Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple Music vs Spotify


ferrari

Posts Recomendados

Gente, tô usando o AppleMusic há quase dois anos. Queria uma opinião de vcs: 

o algoritmo dele é péssimo mesmo ou é só opinião minha?

Por exemplo: escuto Heat Waves do Glass animals, aquela famosa “banda de uma música só”. Isso é o bastante pra ele jogar várias músicas do Glass Animals da minha rádio. 
 

Ouço muito Gil e Chico. Ele começou a trazer Caetano pra mim, até aí, Ok. O problema: Só músicas “B Sides” do Caetano. Nunca um Hit. E é maluco que eu sempre pulava a mesma música do Caetano “Qualquer Coisa” e ele sempre trazia a música de volta. Ele só passou a entender que eu não gostava dela quando cliquei em “não gostei”  

Lembro que no Spotify eu sempre que ouvia a seleção dele pra mim, conhecia 90% das músicas e ele ainda trazia várias daquelas que eu sempre gostei mas não sabia o nome. 
 

vocês tem a mesma sensação também? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ferrari disse:

Gente, tô usando o AppleMusic há quase dois anos. Queria uma opinião de vcs: 

o algoritmo dele é péssimo mesmo ou é só opinião minha?

Por exemplo: escuto Heat Waves do Glass animals, aquela famosa “banda de uma música só”. Isso é o bastante pra ele jogar várias músicas do Glass Animals da minha rádio. 
 

Ouço muito Gil e Chico. Ele começou a trazer Caetano pra mim, até aí, Ok. O problema: Só músicas “B Sides” do Caetano. Nunca um Hit. E é maluco que eu sempre pulava a mesma música do Caetano “Qualquer Coisa” e ele sempre trazia a música de volta. Ele só passou a entender que eu não gostava dela quando cliquei em “não gostei”  

Lembro que no Spotify eu sempre que ouvia a seleção dele pra mim, conhecia 90% das músicas e ele ainda trazia várias daquelas que eu sempre gostei mas não sabia o nome. 
 

vocês tem a mesma sensação também? 

Olha @ferrari, foi somente quando "dei uma limpada" usando o "não gostei", que as coisas foram se resolvendo, se surgia na minha Estação algo que eu gostava, eu curtia e adicionava a minha biblioteca e ainda crio playlists pra fazer download e ouvir offline no carro! Ou seja, agora Apple Music entendeu o que eu curto e toca uma seleção excelente e me sugere muitas que eu acabo gostando e adicionando!

 

Sobre "b sides", eu sou fanático por música, já assinei todos os streamings existentes na galáxia e percebi que isso é comum, eles gostam de te jogar versões baratas, de coletâneas, releituras, ao vivo e "b sides", acredito que ganham mais com isso, por isso faço playlist, quando eu canso de lixo, eu mando tocar as minhas, nelas contém apenas versões novas e remasterizadas, dolby atmos, 192khz etc... E, no Mac, eu ainda criei listas automáticas das mais tocadas (acima de 5 vezes) e Curtidas, ou seja, a nata da nata!

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de eu usar o Apple Music, eu acho o Spotify melhor em praticamente todos os aspectos, exceto segurança. Explico: os apps do Apple Music são ruins, independente da plataforma... iOS, macOS, Web... Não são performáticos, têm glitches etc. A recomendação de músicas e artistas não é apurada como a do Spotify. A busca é simplesmente horrível, em alguns casos você tem que digitar não só o nome da música mas também o nome do artista, se não a busca te mostra resultados até menos populares do que você está buscando. E por esses motivos eu tentei voltar para o Spotify há um ano atrás e tive uma experiência péssima com segurança e suporte. Criei minha conta, assinei o plano, criei minhas playlists, deixei o app do jeito que eu queria. No outro dia eu entrei no Spotify e minhas playlists haviam sumido, a minha foto havia sido substituída pela foto de um indiano, outras informações pessoais também, e haviam várias playlists de rap/hip-hop indiano e americano. Detalhe: minhas senhas são diferentes em todos os serviços, o e-mail que usei para me cadastrar no Spotify tem autenticação de dois fatores, a minha conta do Spotify foi criada pelo iPhone e não em um navegador desktop e a senha eu nunca havia utilizado em nenhum outro lugar. O Spotify nem sequer me notificou que alguém do outro lado do mundo fez login na minha conta, não me informou também que meus dados estavam sendo substituídos. Pois bem, entrei em contato com o suporte e eles não souberam dizer o que houve, e também nem deram muita bola, sugeriram que eu alterasse a senha e alterasse novamente as informações da minha conta. Eu fiz uma breve busca sobre a segurança do Spotify e percebi que isso era comum, o fato de contas serem invadidas, e que o Spotify sequer contava com autenticação de dois fatores, e como eu disse, isso ocorreu há cerca de um ano... Como o principal serviço de streaming de música tem essa segurança horrível? Resumo da ópera: engoli o choro e voltei na hora pro Apple Music. O que pesa em prol do Apple Music é que eles não ficam para trás em termos de acervo e a qualidade das músicas é superior, na minha opinião.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei pouquíssimo o Spotify mas percebi que o algoritmo deles é extremamente superior ao da Apple sim. Além do fato de ser mais modinha, na rodinha de amigos todo mundo pergunta sempre só sobre o Spotify.

As únicas coisas que me prendem no Apple Music hoje em dia são o audio Lossless e a possibilidade de eu upar as minhas próprias músicas. Como escuto muita música oriental dos anos 2000, elas geralmente não são licenciadas pra nenhum serviço aqui do ocidente, então tenho que fazer o upload das que eu já tinha baixado anteriormente para o serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ferrari disse:

Caras, dei uma pesquisada e vi que não é só comigo. Parece que o algoritmo do Spotify é melhor mesmo. Que pena :( 

 

 

Pra mim não serve, porque curti demais o dolby atmos do Apple Music nos AirPods... segue as dicas que te dei, que funciona, como te disse, já usei todos os streaming, todos vão te oferecer porcaria, parece spam... versões baratas

 

5 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Sobre "b sides", eu sou fanático por música, já assinei todos os streamings existentes na galáxia e percebi que isso é comum, eles gostam de te jogar versões baratas, de coletâneas, releituras, ao vivo e "b sides", acredito que ganham mais com isso, por isso faço playlist, quando eu canso de lixo, eu mando tocar as minhas, nelas contém apenas versões novas e remasterizadas, dolby atmos, 192khz etc... E, no Mac, eu ainda criei listas automáticas das mais tocadas (acima de 5 vezes) e Curtidas, ou seja, a nata da nata!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, ferrari disse:

Caras, dei uma pesquisada e vi que não é só comigo. Parece que o algoritmo do Spotify é melhor mesmo. Que pena :( 

 

 

outras coisas a considerar (importantes para mim, que passei a achar o som de mp3 muito irritante faz uns 5 anos, depois que descobri som Hi-Res através do Tidal):

image.png

 

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

outras coisas a considerar (importantes para mim, que passei a achar o som de mp3 muito irritante faz uns 5 anos, depois que descobri som Hi-Res através do Tidal):

image.png

 

Eu não sinto diferença de MP3 de 192 kpbs pra cima. Ainda bem! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu fiquei 20 anos ouvindo mp3, mas quando o ser humano conhece coisa melhor, é difícil regredir! Tanto no carro quanto em casa agora, só ouço qualidade mais alta, isso também nos streaming de vídeos!

Por curiosidade, se permite @ferrari, qual fone vc usa?

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei quando deram lá 3 meses e sinceramente não gostei... o algoritmo era muito ruim (com força! Pq simplesmente ele não entendia meus gostos)... fora que sempre faltava musica... faltava banda... sinceramente foi muito ruim os meus 3 meses que usei. No caso eu sempre aproveitava as promos do Spotify de 3 meses e talz... até que quando conheci minha namorada ela pegou e me colocou no plano familia que ela assina com os irmãos hahaha... ou seja... dai virou aquela coisa de "vc assina o Spotify, eu assino o pacote que tem Disney+ e Star+ e a gente troca as senhas e ta tudo certo" hahahaha

Quanto a nivel de qualidade vai do fone e principalmente se o fone usa o codec... pq por exemplo não adianta a gente rodar o Lossless da Apple com um fone que não seja o dela (acho q a Beats se me lembro bem só é licenciada)... do mesmo jeito que algum codec ai que todo mundo usa mas a Apple não... pois no final a gente só consome é banda e diferença mesmo não nota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, LeBaldi disse:

Eu testei quando deram lá 3 meses e sinceramente não gostei... o algoritmo era muito ruim (com força! Pq simplesmente ele não entendia meus gostos)... fora que sempre faltava musica... faltava banda... sinceramente foi muito ruim os meus 3 meses que usei. No caso eu sempre aproveitava as promos do Spotify de 3 meses e talz... até que quando conheci minha namorada ela pegou e me colocou no plano familia que ela assina com os irmãos hahaha... ou seja... dai virou aquela coisa de "vc assina o Spotify, eu assino o pacote que tem Disney+ e Star+ e a gente troca as senhas e ta tudo certo" hahahaha

Quanto a nivel de qualidade vai do fone e principalmente se o fone usa o codec... pq por exemplo não adianta a gente rodar o Lossless da Apple com um fone que não seja o dela (acho q a Beats se me lembro bem só é licenciada)... do mesmo jeito que algum codec ai que todo mundo usa mas a Apple não... pois no final a gente só consome é banda e diferença mesmo não nota

Apple melhorou demais, tem até curadoria pra algumas playlists essenciais de artistas! Sim para melhor resultado tem que ter AirPods ou Beats!

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Sim, eu fiquei 20 anos ouvindo mp3, mas quando o ser humano conhece coisa melhor, é difícil regredir! Tanto no carro quanto em casa agora, só ouço qualidade mais alta, isso também nos streaming de vídeos!

Por curiosidade, se permite @ferrari, qual fone vc usa?

Cara, já tive Grado SR80i, Bose QC35, hoje tenho um Sony WH1000XM3 além de ouvir música num sistema Marantz NR1508 com caixas Klipsch RB51II

Já fiz vários testes cego e, sinceramente, não ouço diferença em música Lossless. Eu fico feliz que tenho essa deficiência auditiva

Voltando ao "case" dos algoritmos. 

Estou usando o Spotify Free... 

O Algoritmo sabe exatamente o que eu gosto de ouvir, é bem impressionante. Parece que os caras têm bola de cristal. Eu fico toda hora olhando a tela pra anotar o nome da música. Além disso, as playlists são muito bem feitas. Eu estava ouvindo de sucessos dos anos 90, quando eu era criança. Eu conhecia todas as músicas, parecia que eu tinha montado a sequência. Já fiz a mesma coisa no Apple Music e cheguei a pensar que eram sucessos de um outro planeta, porque eu não conhecia nada. 

 

Editado por ferrari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, ferrari disse:

Parece que os caras têm bola de cristal. Eu fico toda hora olhando a tela pra anotar o nome da música.

Sim, isso que te falei que passou ocorrer no Apple Music depois daquele trabalho que disse lá na primeira resposta! Hoje fico chateado ao ouvir offline minhas playlists, só por não ter as sequências legais de quando peço a Siri pra tocar (online). Seus fones são excelentes merecem qualidade melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha opniao, o algoritmo do spotfy sim eh bem melhor e a interface tbm,

mas depois que invadiram minha conta do spotfy e comecaram a rodar musica da anita 24hrs seguidas, nunca mais.

hj 1 ano depois me acostumei com a apple music. o algoritmo parece ter melhorado, so aparecem coisas q eu gosto.

o audio tbm eh mto bom, o que poderia melhorar eh a interface ainda.

nao troco mais, o que talvez faria eu voltar eh o tidal, que eh mto bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, lucioedilson disse:

na minha opniao, o algoritmo do spotfy sim eh bem melhor e a interface tbm,

mas depois que invadiram minha conta do spotfy e comecaram a rodar musica da anita 24hrs seguidas, nunca mais.

hj 1 ano depois me acostumei com a apple music. o algoritmo parece ter melhorado, so aparecem coisas q eu gosto.

o audio tbm eh mto bom, o que poderia melhorar eh a interface ainda.

nao troco mais, o que talvez faria eu voltar eh o tidal, que eh mto bom.

Sim, com tempo e paciência Apple Music fica top, sem falar a qualidade melhor pra ouvir no carro, fone e em outras caixas AirPlay!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive uma dúvida com relação ao uso de qualidade lossless em caixas de Som da JBL. Tenho uma JBL Charge 4 e não sei dizer se estas caixas de som são compatíveis com está qualidade de música. Alguém sabe dizer?

 

Atualmente sou assinante do Spotify, mas tenho a degustação de 6 meses do Apple Music.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou assinante do Spotify e do Apple Music!
Realmente a segurança do Spotify praticamente não existia, mas os caras estão trabalhando para melhorar isso. Eu também tive problemas com o serviço em um passado, quando tive minha conta hackeada por um cara aqui mesmo do Brasil. Eles deixavam trocar o e-mail principal da conta. Simplesmente o hacker pega uma lista de e-mails por aí (muito fácil isso) e vai colocando no Spotify com uma senha 123. Quando ele acha um e-mail válido, ele informa que "esqueceu a senha". Daí qualquer serviço correto enviaria um link para troca da senha na conta original do cadastro. Não, o Spotify deixava tu colocar outro e-mail. Daí o cara criava um aleatório e tinha a conta recadastrada para esse falso. Simples, prático e funcionava muito bem. Hoje parece que não é mais possível trocar a conta!
Agora quanto a questão operacional e musicalmente falando, acho o Spotify muito melhor do que o Apple Music. Uso o Apple quando quero ouvir um álbum específico. Daí uso meus AirPods Pro para ouvir a música com uma qualidade melhor, em Dolby Atmos (quando disponível) e LossLess! Porém, no meu dia-a-dia (e até no carro) uso mesmo o Spotify com minhas trocentas playlists. E quando estou enjoado, coloco um rock'in roll que gosto e ativo uma rádio e deixo rolando...

2 horas atrás, Antoniodajr disse:

Sempre tive uma dúvida com relação ao uso de qualidade lossless em caixas de Som da JBL. Tenho uma JBL Charge 4 e não sei dizer se estas caixas de som são compatíveis com está qualidade de música. Alguém sabe dizer?

 

Atualmente sou assinante do Spotify, mas tenho a degustação de 6 meses do Apple Music.

Antonio,
Realmente uma boa caixa de som (ou fones de ouvido) fazem toda a diferença para quem gosta de música em alta-definição!
É por isso que a grande maioria não vê diferença, porque geralmente ouve em fones comprados em camelô (se bem que tem um camelô aqui perto da minha casa que vende fones até da Bose 😁) ou mesmo em caixas de som xing-ling com qualidade péssima. E pra eles, o som tá muito bom!
Mas um boa caixa de som faz sim toda uma diferença!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, lucioedilson disse:

na minha opniao, o algoritmo do spotfy sim eh bem melhor e a interface tbm,

mas depois que invadiram minha conta do spotfy e comecaram a rodar musica da anita 24hrs seguidas, nunca mais.

hj 1 ano depois me acostumei com a apple music. o algoritmo parece ter melhorado, so aparecem coisas q eu gosto.

o audio tbm eh mto bom, o que poderia melhorar eh a interface ainda.

nao troco mais, o que talvez faria eu voltar eh o tidal, que eh mto bom.

Cara, é por isso que não deixo usaram minha conta. Quando por exemplo, está rolando alguma festa e me pedem para conectar o meu smartphone, eu ativo uma "SESSÃO PARTICULAR"! Daí tudo que rola não é gravado nos históricos... Pode rolar o que quiser, que depois é só sair do app e entrar novamente que o "cache, histórico, ouvida" é destruída! 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Antoniodajr disse:

Sempre tive uma dúvida com relação ao uso de qualidade lossless em caixas de Som da JBL. Tenho uma JBL Charge 4 e não sei dizer se estas caixas de som são compatíveis com está qualidade de música. Alguém sabe dizer?

 

Atualmente sou assinante do Spotify, mas tenho a degustação de 6 meses do Apple Music.

Eu tenho uma JBL Link Portable com AirPlay, dá qualidade excelente, só não passa Dolby, o resto toca tudo!

4 horas atrás, Dellas_Capua disse:

Realmente a segurança do Spotify praticamente não existia

Obrigado pelas informações, quando a segurança eu não sabia, vim pro Apple Music por causa dos dispositivos Apple e do Lossless, já experimentei todos, mas fiquei muito tempo no Tidal, o Spotify realmente fiquei de passagem em promoção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que não é tanto a qualidade do algoritmo em si, mas aparentemente o “objetivo” dele. Dentre os serviços que utilizei, o Spotify é sem sombra de dúvidas aquele o mais agressivo em tentar apresentar músicas que ele acredita que eu não conheça, já o Apple Music parecia fazer uma curadoria imaginando que eu conhecesse bem algum artista ou gênero. O Deezer e Tidal por sua vez eram extremamente conservadores, raramente me apresentando coisas que fossem de algum álbum que eu já não tivesse escutado, quase ao ponto de ficar repetindo uma quantidade mínima de faixas quando eu possuía inúmeros artistas favoritados. Por fim, o Qobuz é voltado para playlists temáticas, que embora bem curadas não se aprofundavam muito.

Além disso, concordo com os outros amigos no que diz respeito ao treinamento. Sobretudo no caso do Apple Music e Spotify, é preciso usar os recursos de “Gostei”/“Não gostei” para educar o algoritmo.

Leve em conta também sua expectativa e seu perfil. Em meu caso, que muito antes da existência desses serviços já me aprofundava bastante em certos gêneros e artistas, nunca tive um momento em que os serviços me apresentassem algo que não conhecesse ou se tornasse uma de minhas faixas preferidas. Nesse ponto, recomendações humanas sempre foram mais eficientes para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...