, do ponto de vista de sinais, quanto biológico, do ponto de visto do sistema auditivo, para contrapor? 

A resposta, em minha opinião, está em uma mistura dessa autossugestão/emocional com o feliz (ou infeliz) fato de que a pessoa média não é nem um engenheiro, nem matemático, e nem estatístico, mas consegue pegar dois arquivos e conduzir um "teste", ainda que nada científico, e usar sua intuição para inferir as "causas". No caso do prédio, ninguém consegue fazer um "teste", seja tão anticientífico quanto for.

Finalizando, porque novamente não consegui fugir de minhas respostas prolixas, em momento algum eu afirmei que é impossível distinguir um áudio compactado de um não compactado. Ora, conhecendo o funcionamento do codec, por exemplo o MP3, eu posso selecionar uma amostra de áudio que será extremamente difícil de ser codificada por ele, colocando uma taxa de dados insuficiente, depois vir em meu quieto escritório, me sentar e buscar especificamente pelos artefatos que eu sei que ele pode introduzir, encontrando-os. No entanto, isso não é o mesmo que dizer que tal coisa é fácil/aparente, ou que irá ocorrer em qualquer cenário com qualquer áudio. Não se trata de querer viver no passado e forçar o uso do MP3. Hoje, armazenamento é barato e processamento também, mas isso não me faz ser leviano e dizer que áudio compactado é obrigatoriamente distinguível, que um arquivo MP3 não tem a mesma "vivacidade" e "realismo" de um sem perdas, ou ainda que é possível verificar a diferença em um veículo, que independentemente de quão caro seja seu equipamento, é um ambiente acusticamente hostil em ordens de magnitude muito superiores ao mínimo pré-ecoo ou ruído que um arquivo bem compactado possa adicionar. Essas afirmações não condizem com todo o corpo de dados científicos que temos.

PS: Gosto é uma coisa individual, não existe estudo que diga qual TV uma pessoa vá preferir, embora com estatística possamos chegar tão próximo disso quanto possível, mas existem estudos que determinam o poder de resolução do olho humano e, consequentemente, a partir de qual ponto aumentar a resolução de uma TV não trará benefícios. 

PS 2: Esse comparativo das resoluções de imagens me relembrou meus tempos de mestrado. Quando estudávamos diferentes técnicas de reconstrução de sinais, um colega fez exatamente a mesma analogia, questionando o motivo de empregarmos técnicas diferentes para áudio e para imagens. Após uma explicação aprofundada do professor, ele conclui com: "Para nossa sorte, nossa audição é muito menos precisa que a visão, e caso não fosse a vida seria uma merda!". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que vão me criticar, mas eu peso assim: Não tem como e nem pq eu comprar um carro da Chevrolet e colocar um motor da Volkswagen... pq então eu vou pegar um sistema que foi projetado casadinho e ajustadinho e colocar um APP que cumpre a mesma função de outro nativo?

Eu entendo perfeitamente que podemos instalar APP para cumprir funções que não existem nativamente no SO, mas instalar APP terceiro para fazer a mesma coisa que nativo... NÃO FAÇO e NÃO CONCORDO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Parei por aqui, não ofendi ninguém, se tem ironia e preconceito está em sua cabeça, estou usando da máxima cortesia desde o início, principalmente me  recusando a discutir coisas técnicas pra evitar esse tipo de injúria, pois já vi no que ia dar!

Fórum todo mundo tem direito as mais diversas opiniões, decidi até dizer que vc está certo pra sair dessa dessa discussão que vc criou, tentando 'usar cálculo diferencial integral pra dizer que seu gosto está certo e o meu está errado', isso não vai acontecer, não comigo! 

Você se absteve de rebater argumentos só porque pessoas aqui gostam de determinado serviço de música. Isso é preconceito.
Depois, assumiu escrever o oposto do que se acredita, isso é a definição de ironia. 
 

Por fim: o tópico era sobre algoritmo. Quem trouxe a discussão sobre qualidade de áudio foi você, não eu.

2 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

Não tem como e nem pq eu comprar um carro da Chevrolet e colocar um motor da Volkswagen...

Pô mano, mas você usa Hackintosh 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ferrari disse:

Pô mano, mas você usa Hackintosh 🤣

Ora, comprei peça por peça, componente por componente e montei meu Desktop... escolhi o sistema que poderia ser Windows, Linux ou... macOS

Se eu utilizasse Windows (como faço no trabalho) utilizaria Edge e não Chrome ou Firefox, por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Amigos disse:

Amigo, entendo seu ponto. Cresci escutando música, estudando instrumentos, comparando equipamentos e sei o impacto emocional que os sons podem trazer, tanto que em um determinado momento fiz disso minha profissão.

Que bom que temos um ponto em comum. Abraços

41 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

Se eu utilizasse Windows (como faço no trabalho) utilizaria Edge e não Chrome ou Firefox, por exemplo...

Penso da mesma forma! A tendência é daquilo funcionar melhor afinal foi criado para aquele sistema! Tendência até de oferecer maior segurança durante o uso!

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usei Spotify por uns 6 esses e depois fui usar o Apple Music. me agradei mas com o Apple Music pelo fato de usar iPhone, Macbook, Mac Mini e Apple TV o eco sistema da apple funciona super bem por esse motivo hoje pode falar que pra mim que tenho acesso a vários gates da apple e a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Breno varejao pontes disse:

usei Spotify por uns 6 esses e depois fui usar o Apple Music. me agradei mas com o Apple Music pelo fato de usar iPhone, Macbook, Mac Mini e Apple TV o eco sistema da apple funciona super bem por esse motivo hoje pode falar que pra mim que tenho acesso a vários gates da apple e a melhor opção.

Penso mesmo e optei pelo Apple Music pela qualidade melhora também; até tentei todos os streaming, mas parei no Apple Music pelas conveniências! Depois que um tempo que vc está criando playlists, curtindo e descurtindo, as sugestões ficam melhores que nos demais streaming, ou seja, parece que o algoritmo da Apple melhorou muito, além das listas criadas por curadoria etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o Apple Music pelo Apple One e ainda assim prefiro assinar o Spotify, não sei se é o tempo utilizando que já me acostumei, mas acho tudo muito mais prático , ele funciona em todas as plataformas (Mac, Windows, Ubuntu) e controla em outros dispositivos de forma facil pelo celular, as sugestões fazem sentido pra mim, enfim pode ser pouco tempo de uso do Apple Music!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 09/04/2023 at 15:21, Pablo M Camacho disse:

Tenho o Apple Music pelo Apple One e ainda assim prefiro assinar o Spotify, não sei se é o tempo utilizando que já me acostumei, mas acho tudo muito mais prático , ele funciona em todas as plataformas (Mac, Windows, Ubuntu) e controla em outros dispositivos de forma facil pelo celular, as sugestões fazem sentido pra mim, enfim pode ser pouco tempo de uso do Apple Music!

 

Usei o Spotify por alguns meses. O algoritmo é, de fato, muito melhor para aquilo que eu espero: ser apresentado a músicas que eu não tenho na biblioteca mas gostaria de ter.

Além disso, pode-se conversar muito mais facilmente com as pessoas ao nosso redor, compartilhando musicas, playlists etc. Foi muito ruim ficar ilhado no Apple Music. Foi desmembrar o Apple One e compartilhar a assinatura do Spotify com alguém. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Usei o Spotify e o Apple Music e prefiro o Apple Music, principalmente pela melhor qualidade de som. E me recomendará automaticamente álbuns de alguns gêneros de artistas, o que me deixa muito satisfeito. Agora baixei todas as minhas playlists para o meu MP3 e posso ouvir músicas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apple Music com hi-fi p ouvir no AirPods Pro? Ai, gente… Olha, o hi-fi não é motivo relevante para deixar o Spotify, tendo em vista que sequer uso equipamento para que eu possa usufruir da qualidade toda, de modo a conseguir sentir a diferença. Ouso dizer que se eu ainda tivesse o equipamento, era capaz de eu não sentir a diferença. Qm diz que sente com essas conexões por bluetooth e com falta de um equipamento de mais qualidade (uso profissional), só digo: são vozes absurdas da sua cabeça. 
 

Por que essa explanação toda? Foi só p dizer que esse foi o motivo de eu experimentar por uns três meses o Apple Music. Mas não deu. Achei muito ruim a experiência de uso e o algoritmo, que é a mágica do Spotify, não tem igual em outro, no meu sentir. 
Toda segunda eu tô prontinho para conhecer músicas novas que eu com certeza acabo amando o que o Spotify coloca lá (Descobertas da Semana), e olha que eu só escuto música underground e clássicos antigos, então é impossível me agradar com tops de música de “rádio” da cultura pop em geral. Tudo do estilo que eu gosto. Até um estilo que gosto de uma banda ou música específica, magicamente ele consegue encontrar alguma faixa que eu gosto (juro por Deus, pq até tento ouvir o algum e odeio todo o resto kkkk). 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...